terça-feira, 1 de julho de 2014

Cobertura in loco e classificação Argentina na Copa: Que venha a Bélgica!

Quem segue o blog no twitter já que o facebook não nos quer, viu ontem este que vos fala anunciar cobertura independente se conseguisse ingresso de última hora ou que ficasse do lado de fora até a acompanhar o jogo no telão próximo ao estádio. E aqui é dito e feito.....não fui pra Itaquera hoje até abrindo uma exceção do que já falei por aqui outras vezes que seria difícil eu pisar em Itaquera e de lá não sairia com as mãos vazias.
Por onde começo esse querido post que valeu a pena pela a Copa do Mundo inteira independente se não conseguiu ver jogo in loco?
Quero começar falando de algo que vou falar por aí também, dizem que argentino é isso e argentino é aquilo, se vê Galvão Bueno e alguns outros da Globo botando besteira na cabeça de cada um e deturpando e até espalhando ódio sobre a imagem do Argentino em si. Tinha argentinos de tudo quanto é lugar por ali, independente se conseguiriam ingresso ou não. Nunca pude ver uma partida tão em paz como ocorreu ali, na base do telão é bem verdade mas este que vos fala estava rodeado de argentinos e sem contar que já falei aqui que não escondo minha preferência "por los Hermanos" e disso quem me acompanha de longa data sabe embora aqui não tenho rabo preso com nada e comento o que tem que comentar e opino o que tem que comentar. Argentinos até onde vi por aqui ao contrário do que rolou em outros lugares, não vi confusão por mais que tinha muito brasileiro caçando encrenca. Claro que quando existe a criatividade das músicas como uma que tinha "Maradona chupa as bolas do Pelé" ou "....Na final, o Neymar vai te fu..." parafraseando o "Brasil Decime que se siente" tradicional do argentino ou até o "Argentina pode esperar que a tua hora vai chegar" que ouvi na passagem ao metrô, isso é espetacular e isso o futebol pede, agora indo pro lado da ofensa gratuita e até do mais que uma simples provocação....aí não dá e isso pode ser do país que for, só se cita Brasileiro e Argentino porque é algo que vi lá e tenho que compartilhar com vocês.
Nunca tive tanta tranquilidade ao lado dos argentinos hoje seja ali perto da entrada ou no momento do telão estendido lá em Itaquera...ao contrário que Galvão Bueno e outros que deturpam a imagem, é bom sempre buscar conhecimento e convivência nem que seja por alguns instantes e não ir na cola de sem vergonhas como esses que ficam botando uma rivalidade que pode até existir, mas semeia vento e ódio até dizer chega. Você, fique ligado pra depois não cair em algo que as vezes você pode estar julgando mas no final acaba se equivocando porque 1 te disse algo.
Outra coisinha, Metrô limpo e organizado....claro que o metrô de SP tem as suas diferenças com as do Rio, embora puxo muito a sardinha para o metrô carioca tenho que reconhecer que o daqui é muito tranquilo para você ir, só não sei e acho que nem vou querer saber quando o jogo for do Corinthians por algo que já disse por aqui que não é sentir confiança em jogo corintiano, acabo sendo um verdadeiro cagão confesso(até já tentei uma vez, mas via tudo aquilo e não me sentia seguro e sair de casa pra não se sentir seguro....é melhor não).
E outra para dizer aqui, o que tinha de gente querendo comprar ingresso......nem se faz ideia. Polícia fazendo a famosa linha dura com cambistas e ingressos falsos e tem que ser feito isso mesmo(embora vi alguns que pediam pra ser pegos de surpresa, vender algo na frente e na cara dura do policial...aí acaba pedindo, longe de incentivar algo aqui antes que alguém venha encher meu saco. É que nem aquele povo que acaba fazendo um roubo ou mata alguém ou tem porte de arma e vai lá postar nas redes sociais isso, é aquilo chamado Bandido Burro, aí me lembro de Fred Linhares no DF Alerta em Brasília falando aquele quadro do "como gosto de bandido burro"). E o de tudo é que a cobrança dos ingressos não eram em reais e nem nada e sim em dólares e o preço do ingresso.....lá em cima, aí fica duro. Você vai no site da FIFA já é um esquema falho de venda de ingressos, e aí em dia de jogo ainda tem essa com o famoso "vamos extorquir a gringaiada" né? Será que vão lembrar disso quando falarem que a Copa foi um sucesso seja na FIFA, ou Dilma ou alguém? DUVIDO! Tá mais fácil eu ir ali na Vila Madalena fazer igual alguns brasileiros fingir ser gringo e ficar com alguma brasileira do que esse povo lembrar disso no após a Copa do Mundo.
Dito todos esses especiais detalhes, ahhhh tava me esquecendo que hoje vi absolutamente muitas televisões no lado onde eu estava. Além de Globo, BAND(Pânico e o Agora é Tarde do Gentili tava lá) e Record, também vi a TV Pública da Argentina, vi o canal 26 da Argentina e sem contar até de TV´S de fora. E até aproveitei o fato que pude curtir o momento até pra tirar fotos que vocês verão por si só, até em uma delas.....o bom de falar espanhol acaba sendo uma "ventaja"(Vantagem). Queria ter dado de cara com rádios Argentinas e até alguns da imprensa lá onde acompanho muito bem e conheço, peeeeeeeeeeeeeeroooooooooooooooooooooo não se pode ganhar todas né?
Falando do jogo em si, parece que tudo continua a mesma com a seleção do Sabella e o argentino tem que infartar e quem secou também infartou. E haja corpo dolorido e dor nas costas para este que vos fala para acompanhar tudo e buscar um melhor lugar no telão sabe? E pude aguentar até um momento as asneiras do Cléber Machado e do Roberto Carlos(que depois daquela amarrada de meia que o Henry fez gol em 2006 nada ele pode falar) até tomar a atitude de ouvir rádio Argentina(me sobrou o Fantino porque não lembrava de cabeça as rádios que tinha na Cadena Satelital da Rivadavia e sabia que tinha La Red nos interiores e até uma delas passando o jogo...tinha que fazer algo ali nem que o jogo fosse no delay para algo).
Algumas ponderações sobre a partida, torcedor argentino terá que sofrer mais um pouco mais uma vez pois esse time segue não demonstrando confiança nenhuma. Di Maria só teve que aparecer na prorrogação além do grande gol após jogada do Messi, Messi jogando o de sempre e é ele que faz esse time jogar e disso é indiscutível, Palacio entrou muito bem, Lavezzi e Higuaín nulos no jogo(Higuaín aliás nulo a Copa do Mundo inteira jogando no seu normal), Rojo vai ser um senhor desfalque no próximo jogo pois confiar no Basanta vai ser dureza, Zabaleta....até eu consigo na corrida ganhar do 4 argentino que é fraco, o Federico Fernandez....esse quando domina a bola dá um nervoso danado pois vai ser perna cumprida assim não sei aonde e ainda algo me diz que ele vai perder uma bola tentando dominar e tropeçando na outra perna....tem mais perna que tudo ali, Gago e Mascherano....dá outro nervoso danado ali e ainda mais que fica parecendo que não sabem o que fazer com a bola, Romero.....nem se fala né e a Argentina segue naquela de tem que melhorar pra fazer algo embora sabemos que na Copa do Mundo você pode jogar mal que num lance você pode decidir. Argentinos e Brasileiros....vocês estão iguais no quesito futebol mal jogado viu!
A Suíça teve umas 3 oportunidades, pelo menos 2 no primeiro tempo que poderia pelo o visto ter aberto o placar, não se pode perder chance assim no jogo onde você encontra uma equipe que ainda não está bem por mais que tenha jogado bem contra a Nigéria mas...assim foi. E na segunda etapa só se viu um ataque contra defesa onde a Argentina teve as suas chances mas esbarrou na retranca Suíça armada pelo o Ottmar Hitzfeld e vamos pra prorrogação.
Na primeira etapa do "alargue"(como diriam os argentinos) não tivemos tantas coisas, além de uma oportunidade ou outra da Argentina e o jogo tava já com cara de pênaltis. Na segunda etapa da prorrogação, até o Sabella botou Biglia porque Gago estava cansado e sem contar que Messi estava mancando outra hora e ai o Linha de Passe da ESPN chega a falar que Messi esteve inteiro, vamos com calma né, embora entre ele e o Neymar no quesito inteiro fisicamente.....Messi tá dando de lavada. E quando tudo parecia que teria pênaltis, 12 minutos da prorrogação e o Messi tem o lance do jeito que ele gosta e DECIDE, se eram outros até se jogariam ao invés de passar e aí o Di Maria recebe livre e toca para o gol com festa Argentina em tudo quanto é lugar: Quem tava no telão, na Vila Madalena, no estádio, na Argentina, em qualquer lugar do Brasil e do mundo e é argentino ou gosta da Argentina e não tem essas igual muitos por aí(longe de ser qualquer cutucada) e 1 a 0 argentino. Só que ainda não acabou nada, e tome parto de novo igual no jogo contra o Irã e com direito a gol perdido de forma incrível pela a Suíça com bola na trave e tocando nele de volta e indo pra fora.....lembrou aquele dramático lance do Pinilla e acho que foi o lance que botou a Argentina lá. Até teve o Di Maria com a chance do segundo com gol vazio mas ele isolou e na última do jogo o Shaqiri bateu na barreira e a partida acabou e a Argentina segue em frente e a Suíça fica pelo o caminho. E que venha a Bélgica onde a Argentina tem capacidade de resolver tudo de forma mais tranquila, não vejo honestamente a Bélgica com tudo o que falam por aí. Tudo bem, tem o Courtois baita goleiro e o Wilmots que pelo menos botou uma escalação melhor, mas o Hazard tem devido muito e mostrado que é só um jogador comum que é babado o ovo por alguns porque tá no Chelsea e sem contar alguns outros. Se jogar bola, passa sem problemas, por mais que pareça que seja longe de ser baba. Só que não tá perto também de ser aquele time que "ai a sensação da Copa" como vi tanta gente vomitar por aí como se fosse mantra. Não dá pra Argentina ter medo, tem que encarar com respeito e resolver a vida ainda mais se jogar bem, pois o coração dos argentinos tá bem testado e não querem sofrimentos mais ou se tiver que ter sofrimento é lá contra Holanda, Brasil, Alemanha, França e por aí vai.
Só lembrando que a Bélgica bateu 2 a 1 os EUA com todos os gols na prorrogação, viu, para quem ainda não sabe do resultado!




VIDEOS POR CONTA PRÓPRIA





Os vídeos feitos por conta própria, na empolgação e na disfrutada do momento mostram o intervalo de jogo lá no telão e o final de jogo após a classificação argentina no Metrô os Argentinos comemorando bastante no caminho sentido Metrô e CPTM. Vale a pena ver, Blog tava lá e conferiu tudo!!






NARRAÇÕES QUE VALEM!






Na emoção do Pablo Giralt da Directv Sports, no relato espetacular do Germán Sosa da ESPN Rádio en Rivadavia e na razão do Mariano Closs na Rádio América...aqui as narrações que valem onde os vídeos são do Cristian Banay que faz bem esse trabalho(ele no twitter é o @cristianbanay). Num post completo desse eu tinha que completar com narrações de nível e de destaque!





GALERIA DE FOTOS
Pra fechar essa cobertura histórica onde penso em fazer mais dessas seja lá, na Vila Madalena ou no raio que o parta até pra sair da mesmice nessa Copa do Mundo...Galeria de fotos. Aquelas mesmas que tem sempre cobertura em outros esportes e na Copa do Mundo não seria diferente mesmo não estando dentro do espetáculo e sim nas imediações com direito a Telão e a contato com os Argentinos no meio. Desta vez nem farei descrições muito detalhadas pois as fotos mostram tudo, como imagens no telão, imagem da estação de Metrô/CPTM, provocações sadias dos torcedores, cara vindo com cabeção do Maradona, torcedores sendo entrevistados em algumas TV´S(até uma delas é a do Agora é Tarde do Gentili da BAND), chegada doa argentinos e muito mais, até foto com gremistas lindas tirei. Enfim, as fotos vão descrever melhor que qualquer relato meu! Dia histórico pra mim e para o blog, até to exausto, dor nas costas bem melhor, corpo dolorido, mas foi intenso e valeu demais essa vinda e quem sabe ainda nessa Copa ainda farei essas diferentes assim, até pra você que tá do outro lado curtir.
Agora não entendo o povo que paga ingresso pra não curtir o jogo, e ao invés disso fica fazendo outras coisas ou vai lá só por causa da cerveja de graça ou aparecer na câmera do estádio....se for assim, porque não dar o ingresso pra gente que quer ver o jogo? Ir por ir e ainda por cima tirar onda danada....e aí quem quer ver o jogo acaba ficando de fora, mas no Natal da vida é "Feliz Natal pra todo mundo e vamos pagar de bonzinho né?"
Enfim, falei e assino embaixo como diria o Mestre Cláudio Quintana Cabral que hoje mora no céu!























Só lembrando que as fotos são próprias como toda a cobertura, os vídeos próprios são 2 e os vídeos de narração das rádios é a única coisa que aí abro a exceção no post de não ser minha o autor e sim o Cristian Banay.