domingo, 30 de março de 2014

NBB e toda sua rodada neste sábado

A aparentemente última rodada para alguns e para outros de fato a última rodada com definições de classificações e posições no campeonato e o playoff tá chegando e a relação de rádios do blog tá aqui como sempre: http://igoresportes.blogspot.com.br/2013/11/relacoes-de-radios-no-nbb-temporada.html
 

Fotos: Filipe Rodrigues, JB Anthero/Divulgação Winner Kabum Limeira(as 2 fotos do jogo Limeira x Uniceub Brasília), Cleomar Macedo, Orlando Bento / Divulgação, Tiago Ferreira - Ascom / Divulgação e Marco Aurélio/Fla Imagem.

 

 
 
 
 
 
 
 



Winner Limeira 74 x 70 Uniceub Brasília
Paschoalotto Bauru 85 x 78 Universo Goiânia
São José/Unimed 79 x 70 Sky/Pinheiros
Cetaf/Espírito Santo 84 x 99 Paulistano
Mogi das Cruzes/Helbor 96 x 74 Sky/Basquete Cearense
Macaé Basquete 72 x 65 Unitri Uberlândia
Icatu/Minas 75 x 77 Liga Sorocabana
Flamengo 92 x 89 Vivo Franca Basquete

 

Antes de começar com os relatos, quero dizer o seguinte: Última rodada de primeira fase do NBB, na Liga Argentina os jogos começam no mesmo horário....porque aqui no Brasil não pode ser assim hein? Teve gente que jogou já sabendo do resultado porque o jogo da outra equipe que briga diretamente pra playoff ou rebaixamento já jogou ou algo do tipo. Isso é bem absurdo uma rodada que pra muitos é decisiva. Começa tudo no mesmo horário, se é 9 da noite ou se é 5 da tarde...pouco importa. Todo mundo começando no mesmo horário e sem mais delongas.
Vamos começar com as partidas? Vamos falando primeiro do jogo das 5 da tarde, onde o final foi eletrizante e a vitória da Winner Limeira que liga os comandados de Demétrius ao G4 independente do que rolou em São José e o Uniceub Brasília por mais que recuperou a vantagem na partida....esteve apática hoje, não esteve bem lá no Vô Lucato. E lembrando que a Winner Limeira fica com Vô Lucato vazio devido ao que aconteceu no jogo contra Paschoalotto Bauru e cumpriu a suspensão hoje, quinta e no primeiro jogo com mando nos playoffs. Sobre a partida, o primeiro quarto de jogo....a Winner Limeira abriu vantagem, mas no final do quarto o Uniceub Brasília virou e fez 19 a 16.
No segundo quarto em solo limeirense, o Uniceub Brasília só pontuou no quarto faltando 3 minutos e pouco num lance livre do Arthur. Quarto onde a Winner Limeira em jogo pegado e com baixa pontuação esteve melhor no quarto e com chutes do Ronald Ramon, David Jackson e no garrafão também. Com isso 36 a 25 no intervalo a favor da Winner. Na volta do intervalo por lá, tivemos o Uniceub Brasília ainda morto no jogo e ainda se viu a vantagem limeirense cozinhar entre 14 pontos e 10 pontos e foi assim até o final do quarto. Agora o que deu uma incendiada no jogo foi a bola no meio da quadra espetacular pra queimar a língua do Igor aqui como costumo dizer, falo da bola espetacular que merece top 5 do Nezinho nos melhores lances da rodada no Globoesporte.com e com isso 57 a 43 para a Winner Limeira.
Foi daí que no último quarto enquanto o time limeirense se atrapalhava, o Uniceub Brasília veio para a hora da verdade e com Nezinho, Alex e Arthur....a vantagem foi para o espaço e faltando 1 minuto e 44 a virada do Uniceub Brasília veio em jogo que não foi bem e se vencesse era mais pelo o resultado que a própria exibição em Limeira. Só que as equipes se alternaram na frente e o David Jackson fez o time limeirense passar a frente. Só que quem decidiu no toco dado no Nezinho e até em demais jogos e em bandeja feita após roubo de bola no Nezinho(que cochilou na hora errada) foi Teichmann....Teichmann foi importantíssimo no final de jogo e foi assim que a Winner Limeira botou o Uniceub Brasília na situação de marcar pressão e fazer falta rapidamente e até em um dos lances....todo mundo marcou todo mundo e ficou sobrando 1 e esse 1 foi Teichmann que passou pra Matheus Dalla conferir e a vitória limeirense que liga o time no g4 definitivamente e o Uniceub Brasília só conseguiu segurar essa vantagem porque ganhou de 15 na ASCEB, senão...até a terceira colocação iria se perder e não sei se isso é bom ou ruim, fiquei sem opinião sobre isso. Só sei que quem mereceu vencer lá no Vô Lucato até pra alegria de torcedor que esteve fora do ginásio apoiando a equipe(e até tive que pegar essa foto pra ilustrar aqui também)....foi a Winner Limeira e isso tem que ser dito aqui por mais que o Uniceub Brasília conseguiu reagir no final, e nos playoffs se isso se repetir...pode custar caro a favor do Uniceub Brasília, é ou não é como diria Jovassi? E só um outro detalhe, quartas de final perigando a pegar Unitri Uberlândia ou São José com promessa de 5 longos jogos e com semifinal contra o Flamengo....ê derrotas na ASCEB pra Mogi e pra Palmeiras que fazem falta nesse instante hein? NBB não dá pra cochilar ainda mais o elenco que se tem o time do Sérgio Hernandez. E dá pra repetir atuações boas que até estive in loco acompanhando, e isso até eles sabem e nem preciso ser papagaio pra ficar repetindo.
Cestinhas do jogo: Lado Limeirense teve 21 pontos do Ronald Ramon e 20 do David Jackson e do lado do Uniceub Brasília tivemos 22 pontos do Nezinho, 19 do Arthur e 14 do Alex.
No jogo da vez pra gente falar aqui no blog, falo do jogo joseense na Vermelinha onde se ganha do Flamengo na segunda....pode até sair da tal sétima colocação que está no momento. E antes de falar do jogo, quero falar 2 coisas sobre o time pinheirense:
1-Porque botar jogos as 7 da noite onde a internet lá acaba negando fogo? Será assim contra Minas e Espírito Santo terça e quinta agora, embora tenham sido partidas adiadas porque estavam jogando a Liga das Américas. E sem contar o quesito atrair público que deveria ser feito...só que parece que nem isso estão preocupados, aí não adianta vibrar por resultados tão bons, sendo que bota um horário que quebra todo mundo com rodízio, transporte público que não é tudo isso e sem contar o trânsito de SP que quem convive sabe com isso. Absurdo o que o pessoal pinheirense tem feito nesse NBB com relação a isso.
2-O que há com esse time que oscila demais nas suas atuações? Consegue jogar uma competição de forma cascuda como a Liga das Américas e os playoffs do NBB até em jogos fora de casa e isso é elogiável demais, só que aí consegue jogar nada contra equipes infinitamente inferiores como Palmeiras e Liga Sorocabana e hoje tomou um vareio no primeiro quarto completamente incompreensível.
Vareio esse que resultou em 26 a 7, falava do Libertad Sunchales x Sionista ontem...foi bem dessa forma lá no Lineu de Moura. No segundo quarto, o time joseense mesmo trocando suas peças e com Quezada, Jéfferson, Caio Torres intratáveis...e com tentativa de reação pinheirense, a vantagem estava grande e 43 a 24 no intervalo.
Volta do intervalo, é concordar com 2 análises vindas na Rádio Cidade de São José. 1 delas é do Chagas Jr falando e perguntando ao Mortari no final de jogo que o jogo teve 2 quartos para cada time(São José melhor antes do intervalo e o Pinheiros melhor nos outros dois) e a outra análise foi do próprio Zanon que disse que viu a sua equipe dar uma relaxada daquelas na volta do intervalo e quando o time pinheirense bota 2 bolas de 3 e implanta o ritmo, fica duro segurar. Só que a reação também foi tardia por tudo que foi, aí teve Joe Smith, Shamell, Lucas Dias, Toyloy e a vantagem caiu pra 12 pontos, 61 a 49 ainda a favor da Águia. E no último quarto, Sky Pinheiros foi pro jogo com bolas de fora de Shamell e Joe Smith e no final de jogo a vantagem chegou a ficar em apenas 4 pontos, mas parou por aí porque a bola de 3 do Jéfferson faltando 34 segundos e os lances livres do Dedé faltando 12 segundos...matou a partida e consolidou a vitória em alto e bom som do time joseense que quase escapa. Cestinhas do jogo por lá? Lado joseense teve 21 pontos do Caio Torres, 19 do Quezada, 14 do Jéfferson, 11 do Laws e 10 do Dedé...e agora tem o Flamengo segunda e se vencer é quinta colocação na vista.
Já o lado Pinheirense teve 21 pontos do Rafael Mineiro, 19 pontos do Shamell e 15 do Joe Smith e mesmo ganhando as partidas de terça e quinta...não sairá no máximo da quinta colocação, terá que jogar playoff a mais a vista.
Mudamos de jogo, e agora vamos para jogo de time classificado a vista e até vi o VT do jogo contra Macaé. Falo de Mogi das Cruzes e o time de Paco García se classifica aos playoffs ganhando de um Basquete Cearense que tudo bem que esteve envolvido pelo o grande foco do time mogiano, mas esteve pensando nas nuvens e sem Felipe jogando bem....ficava difícil de ganhar. Aliás impressionante contra Macaé e hoje contra o Basquete Cearense, o foco, a gana, a vontade e o jeito de jogar do time mogiano nesses 2 principais jogos. Não sentiu em nenhum momento pressão e nem nada, e jogou muita bola e ainda teve Daniel Alemão jogando e sem brigas e sem nada e com a torcida comparecendo como compareceu contra Macaé e o resultado foi playoffs dependendo só de si encarará o Flamengo cumprindo tabela na terça. Com relação a partida, domínio todo mogiano com Marcus Vinícius Toledo e Filipin juntos fazendo 22 dos 25 pontos do time no final do primeiro quarto que terminou 25 a 11. No segundo quarto, o show de apresentação continuou e sem direito a reação cearense no jogo e 45 a 31 no intervalo.
Na volta do intervalo, parecia que os comandados de Alberto Bial fariam algo, mas só deu Mogi no jogo inteiro. Com direito a Marcus Vinícius Toledo, Filipin, Jéfferson Campos, Gustavinho Lima e grande elenco e sem deixar a peteca cair em nenhum momento e ainda com Gustavinho fazendo cesta no último segundo...terceiro quarto terminou 68 a 48 a favor do time mogiano e sem contar no aproveitamento das bolas de 3 que estavam sensacionais e no último quarto só foi administrar a vantagem com direito a Daniel Alemão atuando mais tempo no jogo. Todo mundo se unindo, a torcida fazendo sua parte e a vontade, a gana desse time...fizeram a classificação do time e os cestinhas do jogo em Mogi tivemos 22 pontos do Marcus Toledo, Filipin com 18 pontos, 13 do Daniel Alemão e 12 do Gustavinho Lima e do lado cearense tivemos 16 pontos pra Nick Williams, 11 do João Victor e 10 pontos do Drudi e do Davi Rossetto.
Na famosa sequência, falamos da vitória de Macaé que fez a sua parte batendo a Unitri Uberlândia, mas não conseguiu se classificar e a Unitri Uberlândia tá lá. Falam que Macaé consegue a vaga se o Palmeiras perder as duas partidas no Palestra Itália e sendo que uma delas é contra o Cetaf Espírito Santo, alguém acredita nisso? Acho que não. E no jogo lá no Juquinha, Macaé dominou os 2 primeiros quartos de jogo e no intervalo até foi 47 a 23 no intervalo para os comandados de Léo Costa. Mas na volta da segunda etapa, a vantagem deu uma despencada daquelas nas quais Unitri Uberlândia estava no jogo mas no final com lances livres....Macaé definiu a vitória e conseguiu no 72 a 65 final. Cestinhas do jogo lá: Lado Macaense teve Jamaal Smith e Atílio com 15 pontos cada e João com 10 pontos. Já do lado uberlandense teve Valtinho com 15 pontos, 14 pontos do Cipolini e 11 do Robert Day que esteve de volta da lesão e jogou quase toda a partida.
No jogo da vez, falo agora da situação de zona do rebaixamento onde graças a uma última bola em Minas fez a Liga Sorocabana ficar na primeira divisão depois de uma temporada catastrófica com inúmeros episódios e confusões(saídas estranhas de jogador, torcedores(até ameaçado por jogador) e gente entrando em conflitos(aquele dia que no Pinheiros teve a esposa do Rinaldo e torcedor discutindo), Rinaldo Rodrigues e seus episódios até em off e muito mais coisas que nem ficamos sabendo e sem contar em preço caro no famoso roubo do ingresso que causou esvaziamento do Gualberto Moreira e tudo mais...isso é o tal basquete que nem sempre se premia justiça. Agora para a próxima temporada, tem que se organizar tudo isso, pois como falei até na postagem: Quero a resolução e dias melhores onde torcedores sejam respeitados, o time seja bem melhor formado e muito mais ali em Sorocaba e que a cesta final do Schneider lá em Minas faça refletir a temporada se é que alguém lá fará isso e não se cair em oba oba com uma realidade tão difícil e complicada ou microfone sendo usado pra holofote de enaltecimento. E o Schneider por essa cesta no final, merece ficar pelo menos mais uma temporada na LSB...salvou a equipe. Só que antes de falar desse jogo, vou falar do Universo Goiânia e seu rebaixamento em Bauru onde perdeu para o time bauruense e com atuação decente do Larry Taylor com triplo-duplo ainda por cima. A partida em si lá na Panela, teve um jogo muito tranquilo nos 2 primeiros quartos a favor do time bauruense e com direito a Murilo e a Lucas Tischer tomando conta do garrafão e a jogada interna bauruense dando certo e 23 a 16 no final do quarto. No segundo quarto, a vantagem até foi pra 10 pontos de vantagem e aí lembro da análise do Rafael Placce no Jornada Sportiva: Partida está tão tranquila que faltando poucos minutos(não lembro agora os minutos) para o final do quarto e só foi o segundo tempo pedido na partida.
É nessa tranquilidade que até entrando o banco, o time bauruense esteve na frente e 46 a 34 a favor dos comandados do Guerrinha. Na volta do intervalo, surge quem fez nessa temporada do NBB carregar o piano da equipe e ninguém/poucos falaram dele...se ele estivesse jogando até em Brasília ele seria chamado a atenção. Falo de Emílio Taboada que carregou esse time goiano nas costas e até mandou a falta de pagamento lá pro espaço e ele fez a reação da equipe goiana no jogo só caindo a vantagem pra 4 pontos no final do terceiro quarto e parecia que o time goiano iria aprontar igual fez em Franca por exemplo. Aliás, falei aqui já e vou repetir: Taboada não ficará muito tempo em Goiânia, pessoal de outros times vai se ligar nele, fez um baita NBB e foi o que salvou Goiânia do pior.
No último quarto, veio a virada Goiana no jogo que fez até o Guerrinha pedir tempo. Time bauruense acordou e até com Larry inspirado voltou a abrir vantagem embora na enterrada do André Luiz Coimbra faltando 1 minuto, a vantagem foi pra 2 pontos de novo. Só que Universo Goiânia não conseguiu virar e aí o time bauruense definiu com lances livres do Larry Taylor e a vitória bauruense pra garantir a oitava colocação e jogando playoff contra o Basquete Cearense e com 3 jogos na Panela e 2 em Fortaleza(Alô Rafa Antônio e galera do Jornada Sportiva/Auri Verde: Prepare as passagens pra Fortaleza, é pra lá que vocês vão cobrir o jogo e narrar pra todos nós na dedicação que sempre tem, é ou não é?). Cestinhas do jogo que fez o rebaixamento oficial do Universo Goiânia e a oitava colocação bauruense assegurada, lado Bauruense teve 18 pontos do Larry Taylor, Murilo com 15 pontos e Fabián Ramirez Barrios com 10 pontos. Já o lado goiano teve Taboada com 30 pontos,  André Luiz Coimbra com 14 pontos e 12 do Murilo. Uma outra sobre o rebaixamento de Goiânia, dificuldades e mais dificuldades fizeram desse time cair e não valer o convite que tinha feito, tem essa que não se pode esquecer.
Já o jogo que deu a permanência a Liga Sorocabana lá em Minas contra o Minas do Carlos Romano, tivemos o primeiro quarto a favor do time minas tenista com 18 a 10. Segundo quarto o time sorocabano reagiu e equilibrou as ações, mas o Minas com Douglas Nunes fez o time ter a vantagem no intervalo e 34 a 28 no marcador. Volta do intervalo, a LSB chega a abrir com Márcio Cipriano 42 a 36, mas George e Betinho fizeram o time minas-tenista reagir no jogo e virar a partida. E a partida foi lá e cá até que uma cesta de 3 do Elinho fez o 57 a 53 nessa ajuda e um último quarto cheio de situações abertas.
Último quarto, o Minas na reta final chega a abrir até 6 pontos, só que essa vantagem foi tirada a favor da Liga Sorocabana e faltando 1 minuto e pouco...Luiz Felipe faz a cesta da virada lá em Minas no 73 a 70. Tudo parecia que terminaria assim, até que Henrique Coelho faz cesta de 3 e encosta no placar e faz o Rinaldo pedir tempo. Na volta do tempo, falta no Cox e o Cox só converte 1 lance livre dos 2 disponíveis, até que no ataque seguinte o Henrique Coelho empata o jogo e mais tempo pra LSB. Na volta do tempo, a cesta salvadora que faz o time sorocabano ficar na primeira divisão da Liga e não sei se teve torcedor lá em Minas(deveria ter tido uma invasão sorocabana lá) ou reportagem que será decente na segunda feira falando de um dos jogos mais dramáticos dessa temporada definindo quem cai e quem fica e olha que esse jogo foi só do Scout, não teve rádio, internet e nem coisa nenhuma. Só que como aqui é Brasil...duvido que tenha algo decente assim e se eu errar e queimar a língua, assumo o erro e vamos nessa. Schneider faz a cesta da vitória, Elinho teve a chance de empatar mas nada feito e vitória da Liga Sorocabana que imagino que foi comemorada que nem um título. Cestinhas do jogo, tivemos LSB com 20 pontos do Márcio Cipriano, 18 do Cox, 11 do Schneider e do Guilherme Hubner e 10 do Luiz Felipe. Já do lado Mineiro tivemos 19 pontos do Douglas Nunes, 13 do George e 12 do Henrique Coelho.
Penúltimo jogo a ser falado hoje aqui, Cetaf Espírito Santo já rebaixado e o Paulistano já definiu mesmo com o tropeço dos outros a segunda colocação importante demais e nem foto pra esse jogo consegui de fato. Jogo que começou com Gorauskas carregando o time capixaba nas costas mas nem adiantou muito pois o Paulistano esteve na frente com 26 a 23 no final do quarto. No segundo quarto, Pedro e suas bolas fizeram o time da Rua Colômbia abrir vantagem de 13 pontos mas Rashaun com suas bolas de 3 e Arnaldinho fizeram a vantagem ficar pequena mas a vantagem ficou em 8 pontos e 48 a 40 a favor dos comandados de Gustavo de Conti. Na volta do intervalo, Daniel Filé fez o jogo ficar equilibrado e o time capixaba fazendo os 8 primeiros pontos do jogo empatando até o jogo. Só que a diferença técnica já era gritante e a vantagem de 15 pontos já estavam ali abertos e no último quarto por mais que o time capixaba tentou reagir e até colocar a garotada do banco e mais tempo pra Cícero Gonzaga, Pedro e Mineiro fizeram o Paulistano manter a vantagem e a vitória.
Cestinhas do jogo lá em solo capixaba: Do lado do Paulistano teve 18 pontos do Pedro, 14 do Mineiro, 11 do Pilar e do Holloway e 10 do César.
Já o lado Capixaba teve Gorauskas com 28 pontos, 18 do Daniel Filé, 17 do Cícero Gonzaga e 11 pontos do Rashaun. Aliás para o time capixaba, vai ser uma luta já conhecida pra fazer uma equipe pra voltar pra primeira divisão, pois sabemos o quanto é feia a coisa lá em solo capixaba e a cada ano é sempre uma complicação pra se montar até um time....falta muita coisa lá e muitos nem se importam com isso e isso é fato.
Já o último jogo a falar do dia aqui, é o jogo que foi pela a TV e além de 2 rádios de Franca(Difusora e Hertz) e a Nacional no Rio(Bradesco Esportes de forma estranha foi preferir fazer VT do jogo do Flamengo na péssima e patética narração do Edílson Silva que deveria se aposentar da narração) tivemos com direito a prorrogação, o time francano lutando bastante por ali mas na prorrogação graças a detalhes perdeu para o Flamengo que não jogou nada e esteve sem Laprovittola essa noite mas acabou vencendo no final. Até escutei o Lula Ferreira nas rádios francanas falando que o time perdeu por lance livre e um 92 a 89 a favor do mengão.
Sobre a lesão séria do Lucão/Lucas Mariano: Ouvi na Hertz o médico francano falando que foi uma entorce no tornozelo e que já vai fazer o tratamento intensivo para ele chegar 100% aos playoffs e ele entende que não foi nada demais. Nada melhor que propagar a informação sobre isso, é nessas que o rádio salva muito.
Sobre o jogo, o time francano fazendo o simples esteve melhor no jogo e o Fla começou mal a partida embora recuperou com Gegê e Marcelinho e 20 a 18 no quarto inicial. No segundo quarto, tudo começou com uma cesta e falta do Meyinsse e virada rubro negra de cara, Olivinha esteve mal em quadra, só que a diferença de elenco e reposição acabam ganhando algo e o Tony Washam que fez lembrar o tempo que ele jogava no Obras Sanitarias hoje jogou muita bola e o Flamengo tomou conta do placar com 44 a 37 e depois do intervalo aconteceu a lesão do Lucas Mariano e com Paulão Prestes tendo que se virar sozinho e conseguindo dar conta do recado. Basden fez o time francano concretizar a reação e virar o jogo. Aí a partida ficou numa alternância de quem passava a frente até que o time francano que fazia partida impecável ali abriu 4 de vantagem e fez 60 a 56. No último quarto, de tanto equilíbrio se manteve cada um uma hora passando a frente. Era Marcelinho de um lado e do outro Figueroa e aí surgia Marcelinho com bola de 3 como sempre e Marquinhos nos lances livres e um 81 a 80 na virada.
Basden erra lance livre e só converte o outro pra ficar tudo igual, na sequência Jéfferson Socas faz a cesta que faz o time francano ficar perto da vitória, mas o Marquinhos sofre a falta e converte os lances livres embora Socas teve a chance francana da vitória na bola de fora, mas nada feito e prorrogação empatando em 82 a 82.
Na prorrogação, Paulão Prestes excluído do jogo com 5 faltas e aí você olha para o banco e nem sabe quem colocar....assim é o dilema francano ainda mais em jogos assim e com isso o Fla matou a partida com direito a definição no final e a definição no final se deu a Meyinsse virando o jogo e fazendo cesta e falta e na sequência no ataque francano...o time perde a posse de bola graças ao escorregão e ai Marcelinho define o jogo no lance livre e mais uma vitória rubro negra no NBB e impressionante como a arbitragem deixou os jogadores apitarem o jogo principalmente Marcelinho hein? Só que isso nem foi influente a vitória rubro negra hoje, não dá pra ter choro. Jogão de bola no Tijuca e pedir que alguém vá pra jogo na Tijuca as 9 da noite...é situação complicada ainda mais em jogo que se cumpriria tabela assim e a pessoa se quisesse fazer rodada dupla de Mengão(Maraca e depois Tijuca) tinha que se desdobrar bastante hein.
Cestinhas do jogo: Mengão teve 20 pontos do Marcelinho, 19 do Marquinhos, 15 do Meyinsse e 14 do Washam e do Olivinha. Já o lado francano teve Basden com 18 pontos, 17 do Paulão Prestes, 14 do Léo Meindl, 13 do Jhonatan e 11 do Jéfferson Socas.
É isso da rodada, onde o blog se esforça para acompanhar tudo como sempre! E amanhã tem mais com a cobertura de Palmeiras x Ituano, é o post do domingo e siga o blog no twitter, é o @blogdoigor05 e vamos “rompiendo todo”.