sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Série B 2017 nesta sexta

Vamos aos 3 jogos da noite!



PAYSANDU 0 X 0 CRB
Jogo na Curuzu e empate sem gols que honestamente fico sem opinião formada para saber quem fica satisfeito com um empate assim. O que sabemos por exemplo, foi que a primeira etapa foi doída de ver, doeu os olhos e qualquer parte do corpo de tão ruim que foi.
Já na segunda etapa, as duas equipes abusaram da falta de pontaria quando tiveram oportunidades em um jogo que até deu uma melhoradinha. Caion e Bérgson tiveram as melhores chances do lado do Papão em que Edson Kolln apareceu para fechar o gol, já Danilo Pires num chutão e Neto Baiano num cara a cara que não costuma perder fizeram as chances do lado regatiano para terminar num 0 a 0.



PARANÁ 2 X 1 CRICIÚMA
Nesta série B vimos poucos jogos nos quais se enchem os olhos ou que cravamos o famoso relato com detalhes.
Dentre eles, Paraná x Criciúma com um público daqueles na Vila Capanema e com vitória paranista a puro modo mostrando quem está merecendo subir para a série A após anos e anos de espera, é um fato super verdadeiro que o Paraná tem jogado mais futebol e tem tido um baita momento que encaminha para subir enquanto o Criciúma segue na mesma, jogando mal, e pode empatar, ganhar e perder que a atuação segue a mesma.
Jogo que começou com o Criciúma em cima e conseguindo o seu gol na falta batida por Alex Maranhão, 1 a 0 para o Tigre na Vila Capanema. Depois disso, pressão paranista com o Luiz fazendo milagre, com o zagueiro salvando bola em cima da linha e sendo que antes o Diego Giaretta foi carimbar a trave no lado do Criciúma. Mas aos 16 veio o empate num escanteio que Luiz sai mal do gol e Iago Maidana desvia para marcar assim como fez contra o Internacional deixando tudo igual em Curitiba, 1 a 1 e olha que nesse meio, perdeu mais chances e o Criciúma também respondeu com oportunidades feitas, num dos melhores jogos podemos dizer desta série B e ainda dando tempo do Luiz ser expulso de campo botando o Criciúma com 1 a menos no resto do jogo.
Na segunda etapa, o Paraná se aproveitou de estar com 1 a mais em campo para produzir algo a mais e teve pênalti que foi bem marcado mas foi mal anulado depois naqueles mesmos assuntos se teve interferência ou não. Só que o árbitro minutos depois consegue levar a lei da compensação e marca uma falta que foi exagerada sobre o Alemão, falta essa que veio o gol do Paraná numa baita falta batida com João Pedro e vale destacar a ótima narração do Edílson de Souza na CBN Curitiba, sem mais.
Depois da virada paranista, doses de emoção na Vila Capanema e Criciúma tentando de tudo para empatar o jogo mas no fim vitória paranista e o alívio no fim de jogo. Paraná que irá renovar com alguns jogadores, como o goleiro Richard e Guilherme Biteco pensando numa possível série A do ano que vem que está ficando na realidade a cada rodada.




JUVENTUDE 0 X 2 LONDRINA
Ê Gilmar Dal Pozzo......gritos de "adeus Gilmar" no fim de jogo, e a batata segue assando para quem já foi um dia treinador da Chapecoense(alias batata assando porque o mesmo tem cavado a sua sepultura, como botar jogador que vive preso na área para jogar de lado por exemplo?). A vitória do Londrina foi incontestável e de muita superioridade em meio ao frio+chuva no Jaconi.
Juventude que deu a bola para o Londrina desde o começo, e produziu muito pouco durante todo o jogo.
O Gol do Tubarão, após tanto insistir foi aos 31 minutos quando Ayrton cruza da esquerda, o atacante Carlos Henrique só ajeita para Germano, sozinho, na pequena área desviar para o gol vindo como elemento surpresa no lance e o placar é aberto para os comandados de Cláudio Tencati, 1 a 0.
Tirando as chances do Tinga, do Yago....o Juventude e sua pouca produção que nem as alterações demoradas resolveu o problema. Ainda viu de quebra na segunda etapa o Londrina já merecer o segundo gol, segundo gol esse que chegou com Safira dominando e batendo cruzado para dar números finais.

Argentina estreia com vitória, vence Colômbia no Pré-Mundial no Peru

Foto: Federación Peruana de Voley(Federação Peruana de Vôlei, a FPV)




Olha.....em um Pré-Mundial Feminino mais complicados dos últimos anos para as vagas ao Mundial de Vôlei por ter gente brigando por poucas vagas, a Argentina dá um pontapé daqueles bons e supera a Colômbia por 3 sets a 0. Colômbia dirigida por Rizzola(treinador brasileiro que já treinou várias equipes na Superliga de outros anos) e a Argentina enfim pode contar com a Yas Nizetich e com a Mimi Sosa, equipe completa e a vida melhora nos lados das comandadas do Guillermo Orduna.
No primeiro set, muito equilíbrio em grande parte do set até chegar na reta final em que apareceu o bloqueio sem falar na Nizetich e na aparição da Lucía Fresco para fechar bem o set e ficar no 25 a 21 para abrir 1 set a 0 no jogo(https://twitter.com/juegargentina/status/918973498072190976 a bola do primeiro set fechando ele no bloqueio)
No segundo set, a partida foi mais confortável em que apareceu a bola jogada no conjunto argentino como a Mimi Sosa, Nizetich, Rodríguez, Fresco, Lazcano e sem falar no todo sistema defensivo em aguentar rally´s longos contra as colombianas. Vantagem aberta, só segurar para fechar com 25 a 19 e abrir 2 sets a 0 no jogo.
No terceiro e último set do jogo, o mesmo replay do primeiro set. Equilíbrio até chegar a reta final de jogo em que voltou o bloqueio argentino e a Nizetich funcionar no jogo para a estreia com vitória da Las Panteras que amanhã enfrentam o Uruguai e domingo enfrentam o Peru(Peru treinado por Luizomar de Moura), amanhã deve ser jogo mais tranquilo e domingo a pauleira daquelas para a briga da vaga ao Mundial. Assim a vida da Las Panteras em Arequipa, no Peru.



ENQUANTO ISSO, NO MOMENTO DO POST....
Barueri fez 3 sets a 2 sobre o Vôlei Nestlé Osasco e deixou tudo igual na final do Paulista Feminino que está sendo resolvido no Golden Set e o Sesc Rio joga a final da Supercopa Feminina daqui a pouco.

Quilmes vence fácil Osorno e está na próxima fase da Liga Sul-Americana de Basquete

Foto: Club Quilmes(@clubquilmesmdp no twitter)



Seja como primeiro, seja como segundo......o que vale é a classificação e a vitória por 101 a 78 do Quilmes sobre o Osorno Basquetbol para fechar a primeira fase e se classificar por mais que daqui a pouco tenhamos o jogo Aguada-Pinheiros que define posições e até com Aguada perdendo pode ter a vantagem no saldo para se classificar como o melhor terceiro, algo que o Blog viveu frisando por aqui sobre todas essas vantagens.
Olha que essa facilidade Cervecera passou durante a partida inteira. O Osorno teve apenas 2 momentos que tinha aproveitando uma espécie de relaxamento para encostar no quesito vantagem, mas a equipe chilena foi inofensiva durante o jogo inteiro e até jogadores como Rodrigo Muñoz e Pablo Coro apareceram, nem tudo foi só os estrangeiros de costume apesar do Giano nem ter jogado no lado chileno e olha que já ouvi time querendo o Summers por aqui, algo que estão perdendo o clássico tempo e o dinheiro jogado bem fora.
Tirando apenas em 2 momentos que o Quilmes meio que relaxou, o restante do jogo foi todo a favor do Quilmes, mantendo uma mínima vantagem ao menos e com a artilharia toda pesada: Eric Flor, Enzo Ruiz, até Ricky Sánchez e Sansimoni tiveram papeis importantes dentro da vitória dos comandados de Javier Bianchelli para passar de fase.
35 a 19 no fim do primeiro quarto, na ida para o intervalo com direito a tremendo giro de Eric Flor contra a marcação foi o placar em 59 a 41 e no terceiro quarto a vantagem só dobrou no 83 a 53 em que o último quarto só serviu para protocolo além de tempos de quadra para o Provezano, para o Reimundo e demais opções no banco "Cervecero".
Resta falar os Cestinhas de cada lado(Maximos Puntuadores): Quilmes teve 22 pontos do Enzo Ruiz, 21 do Eric Flor, 15 do Ricky Sánchez e 10 do Sansimoni. Já o Osorno Basquetbol teve 23 pontos do Summers, 20 do Taylor, 17 do Coro e 11 do Rodrigo Muñoz.

O Blog do Igor entrevista......

Começo dessa semana e enfim algo que já estava na cabeça desse espaço com relação a algo que tem a ver com o esporte de Brasília.
O Cerrado Basquete é o assunto da vez, em que nessa semana através de uma conversa conseguimos falar com o dono do projeto.
Dimitri Rodrigues é paraense, ex jogador de basquete inclusive em equipes do Norte e Nordeste do país. Vive em Brasília a 13 anos, casado, pai de dois filhos, Pedro e Sofia, de 8 e 7 anos de idade respectivamente.  Se formou como pessoa e como profissional, pelo basquete. É funcionário da Eletrobras Eletronorte, estando atualmente como gerente da Infraestrutura de TI da empresa, assim se apresentou no começo da conversa o dono do projeto do Cerrado Basquete em que vários pontos foram tocados durante a própria conversa que pra alguns é bate-papo, entrevista....nomenclatura que você do outro lado pode definir como quiser.
Vamos a esses pontos de uma conversa que abordou coisas como o projeto e até do atual momento do basquete brasileiro, sem contar que pretende algumas coisas e que concorda com o quesito "falar menos e agir mais":




MANEIRAS QUE O PROJETO TEM E PRETENDE PARA ASSEGURAR DE FORMA PLANEJADA A DISPUTA DA LIGA OURO(ATÉ CHEGO A CITAR O CASO DO SANTOS DO AMAPÁ QUE POR FALTA DE DINHEIRO NÃO CONSEGUIU DISPUTAR ATÉ O FINAL).........

Dimitri Rodrigues: "A maneira que o Cerrado Basquete pretende disputar a Liga Ouro é através de patrocínios de empresas e parcerias. 
Já mantivemos contato com alguns patrocinadores regionais, e estamos confiantes que dará certo.
A premissa do nosso projeto sempre foi fazer as coisas dentro da sua possibilidade, isto é, só participaremos da competição se conseguirmos viabilidade financeira garantida, caso contrário, não participaremos.
Buscaremos apoio da Secretaria de Esporte do Distrito Federal para a infraestrutura local dos jogos que faremos aqui. Mas o projeto do Cerrado Basquete não se resume a Liga Ouro, que com certeza é algo que nos trás mais visibilidade no momento.
Ontem(entenda-se domingo, já que esse papo foi na Segunda-Feira) nos sagramos campeões do adulto feminino, estamos construindo nosso centro de treinamento em parceria com o clube da Aseel, onde ali trabalharemos com nossas categorias de base, já no início do ano.
Também ainda neste mês de outubro inauguraremos o nosso primeiro Núcleo de Formação Social na região administrativa de São Sebastião-DF.
onde ali já reformamos uma quadra pública e disponibilizaremos a comunidade o ensino do basquetebol."





GINÁSIOS.....
Perguntei para ele sobre o quesito ginásios, citei ginásios como Nilson Nelson, ASCEB e Setor Militar em Brasília e perguntei sobre como que eles seriam usados no projeto. O Dimitri respondeu que além de treinar no ginásio também jogará lá no Ginásio da IESPLAN que fica na 907 Sul em Brasília.(Me perguntou se eu conhecia e disse que passei por perto algumas vezes, antes de dizer que tinha visto que nele é que manda seus jogos).
Questionei ele falando da capacidade que talvez pode ser que a Liga não aceite e o dono do projeto me disse que o ginásio da IESPLAN está encaixado no que pede a Liga, ou seja  ela exige na Liga Ouro um ginásio para 600 pessoas, e lá cabem 1.200, algo que até é aproximado a capacidade do ginásio da ASCEB.




UM ASSUNTO ANTIGO CHAMADO GINÁSIO CLÁUDIO COUTINHO.....
Surgiu no momento da conversa, da coletiva sobre o verdadeiro sonho do dono do Cerrado Basquete, e o sonho dele é reforma do ginásio Cláudio Coutinho, abrirei as aspas para esse momento:
Dimitri Rodrigues: "Meu sonho é quem sabe poder, através de uma PPP, reformar o Cláudio Coutinho e ali fazer a "casa" do Cerrado Basquete"
Blog do Igor: "Alias, reforma do Cláudio Coutinho que é assunto bem antigo no esporte local"
Dimitri Rodrigues: "É assim que estou fazendo na Aseel onde teremos um contrato de 10 anos para exploração após a nossa reforma."
Blog do Igor: "Contrato esse feito visando a parte estrutural que tem alguma relação com a manutenção do projeto em anos?"
Dimitri Rodrigues: "Pois é...acho que precisa de alguém que queira realmente fazer e algumas ajudas também, mas eu creio que é possível sim, entregarmos para a população o Cláudio Coutinho, você não acha?
Com certeza, estamos construindo o projeto Cerrado Basquete para ele ser um projeto das pessoas que "fazem" e que amam o basquete de Brasília."
Blog do Igor: "Sim, o que precisa ser feito tem que ser cumprido. O último projeto até pensou em fazer isso, mas ficou só na promessa"
Dimitri Rodrigues: "Vou atrás disso....tenhas certeza, Várias pessoas do basquete de Brasília se darão as mãos neste projeto do Cerrado Basquete."




DO PROJETO DO UNICEUB/UNIVERSO BRASÍLIA ALGUÉM SERÁ APROVEITADO?
Dimitri respondeu, aspas para ele:
"Atualmente todos os meninos que estavam no Ceub estão conosco. Paulo Lourenço, Iago, Vitor Silveira e Jonny"
OBS: Paulo Lourenço que nessa semana foi digno de confusão que o clube esclareceu nas redes sociais que houve uma confusão de jogadores que o Caxias contratou para o NBB e não foi o Paulo a ser contratado, segundo eles, teve a confusão com o Pedro Mendonça(que já foi do projeto do Uniceub Brasília).



NÚCLEO DE FORMAÇÃO ATRAVÉS DE COMUNIDADES?
Foi o que o dono do Cerrado Basquete durante a entrevista o citou, aspas para o trecho que fala-se sobre isso:
Dimitri Rodrigues: "E o que mais me empolga é também fixar suas raízes nas comunidades do DF, nas cidades satélites através do nosso núcleo de formação, isto sim, será uma grande transformação."
Blog do Igor: "E essas raízes nas comunidades do DF passam por exibir jogos futuros nos lugares como futura preparação de temporada além claro da parte da base e de todo o projeto composto?"
Dimitri Rodrigues: "Certamente sim... ideia é que possamos jogar até nas cidades do entorno também, levando o basquete a estas comunidades. Já mantive um contato, por exemplo, com um representante da secretaria de esporte de Luziânia."

Até Ressaltei nessa parte o fato em que o campeonato local não é forte o suficiente para uma futura preparação e concordei com a importância disso, aspas para o Blog:
Blog do Igor: "Até para futuramente atrair equipes do nosso basquete e até de fora(falo América do Sul) é bem importante isso, acredito.
até pela falta de campeonatos pois o DF tem o campeonato local, mas não tem tanta força perante a uma preparação e a aproximação do torcedor a equipe"
Dimitri Rodrigues: "Com certeza...também acredito nisso. A intenção é que tornemos o nosso projeto sustentável e a cada ano menos dependente de patrocínio de empresas públicas. "




SÓCIO TORCEDOR, FORMAS DE ATRAIR O PÚBLICO
Dimitri foi bem claro ao informar as formas de tentar atrair o torcedor para o projeto. Veja as aspas do Blog e as aspas dele sobre essa parte:

Dimitri Rodrigues: "Teremos algumas iniciativas neste sentido como escolinhas de basquete, organização de torneios e treinamentos específicos, a exploração da marca "Cerrado" em roupas esportivas, projeto do Sócio Torcedor, etc..."
Blog do Igor: "Só lembrando que o projeto Sócio Torcedor no país andou dando certo em Franca que é conhecida como a Capital do Basquete e tem tradição na modalidade."(Confesso que esqueci de mostrar os lados que não vingaram como Limeira e Sorocaba por exemplo)
Dimitri Rodrigues: "E para alcançarmos esta sustentabilidade, temos que ir onde as pessoas estejam, nas comunidades, nas regiões administrativas, no entorno, etc...as pessoas tem que identificar o projeto como seu, como um legítimo representante de Brasília e da região...isso é o que buscamos"
Blog do Igor: "E com preços compatíveis seja no ingresso, no quesito sócio torcedor para que o torcedor se atraia pelo o projeto"
Dimitri Rodrigues: "Não só o preço do ingresso, mas locais diferenciados no ginásio, com mesas de salgados e sucos, etc...algo que realmente faça valer a pena e não só colocar a pessoa para pagar...Tudo isso parece um sonho?"
Blog do Igor: "Sim, parece, ainda mais numa cidade como Brasília que sabemos como as coisas são bem difíceis. Não é tão simples nem de arranjar um patrocínio, o que dirá o resto, mas é passo a ser dado e cumprindo eles com mais atitude do que falatório e claro algo que muitos cobram é a transparência no que é feito.....e isso não subir a cabeça quando o projeto tiver bem consolidado disputando um NBB e brigando por competições FIBA como Liga das Américas e Sul-Americana."
Dimitri Rodrigues: "Você falou tudo...menos falatório e mais ação. Tenho me dedicado a isso e por enquanto tenho fé e força para ir atrás disso tudo o que escrevi a você.
Outra coisa...eu me formei pelo basquete, o basquete me moldou como cidadão, como homem e me oportunizou estudo. Hoje me dedico a retribuir tudo o que um dia eu tive."




A IMPRENSA E SEU PAPEL....
Nesse momento da fala, da conversa. Pude questionar algo que ocorria até no outro projeto, ou seja, que a imprensa principalmente local não era baseado apenas em 30 segundos de reportagem no principal programa esportivo que dá a meu ver menos atenção. Veja a resposta:

Blog do Igor:"...e também saber que a imprensa ainda mais local, não se resume apenas a 30 segundos de aparição no Globo Esporte Local e isso ser achado como o suficiente."
Dimitri Rodrigues: "Sei da importância de cada mídia e cada atenção que damos a quem se interessa em conhecer um pouco mais do nosso projeto, por isso estou te escrevendo tudo isso.
É claro que a grande mídia é importante, mas a solidez não vem daí.
Eu procuro atender todo mundo da melhor maneira possível, responder os comentários, mensagens, etc...nossa força virá daí.
A pouco mais de 1 ano atrás estávamos treinando na quadra de cimento no parque da cidade, hoje já estamos em um patamar muito superior, já conquistamos muita coisa, principalmente o respeito da comunidade esportiva do basquete."

Outra do Dimitri nesse meio foi essa frase: "estes sabem distinguir facilmente cada pessoa, cada projeto...não é o que você fala nas câmeras que vale e sim o que você é, qual a consistência do projeto, etc."


REPRESENTATIVIDADE DE EQUIPES E SE TEVE ALGO DE ERRADO NO PROJETO ANTERIOR.....
Além do comentário que pude fazer para ele esperando que tenhamos equipes de Brasília e que quanto mais melhor, pude perguntar sobre se na maneira dele de pensar sobre o que teve de errado no projeto anterior. Sempre lembrando que o projeto do Cerrado Basquete não é continuação do outro projeto, é outro projeto.
Aspas para os dois lados:
Blog do Igor:"Também quero a volta das equipes representando o basquete de Brasília e quanto mais equipes melhor para a nossa cidade."
Dimitri Rodrigues: "Nós sempre trabalhamos em poder ter uma outra equipe do DF no NBB, infelizmente ocorreu este problema com o time de Brasília, mas entendo que Brasília tem espaço para duas equipes no NBB."
Sinceramente eu não tenho dados para fazer qualquer tipo de julgamento do projeto anterior, entendo que tiveram grandes virtudes, colocaram Brasília no cenário nacional e internacional do Basquete.
mas não acompanhei os detalhes para tentar identificar os erros. Acho que o nosso projeto vem materializando algumas demandas da comunidade do basquete local."





DEMANDAS LOCAIS....
Perguntado sobre isso, Dimitri respondeu e além dos questionamentos a serem feitos aqui:
Dimitri Rodrigues: "Acho que as principais é um espaço para os atletas da cidade, que o menino que saia da base e seja um talento saiba que terá oportunidade em um time da sua cidade e que esteja na elite do basquetebol nacional; a outra é uma relação maior com a comunidade."
Blog do Igor: "Sim, só que sem queimar etapas...."
Dimitri Rodrigues: "Não entendo o que queres dizer "sem queimar etapas"...
Isso são premissas do nosso projeto, e que identificamos ser uma demanda da comunidade do basquetebol de Brasília , Não consegui compreender sua colocação..."
Blog do Igor: "Explico: O Investimento na base e nessas demandas precisa ser feito, e sem precipitações para lá na frente não ser essa consequência de um passo mal dado lá atrás.
é o garoto e a garota ser bem lapidado, saber o momento que ele pode fazer por merecer a chance, essas coisas. Coisas essas que viram discussão em outros esportes e no basquete não é diferente."
Dimitri Rodrigues: "Com certeza, mas hoje já temos alguns excelentes trabalhos na cidade.
você conhece o trabalho do Ricardo na Lance Livre?É um grande formador, já descobriu e lapidou vários talentos. Semana passada foram campeões dos jogos escolares brasileiro. estas pessoas também estarão atuando no projeto do Cerrado Basquete"




BASQUETE FEMININO.....
Cerrado Basquete que não é só a tentativa de disputar a Liga Ouro, não é só esse lado de projetos que atendem demandas locais, algo que beirava a reclamação do outro projeto. Perguntei sobre o Basquete Feminino, se o sonho é disputar a futura Liga Feminina de Basquete(algo que pra quem não sabe mais recente a uns aninhos atrás o Vizinhança jogando a competição).
Aspas para ele nessa parte....

Blog do Igor: "Sobre o basquete feminino, o sonho do futuro projeto é disputar a Liga Feminina Nacional?"
Dimitri Rodrigues: "No basquete feminino, nosso sonho mais palpável é trabalhar na base, que hoje considero ser bem deficitária. Quem sabe daqui a dois ou três anos jogar uma liga nacional também."





A FASE ATUAL DO BASQUETE NO BRASIL.....
Não podia deixar de tocar no famoso assunto, em que vimos gente se esquivando dele. A fase atual em meio a LNB, a CBB e a demais....também foi assunto na conversa:
Blog do Igor: "Como você essa nova fase do basquete brasileiro de forma geral? Fase essa que está tendo as mudanças na CBB, que a LNB está tentando algo....coisas a arrumar? Tá tudo bem no nosso basquete? Pergunto isso, porque acredite, existem pessoas que acha que está tudo a mil maravilhas......e que tudo está crescendo."
Dimitri Rodrigues: "Nada bem, né ? kkkk Equipes fora do mundial....
Sinceramente, eu não vejo crescimento, Vejo sim um momento muito difícil para o basquete no Brasil. Junte-se a isso esta crise do nosso país.
Como posso achar que as coisas estão melhorando se o time de Brasília, grande campeão do NBB, nem conseguiu participar da competição, como posso achar que está melhorando se nossas equipes masculina e feminina fizeram aquele vexame...
Vou te falar uma coisa aqui bem particular e que demonstra como estamos perdidos...pois entendo que é nas pequenas coisas que se fazem as grades...a pouco mais de 1 mês soube que estavam abertas as inscrições para o bolsa atleta no ministério dos esportes. Uma bolsa de 920 reais, fiquei feliz, pensei..poxa agora vou falar para todos os nossos atletas para se inscreverem, até porque disputamos a Supercopa Brasil este ano e jogaremos uma competição nacional no próximo ano. Para minha surpresa, não estava disponível para os nossos atletas. Só tinha uma opção. Quem jogou o último NBB.
Daí procurei no site e encontrei que estava sendo contemplado atualmente e fiquei bobo.
Guilherme Giovannoni, Alex, Marcelinho, Rafael Hettsheimeir (que nem mais estava atuando no Brasil), e outros....
E daí eu te pergunto...é justo? Uma bolsa de 920,00 reais para os nossos atletas fariam uma enorme diferença"
Blog do Igor: "É, uma bolsa de 920 reais, atualmente está como se fosse salário mínimo em que a pessoa não tem conseguido nem fazer compras direito para se sustentar. Sim, nem adianta comparar a situação deles que estão com a vida praticamente ganha de quem ainda está galgando algo.
Só não se pode nivelar por baixo nesse quesito de bolsa, não achar que só a bolsa irá resolver tudo....como se fosse algo assistencialista"
Dimitri Rodrigues: "E é assistencialista pra eles?
Que se faça assistência ao atleta que precisa para ele poder ter um mínimo para se desenvolver, com tempo delimitado e acompanhamento
com tempo determinado e acompanhamento de resultados."
Blog do Igor: "Explico: Vejo que no começo, tem que ter sim esse dinheiro dado através de bolsas, assistência que é importante mas depois com o passar do tempo e até dependendo do andamento de carreira, a pessoa chegará ao ponto de não depender mais disso. Acho que concordamos nisso."
Dimitri Rodrigues: "Com certeza...e até que seja feito uma avaliação de rendimento, não conseguiu acompanhar, concede a bolsa pra outro.
mas isso é só um pequeno item...mais uma barreira que temos que superar."(Nessa parte concordamos na hora)
Dimitri Rodrigues: "Igor, os amantes do basquete tem uma grande luta pela frente, que é de tentar reerguer o nosso esporte.
Vi com bons olhos a troca de comando da CBB, mas só isso não é suficiente, precisamos de mais, não basta trocar, esta mudança tem que trazer resultados melhores, mais palpáveis.
Talvez abrir um diálogo maior com quem está tentando construir algo, etc."





E O BLOG DEIXA CLARO....
Ficará de olho em tudo, enquanto esse espaço existir! Até deixei claro para ele a clássica postura deste que vos fala com relação, após a autorização do próprio para divulgação das aspas abertas durante toda essa conversa/entrevista..... se colocou a disposição de todos na despedida do assunto, pois ele tinha que sair:
Blog do Igor: "....E no que puder, também a disposição elogiando, criticando, sugerindo sempre no que for necessário, algo que vem sendo a minha política aderida e sem médias pra nada."
Dimitri Rodrigues: "Conto com as suas críticas, que tenho certeza contribuirão na nossa melhoria, pois acredito que só assim crescemos.
Vou aqui seguindo nesta luta, sonhando, suando, imaginando, colocando em pratica, revendo, readequando caminhos, etc...
Fique com Deus."







Agora é aguardar os próximos fatos, acontecimentos e ficar de olho no que tiver certo, errado. Manter a mesma postura que pude ter no outro projeto, e é algo que outros deveriam fazer pois a melhor forma de querer o melhor para o esporte é agindo assim e sem puxação de saco. O que tiver certo, o que tiver errado, ainda estamos num país democrático para falar, elogiar, criticar, sugerir o que for necessário. E todos estão sempre abertos para conversações assim, para entrevistas assim.

Quilmes vence Aguada na Liga Sul-Americana e temos vagas em aberto

Contas? Elas existem, embora tudo pode indicar que um terceiro colocado após a sexta-feira de rodada no ginásio do Aguada no quesito melhor terceiro venha de Montevidéu devido ao Osorno Basquetbol.
A situação é mais ou menos a que o Pick And Roll Argentino definiu nesse tweet: https://twitter.com/Pickandrollweb/status/918666366286213121 e certamente devemos ter o Quilmes vencendo o Osorno Basquetbol por uma certa diferença significativa e a brincadeira toda sobra para Aguada x Pinheiros, por mais que acho complicado o Pinheiros perder a vaga que está lá, as contas existem e o tríplice empate também pode acontecer(O Aguada tem que vencer por mais de 10 pontos para passar direto)
"Mientras tanto", ou seja, enquanto isso.....vitória de quem dominou o jogo praticamente o tempo todo, quem controlou o tempo todo em meio do 85 a 74 do Quilmes que levou o Aguada no famoso bolso.
Primeiro quarto de jogo e já uma abertura de 13 a 2 com um Aguada bem frio e um Quilmes bem com Eric Flor, Basualdo, Enzo Ruiz e sem contar em Nico Ferreyra que apareceria no jogo para um 24 a 10 só no primeiro quarto de jogo. Algo que os comandados de Javier Bianchelli administraram em demasia no segundo quarto por mais que o Aguada estava completamente perdido em quadra além do lado errático e ainda tinha que ver gente reclamar da arbitragem em jogo que a equipe uruguaia não foi a quem sobre um Quilmes que voava abaixo no jogo onde nem a rotação fazia cair nada. 45 a 26 e com direito a Nico Ferreyra e a Emiliano Basabe(que ainda servirá demais para a temporada "Cervecera") no destaque para o Quilmes.
Na segunda etapa, ou seja, na volta de intervalo tivemos enfim a reação Aguatera que botou o torcedor um pouco mais no jogo. Alias falando em torcida, não é que no meio do jogo teve confusão entre as duas torcidas segundo vi no Doble Y Falta(um dos sites uruguaios de basquete), pois é. Voltando ao jogo, a recuperação Aguatera que tirou vantagem surgiu graças a Kyle Lamonte que está como nos velhos tempos jogando aquele basquete de sempre e pontuando bastante, surgiu com um Jeremis Smith que estava querendo jogo e trombando até com os pivôs adversários a ponto de enquanto ele estava em quadra, assim funcionava.
Mas parou por aí, Eric Flor voltou a ser o intratável da temporada anterior e na sua overdose de bolas de 3 fez a vantagem ficar confortável e ainda para piorar no último quarto surge a perda pela quinta falta de Jeremis Smith e de Curtis também, nisso o Quilmes liquidou o marcador e venceu o jogo.
E haja vagas em aberto, onde vamos saber bem disso nesta sexta-feira. Me arrisco a dizer que será surpreendente se o Pinheiros no fim perder a vaga e ficar na terceira colocação que conseguiria a vaga como melhor terceiro a não ser que alguma epopéia de placares possa acontecer e que tire a possibilidade deste grupo ter o melhor terceiro colocado classificado a próxima fase.
E o Izuibejeres? Até estava na relação do Aguada, mas não é que ele também se lesionou e não foi jogar? Vai emprestar quem agora? Não dá mais tempo, terá que ir do jeito que está ao menos nessa fase.
Cestinhas/ Maximos Puntuadores: Quilmes teve 19 pontos do Nico Ferreyra, 18 pontos do Eric Flor, 16 do Ivan Basualdo e 10 do Enzo Ruiz. Já no Aguada tivemos 26 pontos do Kyle Lamonte, 20 do Démian Álvarez e 18 do Jeremis Smith.

No Super 20 da LNB Argentina, Quimsa se recupera e vence Salta Basket

Foto: Salta Basket




Defesa, ofensividade acima de tudo e recuperação no Super 20 da LNB Argentina em jogo que não tinha vencido na temporada o adversário da noite. É do claro 78 a 59 do Quimsa no seu ginásio Ciudad sobre o Salta Basket que o Blog fala na postagem.
Jogo equilibrado no começo, em que no primeiro quarto se desenhou desta forma e com um grande momento para Davis e Juan Brussino, o Quimsa conseguiu fechar na frente por 18 a 13 sobre a equipe de Salta.
No segundo quarto, o equilíbrio continuava com Quimsa na frente e com Salta Basket sempre correndo atrás no marcador. Eis que apareceu Novar Gadson e Marcus Melvin a ajudar o Quimsa a abrir uma frente de ao menos 10 pontos ajudado com a defesa, algo que Nicolás De Los Santos e Schattmann destacaram demais no pós-jogo quando foram entrevistados na Rádio Panorama de Santiago Del Estero. Nisso, 38 a 28 e os comandados de Fábio Demti na frente na ida ao intervalo.
Terceiro quarto de jogo e o Quimsa além de muita defesa, consiste a superioridade do jogo em que o Salta em nenhum momento mostrou que poderia recuperar a vantagem que chegou a estar de 19 pontos no máximo. Até que chega o último quarto, e o Quimsa só termina de liquidar o trabalho feito durante a partida inteira e com a ajuda de Sebastián Vega metendo suas bolinhas de 3 para uma vitória tranquila e com boa atuação da equipe sobre um adversário que não tinham vencido na temporada e até chegaram a perder no duelo em Salta.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Quimsa(La Fusión) teve 16 pontos do Gadson, 16 do Vega, 14 pontos do Smith e 10 de Juan Brussino. Já o Salta teve 14 pontos do Harris e mais nada, o resto só pontuação menos de 10 pontos.




O QUE HOUVE NESSES DIAS?
Você estranhou que não teve publicação do basquete argentino, até teve placares colocados em outras postagens.
Nessa semana tivemos assim, ainda mais na terça e na quarta: Hispano 95 x 91 Boca Jrs, Olímpico 75 x 76 Salta Basket, Weber Bahía 101 x 89 Peñarol, Estudiantes de Concordia 80 x 75 San Martín de Corrientes e Comunicaciones 75 x 83 La Unión de Formosa.
E nesta sexta, 4 jogos pela LNB Argentina no seu Super 20 e uma delas envolvendo adversário do Vitória no seu último jogo antes da viagem a Salvador(quando o jogo não tem TV por lá, tem Streaming que dá pra ver até pela conta Tyc Sports Play no Youtube na hora do jogo): Instituto x Olímpico, Obras x San Lorenzo, Estudiantes de Concordia x La Unión e Argentino de Junín x Peñarol.