quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Na prorrogação e em pleno solo joseense: Caxias vence São José no NBB

Foto: Danilo Sardinha



Enquanto as desculpas seguem as mesmas em São José dos Campos, desculpas que enchem o saco......a equipe de Caxias se aproveita para fazer a primeira vitória na elite do NBB em plena prorrogação. É do 76 a 71 que falo com direito a prorrogação no Lineu de Moura em favor dos comandados de Rodrigo Barbosa e até o pessoal em Caxias pode testemunhar graças a transmissão no site da Liga(aliás bom destacar que a transmissão segue boa a cada dia no trio Guilherme Maia, Cadum e a Giovanna Terezzino).
São José que vai encarar Rio Claro na Vermelinha terça feira próxima as 8 da noite e Caxias só enfrentará o Paschoalotto Bauru na Panela de Pressão em Bauru na sexta-feira apenas, adversários dos dois na próxima rodada do NBB.
E o jogo no primeiro quarto? Caxias teve até um ótimo começo na batuta de Gustavinho Lima, Guto e Alex....mas depois com Renato Carbonari a equipe que estava sem Cristiano Ahmed no banco porque foi excluído de jogo na terça contra o Pinheiros encostou no placar na reta final do primeiro quarto e com isso 17 a 15 em favor da equipe caxiense.
No segundo quarto, São José deu uma melhoradinha no jogo e o placar se manteve equilibrado, embora o jogo e o quarto não foi lá grandes coisas, foi fraco e até o público não esteve bom nesta noite de quinta. Até teve Gabriel Aguirre entrando bem do banco, mas Caxias mantinha o jogo equilibrado até com direito a Vinícius Gobor em quadra. E com isso o placar apertado ficou em 29 a 28 em favor da equipe joseense.
Na volta de intervalo, a situação seguiu a mesma. Alternância no placar, alternância no jogo e o Caxias Basquete fazendo jogo de igual pra igual com a equipe joseense. Na reta final no quarto foi que Caxias abriu uma vantagem pequena enquanto a equipe joseense não estava nadinha bem, e com isso um 50 a 47 antes do último quarto a favor da equipe caxiense.
Último quarto, muita marcação, muito jogo pegado, muita correria....e basquete que é bom nada. Tudo foi para o final de jogo onde, faltando 15 segundos falta em Marcão(ex Palmeiras e Liga Sorocabana) onde só converteu 1. 66 a 66, tempo joseense pedido e na volta do tempo a última posse era para São José onde Jamaal segurou até o final pra chutar a bola, bola no aro e o Gustavo ainda tentou no rebote, nada feito e prorrogação no Lineu de Moura.
E na prorrogação? Uma coisa chamada detalhe garantiu o jogo. Caxias começou abrindo uma pequena vantagem, lance livre entregou a equipe joseense que parecia que pregou no final e por mais que até se chegou a empatar o jogo.....na hora da competência, na hora de fechar bem o jogo que fez isso foi a equipe caxiense para uma vitória daquelas que vale ouro.
Já a equipe joseense, esteve mal igualmente a terça-feira e sem essa de ficar culpando isso ou aquilo, há que assumir que jogou mal sim.
Cestinhas do jogo? Lado vencedor, o lado Caxiense teve 15 pontos do Marcão, 13 do Alex, 13 do Guto e 10 do Diego Conceição.
Já o lado joseense teve 22 pontos do Renato Carbonari, 13 do César e 11 do Jamaal Smith ou simplesmente Jamaal.

No Hugo Ramos, Mogi vence partida dura contra o Pinheiros

Foto: Antônio Penedo/ Mogi-Helbor




Tudo bem que a vitória vale, o resultado é sempre bom e por ai vai....agora é notável que a equipe mogiana anda super travada, anda mal, não tem convencido e o duro é que nem Paco García nem Danilo Padovani e nem eu somos motivos de desculpa para tal qual.
Aí vejo em outro jogo o Filipin não gostar das críticas da torcida pedindo pra gente ficar em casa se não fizer o conceito de "apoio incondicional" que enche o saco, vejo no jogo passado o Padovani dizendo que tem muito o que melhorar e hoje cobrando a melhora da defesa hoje também. A verdade que a lacuna deixada, se notou que os jogadores continuam devendo bastante.
Ganhou e penou de forma desnecessária numa partida que dava pra conseguir algo, embora o time pinheirense se recuperou no jogo como devia se quisesse fazer frente a equipe mogiana. E não faço média, a equipe mogiana não tem rendido como deveria e nem adianta botar um Guerrinha ou algum treinador atual pra isso se tem jogador ali que não tá mais o mesmo(e não falo dos ruins, porque eles nem dá pra cobrar milagres). E falando sério: Ou seja joga bola na Sul-Americana ou vai passar por inúmeros problemas contra San Martín e Guaros....pode ser que essa bolinha consiga ganhar de Franca mesmo com Nezinho(que nada também quer dizer) agora pra passar, terá que ir além dessas atuações onde o torcedor enxerga o mesmo do que eu, tem alguma coisa estranha e muito estranha nessas atuações que não convencem.
A diferença era entre adversário, porque Mogi naquela atuação sem muita força hoje voltou a fazer o mesmo no primeiro quarto de jogo e com isso jogadores como Bennett, Holloway passaram a aparecer no jogo pra fechar 20 a 14 em favor dos comandados de César Guidetti, Pinheiros na frente e sem nada a ver com o que se passa em Mogi.
No segundo quarto, o Pinheiros estacionou no ataque e somado a isso teve defesa em favor da equipe mogiana e melhora no jogo e no placar onde virou e fechou o quarto em 31 a 25 para Mogi.
Na volta de intervalo, jogo igual, equilíbrio de ambos os lados, Bennett de um lado e do outro Shamell começando a aparecer e com isso.....equilíbrio total no jogo onde 57 a 54 antes dos últimos 10 minutos foram assim.
E no último quarto? Jogo equilibrado, até com faltas consecutivas do Lucas Mariano e decisão de jogo indo para a parte final. O Pinheiros tentou encostar, chutou de fora e tinha que depender de erro de lance livre em jogador mogiano, isso não aconteceu e a vitória é Mogiana sem convencer, mas aconteceu.
Ou seja acorda, ou a coisa fica feia em Mogi. Agora não pensava que a equipe pinheirense iria fazer grande atuação na terça e hoje perder no detalhe, esse giro até que rendeu algo para a equipe pinheirense.
Enquanto Mogi joga na Venezuela, o Pinheiros terça joga as 8 da noite na Panela de Pressão em Bauru contra a equipe bauruense....parada dura a vista para os dois lados seja na Sul-Americana ou no NBB.
Cestinhas do jogo? Lado Mogiano teve 27 pontos do Shamell, Jimmy com 16 pontos e 11 do Tyrone Curnell. Já o lado pinheirense teve 23 pontos do Bennett, 20 do Lucas Dias e 12 do Mineiro.

No NBB em BH, Paschoalotto Bauru supera Minas de forma até tranquila

Foto: Ultras da Arena



100% de aproveitamento e muita tranquilidade....assim o Paschoalotto Bauru jogou em solo mineiro e venceu um Minas que anda oscilante desde já nesse começo de campeonato. Minas agiu de uma forma na estreia, agiu de outra em Caxias e agora agiu em alguns momentos do jogo bem e outras numa oscilação onde requer explicações do Cristiano Grama.
O 83 a 67 foi composto assim......primeiro quarto com a equipe bauruense mandando desde já no jogo. Jéfferson e Robert Day somados fizeram 17 pontos dos 25 no primeiro quarto e um 25 a 12 fácil fácil para a equipe do Demétrius que jogava na sua antiga casa já que saiu da equipe minas-tenista.
No segundo quarto, o Minas até tentou alguma coisa mas o domínio bauruense continuava a ativa e só dava bola do Robert Day acabando com o jogo em BH, além de sempre ter andada do Labbate. E com isso um 35 a 20 no fim do primeiro tempo para o Paschoalotto Bauru.
Na volta do intervalo apesar da vantagem, o Minas melhorou demais no jogo e tirou diferenças ainda mais com o ex Boca Jrs e Peñarol Isaac Sosa. Só que o Minas parou justamente por ai, porque no restante do jogo......só deu a equipe bauruense desde o começo, Robert Day liquidando nas bolas de fora, Alex, Leo Meindl, Paulinho Boracini e até Wesley Sena apareceu com tempo de quadra......a fácil vitória bauruense foi desta forma.
Cestinhas? Lado Bauruense teve 17 pontos do Robert Day, 12 do Alex, 11 do Jéfferson, 11 do Paulinho Boracini e 10 do Léo Meindl. Já o lado Minas-Tenista teve 17 pontos para Danilo Siqueira(que tem sido a coisa boa do Minas neste começo de NBB), 12 do Isaac Sosa e 10 do Ansaloni. Aliás quase ia me esquecendo: Pedro Macedo ex Mogi esteve bem em quadra e não falo só em número não, no tempo que ele esteve em quadra ele ajudou a tirar um pouco a vantagem, pois nada melhor que o rádio pra prestigiar.

Vitória e 100% nesta segunda fase: Uniceub Brasília supera Quilmes na Sul-Americana

No quesito campeonato....nada valia o jogo. Só no quesito campanha que é importante para o Uniceub Brasília fechar assim e enfrentando do outro lado equipe de campanha inferior a dele seja no todo ou apenas nesta fase, vale ficar com 100% de aproveitamento.
Me deu a impressão durante o jogo de como nada valia, o interesse da equipe, o correr da equipe foi de longe igual as 2 partidas que valeram classificação. Até na impressão do jogo, se a equipe se esforçasse só um pouquinho conseguiria ganhar a partida e mais uma vez tivemos bola vital do Ronald pra liquidar o jogo no quesito placar.
Agora algumas coisas não podem deixar de ser destacadas aqui: E não é que tivemos reportagem de 3 minutos do Uniceub Brasília ontem contra o Malvín no Globo Esporte DF? Tão de parabéns e deveria ser SEMPRE ASSIM, só que sei que não é. E depois de um delay danado, os perfis da organizada do clube(Torcida Uni) e do clube nas redes sociais tiveram que em outro post/tweet botar o famoso "Uniceub Brasília classificado", será que toda hora seja por aqui ou nas redes sociais temos que ficar fazendo papel de apontar em algo que deveriam estar bem informados? Até cansa. Tiveram que em outra postagem corrigir tudo, ufa....finalmente. E deveria ter atenção com relação a isso.
E com relação a jornais na classificação de ontem? Caderno esportivo do Jornal de Brasília sem nada a dizer. Vou falar mais o que?
E o que falar de Bruno Sansimoni ao lado do Quilmes? Jogou bola e esteve fazendo uma ótima segunda fase de competição, algo que o Ramella vai precisar é de rotação até pra alavancada da equipe na Liga Nacional Argentina.
No primeiro quarto, até Vidal botou jogadores na rotação como Diego, Vitor Pureza, Jéfferson Campos e Deryk enquanto os titulares entraram bem depois. Uniceub Brasília relaxado e em marcha lenta ao menos em grande parte do jogo e nesta primeira parte do jogo foi assim.
Quilmes abriu 5 pontos de frente, e mandou no quarto até aproveitando essa marcha lenta que estava o Uniceub Brasília. Aliás quer um lance que comprova a marcha lenta que a equipe estava? Reposição de lateral onde o Fúlvio olhava pra qualquer lugar menos pra quadra, e uma desconcentração monumental que fez lateral e o Fúlvio quando viu a bola a bola estava na lateral em favor do Quilmes(lance do segundo quarto isso). No fim do primeiro quarto, 22 a 19 em favor do Quilmes destacando muita bola interna que estavam usando a Taya Gallizzi.
No segundo quarto, a equipe de José Carlos Vidal melhorou um pouquinho, suficiente para manter o quarto equilibrado ainda mais quando os titulares entraram no meio também. E o Quilmes manteve na mesma atuação onde não foi mal e até estava querendo jogo. Um quarto que foi tediante e com isso um 36 a 36 no fim do segundo quarto.
Na volta do intervalo, Martín Segura narrador no Esto Es Quilmes(Rádio Universidad de Mar Del Plata) falava assim: "Juego parejidisimo". E esse jogo esteve tão equilibrado onde o Uniceub Brasília chegou a abrir vantagem, mas depois o time de Mar Del Plata chegou no jogo e com direito a Enzo Ruiz aparecendo....fim do quarto e 62 a 57 para os comandados de Leandro Ramella.
No último quarto, mais uma vez tudo indo para a decisão no final e o detalhe podendo definir de novo tudo. E o detalhe se chamou enterrada de costas na cara do Gallizzi feita por Ronald em mais um passe do Fúlvio no famoso pick and roll onde em outra temporada era Fúlvio-Murilo e agora é Fúlvio-Ronald. O Quilmes caiu no ataque e os rebotes importantes em jogo cascudo todos a favor do Uniceub Brasília e o jogo liquidado nos lances livres para a vitória e os 100% de aproveitamento onde agora vai se mudar a chavinha e terá o NBB no meio na próxima semana(até acho que um dos jogos contra o Basquete Cearense fora), já o Quilmes voltará a realidade da Liga Nacional Argentina onde não está nada bem.
E ótima análise da Valéria Muñoz(que é produtora da Rádio Universidad de Mar Del Plata e tem matérias no site Marca Deportiva) sobre o jogo ainda mais no lado da equipe Argentina: http://marcadeportiva.com/basquet/12/11/2015/le-cuesta-cerrar-los-partidos/
E 100% de aproveitamento para o Uniceub Brasília, vitória que se precisava e parece que aprenderam a lei daquele jogo contra o Atenas do Uruguai na primeira fase. Há que se levar a sério, e se esforçassem mais por mais que não quisessem algo, se ganharia hoje sim, bola e qualidade tinha e foi o que aconteceu.
Cestinhas do jogo/Maximos Puntuadores del partido? Uniceub Brasília teve 3 jogadores com 15 pontos e mais nada(Guilherme Giovannoni, Deryk e Jéfferson Campos). Já o Quilmes(el cervecero) teve 15 pontos do Baxley, 14 do Gallizzi e 10 do Enzo Ruiz.

Final emocionante e vaga pra final da Sul-Americana: Isto é Uniceub Brasília!

Foto: José Jiménez Tirado/FIBA Américas




Torcedor do Uniceub Brasília, pode comemorar......mais uma final de Sul-Americana e na sua casa onde já conquistou título e se sente em casa que é o Palácio Peñarol em plena Montevidéu. O Obras ganhou na partida de fundo e o Uniceub Brasília ganhou e essa combinação já deu qualificação para o Uniceub Brasília jogar a final com 1 rodada de antecipação.
Por onde começo? Começo com a fala vinda não de mim, mas de Carlos Altamirano....narrador da Directv Sports que estava lá transmitindo o jogo e soltando altos elogios a Ronald( Ele dizia: "Lo que juega este muchacho") onde na visão dele se fosse que eleger MVP do jogo é por ele seja na frente ou defensivamente falando.
É mais uma final de competição, com um time compactado, físico, e volto a dizer que por mais que não se tenha treinador....é mais uma final na vista de competições ainda mais FIBA Américas deste tamanho e o Arthur que sentiu um golpe no jogo de terça-feira nem foi utilizado e ficou de fora por não ter condições(até os Uruguaios queriam saber porque ele estava de fora). Torcedor pode cantar, vibrar, comemorar....estamos na final da competição!!!
E agora daremos uma menção honrosa aqui: O Malvín fez uma partida que mereceu aplausos, caiu simplesmente de pé no Palácio Peñarol, partida que se o Malvín ganhasse e tudo fosse decidido nesta quinta-feira não seria surpresa. Quando vi o jogo faltando poucos minutos e o time no jogo após uma vantagem que ficou grande e foi tirada aos poucos......pensei comigo mesmo: Pode dar qualquer coisa aqui que está justo e isento de qualquer tipo de crítica seja pra um lado ou pra outro. Se necessita reconhecer quando uma partida, é partida de verdade sem influências e sem vacilos e na base da justiça também. O que Uniceub Brasília x Malvín fizeram na noite uruguaia, é digno disso. Bato Palmas para "El Playero" que fez grande jogo também.
E o jogo? Sem firulas quero falar de mais um perfeito primeiro quarto da equipe, pois Guilherme Giovannoni mais uma vez esteve afim de jogo e o Uniceub Brasília abriu de frente na vantagem. Mas Pablo López e o Malvín fizeram a equipe se recuperar no jogo e baixar apenas pra 2 pontos muito por causa já de Mazzarino, Bavosi e Winston. Só que no desafogo com Jéfferson Campos(gostei do Vidal escalando ele logo de cara, justiça seja feita) o Uniceub Brasília fechou o quarto com 25 a 21(apesar da última posse uruguaia resultar em bandeja do Winston).
No segundo quarto, esse domínio continuou em favor do Uniceub Brasília praticamente igual a terça-feira. Um time defensivamente bem, no ataque em pura sintonia, peças até do banco aparecendo e vantagem de 14 pontos ainda mais depois de uma anti-desportiva sofrida(Hoskin só veio pra isso no lado uruguaio) e com isso um 48 a 35 intratáveis igual o jogo de terça e como tem ocorrido atualmente em favor dos comandados do José Carlos Vidal, até o Vidal andou sorrindo mais do que nunca tinha visto, a fase quando é boa....dá nisso. E vou de comentário da Sport 890 de Montevidéu onde um dos comentaristas falava: Creame, Uniceub Brasília lo dominó los 2 cuartos y el partido hasta el momento(Acredite, o Uniceub Brasília dominou os 2 primeiros quartos, dominou o jogo até o momento) e aí boto ao que Pablo Viola fala no intervalo da Directv Sports sobre a importância que tem Guilherme Giovannoni onde ou o Malvín terá que fazer algo ou fica difícil ganhar jogo.( É é "MALVÍN" pois tem acento no I, há que escrever e pronunciar corretamente ainda mais quando se conhece isso).
E na volta do intervalo, a vantagem seguia controlada a favor do Uniceub Brasília. Mas essa vantagem começou a cair quando Calfani resolveu aparecer, quando Winston carregou o Malvín nas costas e por mais que tivemos uma arbitragem ruim por lá que não influenciou resultado do jogo embora era cada marcação horrorosa e por aí vai, o Malvín reagiu na bola, reagiu de maneira justa e tivemos jogo antes do último quarto mesmo surgindo bola de 3 do Cipolini pra dar desafogada, no lance livre do Winston a vantagem caiu apenas para 5 pontos antes dos últimos 10 minutos, algo que até chamou a torcida uruguaia de vez ao jogo, 64 a 59 em favor ainda do Uniceub Brasília.
No último quarto, o Winston não estava com tanta pontaria assim, mas se notava o quanto ele queria pegar a bola pra resolver, as armações, o mano a mano sempre tinha ele contra o Giovannoni ou contra Pilar e o Malvín estava no jogo aos poucos até empatar e virar por um instante, apesar do Uniceub Brasília manter o placar assim equilibrado e empatado ainda mais com bolas de segurança em grandes momentos.
Os últimos 3 minutos de jogo foram emocionantes e é neles que não dá pra deixar escapar e não relatar: Winston fez 72 a 70, tudo começou por aí até que no ataque seguinte o Cipolini fez uma bola de 3 que explodiu de alegria e na sequência ainda o Mazzarino dá presente para Guilherme Giovannoni ir pra dentro e na bandeja abrir 75 a 72 onde Pablo López pediu tempo. Eram 2 minutos e 12 pro fim, e após o tempo tivemos ataque do Malvín girado até o final e bola de 3 do Mazzarino quando faltava 1 minuto e pouco.
Giovannoni tentou bola que nada deu e até se reclamou de falta, e vai dizer que você do Uniceub Brasília não ficou apreensivo e nervoso e feliz com um final destes. Empate em 75, onde todos tinham a chance de largar na frente, mas nada deu e o Winston também errava.
Até que faltando 19 segundos.......posse do Uniceub Brasília(jogada que em outra temporada era com Murilo e agora é com Ronald), Fúlvio controlando a jogada e quando se abriu o buraco....passou para Ronald enterrar, aquela enterrada que veio da alma e um 77 a 75 com 4 segundos e tempo pedido por Malvín.
Última posse uruguaia, Winston tentando de tudo e a defesa funcionando com direito a toco.......UNICEUB BRASÍLIA NA FINAL DA SUL-AMERICANA ONDE VAI ESPERAR AGORA O OUTRO LADO DA CHAVE, que será semana que vem. Só que pensa que acabou? Pra manter campanha boa(e aí a derrota para o Atenas que ficaram "aiii relaxa perdemos jogo onde nada valia") e isso vale pra quem quer chegar a decidir a competição em casa logo mais vai jogar as 7 e 45 da noite contra o Quilmes de Mar Del Plata e na partida de fundo Malvín x Obras as 10 da noite como cumprimento de tabela, e tomei um senhor cuidado pra ler rigorosamente tudo e me enterar disso.
É Uniceub Brasília na final de competição, onde se estivéssemos num lugar onde a seriedade fosse total e o se importar com as coisas locais fosse realmente sério....teríamos capas de jornal na partida esportiva falando sobre isso, teria rádio dizendo algo e teria a TV fazendo reportagem mas não de 30 segundos, mas sim de uns 3, 4 minutos como se ocorre numa Mogi das Cruzes por exemplo. Mas preferem falar que o Igor é um chato e até com alguns não aceitando críticas desse tamanho, já passou da hora de Brasília ter proteção, destaque ainda mais destaques do jeito que todos merecem e o orgulho da cidade precisa e não uma nota de rodapé ou destaque na coluna de alguém ou reportagens de 30 segundos no Globo Esporte onde até tinha assessora batendo palma pra isso como já me falou outra vez.
E até em dia de comemoração, dia de não se criticar e sim elogiar a equipe.......vou dar uma olhada no perfil da equipe e o tweet é como se a partida não tivesse valido nada, como se a partida fosse mais uma valendo ao invés do comportamento de "ESTAMOS NA FINAAAL", veja os dizeres do tweet do clube: "Vitória emocionante contra o Malvin! Partimos amanhã para o último jogo da semifinal! Vamos #timedelobos!"
Depois não podemos criticar a postura....até em dia feliz, dia de comemoração de vaga pra final, aí acabam soltando pérola assim. Tem horas que o meu nível de ser trouxa aumenta numa quantidade.
Mas não quero me estressar, só registrar o que tem que ser registrado. Malvín com menção honrosa, Uniceub Brasília na festa embora é importante vencer amanhã pra quesito de campanha e a Torcida Uni e todo o torcedor do Uniceub Brasília.....sinta orgulho dessa equipe, é mais uma final e vamos ajustando as coisas, pois tem muita temporada, um passo de cada vez acima de tudo.
Cestinhas/Maximos Puntuadores del partido? Uniceub Brasília, o classificado pra final teve 19 pontos do Guilherme Giovannoni, 16 do Ronald e 11 do Fúlvio, 11 do Cipolini. Já o Malvín teve 25 pontos do Kennedy Winston, 12 do Matías Calfani, 11 do Mazzarino e 10 do Federico "Mono" Bavosi.
É isso, jogão de bola e dia 11 de Novembro de 2015, dia marcante e dia de mais uma ida pra mais uma final de competição. E Parabéns aos dois por um jogaço assim, o basquete agradece.