terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Questões e troca no comando do Uniceub Brasília: Saiu Vidal

Foto: Divulgação NBB




11 da noite de ontem, eu assistindo a Gimnasia Indalo x Olímpico pelo o Super 4 e aí surge o tweet do Lucas Rocha lá de Bauru(que é um cara bem informado) no famoso "pra alegria do @igorsausmikat, o Vidal não é mais treinador do Brasília".(Claro que não curto o José Carlos Vidal, é um dos piores treinadores que o nosso basquete proporcionou embora o elenco que o Uniceub Brasília teve nestes anos acabou tapando isso da falta de qualidade do Vidal em alguns títulos, agora a forma que se foi sair é digna de surpresa, abaixo vocês entenderão)
Aí começo a ir atrás de algo que se fala sobre isso, e minutos depois através desta notícia(http://linkis.com/pontomkt.com.br/2015/mB0Ns) acabo vendo que é a mais pura verdade o fato do José Carlos Vidal sair do Uniceub Brasília, até pensava em fazer essa postagem apenas na quarta-feira. Pra esclarecer, ele não foi demitido, não teve problemas e não há problemas no elenco. Você no entanto se põe no meu lugar onde só se imagina ao que se passou se foi um problema de saúde ou algum problema pessoal a se resolver onde se faz se afastar as atividades.
Eis que a assessoria do próprio treinador informa(e isso se vê na notícia do link) que por meio dela se vem se afastar das atividades pois está com problema de saúde e agora quer trabalhar apenas nos bastidores como dirigente não só da equipe, algo que ele fazia no tempo que Sérgio Hernandez era treinador do Uniceub Brasília e sem falar em tomar conta da base da equipe também, segundo o Vidal o próprio médico dele alertou pra evitar stress fazer essa famosa mudança.
Primeiro que acho que ninguém sabia desse problema de saúde e que se possa se recuperar disso, e que lá na frente se algum treinador tiver mal ou a campanha não tiver boa, que não se cogite voltar embora sempre disse que a fala do Vidal tem alguns exageros. Na época do próprio Hernandez me lembro dele falar que não queria pegar nada, mas depois foi lá pegar de novo(até ainda acho que na época que teve algum bode espiatório pra que ele voltasse a ser treinador no lugar do Oveja), a fala vinda do Vidal é pra se ter cautela e não ir no 100%.
Segunda coisa, quem vai assumir é o assistente Bruno Savignani(vai estrear contra o Minas só em 2016, no dia 9) que até outro dia foi jogador da equipe e está a anos como assistente técnico lá. Já tem gente querendo o botar como futuro treinador ou algo do tipo, só que penso que se a corda apertar e os resultados não vierem......será que o próprio daria conta? Claro que ele conhece tudo do clube, e disso não se questiona e muito menos a competência só que pode isso também ser um por enquanto não se procura treinador.
E tem opções de treinador no mercado? Poucas, até uma delas é o Guerrinha que anda desempregado ou alguma situação de arriscar algo novo, mas se vê tanta resistência a mudanças ali que não boto mão no fogo além das próximas cenas das próximas horas.
Lembrando que José Carlos Vidal vai treinar o time contra Rio Claro logo nesta terça 8 da noite sem problemas e depois vai comunicar da decisão. Não é uma boa forma não de se livrar de quem não consigo considerar esse treinador todo, embora o famoso ganhei na mega-sena com um time desses é fato. Na verdade, pela a forma que foi....compreendo a saída do Vidal, agora que lá na frente não seja um replay do que andei vendo na época do Oveja ou algo do tipo e até é surpreendente, primeiro porque acho que ninguém sabia do problema de saúde que ele tinha e segundo por tudo que foi e saiu a notícia.
E assim foi a bomba das últimas horas no basquete do Brasil. Uniceub Brasília tendo que trocar o treinador não porque querem, e sim por famoso motivo de força, no caso a saúde do José Carlos Vidal onde o médico dele pediu pra baixar o stress dele conforme o mesmo disse.
O que vocês me dizem disso?

No Super 4 da Liga Argentina, Gimnasia Indalo vence Olímpico e está na final

Foto: Gimnasia Indalo(@GYECR no twitter)





Jogo bom pra começar com tudo o famoso Super 4 que há anos atrás era Super 8 mas por falta de logística e de demais fatores, o torneio virou um esquema de apenas Super 4 onde os 2 de cada conferência passavam na primeira fase da competição pra fazer esse evento que está todo sendo no Ginásio da Avenida Libertador, no ginásio do Obras Sanitárias e até transmitido todos os jogos na Tyc Sports lá na Argentina.
Você acha que o Blog do Igor não iria se ligar no 70 a 65 do Gimnasia Indalo x Olímpico sendo que as duas equipes tem brigado nas cabeças até o presente momento? Que nada, tudo bem que não conseguirei me ligar no logo mais porque a postagem do Blog acabará sendo a cobertura in loco, mas na quarta-feira tentarei falar tudo ao que passou da terça e de demais situações que rolarem pelo o caminho.
O Gimnasia Indalo de Gonzalo García e que vai jogar a Liga das Américas está na final desse torneio que ocupa a primeira parte do campeonato e em jogo onde nunca se viu um Olímpico tão mal em quadra, tão telegrafando jogadas e precipitando algumas delas além de principais peças da equipe de Comodoro Rivadavia aparecem em horas cruciais do jogo. E uma delas se chama Sam Clancy, o Clancy foi um senhor do garrafão, foi dar toco espetacular no Cosolito(https://twitter.com/manucadenazzi/status/679129196405374976) e ainda foi um dos cestinhas do jogo, isto é Sam Clancy na sua regularidade e em noite dessas pra ajudar o Gimnasia Indalo a chegar lá e o pessoal do Flamengo deveria estar olhando pra isso no futuro duelo de garrafão que terá Clancy, Mainoldi, Sandes x JP Batista, Olivinha e Meyinsse na Liga das Américas.
E o jogo, Igor? Como foi? Eu conto pra você!
Primeiro quarto teve o Gimnasia Indalo começando na frente ainda mais com um Clancy dominando o garrafão, o Olímpico começando mal e ainda de quebra teve Leo Mainoldi com 3 bolas de 3 só pra começar tudo e um 23 a 14 em favor do Gimnasia Indalo que mostrava diferenças.
No segundo quarto, parcial de 6 a 0 em favor do Olímpico para o Gonzalo García pedir tempo e essa reação da equipe de Santiago Del Estero surgiu muito com Stanic no comando além de Mauro Cosolito. E o quarto permaneceu equilibrado com esta chegada toda tudo fazendo com que na última parte dele, tudo se fosse resolver e a favor do Olímpico, a favor "del Negro" que com Mc Cullough e suas bolas de fora fizeram a equipe de Fernando Duró simplesmente passar a frente e abrir um 37 a 33 no final do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, apesar do Olímpico ter pendurado Schattmann e Aguerre com 4 faltas faltando ainda 5 minutos pro fim do terceiro quarto.....o Gimnasia Indalo que estava melhor com Mainoldi, com De Los Santos servindo as bolas e o Clancy sendo regular nos rebotes e no ataque naquela regularidade costumeira onde quem acompanha a Liga Argentina sabe bem disso pra se abrir vantagem no quarto sem falar na vantagem de 10 pontos onde ou o Olímpico começava a jogar basquete ou acabava se comprometendo no jogo e na semifinal deste super 4. 67 a 57 Gimnasia na frente antes do último quarto.
No último quarto de jogo, surge Maxi Stanic, surge aquela bola que ele sempre faz puxando para o meio e chutando da cabeça do garrafão, surge a lucidez dele servir bolas e o Gimnasia Indalo teve em um momento que errou uns 3, 4 ataques consecutivos em bolas perdidas. E na base da simplicidade faltando 3 minutos, a vantagem foi cair pra apenas 2 pontos de vantagem......e vantagem que não precisava ser tirada com bolas de 3 ainda mais em dias onde a coisa não está tão boa assim, se faz o simples e ainda tinha jogo. 65 a 63 restando 2 minutos de jogo, o Olímpico teve até chance de passar mas aí vê a própria equipe precipitando em lance do próprio Cosolito e tomando uma bola de 3 onde NINGUÉM estava marcando e o tapete vermelho era aberto para que o Aguerre chutasse de 3 e foi uma das cestas decisivas do jogo.
Na sequência do tempo pedido por Duró, o Olímpico ao invés de trabalhar a jogada foi resolver chutar logo de cara com TANTO TEMPO ainda na posse, foi nessas que o Gimnasia Indalo além do Clancy pegando rebote, além do lance livre querido fez com que liquidasse o jogo enquanto o Olímpico tinha que tentar correr atrás e não conseguiu. Festa do Gimnasia Indalo que vai esperar ou Libertad ou Obras na semifinal desta terça pra ver quem joga na quarta a final contra os de Gonzalo García(jogo que será as 10 da noite no nosso horário e 9 lá da Argentina, e nós aqui do Brasil que procurem a Tyc Sports na base do link claro).
2 coisas que não se podem deixar passar: Baita transmissão da Rádio Del Mar de Comodoro Rivadavia e o mascote do Gimnasia Indalo é uma FIGURAÇA, É SENSACIONAL....focaram ele no final de jogo até pulando, fez a dança haka dos neozelandenses e muito mais....o nome dele é Charito, esse é fera, esse faz divertir a galera igual o Jay Jay na FIBA Américas e até voto pra que ele apareça no Panamá na primeira fase da Liga das Américas e até em outros lugares onde o Gimnasia Indalo estiver no meio.
Cestinhas do jogo/maximos Puntuadores(o Olímpico não foi bem, mas nada apaga a campanha e o momento feito pela a equipe até o momento, só não pode deixar abalar isso na volta da Liga Nacional Argentina em Janeiro): Gimnasia Indalo teve 17 pontos do Sam Clancy(e 16 rebotes hein!) e 17 do Leo Mainoldi. Já o Olímpico de La Banda teve Mc Cullough com 20 pontos, 12 do Mauro Cosolito, 12 do Williams e 11 para Maxi Stanic.
É isso da semifinal do Super 4 Argentino.