domingo, 21 de outubro de 2012

Série A 2012 neste domingo

ATLÉTICO MG 3 X 2 FLUMINENSE
Vamos falar das verdades deste jogo,aonde teve de tudo e a vantagem de 6 pontos só faz o campeonato não ter fim por enquanto...embora ainda acho que o Flu só perde essa taça se quiser e aí cairia o mundo nas Laranjeiras e até sobrava pro Abel justamente.
A Primeira delas,não é porque o Galão da Massa venceu é que tem que se esquecer o quanto o time foi operado e ainda mais em lance no qual não se houve absolutamente nada na cobrança perfeita do Ronaldinho Gaúcho que resultou em gol atleticano quando estava 0 a 0 e pior é ainda ver gente falando em...ahhh não tem isso,não tem aquilo e erra pra todo mundo e blá blá blá...o Fluminense não precisa disso,só que sinceramente e isso tenho seguidores do blog e até no meu perfil pessoal de twitter que são tricolores e não sei fazer média com nada e com ninguém...vocês não precisam disso,a qualidade do time de vocês embora a defesa do Fluminense é HORROROSA e isso até o tricolor tem calafrios e sabe disso e tem o Diego Cavalieri é um dos melhores jogadores do campeonato.É indiscutível a campanha tricolor,só que tá horroroso,tá ridículo,tá feio o negócio do Fluminense em quase todo o jogo ter um lance aonde a arbitragem escolheu para quem foi favorecer,só não tá pior que títulos de SP e Corinthians aonde a arbitragem deu aquela mãozinha e isso é fato.Campanha indiscutível,qualidade também,mas esta da arbitragem favorecer o Fluminense em todo o jogo...parecendo ou até sendo(não duvido de mais nada no futebol e no esporte e na vida)favorecimento daqueles,é ridículo o quanto este campeonato está sendo manchado e por algo que não se precisa fazer.E queira ou não,um título de um time aonde a qualidade é indiscutível mesmo com a zaga horrível...ver a arbitragem favorecendo...mancha por mais que você negue isso.
E Pior é que sabemos que deparamos embora temos que infelizmente respeitar já que estamos numa democracia com jornalista fazendo média e até falando besteira pra todos dizendo o que quiser e no mais puro oportunismo sobre coisas aonde NÃO SE PODE duvidar dentro do futebol...isso é feio pra todos e o Fluminense não tá precisando de ser campeão desta forma e ainda querendo levantar polêmica daqueles que pensam o contrário como Fellyps Cardosos,Ricas Perrones e outros da vida por exemplo.
Ah e uma outra que achei absurdo já continuando o assunto além do impedimento do Nem no primeiro tempo(aliás o Wellington Nem tá muito cai cai,nem no Figueira ele era assim,to percebendo isso),gente não tendo o que twittar ou que escrever e dizendo que ironicamente que o time comprou as traves....AHHH NÃO TEM O QUE ESCREVER,FICA QUIETO VAI,aí é drama que o torcedor do Flu não precisa se sujeitar a fazer,mesmo que isso seja uma brincadeirinha ou ironia,pelo amor de deus,não exageremos viu?
Segunda coisa,como o Ronaldinho Gaúcho hoje me fez lembrar a época de Milan e até de Barcelona hein,chamando a responsabilidade todo o tempo e jogando uma bola que faz muito tempo que eu não via e ele foi importante pra vitória atleticana.
Terceira coisa,todos viram o domínio amplo do Atlético em cima do Fluminense com direito a 3 bolas na trave,umas muitas defesas do Diego Cavalieri e o Abel dando sua ajudinha pra perder o jogo nas alterações e na forma que o time foi jogar.Aliás jogo de hoje que me fez lembrar com as devidas proporções Atlético MG 3 x 2 Botafogo viu?
E Quarta coisa,uma outra verdade que não se pode esquecer: A Muito tempo que se vê o time do Cuca perdendo gol atrás do outro e em jogo aonde a incompetência prevaleceu...foi assim que aconteceu!
E quando tudo estava 2 a 1 após conseguir a virada após se ver o Jô perdendo gols e mais gols...parecia que viria muito mais e aí de repente veio o Fred que é um dos outros jogadores que fazem o Fluzão ir para o caminho certo e empatar o jogo,aí veio o dilema e mais sofrimento,time buscando o resultado contra o outro que estava segurando ele e a cabeçada salvadora do Leonardo Silva no toque de cabeça fulminante no final e decretando a vitória neste jogão de bola aonde tivemos absolutamente de tudo.
Igor e a jogada aonde o Pierre devia que ser expulso?Esta eu não vi,então pra não falar besteira,me abstenho!Vitória de quem foi melhor no jogo inteiro.
Só que 6 pontos,é muito ponto ainda e o Atlético tem Cuca...o maior amarelão nesta face da terra numa hora de decisão,é o primeiro a ficar com medo.
E só uma também,o Fred chamando o Cuca de Fanfarrão,mas o mundo dá voltas...sabe quem foi treinado pelo o Fanfarrão que ele o ofendeu hoje quando escapou na época da série B naquela impressionante jogo do Couto Pereira?O Próprio Fred,ou seja pura HIPOCRISIA.
E que absurdo ter um relato que ouvi do Héverton Guimarães na Esportes FM BH falando que tinha PM dando borrachada em torcedor e querendo tomar o nariz de palhaço censurando o protesto pacífico do torcedor hein?UMA PALHAÇADA COMPLETA,ATÉ QUANDO ISSO HEIN!REPUDIO A CENSURA!
E só mais uma....enquanto nada for feito pra valer,teremos todo ano aonde se escolhe a dedo quem será campeão e aí manchando todo um espetáculo.
Mas também,para o lado tricolor,não é pra se desesperar,tem que fazer a sua parte e daqui a algumas rodadas confirmar o título e a foto que peguei do Mosaico feito pela a torcida atleticana com as siglas da CBF de cabeça pra baixo(teve rival sacaneando dizendo que não sabem fazer mosaico)só pra falar da bagunça da CBF que até se mereceu de cabeça pra baixo as siglas e entendi muito.A foto que peguei foi do Leo Gomide e a outra aonde tem uma placa que é O Apito é Tricolor Carioca,peguei no blog do Evaldo José da CBN.









NÁUTICO 0 X 0 PORTUGUESA
Horário de verão matando todo mundo nos Aflitos,porque lá o jogo começou as 3 da tarde,embora essa mudança de horário quando tem horário de verão sempre muda mas de forma demorada,logo logo rodadas as 5 e 7 e 30 da noite no horário de Brasília.
Um 0 a 0 que não agradou ninguém,nem a Lusa que quis jogar pra empate,só que tinha o Diego Viana e lembro desta chance na qual poderia ter saído o gol da vitória da Lusa nos Aflitos.
De resto,vi o Dida fechando o gol em oportunidades do Kieza,Martinez e Souza que só demonstraram que o Náutico foi atrás do gol o tempo todo e a Lusa se defendendo contra o Timbu.
Na volta do Intervalo,tivemos quase a mesma coisa que a primeira etapa e vamos combinar que o Dida acabou com os problemas no gol da Portuguesa e poucos gols são tomados desde a chegada dele no gol lusitano,hoje ele fechou o gol nos Aflitos e o Náutico perdeu gol atrás do outro embora teve Diego Viana e sua chance do jogo no contrataque da Lusa e o Moisés perdendo gol,um 0 a 0 que sinceramente não agradou nada.
De resto foi isso nos Aflitos,um 0 a 0 e mais nada.







FLAMENGO 1 X 0 SP
A foto é do Fim de Jogo(um dos blogs/sites que fazem parte dos favoritos aqui do blog e gosto bastante)da Cris Dissat aonde enquanto teve cidades aonde o frio reiterava,o Rio tinha um calor de 3 da tarde no horário de verão com 40 graus na cabeça e o rubro negro nem quis saber do calor e foi lá apoiar e ver a vitória sofrida do Flamengo enquanto o SP só se pagou mico.
Primeiro mico,Luis Fabiano ter perdido um pênalti que o Felipe defendeu,e estão falando que ele é ruim de pênalti sendo que o Rogério Ceni também já perdeu pênalti por exemplo também.
Segundo e último mico tricolor no Engenhão,o time conseguiu tomar sufoco do Flamengo,aonde aparentemente tem time fraquíssimo e ainda se viu o Ney Franco ser covarde e recuar o time(por mais que o Luis Fabiano esteja lesionado tinha o William José no banco que só depois foi colocado),aí como querem que ganhem um jogo no Rio hein?
Estavam falando que o jogo foi agitado,só que não foi nada disso,achei uma partida muito fraca e se brincasse logo daria sono também,o Flamengo não jogou tudo isso só o suficiente pra vencer e mais nada.
O SP além do Pênalti foi melhor na primeira etapa mesmo com o sumiço do Lucas e teve mais 2 defesas em cima do Felipe,embora o Rogério Ceni também fechou o gol de outro lado.
Aí veio a segunda etapa,o SP consegue recuar seu time graças a seu treinador que foi tirar Luis Fabiano e botar lateral e depois teve que consertar a besteira que fez pra não falar um palavrão aqui.
E enquanto isso,o mengão deu sufoco no tricolor e melhorou no jogo com direito a lance que o zagueiro cortou em cima da linha e não sei se a bola entrou,fiquei em dúvida.
Aliás também fiquei em dúvida no lance do pênalti perdido pelo o Luis Fabiano,não sabia que qualquer encostadinha era pênalti também.
Aí de tanto insistir num jogo que foi tomado conta pelo o Flamengo na segunda etapa,teve o gol do González que foi o gol salvador e tudo isso numa bela bola parada batida pelo o Adryan que sempre entra no fogo no time rubro negro e até um lance que lembrou Marcos Assunção com as DEVIDAS E INTEIRAMENTE PROPORÇÕES,até boto em CAPS Lock o destaque porque o Flamenguista você sabe como é ele em sua maioria....mal vence que começa a comparar um com o outro e aí já viu.
Teve 5 minutos de acréscimo mas o SP não teve força e perdeu um jogo daqueles e o Flamengo abre 10 pontos para o povo lá embaixo da tabela,parece que ficará na série A pra tristeza dos rivais.
Vitória no sufoco e um jogo que não gostei.







PONTE PRETA 1 X 0 SANTOS
E Olha que ouvi rádios pra caramba neste jogo além das imagens da TV hein,e ouvindo as rádios de Campinas...foi mais um título que a Ponte Preta venceu este ano,e olha que fazia a muito tempo embora o placar foi magro demais que o time pontepretano conseguiu uma vitória e jogando muito bem até lembrando os tempos quando o Kleina treinava o time.
Já de outro lado,nunca vi um time tão desinteressado,jogadores se omitindo,a câmera só indo no Neymar,Arouca jogando como nunca se viu igual com a camiseta do Peixe e a zaga doida pra ter 1 expulso tomando calor do menino Luan(aliás galera,calma com ele...não é porque ele jogou 2 bem que ele pode virar o cara,lembra até a situação do Bruno Mendes aonde tá indo a valorização e pode dar certo como pode virar um Vitor Júnior aonde se botou fé no jogador e depois viu a porcaria que eram,além de outros casos que podia ficar até amanhã citando).
E se não é o Rafael e suas pelo menos 4 defesas em todo o jogo embora não evitou o gol do Luan para a Ponte Preta....até goleada teríamos dentro do Majestoso.
E o jogo foi numa toada só,até ficava com medo do Santos empatar e o placar ser injusto pela a forma que estava se desenhando o jogo,até pênalti no Luan mesmo na segunda etapa claríssimo não marcaram.
E o Santos mesmo sem vontade,sem alma,nem aí com o jogo,estava só a 1 bola de um empate que não seria justo pra nada.
A Ponte jogou muita bola,jogou muita bola mesmo,aquela que me fez lembrar outros jogos em casa aonde ou se esbarrou na arbitragem ou na competência do adversário.
Posso falar mais o que de um jogo aonde foi uma toada só hein?A Ponte e seu 1 a 0 foi pouco,pouquíssimo mesmo!
Agora vamos repudiar mais uma vez,mais um tipo de protesto Pacífico no nosso país que é censurado,agora foi o torcedor da Ponte ser proibido de protestar com nariz de palhaço contra a arbitragem...isso aconteceu em Campinas e a PM ao invés de se preocupar com a violência,quer se preocupar e censurar e pior que isso é capaz de continuar até que um dia ninguém vai mais para o Estádio...e nem adianta Dilma tomar providências ou outros tomarem,porque ainda temos filhos da ditadura neste país e que não vê a hora de pegar o poder e fazer o que quer,tá aí?Daqui a pouco teremos outros lugares e outros esportes com públicos de futebol e o futebol vazio,porque não se pode protestar,xingar e fazer mais nada que antes era tudo feito....muita frescura e o torcedor ultimamente tem estado censurado do estádio.
Até começo a ficar com medo de ir pra um estádio e não poder fazer áudio e nem nada,do jeito que as PM´S e todos estão com frescura...acham que um gravador ou rádio é forma de protesto também e aí vão querer censurar,melhor não dar ideia né seu Igor?
Até quando vamos ver tanta frescura,hipocrisia no esporte hein?ATÉ QUANDO?E nem protestar pode fazer,estamos em Cuba?China?Venezuela?Pra alguns,parece que sim e no futebol tá se transformando isso,aliás já transformou.E repudio que nem fiz em cima com o protesto atleticano que contei o relato.





ATLÉTICO GO 0 X 1 SPORT
Um jogo que não foi tudo isso,sabe quando tem um time desesperado e irá cair pra série B contra outro que está indo atrás do resultado só pra se safar desta?Quem odiou o resultado foi o Palmeiras que queria um empate neste jogo.
Jogo que não foi tudo isso,um jogo péssimo e até parecendo post de série B aonde a gente escreve em poucas linhas o que foi a partida,uma partida aonde se explica como andou o Serra Dourada hoje,muito vazio.
Aliás o Saulo que estava ali no lugar do Magrão,ele sim foi o destaque do jogo aonde poucos se salvaram lá e até me pergunto: Aonde estavam aqueles que começaram a escrever que o jogo seria aqui em Brasília?Sim,vi gafes deste tipo acontecendo hein!
Saulo pegou um pênalti aonde tivemos uma cópia da cobrança de pênalti perdido do Luis Fabiano,o Patric foi quem chutou mal,aliás esta bolinha que o Dragão tá jogando...nem reverte na sul Americana contra a U.Católica.
Na segunda etapa,até que as coisas tentaram melhorar ali...e o gol do ex SP Hugo,depois de jogada começada por Gilsinho e Felipe Azevedo(esse o torcedor do Vozão sente falta)levanta na cabeça do ex SP e Grêmio Hugo pra fazer o gol da vitória,depois disso o time do Sport se defendeu como pode e ainda contou com Saulo defendendo uma cobrança de falta de forma espetacular,Saulo em estilo Magrão e garantindo a vitória para o rubro negro pernambucano em cima do Dragão que....já está na série B 2013,mas o futebol goiano terá o Goiás ano que vem.
Só uma perguntinha: Este Alexandre Oliveira,é um que na época de Botafogo não jogava nada?É ele mesmo?Ou é algum outro?Quem puder me responder,agradeceria.

Caxias 3 x 0 Brasiliense: É a série C no blog!

Depois de hoje,te digo que o Brasiliense tá merecendo cair pra série D e por todos os erros cometidos,pilantragens que ocorrem no clube e muito mais,o que foi a zaga da equipe além do goleiro que por mim falhou no primeiro gol do Caxias e sem contar na expulsão do Ruy Cabeção,esse lixo de jogador que podia estar exercendo outra profissão,mas não pisar num gramado de futebol e ainda tem gente que bota fé no futebol desse cara,NÃO DÁ,chega!
Sem contar o cansaço que este time tem,quando chega 15 minutos do segundo tempo com direito a jogadores botando a língua pra fora,esta é a zona do Brasiliense que faz o estádio ficar vazio seja chuva ou seja sol.
Já do lado do Caxias,um baita futebol,uma baita recuperação pra quem se reclamava do Pícoli,do futebol da equipe e até da diretoria e um 3 a 0 que pode até omitir certas reclamações antigas,mas o lado grená de Caxias está a 1 empate da próxima fase e com a chance de Chapecoense e Caxias pegarem as últimas vagas do grupo.
Na primeira etapa,o Caxias atacou,foi melhor no jogo e o Brasiliense só apenas teve 2 contrataques pra assustar o time do Caxias e olha que o jogo não estava tão ruim para o Jacaré e tava até mais ou menos para o Caxias e se segura as vaias rolariam no Centenário sem dúvida alguma.
Aí vem um tiro de meta,jogada começando desta forma e surge a bola no Cléberson que chuta de fora da área e o Guto aceitou feio para mim e 1 a 0 pra festa grená no Centenário que estava com um baita público.
A segunda etapa surge,teve a chance de falta do Andrade aonde o Juninho defendeu sem dar rebote e o Lino foi fazer o segundo gol do time Caxiense aproveitando a zaga todinha parada.
E na bola parada,veio o terceiro gol do Caxias numa baita bola parada do Diniz que voltou a jogar futebol no time do Caxias e levantar para o Micael fazer e a zaga do Jacaré parada,só faltando servir um Di Paolo para o jogador(Di Paolo,é um nome de um restaurante lá de Caxias).
De resto era só cozinhar e o empate favorecer o Caxias na última rodada para a classificação que até por um instante não parecia que aconteceria.
Já o Brasiliense ainda tem que ir empatar no próximo sábado contra o Vila Nova que busca classificação ainda,ou seja pauleira dupla e não duvido que se caia pra D do Brasileiro.





Na D tivemos o título do Sampaio Corrêa batendo o Crac por 2 a 0.



Outros jogos tivemos:
Treze 4 x 0 Águia de Marabá
Cuiabá 2 x 1 Guarany de Sobral
Fortaleza 1 x 0 Icasa
Paysandu 4 x 0 Salgueiro

Observações,Opiniões e tudo mais neste FDS

Fazia um tempo que não fazia uma postagem bem ampla falando das coisas do esporte num final de semana,mas desta vez é merecido e está cabendo já que a sexta tirei como folga de postagens!Vamos nessa!




-Já começo preparando,calibrando e disparando....fiquei sabendo que esta semana teve o fato do Haroldo de Souza lá em Porto Alegre mudando de rádio e sendo contratado pela a Rádio Grenal que é um baita projeto de futebol 24 horas por dia e ainda mais falando da dupla grenal.Só digo que enquanto tiver programas e narrações dele por lá,a rádio perde minha audiência....não aguento demagogia e caras misturando a política,além de falar asneira e narrar nada soando no meu ouvido,a rádio pode ganhar audiência maior porque pra muitos ele é respeitado no Rio Grande,só que a minha...só vou ouvir jornadas e programas que não tenham ele no meio.Até pensei em tirar o APP do celular,mas aí também pegaria pesado e eu que achava que me livraria dele hein!Respeito quem gosta deste locutor,mas aqui é uma opinião minha.
-Falando do Vôlei,na sexta tivemos a final do Mundial de Clubes que até a BANDSPORTS transmitiu e até se viu os locutores lá principalmente o Oliveira Andrade falando o patrocinador do time,por exemplo ele falava Sada Cruzeiro por exemplo.Tivemos a Sollys Osasco ganhando no feminino o Mundial de Clubes,mais um título para Luiziomar de Moura e no masculino o Trentino da Itália sendo campeão em cima do time da Sada Cruzeiro que daria a impressão até nos outros jogos de que levaria um caneco inédito pra Minas.
-Vi até a série B na folga,escolhi 2 jogos..nos quais vi um aonde o América de Natal conseguiu tomar goleada do Ipatinga e jogando nada,foi 4 a 0 o jogo para o Tigre do Vale do Aço.Na outra partida que resolvi escolher....a apatia avaiana com este time foi tremenda e não é a toa que a Ressacada fica vazia,desde o primeiro tempo com direito a vareio de bola do Goiás e no final um 4 a 1 sonoros do Goiás em cima do Avaí que pagou um mico daqueles em casa.Todos sabiam que o time do Avaí é um time muito fraco e que seu torcedor não demonstra confiança,só que é nítido e impressionante como o Argel chega nos clubes e afunda os clubes que está treinando,foi Caxias,foi Joinville,foi Brasiliense,foi Figueirense...e os clubes estavam no fundo do poço,o Argel adora afundar time também.
-De resto na sexta,embora no sábado teve post do blog falando da série B,tivemos São Caetano empatando em 2 a 2 e resultado bom para Atlético PR e Joinville,Ceará tomando de 3 em Arapiraca do ASA.
-Ainda na mesma sexta,vi o jogo do time francano contra o time joseense,89 a 73 em cima do Vinac São José,fazendo ter quinto jogo na segunda.Uma baita partida aonde tudo foi resolvido na volta do intervalo,já que o time francano estava muito mal e o Fúlvio estava comandando tudo.Quem passar deste playoff pega Paschoalotto/Bauru e do outro lado Sky/Pinheiros x LSB no jogo 3 matou o jogo ontem contra a Liga Sorocabana dominando o tempo todo o jogo e o Paulinho Boracini jogando demais,tá sobrando em quadra e jogará contra o Paulistano na outra semifinal já definida
-Já no Rio,em jogo que nada valia porque as duas equipes farão a melhor de 3 jogos na final do Carioca,tivemos 75 a 60 a vitória rubro negra do Flamengo em cima do Tijuca e as finais serão em Novembro.Enquanto isso o Flamengo tem a Liga Sul Americana na próxima semana em Mar Del Plata aonde tem Peñarol do Sérgio Hernandez,Hebraica do Uruguai aonde tem o ex Unitri Uberlândia Hátila(este pivô que é horrível)e o Deportes Castro do Chile aonde dá pra passar,mas ganhar do Peñarol não se sabe se vai ganhar.
-Uma Homenagem a alguém que faleceu na sexta devido a um câncer fortíssimo,acompanhava ele desde a época da Rádio Bandeirantes AM de Floripa e ele era repórter e também comentarista que tinha sido atualmente na BAND FM Floripa.Estou falando de quem lutou bastante também na CELESC e que era para quem convivia com ele um apaixonado pelo o rádio e pelas coisas que faziam.Um cara do bem que infelizmente nos deixou na sexta feira,fará falta e Deus o receberá de braços abertos no céu,meus sentimentos a família dele e aos amigos também,estou falando de Evaldo Luiz,grande destaque na imprensa de Florianópolis.Me lembrei desta história que saiu no blog do Felipe Matos,o Memória Avaiana aonde o Evaldo Luiz trabalhava com dores e pedia uma cadeira estofada porque as cadeiras estavam duríssimas e a história ficou famosa pela a cadeira Azul,até na sexta ouvindo o Copa e Cozinha da BAND,o Sérgio Murilo contava uma história dele no Rio também.Aqui o link da emocionante história: http://blogmemoriaavaiana.blogspot.com.br/2012/10/a-cadeira-azul-de-evaldo-luiz-por-paulo.html
-Vi esta notícia e fiquei de cara,é com relação aos rumos do basquete em São José,a Associação São José virando uma Organização Social do Esporte,leia a notícia que você entenderá,não sei o que opinar,só que a mudança de prefeitura em São José vai determinar se o basquete fica ou acabará na cidade e não duvido se a atual prefeitura acabar de terminar com o basquete na cidade: http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/aliado-de-cury-cria-os-para-gerenciar-verba-do-esporte-a-partir-de-2013-1.331199
-No Giro do tênis,começo com Moscou na ATP aonde o Seppi ganhou do Bellucci em final disputadíssima,aliás o Bellucci fez até muito chegando num duro torneio até a final,há que compensar,já na WTA deste torneio deu a Wozniacki em cima da Stosur com 7/5 no terceiro set.Em Luxemburgo na WTA,deu Venus Williams que a muito tempo não ganhava um torneio sequer e ganhou hoje por 6/2 e 6/3 em cima da Niculescu.Em Viena na Áustria voltando pra ATP deu Del Potro após uma semifinal duríssima ontem,hoje ele ganhou do qualifier Zemlja por 7/5 e 6/3.Em Estocolmo que deu Marcelo Melo e Bruno Soares ganhando no super tie break por 10 a 6 do Linstedt/Zimonjic também tivemos a final entre Tsonga e Berdych dando Berdych por 6/4 no terceiro set e mais um título na carreira para o Tcheco.
-Na Stock Car em Curitiba até com direito a estreia do Rubinho Barrichello,tivemos Átila Abreu ganhando de ponta a ponta a prova,do começo ao fim na liderança e sem sustos seguido do Allam Khodair e do Daniel Serra.Rubinho ficou em vigésimo primeiro e com direito a 1 volta de vantagem dos outros..esta foi a estreia dele.Aqui a notícia do site Tazio: http://tazio.uol.com.br/stock-car/abreu-vence-de-ponta-a-ponta-em-curitiba-barrichello-e-22o
-Esta semana já começou a votação na Aceesp,aonde você só dispõe o email e o CPF e você pode votar tranquilamente,já dei alguns votos nos meus embora no começo veio narração de outras praças na cabeça,sendo que só são do estado de SP,seja em TV,Rádio,Internet,Jornal,lá quando você vota você vê as colunas e opções e você pode votar em quem você quiser,só chegar lá.