domingo, 8 de março de 2015

Que jogaço na Copa Davis: Série empatada e amanhã tudo continua





Minha gente do Blog do Igor, o que este que vos fala e alguns outros proporcionaram nessa tarde quase noite de domingo seja na frente da televisão ou do link ou in loco de Tecnópolis.......não vão esquecer tão cedo.
O que João "Feijão" Souza e o que Leonardo Mayer fizeram depois de 6 horas e pouco de partida, foi algo pra história. A Argentina empata a série, a festa é totalmente argentina e vamos ao quinto jogo na série. Um jogo onde a gangorra foi enorme e dos dois lados, um estava por cima e no final o outro estava por baixo, os dois após um tempo sugados pelo o físico(Mayer mancando em quadra) e as torcidas dando das suas em confronto assim.
Agora, também tenho algo a falar e questionar bem validamente falando: Mayer e Berlocq sabem que Copa Davis é totalmente diferente o clima e que eles conhecem bem, então porque eles vão encrespando com a torcida como se fossem inexperientes no evento? Tão de brincadeira também.
Outra coisa que preciso dizer é, concordo pela a primeira vez com os chatos comentaristas que pregam o mental numa partida dessas. Haja mental pra estar ali e não entregar o osso mesmo tendo Match Points, sets points e demais desperdiçados onde não dá tempo de lamentações senão a casa cai.
E o Feijão? Independente do resultado feito, tem que aplaudir o que o mogiano fez o tempo todo. A sua frieza, a forma que ele se portou em quadra o tempo todo sem esmorecer e sem se abalar.....foi espetacular a postura, postura que tem certos tenistas brasileiros que são até defendidos de forma apaixonada mas não fazem isso e nem se assistir o vídeo do jogo vão fazer isso pois depois de um certo momento não dá pra mudar certas essências de ninguém(e a indireta vai exclusivamente pra Thomaz Bellucci). Agora meu grande medo junto aos elogios que serão feitos de forma justa é isso vir a algo que brasileiro adora fazer e é um grande defeito que é jogar pressão desnecessária e começar a fazer comparações estapafúrdias como o "novo isso" ou "novo aquilo". Sei que o Feijão quando é falado dele em Mogi das Cruzes(sua terra) é falado de forma como se é o orgulho da cidade e que ninguém tira isso dele(aliás tá certo eles em valorizar o que é deles), agora muita calma e muita calma nessa hora com relação a tudo isso. João Souza, o Feijão teve final de semana histórico em Tecnópolis e o Brasil ganhou um jogador de Copa Davis numa hora em que se precisava disso independente se vai ganhar pontos ou não dependendo do confronto e da superioridade do tenista que vai jogar.
6 horas e pouco de jogo, desde as 11 da manhã com essa partida e digo que valeu acompanhar uma partidaça desse tamanho. Cheia de gangorras de ambos os lados, os físicos contando, as oportunidades que cada um desperdiçou e salvou pra não deixar que fechem o jogo e um Mayer mancando sem condições em quadra nas devoluções arriscadas onde não tinha o que fazer, o correntino(é de Corrientes) fez uma grande vitória e foi ao choro, até na entrevista a Tyc Sports só se ouvia o mesmo falando "que querés que lo diga?"(o que você quer que eu diga?) com relação a um jogo desses e até perguntado sobre o que desperta a Copa Davis em coisas que não se pode explicar e sim viver.
Antes de falar do jogo, claro que tinha que falar do vídeo acima que achei com o relato da Tyc Sports vindo de Gonzalo Bonadeo, relato muito bom.....e que pena que os links da Tyc não funcionam por aqui. Queria ver os comentários deles além desses dentro do vídeo achado no youtube e até registrado pela própria Tyc Sports.
Sobre o jogo, os 2 primeiros sets foram tie break num equilíbrio totalmente profundo e 2 sets com a duração deles quase chegando a 3 horas de partida ou seja o jogo iria longe. 2 sets no detalhe do tie break, onde nesse detalhe o Leo Mayer arriscando tudo no saque e em muitas bolas conseguiu abrir 2 sets a 0(com 7 a 4 no primeiro tie break e 7 a 5 no segundo tie break para o tenista de Corrientes).
Depois disso, as coisas pareciam estar todas a favor de Leo Mayer ainda mais quando abriu uma quebra e 3 a 0 de frente....tudo parecia que a vaca tinha deitado, mas Feijão se superou, igualou o jogo e até juntando com isso começar a ver o Leo Mayer sentindo problemas no pé e na perna esquerda.  O Brasileiro aproveitou isso ainda mais no final do set quando no 6 a 5 viu Leo Mayer cometer 2 duplas faltas dando presentinho para o Feijão e fechar em 7/5 com essa e descontando pra 2 sets a 1.
No quarto set, quebra de cara e administração do placar até metade do set onde Mayer devolveu a quebra. Só que se notava que o momento era todo do Brasil e não da Argentina, assim entrando as torcidas e todo o resto que cerca sempre a Copa Davis que é essa competição maravilhosa. Foi o tempo de Feijão quebrar e depois o Mayer devolver a quebra mas o mogiano não vacilou e no final um 7 a 5 para forçar o quinto e último set com jogo longo a vista.
E haja gangorra numa partida desse tamanho, de hora pra outra os tenistas iam do céu para o inferno seja com bolaças ou chances perdidas. E assim foi no último set onde Mayer teve no total uns 9 match points e o João "Feijão" Souza tinha break points que foram salvados, sempre tinha um saque para salvar enquanto o físico não respondia e o placar seguia equilibrado com cada um confirmando o saque seja de 0 ou em game longo. No 5 a 4 contra, Mayer teve triplo match point onde Feijão teve saco roxo pra ser dito num perfeito português de sacar e colocar bolas arriscadas pra salvar elas e confirmar depois pra seguir no jogo.
Só um lembrete que na Copa Davis, quinto set sem tie break....vencendo quem tiver 2 games de vantagem. Era confirmar o seu e quebrar o do outro. Teve Feijão sacando para o jogo e perdendo game na dupla falta, teve o Mayer tendo que correr atrás já mancando em quadra e sem movimentação alguma.
Aliás chegou o momento da partida que o físico dos dois não respondia mais, até quando sacavam se notava isso. E aí quem caia primeiro, perdia o jogo. Os dois não arredaram o pé e não desistiram do jogo, as palmas para os dois de forma espetacular.
Até que chegou o game de Leo Mayer, teve que arriscar tudo nas devoluções devido a sua debilidade e ele baixou um Pete Sampras nele embora não tinha outra opção pela a falta de físico que tinha sendo que o Feijão também estava nessa. Resultado? Game fechado, e bola na linha pra sagrar o empate argentino na série com festa argentina e emoção do Leo Mayer. 15 a 13 num jogo pra história, memorável e que também marca o ano de Feijão que está muito bom até o presente momento.
Sensacional o que pude proporcionar e o que você deve ter proporcionado também, seja brasileiro ou argentino pouco importa. Um espetáculo de tênis numa partida emocionante típica de Copa Davis onde não se explica e sim se sente a competição.



PS1: Delbonis e Bellucci de forma até que se fosse eu essa partida começava do zero amanhã, teve tempo de jogar ao menos o primeiro set. Falta de luz artificial em Tecnópolis, e no primeiro set deu Delbonis com fácil 6 a 3 onde tomou conta de tudo e das trocas de bola também. Amanhã as 11 da manhã, o jogo continua e no Brasil o Sportv passa, na Argentina a Tyc Sports passa e sem falar nos links mais perto de você. É pegar e acompanhar se puder o jogo 5 dessa série que tá muito boa.
PS2: Pude acompanhar o jogo 5 onde a Itália perdeu e vai jogar o playoff. Jogo do Fognini é sempre uma gangorra, o adversário até abre 4 a 1 no set mas deixa o Fognini chegar. 3 a 2 para o Cazaquistão e a Itália tá na repescagem.
PS3: Nos outros jogos do dia: Classificações definidas como França, Austrália(Tomic ganhando no jogo 4), Grã Bretanha(graças a Andy Murray), Canadá e a Bélgica(destacar aqui que o Goffin tava lesionado e foi jogar o quinto jogo e deu conta e o Laaksonen do lado Suíço segurando a peteca e conquistando os pontos suíços sem Federer e Wawrinka).

Estaduais 2015 neste domingo(jogos das 6 e meia da tarde)

Vamos aos Estaduais de importância nos jogos das 6 e meia, já que os das 4 não deu pra acompanhar mesmo. Iria acompanhar Náutico x Central que foi no mesmo horário, e deparei com links ruins e rádio sem funcionar.
Fotos do post: Celso Pupo/Fim de jogo, Thiago Calil / Photopress / Gazeta Press ,Divulgação Coritiba e Leo Munhoz / Agência RBS




FLUMINENSE 3 X 1 BOTAFOGO, CARIOCA 2015

Começo falando do clássico carioca, falo do 3 a 1 do Fluminense sobre o Botafogo onde a arbitragem deu as caras no jogo mais uma vez. Eram faltas invertidas, era o lance do Fred com a mão no 3 a 1 e muito mais.
Só que também não nos esqueçamos do buraco chamado zaga botafoguense onde Renan Fonseca deu 2 gols ao Fluzão e o outro que saiu em lance onde o jogador do Fluminense chutou errado estava todo mundo no lance esquecendo da outra avenida também e não se pode esquecer do Renê Simões que parece que vai bancar o Gegê até a morte no time e mexendo errado na equipe tirando o Tomás. Também não se pode esquecer do Jóbson enaltecido por um chapéu no Wagner mas depois vivendo no mundo da lua e jogando nada sério com direito a ser aplaudido e paparicado na substituição(sendo que fico sabendo pelo o Thiago Pinheiro que depois dessa teve briga entre torcedores, triste isso).
No mais, primeira etapa cheia de poucas chances, defesa do Jéfferson de um lado e do outro o Cavalieri salvando e os gols do jogo onde o Fogão saiu na frente em gol que o Jóbson estava sozinho com o gol vazio pra fazer e o empate tricolor com o Kenedy.
Na segunda etapa, o Botafogo estava bem melhor merecendo virar apesar das oportunidades tricolores com a zaga botafoguense sendo um lixo cedendo inúmeros espaços e jogando em linha. Nem preciso falar da péssima arbitragem né? Virada do Fluminense com o Gérson em lance que Renan Fonseca fica parado e mais uma parada do Renan Fonseca no lançamento em linha para o Fred que ajeitou com o braço na bola e fez o 3 a 1 da vitória do Fluminense.


 


BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO 0 X 3 SANTOS, PAULISTA 2015
Galera, vamos falar uma verdade aqui: Uma partida tão ruim dessa nem parece que foi 3 a 0 a favor do Peixe e nem parece que teve uma situação de demissão onde teve jogador jurando que não torceu pra que o Enderson Moreira fosse demitido sabendo que no futebol não se permite ingenuidades(você realmente acredita nisso?). Uma tarde/noite de Ricardo Oliveira, uma tarde/noite de jogo ruim com poucas chances e que teve os gols e mais nada.
Até se eu tivesse fazendo um post separado, iria quebrar o recorde de post mais curto do Blog do Igor em 6 anos indo pra 7 anos em maio se Deus Quiser.
Os gols do jogo? São os que teve de interessante na partida em Ribeirão Preto(Botafogo de Ribeirão Preto estreou Mazola Jr como treinador), o Werley fez de cabeça no escanteio cobrado. Teve também na segunda etapa o grande lançamento do Lucas Lima servindo o Ricardo Oliveira que dali ele conhece e faz o gol e também teve na sobra da finalização do Lucas Otávio o Ricardo Oliveira confirmando os 3 pontos fáceis para o Peixe em jogo que foi chato só valendo os gols em si.

 

 

CORITIBA 1 X 0 LONDRINA, PARANAENSE 2015
Jogo do Coxa com vitória apertada e arbitragem toda a favor do Coritiba. O Londrina reclamou demais, a transmissão da Paiquerê de Londrina também e com muita razão pois além do pênalti que resultou na cobrança do Rafhael Lucas não foi penalidade nem aqui e nem na China ao meu ver vendo o lance com mais calma teve também muitas faltas invertidas e até o acréscimo de jogo meio patético.
Na segunda etapa, o Londrina mereceu ao menos o empate. Só que a sucessão de gols perdidos, por ter uma equipe que perde inúmeras oportunidades de gol desde alguns jogos em casa onde teve um magro 1 a 0 foi fatal. O Coritiba se encolheu/recuou, o torcedor se aliviou quando soou o apito final no Alto da Glória pois o Coxa não jogou nada e tomou um verdadeiro sufoco onde o empate ao menos merecia a favor dos comandados de Cláudio  Tencati.
O Coxa viver de Negueba e Wellington Paulista.....é pra ver como anda tudo no time do Marquinhos Santos.

 


JOINVILLE 2 X 1 METROPOLITANO, CATARINENSE 2015
A única vitória dos jogos do Hexagonal do Catarinense já que os outros 2 jogos resultaram em empate. Falo da vitória do JEC totalmente enganosa. Gozado que no clássico carioca e no jogo do Coxa contra o Londrina teve a arbitragem garfando clubes e na Arena Joinville não deu outra, deram um pênalti a favor do JEC que foi digno de comentário “operaram o Metrô”. E o pior de tudo que bastou uma virada, um resultado positivo para todo mundo lá falar que tá tudo bem e tá tudo bonito sendo que o futebol tá precário e aí terá que um resultado negativo para tudo voltar a estaca zero já que lá dentro do JEC vão querer omitir isso devido a uma vitória feita num pênalti que prejudicaram o Metrô.
E o Metropolitano assim como o Brusque nas mãos do Pingo em outras épocas.....vai se arrumando até melhor que outros anos onde nadava e morria na praia. E não é porque perdeu que se deixa de ser um time todo certinho e chato no bom sentido da palavra se é que existe.
Na primeira etapa, não vi o Joinville criando nada e só vi o Metropolitano segurando numa boa o placar sem tantos perigos assim e no pouco que chegou ainda mais nos últimos 15 minutos de primeiro tempo onde dominou tudo o Mariano Trípodi(aquele ex Santos tá no time de Blumenau a um tempo já) fintando o zagueiro e tocando na saída do Oliveira, 1 a 0 Metropolitano.
Na segunda etapa, parecia que a oportunidade do Fernando Viana de cara e as alterações feitas iria melhorar a equipe. Mas nada além do mesmo e quando tudo parecia ficar assim, o Fernando Viana empata de cabeça e logo mais após o pênalti que arrumaram para o Joinville de forma escandalosa, Wellington Saci bate e faz os 3 pontos do JEC no hexagonal. E nem dá pra dizer que esse time tem alguma raça em campo, quem viu o jogo sabe bem disso, tá feia a coisa no JEC e as cobranças ao Hémerson Maria continuam(que não me venha um certo Miguel Livramento o defende-lo pois ele o criticava e queimava filme quando era do seu amado Avaí, não tem envergadura moral como diria Marco Bianchi pra falar dos outros. Quietinho aí, porque coerência manda grande abraço e se estou mentindo pega os anais/registros do programa dele na CBN Diário onde ele faz parte da mesa quando o próprio Hémerson era manezinho da ilha treinando o Avaí e fazendo de tudo com o time avaiano no famoso tirar leite de pedra).
E procede que teve briga entre torcedores do JEC na hora do comemorar o gol ou não de empate da equipe? Vi relatos no twitter e quero checar com calma, se quiser me ajudar a responder....só comentar aí embaixo.