sábado, 24 de outubro de 2015

Uma técnica, um Martínez...no clássico de Corrientes na LNB Argentina, Regatas bate San Martín

Foto: Andrea Carolina Torres(@andrea_ctes no seu twitter, apesar da foto ter sido do instagram dela, gracias por la foto!)






Um dos clássicos correntinos mais emocionantes. E isso porque nem foi atrás do link da transmissão pelo o Streaming, pois sempre sei que em Corrientes tem problemas os links de jogo, só que consegui acompanhar o jogo, não é a toa que estou fazendo o post.
Jogaço de bola e terminou de uma forma que o máximo que se deve fazer é aprender com isso e até pedir desculpas, se equivocou feio.
Aliás 2 equívocos do Sebastian González que botam jogo a perder. Como se pode botar o Gerlero e deixar que ele fosse chegar a 5 faltas em minutos no segundo quarto sem fazer NADA? Gerlero deu uma de André Luiz Coimbra onde agora no Uniceub Brasília andou cometendo essas e se o Vidal não o tira ele era eliminado rapidinho de jogo.
E o outro equívoco, esse custou a partida: Última posse, o San Martín batendo o lateral faltando 3 segundos, 89 a 86 com bola de 3 para empatar o jogaço e eis que surge o Sebastian González treinador da equipe "Rojinegra" simplesmente enlouquecido, perdendo a cabeça com a arbitragem por reclamar de uma falta que estava acontecendo e esse destempero onde o treinador precisa admitir seu erro originou uma falta técnica e a bola com o Regatas só pegar e vencer o jogo de vez. A forma que o San Martín de Corrientes perdeu foi algo inadmissível, e trata-se de um treinador que não costuma ir a loucura com árbitros até onde acompanho a Liga Argentina, se me apontarem uma enlouquecida parecida ou igual em algum jogo da equipe do San Martín me diga agora ou cale-se pra sempre.
Agora, tirando tudo isso.....o que vou falar sobre Javier Martínez e sua identidade com a camiseta do Regatas Corrientes. Falamos muito de Paolo Quinteros onde simplesmente é o cara do time, agora não nos esquecemos de Javier Martínez que tem uma identidade principalmente em jogos assim, aí você vai me lembrar de que temporada passada ele estava na La Unión de Formosa, mas parece que isso não se perdeu ainda mais metendo as bolas de 3 no arremesso que como diria Gonzalo Contreras na Rádio La Red Corrientes/Continental Corrientes(doble potência que hoje só foi pela Continental devido ao futebol ao mesmo tempo da Copa Argentina): La Catapulta!(e a mecânica de arremesso dele é bem essa). O Camiseta 6 da equipe "Fantasma" simplesmente definiu tudo.
Primeiro quarto com jogo lá e cá até os últimos 4 minutos onde a tática do Casalánguida deu certo ainda mais com as bolas de fora e se encontrou um imparável Santiago Scala que sempre foi chutador desde os tempos de Gimnasia Indalo e conseguiu fazer com que o Regatas terminasse na frente do quarto por 22 a 18.
No segundo quarto, o Regatas Corrientes seguia dominando o jogo e até botou vantagem de 14. Até com bola de 3 do Bolívar se tentou encostar no marcador, mas....vinha uma técnica do Ciorciari pra botar o Regatas na partida e a vantagem parar em 13 pontos devido a tanta administração de placar mesmo sem muitas opções no banco, 49 a 36 para o Regatas.
Na volta do intervalo, a vantagem voltou pra 10 pontos e ficou dessa forma até a metade do quarto. Surge Mateo Bolívar, surge o tempo que arrumou a casa, surge Cafferata(ex Minas e Osasco) até que pintou o empate e a dupla Wood-Bolívar funcionou no fim do quarto para que o San Martín virasse o jogo da forma que virou: 68 a 64.
No último quarto, era um aproveitamento e show de "triples" narrados por Gonzalo Contreras. E as bolas de fora se davam por Bolívar, Cafferata de um lado e do outro Javier Martínez numa frieza daquelas e somados claro a Santiago Scala do lado "del Fantasma", O final de jogo quando falei da decisão vinda por Javier Martínez e tudo se chegou naqueles 3 segundos finais onde a técnica no Sebastian González botou a perder, Gonzalo Contreras ou o narrador da Rádio Dos precisam guardar os 3 últimos minutos de jogo e todos propagarem a gravação deles, pois foi final de jogo sensacional e num clássico espetacular. Era bola de 3 a cada resposta, era puro detalhe.....e aí vem essa do treinador do San Martín, é pra parar tudo né.
A foto no placar diz o resultado, e vou falar tudo aqui sobre os cestinhas de jogo, quem foi cestinha de cada lado/Maximos Puntuadores: Regatas teve 32 pontos do Santiago Scala, 14 do Maurício Aguiar e 12 do Espinoza(o Martínez teve 9 pontos e aí cai naquela que sempre digo sobre nem sempre a pontuação representa que por si só foi decisivo de jogo por isso, tem gente que se destaca num toco, numa bola impressionante onde as vezes não se pontua muito, mas foi decisivo nessa.....exemplo disso é o Marcão pivô que era do Palmeiras que não tem mais time de basquete, acho ele fraquíssimo e tá longe de ser decisivo, mas outro dia jogando pela equipe da LSB(Liga Sorocabana) ele foi simplesmente decisivo dando toco no jogador do Paulistano, isso acontece no basquete também).
Já o lado o San Martín de Corrientes que anda de cabeça quente depois do que aconteceu e da forma que perdeu o jogo, teve 32 pontos do Jeremiah Demétrius Wood(esse jogou bola também hein, agora é o Wood que estamos acostumado a ver), 13 do Mateo Bolívar, 13 do Cafferata e 10 do Mariano Fierro.
No segundo clássico da temporada, vitória do Regatas dentro de casa já que no Fortín Rojinegro foi vitória do San Martín.

Com direito a prorrogação na LNB, Fitipaldo decide o jogo e Obras supera Boca na La Bombonerita

Foto: LNB Contenidos




Esta partida e a partida do próximo post que é o clássico de Corrientes mostram como se tem jogo emocionante em outras ligas. As vezes você pode não acompanhar 100% de tudo, só que jogos assim ainda mais em momentos onde não se tem muitos jogos no dia, pra quem gosta é um pratão cheio.
Claro que esse jogo foi o jogo da Directv Sports e como não se conseguiu link para acompanhar a competente transmissão do Carlos Altamirano e do Pablo Viola, se foi pelo o rádio, pela a vibração dele que se foi acompanhar rigorosamente tudo, como diria uma propaganda na Argentina: Hasta donde quieras llegar!
Porque Fitipaldo decisivo? Já te explico a partir de agora assim contando a história da partida em plena La Bombonerita com vitória do Obras por 92 a 88.
Primeiro quarto, equilibradíssimo com as duas equipes se alternando no placar, mas aí veio a queda de produção xeneize para a chegada Tachera principalmente com Marcos Delía fazendo o que quis num garrafão de um ginásio onde conhece bem porque já jogou no Boca Jrs. E com isso um 27 a 19 sonoros em favor do Obras Sanitarias regado a muito jogo interno.
No segundo quarto, o Boca simplesmente não apareceu na partida neste quarto, defesa fraca, não estava defendendo rigorosamente nada e sem falar num Selem Safar que tirou a noite para jogar basquete e ficar "EN-CEN-DI-DO" na partida, sendo bolas de cabeça de garrafão ou bolas de fora para ajudar o Obras a simplesmente abrir dianteira de 14 que liquidou um quarto perfeito com uma bola de 3 do Zanzottera, e no fim um 46 a 34 em favor do Obras ao final dos 2 primeiros quartos de jogo.
Na volta de intervalo, até a metade do quarto só dava Obras no jogo e na vantagem onde o jogo interno com Delía, Basualdo fizeram muito a diferença. 15 pontos de frente e não se via uma reação da equipe do Boca de forma alguma na partida, até que o começo dessa reação veio muito graças a Lucas Gargallo e a Jonathan Treise que baixou a vantagem para 7 pontos e no último quarto essa reação rigorosamente se intensificou graças a uma peça conhecida de nós brasileiros, sempre foi um bom jogador quando jogava na Cidade Sem Limites, falo falando de Fabián Ramírez-Barrios(o Barrios para o Sportv, o Fabián apenas para a Rafael Antônio) que fez o que fazia no Paschoalotto Bauru que era defender demais lá atrás e na frente dar conta do recado chamando a responsabilidade. Claro que para o Boca ficar no jogo até nos instantes finais do tempo normal se apelou para Freeman enquanto o Trifón Poch guardava o Delía no banco(até vi gente no twitter pedindo o Delía de volta e questionando a escolha do espanhol que treina a equipe do Obras) e até se chegou a virar o marcador na bola do Boccia. Mas essas oportunidades eram desperdiçadas e se tinha jogo na última parcial.
Até no lance antes das bolas que resultaram em prorrogação.....foram um erro do lado do Boca que iria custar caro, mas na sequência o Obras retribuiu o presentão e se tinha jogo ainda mais para a equipe de Adrián Capelli.
Faltando 2.9 seg.....essa bola aqui do Fitipaldo daria a vitória a equipe do Obras: https://twitter.com/FernandezLea/status/657735393199177728 mas na última posse de bola onde o Obras perdeu na reposição de bola e o Boccia foi para o ato do arremesso sendo que o Obras apelou para essa. Boccia converteu os lances livres e empate em 78 pontos, prorrogação na La Bombonerita.
E sabe aquela pergunta de começo e dentro do título botando em evidência o uruguaio Bruno Fitipaldo? Ele ao lado do Zanzottera marcaram simplesmente os pontos da prorrogação, e não só de pontos viveu o uruguaio, assistências, bolas importantes enquanto o Boca perdeu o jogo no detalhe. Detalhe que se chama Bruno Fitipaldo "EN-CEN-DI-DO" na prorrogação ao lado do Zanzottera.
Jogão e com vitória Tachera sobre a equipe Xeneize, se você não quisesse ler a publicação e fosse só ler o texto....pode confiar no título que foi exatamente ao que aconteceu.
Cestinhas/Maximos puntuadores(sempre boto em 2 línguas, vai que algum argentino esteja lendo): Lado Tachero, o lado do Obras que foi vencedor teve 18 do Zanzottera, 17 do Fitipaldo, 16 do Safar, 13 do Delía, 12 do Horner e 11 do Iván Basualdo. Já o lado xeneize, o lado do Boca teve 20 pontos do Freeman, 19 do Treise, 17 do Boccia e 10 do Atkins.