domingo, 3 de dezembro de 2017

Decisão também nos solos chilenos e uruguaios.....

Se o domingo é das decisões, o Blog está junto delas. A da vez é o que se passa no quesito torneio Transição do Chile em que a decisão pelo título está nessa e sem contar no lado uruguaio em que o Peñarol ganhou o título do atual, mas no anual ainda se via a decisão.
Vamos aos lances e detalhes!




NO TORNEIO TRANSIÇÃO CHILENO......TUDO PARA A ÚLTIMA RODADA.
2 rádios, links nos 3 jogos do dia e assim o Blog do Igor se ligou na situação do torneio transição chileno em que tudo será decidido na última rodada.
Colo Colo se vencesse e U. De Chile e Unión Española tropeçassem nos seus jogos(La U enfrentava a Universidad de Concepción fora de casa e Unión Española enfrentava no Municipal de La Florida o Audax Italiano) o título já estava resolvido e seria a favor dos comandados de Pablo Guede. Mas o que originalmente aconteceu foi que os 3 times venceram seus jogos, e cada um a sua maneira.
Começo falando do que se passou em Santiago. Primeiro com o lado Colocolino que chegou a levar um susto do Curicó Unido em escanteio, mas em grande parte do jogo dominou a partida para vencer por 3 a 2 e tirando as polêmicas que terão exageradas na semana com relação a Pablo Guede, o domínio do Colo Colo fez todo sentido no Monumental David Arellano em Santiago. Abriu o placar com Octávio Rivero recebendo passe sabe de quem? Valdívia(que foi eleito melhor do jogo pela turma da transmissão da CDF, que é a TV que tem os direitos de transmissão no futebol chileno atualmente embora dizem que o canal pode ser vendido e os direitos passarem para outro canal), 33 minutos e chute cruzado para marcar o 1 a 0 no marcador. Minutos depois veio o empate do Curicó Unido nos raros ataques da equipe interiorana no jogo quando Ábalos marcou fuzilando o goleiro Agustín Orión. Na segunda etapa, 2 gols em seguida e em 2 escanteios. No primeiro Zaldívia marcou no desvio de cabeça e no segundo escanteio o gol foi de Esteban Paredes, sempre ele para aparecer e marcar e abrir 3 a 1 em que só não fez mais porque perdeu alguns gols no jogo. Ainda deu tempo de Ábalos descontar para o Curicó Unido e terminar assim.
Já no Municipal de La Florida, a Unión Española que é treinada a alguns anos por Martín Palermo fez 2 a 0 sobre o Audax Italiano após uma primeira etapa sem ações no sintético de lá(quando fui a Chile, passei perto de placas que indicavam o estádio, é num bairro afastado quase perto da saída da cidade o popular Municipal de La Florida), mas na segunda etapa....o time da Unión Española chutou mais a gol, foi mais incisivo e o gol foi questão de tempo quando Pablo Aránguiz marcou e no quase último lance do jogo Luís Sierra marcou para botar a Unión Española com chances de título.
Já a Universidad do Chile, também segue no páreo. Vitória super tranquila em Concepción contra "La U de Conce" e um 3 a 1 que no qual, fez o que o Audax Italiano fez com eles na rodada passada jogando no Estádio Nacional. A resistência do time de Concepción durou 25 minutos, quando na confusão entre goleiro e zagueiro, Ubilla marcou o gol para La Ú e o 2 a 0 foi aos 40 com Lorenzetti(nome que o Flamenguista nem quer ouvir falar por perto, pois anos atrás eliminou o Fla da sul-americana) na entrada na área. Já na segunda etapa, com a expulsão do Escobar para o time de "La U de Conce" as coisas só facilitaram para os comandados de Guillermo Hoyos que rigorosamente fizeram o terceiro com Zacaria. Já ainda deu tempo do Campanil descontar com Droguett e terminar no 3 a 1.
A situação é simples: Colo Colo precisa perder do Huachipato para que o título fique na mão da Unión Española se vencer, se os dois perderem e a La U vencer...o título vai cair no colo da Universidad de Chile. Mas se o Colo Colo segurar um empatezinho semana que vem fora de casa contra o Huachipato.....fim de história e título para os comandados de Pablo Guede. Alias andei falando no twitter, andei falando por ai.....só uma epopéia, só um milagre, tem que não querer o título para que o Colo Colo perca o título, foi o time que jogou mais futebol por mais que Guede se tornou questionável para muitos lá no Chile(e tá longe de eu ir com a cara do Guede, embora vejo injustiças com ele).





NO URUGUAI.....MONTEVIDEO WANDERERS NA LIBERTADORES, DISPUTA DO CAMPEONATO ANUAL QUE FEZ COM QUE DEFENSOR X PEÑAROL RESOLVESSE A VIDA NA QUARTA COM JOGO DESEMPATE.
Se o Peñarol venceu o torneio com rodada de antecipação, faltava a decisão da classificação anual já que isso existe no futebol uruguaio(algo que até deixa a gente confuso). Peñarol jogando contra o Racing no Campeón Del Siglo(que o Palmeiras jogou lá na Libertadores), Defensor Sporting jogando em casa e Nacional jogando fora, cada um tendo que fazer a sua parte e secando o outro. O Defensor Sporting estava com a faca e o queijo para conseguir o título da classificação anual, e até começo com ele a análise do lado uruguaio em seu campeonato. Não jogou bom futebol, ficou devendo em demasia e por mais que tenha criado várias oportunidades, viu um Fénix querendo jogo, viu um Fénix afim de partida e nisso fez o 1 a 0 no fim do primeiro tempo com gol do Mathías Acuña recebendo passe e tocando na saída do goleiro. Na segunda etapa, um ataque contra defesa que o goleiro do Fénix fechou o gol no Luís Franzini(o Cruzeiro já jogou por lá, vários times brasileiros jogaram nesse estádio em tantas vezes de Libertadores) e o Breno de Souza(que é brasileiro) liquidou a fatura na reta final de segundo tempo e isso fez com que Defensor Sporting x Peñarol fosse a decisão do campeonato na classificação anual na quarta-feira.
O Peñarol fez fáceis 4 a 0 sobre o Racing jogando em casa. 2 a 0 com 20 minutos de jogo com Rossi e Estoyanoff. Dominou o jogo o tempo todo e só não fez mais que 4 a 0 porque não quis, os outros gols do jogo foram do Maxi Rodríguez(o argentino que foi até de Copa do Mundo) e Cristian Rodríguez(aquele que já foi convocado algumas vezes anos atrás na seleção uruguaia).
Já o Nacional, conseguiu jogar mal e perder para o Sud América por 3 a 2, Sud América que jogará contra o El Tanque Sisley para saber quem fica na primeira divisão em 2018 num jogo desempate. Nacional que ficará sem ganhar nada este ano, os comandados de Martín Lasarte que além da eliminação na Libertadores e não ganhar o local, o time que quem torce é a grande Verônica Piñeryúa não teve lá um grande ano e se vencesse até garantiria fase de grupos da próxima Libertadores. Mas esteve travado, esteve mal e mereceu perder. Até chegou sair na frente com o gol de Hugo Silvera no toque de cruzamento, por 1 a 0, mas durante o jogo....tomou pressão, chegou a estar perdido no jogo e tomou a virada com Colmán e Bentacourt antes dos 10 minutos de segundo tempo.
Lasarte coloca Leandro Barcia no jogo e ele faz o Nacional se recuperar no jogo, o gol era dele aos 38 do segundo tempo em que chegaria ao empate. Mas nos acréscimos o Sud América simplesmente vira o jogo com Mariano Miño para fazer 3 a 2 e fechar o ano do Nacional.
Peñarol x Defensor Sporting será a final no desempate do campeonato uruguaio na sua classificação anual e durante essa segunda e terça terá detalhes sobre quem tem vantagem de empate, se tem pênaltis ou nada disso.

Nenhum comentário: