domingo, 14 de maio de 2017

Yago decide, Paulistano vence Vitória, chega a final do NBB, é a cobertura do blog


Cobertura do Blog do Igor, no NBB.....e são coisas como as de hoje que desanimam....a verdade é que aconteceu de tudo e desde cedo quando pisei e vi o movimento todo tranquilo para a entrada, estive lá, firme e forte. Não fico puxando saco, quando tenho gente pra conversar, converso, quando tenho que me ligar em algo....não fico no celular, o celular só é usado quando não tem nada pra fazer ou quer mandar mensagem pra alguém seja no Messager ou no whatsapp ou no twitter. E sabe porque tudo isso? Pra não deixar escapar nada, ainda mais em evento assim onde todo mundo fica querendo saber o andamento de tudo.
Tenho muita, mas muita coisa para falar onde você do outro lado, sente na cadeira ou foque no celular e na postagem para não haver nenhum erro.
A primeira delas, é que este que vos fala até ficou meio sem ter o que dizer com relação as pessoas entrando fora(o público não foi o mesmo de sexta-feira, não lotou o clube nesse jogo de dia das mães), fazendo público lá dentro e do lado da porta um movimento super tranquilo. São coisas bem raras, algo que passou por aqui.
Por partes, a cobertura do Blog vai falando sobre o que tinha que ser dito e nesse 70 a 67 de hoje, deu Paulistano dando a famosa varrida e só esperando o que vem do outro lado entre Pinheiros x Gocil Bauru onde a série está 2 a 0 e a vida tá dura pro lado bauruense e podendo haver final entre as duas equipes da capital que estão longe de serem carismáticas e longe de serem timaços.....na famosa falência tática, técnica que sempre levanto quando falo de final Pinheiros x Paulistano e com as famosas negociações que ninguém vai entender(tipo não duvido que levem o jogo pra Barueri da vida, ou os 5 do Ibirapuera onde precisa contar que tem um show pra todo mundo lotar, porque o jogo em si não causa tesão no público em ir e sem contar motivos vários que teríamos numa final assim). A verdade foi que primeiro, quem não acompanha basquete realmente.....vai impressionar com o Yago, igual ocorreu com o Gabriel Jaú de Bauru na série contra o Uniceub Brasília e até vão querer pedir ele no clube porque viu um jogo do cara, e aí que entra o "muita calma nessa hora" e quem acompanha o cara faz tempo para falar que Yago é menos valorizado, menos falado pela a imprensa que se diz acompanhar mas não acompanha. Yago que veio da base Palmeirense, como o Palmeiras deixou de ter basquete e não sabe quando volta....tem muito mais bola, claro que ele oscilará como garoto que é, só que a visão de jogo, o quesito arremesso supera o Georginho que ficou badalado de forma notável, é muito mais jogador e enquanto um Lucas Dias se perde nele mesmo, um Georginho vira badalado sempre que nunca foi tudo isso que quiseram levantar principalmente depois do Jogo das Estrelas dessa temporada.....o Yago vem abrindo espaço, vem pedindo passagem e esse tem basquete, tem talento realmente. E hoje, tudo passou nas mãos dele no momento crucial do jogo, seja na confusão, como na forma de ser decisivo onde não esmoreceu, talentos assim precisam ser elogiados sim, terá que crescer em outras coisas, mas isso o tempo dirá claro.
E o Vitória? É como falei bem lá atrás, um time que passou contra Campo Mourão do jeito que passou.....se esperava levar uma enfiada de Mogi, mas fez a série que fez, já era um campeonato a ser valorizado e um projeto a ser continuado e sendo que no fundo dele tem Wellington Salgado após tempos de Unitri Uberlândia apostando por lá com a Universo. A diretoria do basquete do rubro-negro baiano lá no começo da temporada apostava em uma semifinal com o time montado naquele torneio amistoso em Cajazeiras e disso eu lembro muito bem, e foram o que cumpriram na temporada por mais que o panorama não era fácil tendo times melhores, muito melhores que eles e nesse MALUCO PLAYOFF o Vitória também se deu bem. Não dá pra deixar de falar de Régis Marreli e mais um trabalho onde ele tem que se virar com pouquíssima rotação e nos dias de hoje time que tem pouca rotação ou tem zero de rotação onde a composição fica péssima.......ao contrário de anos atrás, isso não segura nada e o Marreli assim como em São José, chegou a mais uma semifinal, chegou até a prévia de continuar invicto em playoff para o Guerrinha. A temporada do rubro-negro baiano no basquete, em sua segunda temporada foi algo de impressionante, foi algo sim de positivo e até teve rádio na Bahia que foi transmitir grande parte dos jogos e até tubando alguns fora.....e lá, nada pode parar, é continuar seguindo isso e com respeito e planejamento e sem dar passos pra trás. E sim, a frase "cair de pé" acabou valendo hoje. Claro que existe sentimentalismos que não curto ficar falando, nem frases prontas que todos falam por ai....porque até fico achando que vira vitimismo ou coitadismo desnecessário, só que no caso baiano.....esteve MUITO LONGE DISSO, NÃO EXISTE ISSO e o Cair de Pé acaba valendo pra essa parte inédita e para um time que não tinha rotação praticamente e ter um garrafão péssimo que tem FEZ MUITO. Agora é não parar, é pensar na próxima temporada, renovar com gente principal(e aí entra Dawkins, Arthur, André Góes e alguns outros que se eu chamar de principal ou não considerar principal acaba vindo do ponto de vista de cada um) e pensar em material humano de opção para o próprio Marreli ficar mais tranquilo ao olhar pro banco. E se seu torcedor abraçou durante a temporada, agora então mais ainda.......
Ao Paulistano, além dos elogios ao Yago que não são de agora......há que se considerar que o tal do conjunto tem ajudado bastante. Vou citar Arthur Pecos que sempre tem começado como titular e até na parte tática ele acaba ajudando o time da Rua Colômbia nesse quesito.
Dito tudo isso, vamos falar do jogo. Desse 70 a 67, que a confusão eu deixarei em separado, porque nela tenho coisa pra falar e registro in loco que tenho que dizer.
O Jogo, Jogo em si começou com um Paulistano começou com um 9 a 0 em 3 bolas de 3, esteve na frente de forma avassaladora no primeiro quarto de jogo. Até que o Vitória aos pouquinhos começou a encostar e a melhorar, mas não o suficiente para um 23 a 16 em favor dos comandados de Gustavo de Conti.
No segundo quarto, o Vitória apesar de todas as afobações, apesar de todos os pesares, estava perdendo de pouco. O Domínio do Paulistano era rigorosamente pra 15, 20 pontos sem tantos problemas. Era a diferença de time organizado contra um outro que corria de forma desenfreada e até cometia inúmeros erros(tudo bem que alguns erros existiam também pela a induzida do adversário) e mesmo assim, um 35 a 28 conforme a foto abaixo para o Paulistano....
Na volta do intervalo, o terceiro quarto com Vitória melhor, com jogo interno seja com Coimbra ou com Hayes e a vantagem caiu rigorosamente para 1 ponto. Até quando o Vitória enfim chega no placar, vem falta anti-desportiva de forma boba do Coimbra e o Paulistano deu desafogo ao menos ali no momento. E um 46 a 43 onde tudo viria no último quarto.......
No último quarto, o Vitória enfim numa bola do Hayes, com Arthur simplesmente virando o marcador, e ficou uma parte do tempo ali no famoso equilíbrio onde poderia dar qualquer lado. Aí surge não só Yago com suas bolas de fora sendo decisivo e aceso no jogo, mas também o conjunto do Paulistano com Renato Carbonari dando toco num Keyron Sheard que já estava ali destemperado e querendo resolver sozinho ao invés de ter a calma, o Arthur Pecos sendo peças principal e além de Jhonatan e Eddy também que fizeram parte dessa coletividade do Paulistano. E mesmo com o Vitória tentando até o final....2 lances cruciais que liquidaram a partida foi quando o Arthur deixou uma bola escapar onde nem em tempos de ginásio da ASCEB ele deixaria e o Dawkins no escorregão ao invés de ir pra bola de 3 que daria o empate pra prorrogação, enfim....detalhes que são do jogo e Paulistano numa festa danada me fazendo lembrar festa de temporadas atrás quando eliminou São José e até com Gustavo de Conti pegando o microfone e sendo mais comedido na sua fala, quem diria, mas é assim.....ele tem que se preocupar como fez na série em treinar a equipe, com o dentro de quadra e não o externo em que se meteu em muitas confusões e ninguém teve coragem de criticar, tá vendo como não dói se atentar ao jogo e não ao de fora achando que ganha jogo no grito? Não custa nada.
Cestinhas desse jogo 3, em que o Vitória cai de pé e o Paulistano está em mais uma final do NBB: Paulistano teve 20 pontos do Yago, 19 do Arthur Pecos e 13 do Renato Carbonari. Já o Vitória teve 25 pontos do Hayes, 13 do Arthur, 11 do Kenny Dawkins e 10 do Keyron Sheard.
Paulistano agora espera Pinheiros ou Gocil Bauru, jogo 3 amanhã com Sportv transmitindo e a Rádio Auri-Verde(equipe Jornada Sportiva) de Bauru nas opções e a série está com 2 a 0 para o lado pinheirense e a equipe bauruense em situação complicada, jogo na "Sem Limites"(como é conhecida Bauru) na Panela de Pressão, em seu ginásio.






UMA COISA A SER FALADA......
Estão falando que se a punição da FIBA acabar, sendo que ela acaba desde já(isso fazendo que na próxima Liga Sul-Americana e Liga das Américas já estão por lá sim) porque a sua punição a CBB que custava o Brasil punir do que ficar choramingando pitangas pois a lei vale pra todo mundo(México puniu e não ficaram na choradeira e no grito achando que iriam levar vantagem) seja quem fosse ter tradição no basquete vai até junho. Nem precisava ela cair, pois Liga Sul-Americana não começa em Junho e a Liga das Américas só em Janeiro de 2018.
Com isso, os brasileiros já podem voltar as competições FIBA desde já. Se ninguém se tocou nisso, que se toque agora e não falem besteira por ai. A Punição da FIBA a CBB acaba em Junho, as competições começam lá pra Outubro(Na Sul-Americana) e em Janeiro do ano que vem(Liga das Américas) já podem ter times brasileiros nesse meio.
Sul-Americana por enquanto com Flamengo e Vitória, e Paulistano garantido na Liga das Américas. Basta ver o que sai pra Pinheiros e Bauru nesse quesito vagas, já que existe esse lado a ser dito....vamos nos informar pra depois não haver besteira.
Alias vocês acham que depois da punição acabar no mês que vem, não vão botar times brasileiros ai?






A CONFUSÃO......
Todo mundo viu seja no ginásio, em casa o que rolou. Tudo começou antes disso com um entrevero entre Yago e Keyron Sheard, onde a câmera registrou o Yago deixando o braço e a tirada de satisfação do ex jogador do Libertad de Sunchales.
Depois disso, a confusão rolou no banco baiano. Jogadores, dirigentes do Paulistano e até torcedores em sua maioria(não só o cara de pau que cuspiu no Keyron não) indo pra ofensa, indo para bater de frente e cair pra dentro, e se não são os dirigentes do Paulistano e a turma do próprio Vitória.....a coisa seria pior do que já estava.
Todo mundo viu esse momento, enquanto isso....o maior interessado que estava sentado na parte dos convidados e presidente da Liga Nacional de Basquete João Fernando Rossi estava quieto e mexendo no seu celular, atento com outra coisa do que estar atento ao jogo. O presidente da LNB só quis saber sobre o que aconteceu(embora as imagens chegarão pra ele certamente) ligando o seu celular no Sportv Play(aplicativo que faz o Sportv funcionar no celular) depois que o Marcos Benito foi conferir nas imagens sobre o que aconteceu ao lance. E disso ninguém contou pra mim não, este que vos fala aqui viu rigorosamente tudo(e isso flagrado até no momento que fui ver junto da câmera o que estava a arbitragem consultando o vídeo pra eu não falar besteira aqui), se ligou, vai tomar a famosa porretada, mas é do jogo, pois aqui a gente elogia, critica sempre que necessário. E não passo a mão em cabeça de ninguém......
É hora de ficar no celular quando o pau quebra? Ainda mais o principal interessado que estava lá? "Mas Igor, isso é coisa do delegado do jogo". Só do delegado do jogo? E os outros? Não podem ficar de olho, ou vão fazer igual o Simon da Fox Sports que espera a imagem chegar pra comentar ainda mais no in loco? Se você está in loco, você tem que prestar atenção no trabalho seja da arbitragem, no externo, no jogo.....não se brinca numa situação dessas onde tem que ficar ligado nos detalhes até pra na hora de uma punição algo que a câmera deixa escapar.
Só que no final, são coisas desse jeito que nos fazem repensar, fazem a gente ver que tá tudo mal no nosso basquete, que temos muitos a fazerem média desnecessária e quem tenta lutar por algo, quem tenta abrir os olhos.....acaba se ferrando e o desgaste fica imenso, e o desânimo aumenta profundamente. Gente que deveria ficar ligado no jogo não fica, a forma que conduziram no final contemporizando tudo foi a mesma que aconteceu ontem em Bauru com o ocorrido do Ceará do Pinheiros e a torcida bauruense.....enfim, e ainda querem que eu diga que tá tudo bem, que tá tudo ótimo e que é um "case" de sucesso?
Só sei que um dia, esse pessoal não estará mais nos cargos da Liga, a Liga pode crescer dependendo de quem venha ou ir pro inferno astral mais ainda......eles saem e a Liga ficará. E o Blog? Nem eu sei, só me faz refletir certas coisas, haja saúde para lutar e seguir lutando.
No final das contas, o que rolou? Técnica no Yago e no Keyron Sheard, os dois em quadra e o cara que cuspiu, e os outros......nada vão acontecer.
O que deveria pintar se tivéssemos em algo sério? Punição para o Paulistano, e exclusão de jogo ao Yago e ao Keyron Sheard. A contemporização é algo que não se pode aceitar, assim como Pinheirenses e Bauruenses deveriam levar a punição onde não se pode ficar passando a mão na cabecinha, só assim para um basquete sério e melhor, algo que pode esquecer nesse momento. E vão preferir me intimidar(como em crítica que não se briga com imagens num outro ocorrido Pinheiros x Mogi onde o mesmo era dirigente do clube na época), vão preferir censurar gente que toca em feridas que nelas que precisam ser curadas para uma Liga melhor e para a Liga crescer de verdade e não ser papinho que é igual cantada furada em carnaval ou em mentira que 1000 vezes repetidas se torna verdade, enfim......somos todos palhaços mesmo. O Desabafo, precisa ser feito, sei lá quem vai ler, só sei que está aqui.
E doa a quem doer, estou aqui pra relatar as verdades ainda mais quando vejo tudo. Criticar, sugerir, elogiar sempre que necessário.







ELOGIO NECESSÁRIO....
Cheguei a falar na sexta-feira dessa nova ideia de começar enfim a vender camisas do Paulistano e a propagar mais o nome do clube com isso. E volto a fazer o registro que não fiz sexta pela o momento do celular morrer de repente, eis o balcão de vendas das camisetas vermelha e branca do Paulistano, algo que já passou do tempo de ser feito e agora estão fazendo. Agora se espera que durante a temporada seja feito isso e não só em semifinais ou em fase decisiva, até pra atrair público como tem em vários ginásios e até em casos como Mogi que tem uma loja oficial do clube por exemplo.
Nessa o Paulistano merece o registro e o elogio, mandaram super bem.






GALERIA DE FOTOS
Viu que nada escapou na postagem não é? Aqui é assim.
A galeria de fotos que faz o Blog finalizar o post, tem lembrando as fotos todas dessa postagem como em toda cobertura in loco são próprias, são desse que vos fala.
E as imagens registram, o posto de transmissão de Henrique Guidi e Byra Bello no Sportv, a turma da Web Rádio Poliesportiva trabalhando, o público de cada lado, o vestiário, imagens dentro do ginásio até pra turma que não conhece se situar, aquecimento de cada, imagens do jogo, do banco, o hino nacional e até o fim de jogo pós alguns minutos bem depois.
Fiquem com as fotos, com o post e durante a semana tem muito mais e nas próximas horas até anúncio de cobertura in loco também.
No Twitter: @blogdoigor05
No Facebook: Facebook.com/blogdoigor05