quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Em Jogo equilibrado, Obras vence Ferro no Hector Étchart, é a LNB Argentina

Foto: LNB.com,ar




Claro que com Pellot-Rosa e com Ramón Clemente...essa equipe do Ferro comandada por Álvaro Castiñeira vai evoluir, mas hoje em jogo disputadíssimo desde quase o seu começo de jogo acabou perdendo na base do detalhe, deu Obras na noite de volta da LNB Argentina a seu ginásio Héctor Etchart(que parece a Hebraica como falei outro dia por aqui até em cobertura do Uniceub Brasília contra o Pinheiros lá), até chamaram campeões históricos pela a camiseta grande que é o Ferro Carril Oeste e até vários deles passaram pela Tyc Sports nas perguntas do Fabián Pérez.
79 a 77 e vitória a favor da equipe Tachera, no jogo das duas equipes da Capital Argentina.
E como foi o jogo? Primeiro quarto teve o Obras abrindo 4 a 0 de cara, mas depois o equilíbrio acabou começando a rolar entre as duas equipes com direito a disputa no jogo interno. Prevaleceu a equipe Verdolaga que com Amicucci e com Ramón Clemente além das infiltrações do Lisandro Rasio levou a vantagem e 19 a 14 no fim do quarto.
No segundo quarto, tivemos jogo bem equilibrado onde até teve um momento em que grande parte dos pontos do Obras Sanitárias foram feitos em jogadas internas, jogadas de garrafão. Claro que tinha uma bola de 3 do Rasio que diferenciava tudo em favor do Ferro, mas na reta final de quarto o Obras se sobressaiu ainda mais com Selem Safar e com isso 35 a 32 em favor dos comandados de Trifón Poch.
Na volta do intervalo com Amicucci fez o Ferro simplesmente virar a vantagem e marcar 6 pontos de frente logo de cara. Só que o Obras respondeu com bolas do Safar, bolas de Pepo Barral(aliás.....a formação inicial do Obras Sanitárias foi igualzinha a aquela que perdeu na prorrogação para o Uniceub Brasília) e o Obras de novo de volta no jogo e volta o equilíbrio no Héctor Etchart, 58 a 57 antes do último quarto.
No último quarto, sequência de 7 a 0 para o Obras e o Ferro teve que reverter e ir atrás da vantagem. Encostou-se a apenas 2 pontos, mas o Ferro na hora que tinha que chegar pra empatar e virar....sem sucesso. Tinha sempre uma bola de 2 para jogar aquela água fria.
Faltando 30 segundos....o famoso lance vital de jogo, reposição de bola após tempo pedido por Castiñeira em favor do Ferro, Pellot-Rosa perde a bola(ex Quimsa e Olímpico) e o Obras liquida o jogo nos lances livres do Fitipaldo por 2 vezes(na segunda a bola do Ferro não caiu na tentativa do Jonathan Maldonado que tinha feito anteriormente). Vitória sofrida do Obras em jogo equilibradíssimo.
Cestinhas do jogo no Héctor Etchart? Lado Tachero teve 17 pontos do Selem Safar, 13 do Delía, 13 do Fitipaldo e 12 do Horner. Já o lado Verdolaga teve 19 pontos do Amicucci, 12 do Lisandro Rasio, 11 do Maldonado e 10 do Ramón Clemente.

San Martín vence Deportes Castro na Sul-Americana em solo mogiano

Vamos ao destaque da Sul-Americana lá em Mogi das Cruzes. Que a vitória correntina iria acontecer, disso todos sabiam e nem se duvidaria disso, agora esperar que o Deportes Castro fosse fazer 74 pontos e se empolgar no jogo...disso poucos ou quase ninguém esperava.
Jogo que teve jogador que aproveitou muito bem a chance dada. Uma história dessa trata-se de Axel Méndez, um garoto onde até 1 ano atrás era rodoboy e limpava as quadras da LNB Argentina e aí 1 ano depois estava estreando internacionalmente numa Sul-Americana, o garoto aproveitou bem demais a oportunidade, chutou bolas, infiltrou sem medo apesar do adversário não ser qualificado e o "Seba" González aproveitou demais para colocar o garoto pra jogar na rotação, já que ainda se está fazendo testes para saber a gravidade da lesão do Ramiro Iglesias.
Agora uma outra que não se pode deixar escapar: Impressionante como Matías Bortolín a cada jogo tem só piorado, e não falo isso de hoje. O jogador não tem evoluído nada, são movimentações lentas, são bolas estranhas e um jogo que não flui e um talento que segue jogado fora, mas a culpa é dele mesmo e não de ninguém, porque oportunidades até na seleção do Sérgio Hernandez ele teve. E isso é ruim para a equipe que precisará de rotação a jogos contra equipes mais qualificadas e só é bom para os adversários que acabam vendo como mapa da mina, me decepcionei com o Bortolín e não é de hoje.
E o jogo? Primeiro quarto com os primeiros 4 minutos e um 20 a 2 a favor da equipe de Corrientes(estava hoje de preto, ao menos essa camiseta que também vai se usar apenas na competição é muito bonita a meu gosto) e depois disso, até que a equipe chilena foi meter suas bolinhas mas nada que alterasse o placar e um 25 a 12 de cara a favor dos comandados do "Seba" González. Só lembrando que pouparam também o O´Bannon e Matías Lescano(que já estava em dúvida desde que chegou a Mogi das Cruzes) na equipe "Rojinegra".
No segundo quarto de jogo, o que não se esperava aconteceu. Depois do começo onde a dupla Ciorciari-Bolívar fez a vantagem aumentar, o Deportes Castro principalmente com bolas de 3 do Velásquez(que é o clone do Gonzalo Contreras narrador da Rádio La Red Corrientes) foi tirando vantagem e essa vantagem chegou a ficar a 9 pontos atrás. Mas na reta final do quarto...isso apenas foi um susto que quando Mateo Bolívar voltou a quadra acabou consolidando junto a Mariano Fierro a vantagem da equipe de Corrientes, 46 a 33 no intervalo de jogo.
Na volta de intervalo, movimentação, transição, rotação.....e até De Groat e Wood metendo suas bolas(os dois ficaram devendo hoje) e a vantagem foi saltar para mais de 20 pontos. Mas com Velásquez e até Bravo....o Deportes Castro conseguiu baixar pra 12 de vantagem antes do último quarto.
Mas no último quarto, forçando um pouquinho e até dando chances para Allorda, San Martín confirmou a vitória que já estava assegurada por mais empolgação chilena e jogo gostado em alguns momentos. Agora vai se esperar nas próximas horas a classificação que deve vir com a vitória mogiana sobre o Trouville.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Lado "Rojinegro" de Corrientes teve 26 pontos do Jeremiah Wood(nem pareceu que ele foi cestinha, sério), 14 pontos do Mateo Bolívar(tá jogando bola nessa Sul-Americana), 11 do Mariano Fierro, 11 do Bortolín, 10 do De Groat e 10 também do Axel Méndez(garoto foi muito bem, por mais que tenha sido jogo contra uma equipe inferior). Já o lado chileno do Deportes Castro teve Velásquez com 18 pontos, 15 do Hall, 10 do Bravo e 10 do Gallardo.
E uma vinda de Mariano Blanco(do Diário Época e assessor do San Martín de Corrientes) no tweet(https://twitter.com/MrWhiteB/status/649350547036839936) lá de Mogi das Cruzes: A lesão do Ramiro Iglesias é apenas uma torção no joelho esquerdo, requer descanso e esperar...ao menos nada demais. Agora Lescano e O´Bannon tiveram contraturas fortes, aí é que se preocupa mais.

Na LNB Argentina, Argentino de Junín bate Quilmes

Foto: LNB.com.ar






Vildoza e Maciel lesionados sem falar na última hora o Alejandro Spalla também fez parte da turma dos lesionados a equipe "Cervecera"......a parada era duríssima para o Quilmes de Mar Del Plata e graças aos gringos, o Argentino de Junín do técnico Ariel Rearte venceu ontem na partida que o Blog do Igor se ligou na rodada da LNB Argentina(era pra postar de madrugada, mas o sono foi mais forte que eu), é do 82 a 75 que acabo falando.
E ouvindo o pós-jogo, ou seja o Martín Segura narrador do Esto Es Quilmes(Rádio Universidad Mar Del Plata) entrevistando ao treinador do Quilmes Leandro Ramella, me deu uma impressão que o Ramella deu uma criticada nos jogadores ou ouvi mal ele?
Aliás sobre os lesionados, o Quilmes está vendo como resolve esta situação até pensando na Liga Sul-Americana de Basquete. É capaz do Uniceub Brasília pegar o Quilmes todo desfigurado desse jeito, não duvidem disso.
No primeiro quarto, a equipe juninense abriu 14 a 7 sem grandes problemas e com direito a muita infiltração e jogo interno. Só que após o tempo pedido por Leandro Ramella, o Quilmes fez reviravolta no jogo onde Baxley e Taya Gallizzi(com direito a 2 tocos) ajudaram nessa reviravolta no jogo, virou o marcador e terminou na frente por 19 a 18.
No segundo quarto, o Quilmes já teve que tentar se virar com os jogadores pendurados em falta......tinha que tomar muito cuidado para isso, pois mal tinha banco antes de jogar com a garotada. O Argentino de Junín se aproveitou disso, foi na sequência de 12 a 0 e a vantagem só foi aumentando somado a parte defensiva e a atuação dos 3 gringos da equipe(Moss, Carter e Forbes), a equipe juninense foi pra frente no intervalo, 43 a 31.
Volta do intervalo, tivemos o Quilmes com Durley chegando até a tirar vantagem....o time de Mar Del Plata chegou a ficar a 6 pontos atrás. Mas o mesmo Durley ficava com 4 faltas e Franco Balbi volta on fire do banco com direito a assistências a full e 17 pontos a frente na vantagem que volta a ser aumentada em favor do Argentino de Junín, 69 a 52 no fim do terceiro quarto.
No último quarto, o Quilmes foi mais na luta do que qualquer coisa(sem Calvi e Durley com 5 faltas) mas surge os estrangeiros da equipe de Ariel Rearte para liquidar a fatura. Moss, Carter principalmente metendo suas bolinhas e dando ritmo ao Argentino de Junín conferir e confirmar a vitória ontem no "Fortín De Las Morochas" onde a torcida juninense comemorou como sempre se costuma fazer.
Cestinhas?/"Maximos puntuadores"? Tivemos no lado Juninense, lado do Argentino de Junín o Moss com 21 pontos, Carter com 15 pontos, Juan Cangelosi com 13 pontos e 10 do Forbes. Já o lado Cervezero, o lado do Quilmes de Mar Del Plata teve Baxley com 23 pontos, Gallizzi com 16 pontos, Durley com 12 e 10 do Diego Romero.
E nos outros resultados de ontem? Placares com direito até a alguns resumos de jogo em espanhol claro: Weber Bahía Estudiantes 82 x 56 Boca Jrs(http://lazonapintada.com.ar/archivos/4606), San Lorenzo 93 x 92 Lanús(Na última hora o San Lorenzo virou o jogo, aqui um resumo do jogo: http://basquetplus.com/articulo/san-lorenzo-eclips%C3%B3-un-brillante-bertone-93-92-lan%C3%BAs) e Sionista 81 x 80 Quimsa(uma bola de 2 do Reynaldo García pra consolidar a vitória dos comandados de Sebastian Svetliza: http://basquetplus.com/articulo/sionista-volvi%C3%B3-pegar-en-casa-ag%C3%B3nico-81-80-quimsa)