segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Soles dentro, La Unión dentro, Aguada fora...a definição na Liga das Américas

Foto: Liga De Las Américas(@ligaamericas)




Soles dentro, La Unión de Formosa dentro e Aguada fora.....acabou de terminar agora a pouco o duelo que definiria quem passaria de fase.
Vitória do Soles até 3 pontos passava La Unión e Aguada, Vitória do Soles entre 4 e 15 pontos....dava Soles e La Unión, Vitória do Soles de Mexicali por 16 pontos pra cima daria Soles e Aguada e consecutivamente uma vitória da La Unión de Formosa por qualquer placar daria La Unión e Aguada.
Enquanto houver certos regulamentos e critérios de desempate.....vão sempre passar por aquela situação de que se teve algo arrumado ou algo estranho que faça o placar classificar as duas equipes que se enfrentam no famoso jogo de cumpadres. Já passou com brasileiros, Uniceub Brasília e Winner Limeira que o digam e sem contar demais equipes onde a história do saldo ocorreria. Se isso mancha uma competição e um grupo que estava interessantíssimo, claro que sim porque sempre vai haver essa situação e esse questionamento ainda mais da turma Aguatera que foi a prejudicada da vez.
Só lembrando que o lance que faz os uruguaios se questionarem com isso, por mais que alguns não acreditem que haja isso, e até acho que tenha casos e CASOS.......foi o 8 segundos em favor da La Unión em um momento que na posse o Soles poderia chegar aos famosos 16 que passaria o Aguada. Isso despertou a ira das redes sociais nesse quesito.....
No primeiro quarto, muito equilíbrio mas no final dele a equipe mexicana tomou conta do placar e com um Soles ordenado e cheio de assistências e com uma La Unión impaciente.....23 a 18 no fim do primeiro quarto e a equipe mexicana(em que está jogando Justin Keenan, lembram dele? o ex Pioneros? Pois é, Keenan segue firme e forte no México e até metendo bolas de fora também).
No segundo quarto, eis que surge o equilíbrio de jogo onde nenhuma das equipes largavam no placar e enquanto um Luke Martínez metia suas bolas do lado mexicano, do lado Argentino(Lado Formoseño) tinha Piñero, tinha Francis e tinha Elsener na ajuda e com isso num quarto complicado e equilibrado, empate em 37 na ida para o intervalo.
Na volta do intervalo, a La Unión volta defendendo mal e Justin Keenan assim como em antigos tempos, faz o jogo ser a puro ele para resolver e a equipe mexicana abrir vantagem. Antes do último quarto, Soles vencendo por 7 e Aguada com o coração na mão sem saber o que torcer e o que secar.
No último quarto, no lance livre até o Soles chega aos 15 pontos de frente(embora esse 15 pontos no desempate favorecia a equipe mexicana e a La Unión), mas numa cesta e falta com Torin Francis, a La Unión permanece com os 11 pontos de frente antes de chegar os 8 segundos de violação marcados onde todos questionam da estranheza do lance......
O fato é que no final de tudo isso, Soles se classifica, La Unión de Guillermo Narvarte segue em frente e o Aguada fica de fora e o Grupo B que tem Guaros de Lara no meio começa na sexta-feira.....estão até falando em FIBA na sexta decidindo tudo com relação a punição do Brasil, algo que volto a dizer que se a FIBA voltar atrás será um dos maiores absurdos e promoverá mais uma vez o jeitinho brasileiro, o módulo que se gritar consegue tudo sendo que o Brasil não é diferente de ninguém pra não cumprir punições justas......e fica o meu repúdio ao contrário de todos que estão preocupados em fazer média e até jogar culpa na Liga das Américas pelo o fracasso Brasileiro em muitas coisas num basquete que ESTÁ LONGE DE CRESCER......até fico querendo largar tudo, só que alguém precisa estar atento e tentando abrir os olhos perante os fatos e opinar com o que tem que opinar, sem rabo preso com ninguém.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Soles de Mexicali teve 30 pontos do Justin Keenan e 22 do Luke Martínez. Já a La Unión teve 15 pontos do Torin Francis, 14 do Elsener e 13 do Konzstadt.

Na Liga das Américas, Aguada vence e agora depende dos outros

Foto: Fiba Américas




Parte cumprida e agora é esperar Soles-La Unión de Formosa, é do 96 a 92 que falo anteriormente e se não é o rádio uruguaio(Teve rádio ao vivo do México e teve rádio nos estúdios também).....não teria nem como acompanhar todo o embate de grande parte deste grupo. Vitória sobre o Correcaminos e foi assim o jogo......
O Aguada no primeiro quarto chega até a abrir 4 pontos de frente, mas da metade até o final do quarto só deu a equipe panamenha que é treinada pelo o uruguaio Javier Isis e com os principais jogadores como Gaskins e outros, virada no marcador e quarto terminado com 26 a 22 em favor do Correcaminos.
No segundo quarto, o que fez o Aguada passar a frente foi Iglesias vindo do banco e Démian Álvarez nas bolas de fora, fazendo o time Aguatero rigorosamente melhor e virar o marcador onde tudo estava bem melhor com direito a estragos de todo o jeito.....48 a 41 na vinda para o intervalo.
Na volta de intervalo, equilíbrio puro e foi um quarto onde a vantagem era pequena e administrada pelo o time do Aguada. O Correcaminos teve os seus momentos durante a partida que foi a nível alto e isso fez com que tudo fosse definindo no último quarto, em que o Aguada chega a abrir 12 de frente mas o Correcaminos com as bolas de fora inclusive com Gaskins......fizeram a vantagem despencar no minuto final, mas nos lances livres com Gustavo "Panchi" Barrera e Álvarez fizeram com que o Aguada vencesse o jogo.
Daqui a pouco o post do jogo entre Soles e La Unión.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Aguada teve 29 pontos de Démian Álvarez, 16 do Iglesias, 14 para Jeremis Smith, 10 do Kyle Lamonte e 10 do Federico Haller(que joga no Defensor Sporting, mas foi emprestado para jogar o torneio por Aguada). Já Correcaminos teve 20 pontos do Galindo, 19 para Gaskins, 18 de Oglive e 11 de Henriquez.

No NBB, Mogi vence Vitória com final duro

Foto: Antônio Penedo/Mogi-Helbor




É....Quase que Mogi deixa a vitória escapar na partida deste domingo contra o Vitória e o 75 a 72 com final duro aconteceu neste domingo no Hugo Ramos em Mogi das Cruzes até para um bom público como andei vendo fotos.
Questiono e aqui devemos questionar dessa maneira: O que se passa com Mogi? Mogi faz 3 jogos e os 3 jogados em casa que a equipe caiu vertiginosamente de ritmo, de produção e não parece a equipe normal de outros jogos, sinto que tem algo estranho no famoso "off" que está levando isso pra dentro.....há que explicar atuações tão ruins assim e sem contar na falta de variação que é notável. Claro que a vitória aconteceu, mas isso após o intervalo deu pra ver. Agora há que valorizar o rubro-negro baiano e o motivo é conseguir reagir mostrando que não foi só daquela vez no jogo em Fortaleza que conseguiu reagir após estar com uma vantagem bem atrás, alias, é como andava opinando por ai, Marreli e seus milagres com equipes assim.....isso é um fato a ser valorizado e sem fazer nenhuma média com ninguém.
Sobre a partida, vamos falar dela.....primeiro quarto e tudo parecia que Mogi iria repetir a atuação que fez contra o Basquete Cearense jogando em casa onde o aproveitamento era alto das bolas de 3 e até gente do banco fazia essas bolas. 27 pontos em bolas de 3....aproveitamento lá em cima, até o Elinho meteu bola de 3 e Mogi dominou o quarto sem chances para o Vitória, 32 a 18, quarto esse que sem nenhum esforço chegou a manter a vantagem.
No segundo quarto, o Vitória quis melhorar, mas Mogi abriu 20 pontos de frente e administrou rigorosamente tudo, nem o banco quando Guerrinha colocava em quadra deixava cair o nível e a folga no 53 a 32(lado baiano só tinha o Keyron Sheard salvando do pior) na ida para o intervalo, parecia que a reabilitação viria tranquila e que os 2 jogos de péssima atuação originando 2 derrotas consecutivas seria um famoso acaso ou ponto fora da curva como gostam de se referir por ai.
Só que não foi bem assim, e aí surge a virtude e o tempo de reação do rubro-negro baiano......reação que nem todo mundo pensava que iria acontecer, até nem o mais fanático torcedor do Vitória esperava isso. Mas ela aconteceu, Mogi mal voltou e se tornou aquele das atuações contra Flamengo e Macaé comprovando que tem alguma coisa bem estranha nesse meio e que a roupa precisa ser lavada antes ou Mogi pode se complicar inteiro no mesmo NBB.
Dawkins, Kurtz dominando Garrafão(pra tomar sufoco e calor do Kurtz, é porque tem algo errado sim), Keyron Sheard levando a melhor e pontuando.....a vantagem cai pra 12 pontos e cairia ainda mais onde nem as broncas do Guerrinha no banco Mogiano davam liga e essa vantagem chegou a estar em apenas 2 pontos, restava os famosos 1 minuto e poucos finais que foram mais longos do que gente que está sem sono faz alguns dias.......
Só que na hora de chegar no placar.....surge um rebote ofensivo importante a ser pego e os lances livres a liquidarem o jogo, foi assim que Mogi foi vencer a partida, embora a confirmação da vitória só veio após o final. Um dos erros de lance livre e o Vitória com a bola do jogo, onde a bola escapa do domínio do Hayes que chutaria pra tentar empatar e ir pra prorrogação.....nada feito, a bola escapa e o Mogi volta a vencer no NBB, apesar de um Vitória que foi lutador e caiu de pé após ter toda a justiça em tirar 20 pontos de frente ao mesmo tempo da estranheza mogiana pairada no ar.
Final duro, 75 a 72 e Mogi vence o Vitória.
Vitória volta a jogar em Cajazeiras contra o Pinheiros na sexta-feira, jogo que aliás será do rádio lá em Salvador(Rádio Sociedade) e Mogi tem a Liga Sorocabana em jogo na quarta-feira(jogo do rádio que até ouvi o Rodrigo Tognato da Gol & Rock prometer estar em solo sorocabano na quarta).
Cestinhas? Mogi teve 19 pontos do Caio Torres, 16 do Tyrone Curnell, 15 do Shamell e 15 do Elinho. Já o Vitória teve 17 do Arthur, 15 do Kurtz, 15 do Keyron Sheard e 13 do Dawkins.