terça-feira, 17 de março de 2015

Ê ESPN.....o que fizeram contigo hein?

Não costumo abrir espaço do Blog para essas coisas, no máximo que faço é opinar sobre em meio de algum "Observações, Opiniões e tudo mais" e olhe lá, só que tem momentos independente se alguém nos acompanha ou não que não dá pra segurar ou pra se furtar.
Ê ESPN, o que fizeram contigo hein? Vejo a americana crescer e ter o respeito lá os States, vejo a Argentina se dando bem e tendo o seu espaço e sem contar demais sucursais da emissora americana.
Não é de hoje que a nossa aqui do Brasil tem piorado não só no quesito administrativo, mas também no jornalismo. Sou do tempo que não se contava nos dedos quem presta e quem não presta no canal, sou do tempo de grandes eventos até em outras modalidades(como tênis, basquete, golfe e demais), sou do tempo de grandes programas feitos onde provavam que ainda se existia emissora com independência pouco importando o gosto político, clubístico mas se preocupando com a independência(Histórias do Esporte, C.O.P.A, e sem contar alguns outros grandes programas como Loucos Por Futebol e demais outros) no famoso "elogiar, criticar e sugerir sempre que necessário"(como mesmo digo).
Por incrível que pareça, o tempo bom da ESPN era quando o mesmo Trajano mandava na Brasileira e a Bristol tomava conta do canal internacional.
Só que os anos mudam, o tempo acaba sendo senhor da razão e da comprovação da debandada do canal. Demissões, mudança na administração primeiro com João Palomino(que prestava narrando evento e apresentando programas) e agora com algum outro pois o Palomino virou vice-presidente, contratações de profissionais que fizeram baixar o nível do canal, comentaristas que com o tempo caducaram igual prazo no Processo Civil e sem falar nas atuais posturas de defesa virando uma omissão sobre os atuais assuntos do país.
Não, não estou questionando o gosto político ou clubístico de alguns(Aí falo de Juca Kfouri, Mauro Cézar Pereira que age igual o Sormani no quesito falar que torce pra um clube e na indireta diz que é outro, José Trajano que sempre assumiu seu gosto político só que o passar os anos fez ele caducar nisso, e alguns vários outros do canal) e sim a forma que tudo se desencadeou fazendo perder ouvintes e fazendo o canal perder a independência que sempre pregou(não se confunde palanque político com opinião independente, são duas coisas independentes) desde os tempos que Milton Leite, Paulo César Vasconcellos, Soninha e alguns outros tomavam conta do canal(Milton Leite mudou pra pior, PC Vasconcellos também mostrando talvez a verdadeira cara e a Soninha tá mais preocupada em fazer política e tá fora do jornalismo esportivo e os outros cada um com seu paradeiro). E a forma que desencadeou a ESPN se transformando num canal redondamente cheio de hipocrisias sendo que as mesmas hipocrisias anos atrás eram duramente criticadas....que é grave. E pra piorar, demissões que não param e baques como perda de direitos da Champions, Paulista de Basquete sem ser passado e dizem as más línguas porque não se tinha mais dinheiro(o mesmo dinheiro que alguns que tem gosto político na emissora tem nesse gosto que não se precisa de dinheiro pra viver), a saída do PVC para a Fox Sports e agora recentemente a emissora demitiu Marcelo Duarte e Celzo Unzelte(2 baita jornalistas!) que eram cabeças pensantes no Loucos Por Futebol que depois dessa deixará de existir. Até em projetos solidários, o canal tocou o famoso "dane-se" para aplicar 800 mil mesas redondas esportivas em que as pessoas não tem mais SACO para acompanhar devido a correria ou devido o nível das coisas, se existe comentaristas e narradores e repórteres bons? CLARO que existe, só que se conta nos dedos ao contrário de outras épocas onde você poderia citar até amanhã.
Isso desencadeia em falta de audiência, isso resulta em gente boicotando o canal e em demais providências(tipo aquela na Copa que num link onde o Trajano falava, tinha torcedor o chamando de vendido).
Realmente, a tal da independência e a cada perda, a cada até desrespeito com clubes de futebol em opiniões até estranhas e tiradas de sei lá onde....a ESPN vai beirando a falência de jornalismo e de administração e de simplesmente tudo. Podem vários sites especializados entrevista-los e se defenderem dizendo que tem liberdade de expressão.....mas vai lá falar algo contrário ao que se pensa um Juca Kfouri, a um Trajano, a um Mauro Cézar Pereira, a algum outro......os mesmos acabam agindo igual seu gosto declarado em certas coisas como se fosse um ditador no famoso "concorde comigo ou....."(e tem gente que tem gosto declarado em certas coisas e ainda vive na hipocrisia de imparcialidade falsa)
A ESPN Brasil, a sucursal daqui passa por momentos terríveis onde será difícil se reerguer e os últimos acontecimentos que todos sabem. Enquanto outras que não são santas acabam conseguindo audiência e outros devido a essa queda, o próprio canal tá indo pra beira do esquecimento. Até fico vendo gente que sonhava em trabalhar lá, pensar 2 vezes antes de conviver num ambiente dessa forma onde há mais perdas, demissões, profissionais onde poucos se salvam.....realmente, o canal caiu de produção vertiginosamente comprovado com uma coisa chamada "Tempo". Digo isso, pois também admirava demais o canal e não digo isso como forma de atacar, as vezes verdades terão que ser ditas por mais que não costumo abrir espaço do meu blog para dizer algo que muitos gostariam de dizer mas as vezes tem medo ou não se sentem bem pra isso.
Ê ESPN, o que fizeram contigo hein? Administração, jornalismo, independência.......ISSO NÃO EXISTE MAIS. O que só existe são: PERDAS de direitos de transmissão, poucos profissionais que prestam e salvam o canal(alguns até não aceitam criticas), muitas mesas redondas que as pessoas não aguentam mais ver, e demissões a full(que ocorre nas outras também, não é especialidade do canal, só a forma que vem essas demissões).
E penso eu que não estou sozinho nesse post, é ou não é?
E disso, fico longe e quero ficar longe! ESPN ultimamente tá sendo o canal onde a NBA, a NFL tem salvado e imagina se perder algum dia o direito de transmissão delas igual a Champions League? O CANAL FECHA. É a realidade de um canal que era muito bom e caiu no ostracismo com o tempo e as mudanças igual alguns países com gosto político de alguns comentaristas do canal, se é que a comparação é válida. Independência, jornalismo sério, Administração......estavam com o mundo nas mãos e jogaram tudo fora por nada como diria uma música chamada "Não tem Saída" da Sandra de Sá e o Tim Maia.
E querem média? Nem percam o tempo aqui, porque aqui não sou obrigado a fazer média!