quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Chape e um empate importante no Nuevo Gasômetro: Futebol da Sul-Americana

Foto: Conmebol.com



Que me desculpem as classificações de Grêmio e de Atlético as finais da Copa do Brasil em jogos que até dei uma olhada, mas desanimei de tão chatos que foram, até desisti de fazer postagem porque eu não sabia o que dizer e pra repetição, meia palavra basta.
O da noite estava na Sul-Americana, no futebol, na Chapecoense e seu 1 a 1 importantíssimo onde o empate sem gols semana que vem leva a uma final espetacular e mais história ao Verdão do Oeste Catarinense. Chapecoense que até em poucos anos tem feito história internacional mais do que outros que estiveram batalhando a anos com isso ou que segue lutando anos com isso.
Claro que time por time, o San Lorenzo de Diego Aguirre está melhor e é melhor, só que tudo poderia acontecer e condições tinham para isso. Quem foi pra Argentina como as rádios de Chapecó, como torcedores que estiveram lá até 1 dia antes pois no dia de jogo não tinha venda de ingresso por falta de segurança e não por frescuras que só no Brasil que criam elas(Não é Palmeirenses e São Paulinos?) viram como esse empate foi importante demais e o quanto vão trazer na bagagem a possível classificação.
E o jogo? Foi mais interessante que as duas semifinais da Copa do Brasil que beiraram a chatice e a falta de opinião e escrita. Chapecoense nos primeiros 10, 15 minutos começando bem demais em pleno Nuevo Gasômetro(É NUEVO e NÃO NUEVA, Fernando Doesse!). Claro que teve defesa do Danilo no primeiro ataque do time do bairro de Boedo, só que a Chapecoense não se intimidou e também respondeu aos ataques e o Torrico teve as suas defesas também.
0 a 0, jogo equilibrado e eis que surge 30 minutos do primeiro tempo, o gol do San Lorenzo, o gol "del Ciclón" onde o Cauteruccio(peça bem antiga na camiseta do San Lorenzo) cobrou a falta, Danilo ficou na indecisão se saia ou não do gol, acabou falhando e o Angeleri(ex Estudiantes La Plata) tocou de cabeça para o gol e o placar era aberto em Buenos Aires, 1 a 0.
E só não aconteceu o 2 a 0 por muito milagre no fim do primeiro tempo, onde depois do gol o San Lorenzo era melhor.
Na segunda etapa, a Chape volta pior que estava e o San Lorenzo toma conta do jogo por inteiro. Cauteruccio e o Blandi(ex Boca que agora está no Ciclón) criaram as melhores oportunidades nos primeiros 15 minutos de segunda etapa. Até que a Chape consegue o gol de empate depois de estar nas cordas, jogada entre o Dener e o Thiaguinho e a bola chega ao Ananias que na bola rasteira bate pro gol e empata o jogo por lá, após dominar, girar e finalizar. 1 a 1 na Argentina.
1 chance pra cada lado depois do gol? Primeiro Ananias num cara a cara com o Torrico onde não se podia perder e do outro lado além do Danilo fazer aquela defesa no Blandi, teve finalização na marca do pênalti pra fora vinda com o Cerutti. Sem falar no Cauteruccio chutando e passando perto também.
Empate segurado, semana que vem tem mais na Arena Condá que precisa estar lotada e tudo será decidido em Chapecó. A Chape se deu super bem, enquanto o San Lorenzo terá que ir atrás do resultado, vida dura pra turma de Diego Aguirre.

Na LNB Argentina em pleno Carlos Cerutti, La Unión vence Atenas

Foto: Germán Ruiz / Prensa Atenas



Que tal a LNB Argentina no destaque do Blog, hein? La Unión de Formosa e mais uma temporada a vencer jogo no Carlos Cerruti em Córdoba, é do 80 a 75 em favor dos comandados de Guillermo Narvarte que o Blog se ligou e escolheu se ligar na noite de apenas 2 jogos na LNB Argentina.
E o jogo, como foi? Sem firulas, nós vamos a eles!!
Primeiro quarto cravando um senhor equilíbrio, com as duas equipes usando demais a pontuação dentro do garrafão. Era Dwyane Jones de um lado e do outro era Torin Francis e tudo foi para a última posse do quarto onde o Baxley deu das suas e dá as suas desde os tempos de camiseta 23 no Quilmes de Mar Del Plata a resolver e botar o Atenas na frente por 19 a 17 no fim do primeiro quarto.
No segundo quarto, esse equilíbrio continua. E continua a ponto de não mudar tanta coisa na partida, até que começa a aparecer os últimos reforços nos comandados de Gustavo "Zurdo" Miravet, estou falando do ex San Lorenzo Roquez Johnson que até pegou rebotes e ajudou demais o Mickeal no duelo de garrafão e de Lisandro Rasio até com bolas de fora para abrir uma pequena vantagem no jogo em favor do Atenas. E essa vantagem se manteve até o fim do primeiro tempo, em que ficou 40 a 32 em favor do Atenas.
Na volta de intervalo, La Unión de Formosa volta melhor no jogo, encosta, baixa a vantagem apesar de bolas de 3 marcadas por Lo Grippo e por Mickeal fizeram o Atenas a manter a vantagem. Até que na reta final do quarto, os comandados do Narvarte reagiram no jogo, e reagiram com Torin Francis pegando segunda bola que é sempre importante no basquete e com Facundo Piñero aparecendo bastante no jogo ainda mais com bolas de fora. O placar era 58 a 55 em favor do Atenas, só que existia jogo em Córdoba.
Último quarto, e começou a verdadeira alternância no placar. Cada ataque era passagem a frente para ambos os lados e isso ficou em grande parte do último quarto, e a definição do jogo passou para os 2 minutos finais, onde valeu-se a competência da La Unión de Formosa em seus ataques, nem foi o caso de erros, de bolas perdidas, foi o caso em que o momento da competência valeu e nisso se basea-se em Edu Gamboa e em Facu Piñero que nos minutos finais até fazendo o famoso simples....fez a La Unión de Formosa abrir 4, 6 pontos de frente e o Atenas tinha que correr com o tempo e até sair a chutar bolas de fora até dizer chega.....NADA feito e a La Unión arranca uma vitória na LNB Argentina dentro de Córdoba.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: La Unión de Formosa teve 25 pontos do Torin Francis, 19 do Facundo Piñero e 15 do Diego García. Já o Atenas teve 20 pontos do Lo Grippo, 16 pontos do Baxley, 14 do Mickeal e 10 do Dwyane Jones.
No outro jogo da noite, vitória do Estudiantes de Concordia fora por 86 a 73. Nesta quinta, teremos 3 partidas: San Lorenzo x Boca, Gimnasia x Obras(alô Mogianos e Paulistanos, chance boa pra estudar adversário) e o clássico de Corrientes, falo do San Martín x Regatas Corrientes.

Weber Bahía faz história, supera Olímpico e está na final da Liga Sul-Americana de Basquete

Existem palavras perante ao que vimos nessa noite/madrugada no ginásio Vicente Rosales em Santiago Del Estero? Vamos tentar descrever.
A festa é da tradicional Bahía Blanca que passa por um grande momento histórico, saiu a situação do Estudiantes de Bahía, o Olimpo de Bahía Blanca se encontra na TNA(segunda divisão argentina) e com o Weber Bahía Basket ou Weber Bahía ou Bahía Basket(a nomenclatura pode ser a que você quiser) faz história e com uma permanência de elenco desde a temporada passada em que com a final de conferência Sul na LNB Argentina conquistou o direito da vaga, bate o Olímpico que tinha mais equipe e muito mais peças e faz a rodada de amanhã ser um mero cumprimento de tabela, um mero protocolo só esperando o finalista semana que vem em Maldonado, Uruguai.
A festa não é só "Bahiense", é de Puma Montecchia, é de Sepo Ginóbili, é de Pepe Sánchez que esteve vendo tudo em solo "Santiagueño" e quando no basquete existe algo chamado sistema de jogo, quando existe uma coletividade.....tudo acaba fluindo de fato. O Weber Bahía foi vítima também da intoxicação que falava na postagem anterior da vitória do Uniceub Brasília, Fjellerup e Vaulet de fora e na última instância o pivô Anthony Johnson fora. Sepo Ginóbili tinha que girar 8 na sua rotação, contra um Olímpico completíssimo em quadra.
80 a 72, com festa da garotada e com direito a pressão aguentada praticamente o tempo todo, não sabia até que ponto aguentariam a pressão após estar na frente o tempo todo, só que suportaram bem um Olímpico que foi notavelmente anulado. E vamos parar com a história que foi surpresa o fato da equipe só sofrer 58 pontos do Uniceub Brasília ou de vencer os comandados do Bruno Savignani, quem acompanha o Blog do Igor já tinha aberto o olho para a organização que tem esse time do Weber Bahía e que não seria surpresa se vencesse o Uniceub Brasília se caso a equipe brasiliense desse uma cochilada ou jogasse mal, não podemos aqui ir como se não soubéssemos de rigorosamente nada ou fingir que não é com a gente, viu.
E o jogo? Primeiro quarto com um Olímpico completamente perdido em quadra, já o Weber Bahía nas mãos de Lucio Redivo(que encara uma fase daquelas sensacionais até na própria LNB Argentina) e com o Fernández tomando a famosa ação em plena Santiago Del Estero e com isso um 24 a 12 de um quarto simplesmente perfeito e até tirando o Fernando Duró do sério. Quando o quarto terminou, Fernando Duró deu uma senhora bronca nos seus comandados e nem isso resolveu.
No segundo quarto, o Olímpico seguia frio, seguia a defesa do Weber Bahía superiora demais e uma vantagem de 19 de frente. Mas a reta final do segundo quarto, tinha reação "Del Negro de La Banda" e com direito a Van Lacke, Stanic e alguns tocos do Williams como sempre. E a vantagem baixou pra apenas 11 pontos, com direito até a bola no estouro do cronômetro válida na bola do Mauro Cosolito. 44 a 33 e Weber Bahía na frente.
Na volta de intervalo, o Weber Bahía tentou manter a vantagem. Mas eis que o Duró começou a usar mais o banco e começou a chegar mais na partida, o Olímpico com Massarelli, com Guaita, com Nenonen, com Stanic e a vantagem que chegou a estar grande no final ficou em apenas 3, apesar de bola de fora que botou o final do quarto na vantagem por 6 pontos, tinha jogo no Vicente Rosales.
No último quarto, o Olímpico apertou, pressionou, até veio as péssimas marcações da arbitragem que teve ao menos umas 3 ou 4 que por um momento vi que também existe arbitragem ruim em torneios FIBA. Quando o Olímpico estava no jogo, eis que surge a experiência, a experiência que de forma letal além da defesa, da famosa coletividade dada pela a equipe de Bahía Blanca acabou surgindo. É o Hernán "Pancho" Jasen que estamos falando, é dele que na hora que o caldo engrossou, que o jogo apertou....sempre tinha uma bola dele cirúrgica pra resolver o jogo e inclusive a da posse que o Redivo o viu sozinho e naquele instante eram 6 de diferença pra praticamente resolver a partida além dos lances livres do Redivo no final e um 78 a 70 pra além desta quinta termos simples amistosos pra cada lado, levar o Weber Bahía a uma final que honestamente falando, tem altas chances de fazer história, algo que esses garotos, somados a estrangeiros e a jogador experiente como é o Jasen fazer um título inédito de forma internacional. Se em outros esportes existem equipes a fazer história, o Weber Bahía no basquete tem feito isso num curto espaço de tempo. A vitória a um Olímpico que é superior em peças, pela a forma que foi, pelo o jogo bem jogado......é de elogiar de forma extrema Enquanto cravamos palpites com Olímpico ou Uniceub Brasília passando, veio o Weber Bahía com sua garotada, na simplicidade do trabalho de Sepo Ginóbili e uma vinda para a final que muda tudo na Sul-Americana de Basquete 2017.
Só repetindo: Quinta-feira terá jogos, terá Weber Bahía x Guaros e Olímpico x Uniceub Brasília, só que no famoso cumprimento de tabela, já que o Weber Bahía chegou a 2 vitórias contra 1 e 1 de Olímpico e Uniceub Brasília levando vantagem no confronto direto....e a história ficou resolvida por isso. Weber Bahía de forma merecida, com trabalho fora do comum e mostrando basquete bem jogado.....está na final da Sul-Americana de Basquete.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Weber Bahía teve 28 pontos de Lucio Redivo, 15 de Martín Fernández e 13 de Hernán "Pancho" Jasen. Já o Olímpico teve 12 pontos do Adrián Boccia, 12 do Massarelli e 11 do Williams.
E que noite na Liga Sul-Americana de Basquete.....alguém esperava isso? Embora, este que vos fala ficou bem atento no que poderia acontecer com a garotada bahiense, não é tão surpresa assim pra quem acompanha a coisa.