sábado, 30 de abril de 2016

Paysandu 2 x 0 Independente-PA: Copa do Brasil 2016 é no blog!

Foto: Fernando Torres/Ascom Paysandu





É da classificação do Paysandu que falo em partida que foi disputada na Curuzu e num raro sábado. Digo raro sábado, porque no normal da Copa do Brasil é marcar jogos na terça, quarta e quinta por isso dá pra se falar em raridade no quesito jogo de Copa do Brasil no final de semana e só lembrando que na ida tinha sido 2 a 1 em favor do Paysandu.
A primeira etapa, apesar do Independente no confronto paraense ter começado com 3 atacantes.....o jogo ficou travado, sem muitas chances e até com muito sono durante a primeira etapa inteira. Rigorosamente faltou de tudo no primeiro tempo.
Na segunda etapa, quem volta melhor foi o Papão. Leandro Cearense é derrubado na área, pênalti que o Celsinho(ex monte de clubes) bateu e quase que o goleiro do Independente pegou, mas a bola foi lá dentro para o 1 a 0 do Paysandu.
Com Monga e Alexandre, as melhores oportunidades do time do Independente no jogo onde faltou pontaria decente para ao menos empatar o jogo. E depois disso, veio a chuva caindo para fazer o jogo dar aquela piorada e não ter grandes emoções além do segundo gol que sacramentou a classificação a próxima fase onde vai pegar o Operário de Ponta Grossa dia 17 a ida em Ponta Grossa lá no Germano Kruger. Segundo gol que surgiu aos 32 do segundo tempo, quando Celsinho no contra-ataque ao invés de passar a bola decide chutar, mas o goleiro do Independente não defende a bola e solta ela nos pés do Raphael Luz para o 2 a 0 e a classificação que se tornou tranquila no confronto paraense por mais que se ouvia jogador falando no trabalho que o Independente deu.
Papão na próxima fase da Copa do Brasil.

Luziânia vence, sai na frente e fica a um passo do título no Futebol de Brasília

Foto: Futebol Candango(@futebolcandango no twitter)





É do Campeonato Brasiliense que falo, para alguns só no rádio, pra outros in loco e pra demais outros pela a TV(Globo em Brasília passou o jogo com o trio Rogério Corrêa, Júnior e Marsiglia além da reportagem local) e o Luziânia deu um senhor passo para sábado que vem, podendo perder até por 1 gol de diferença pra ser campeão. Já o Ceilândia, precisa de ao menos 2 gols para forçar as penalidades e 3 pra ser campeão direto.....algo que ficou complicado para os comandados do Adelson de Almeida.
E como o Ceilândia cansou de perder gols.....impressionante. A primeira etapa que o diga, teve cabeçada do Claudecir que passou perto, teve Clécio chutando a bola e ela passando perto, teve defesaça do Edmar Sucuri em outro chute do Clécio, teve bola passando perto, teve o goleiro do Luziânia de novo aparecendo no cara a cara com o atacante do Gato Ceilândia e o Luziânia só se segurando aos ataques do Ceilândia e tinha boatos que seria o contrário até pela a forma que o Ceilândia arma as suas equipes....um ledo engano na final do futebol de Brasília.
Na segunda etapa, o Ceilândia seguia na pressão e o Luziânia praticamente pouco assustava até que em um contra-ataque o gol da equipe goiana surge e em jogada do experimentado e rodado volante Thompson que serve a Tatuí que bota na rede para marcar o primeiro do Luziânia.
Teve clima esquentando, teve o Ceilândia perdendo a paciência e no quase último lance do jogo o Luziânia ampliando a vantagem com o Tiago Mariano que fez a festa na zaga do Ceilândia e ampliou o placar trazendo uma grande vantagem para a partida de volta sábado que vem no mesmo Mané Garrincha. E vale destacar, como o banco do Luziânia ajudou nesta vitória que fez ficar a um passo do título em Brasília.
Semana que vem, tem a volta no mesmo Mané Garrincha e assim vamos. Lembrando que só deu 2 mil e 800 pessoas, algum dia isso deveria mudar, mas pra isso....tem que haver um montão de coisas que servem pra outras postagens e que já serviu em outras postagens.
Luziânia sai na frente e complicou para o Ceilândia.

Mogi 1 x 0 Flamengo: Playoff semifinal do NBB no blog!

Foto: Bruno Lorenzo Fotografia





E o primeiro round da semifinal entre mogianos e Flamenguistas aconteceu no lotado Hugo Ramos com duas torcidas rolando.....e Mogi sai na frente na série com direito a 86 a 81.
A verdade é uma só: Num jogo pegado, faltoso, de muito contato....prevaleceu quem fez mais defesa(lembrei um pouco dos tempos de Paco García que queria esse tipo de pegada mesmo) e que se tinha organização somado a individualidade de jogadores como Larry Taylor do que o desespero rubro-negro onde alguns rubro-negros não querem que tecemos críticas, mas estamos no papel de criticar. Em meio de um elenco que não se confia(jogador que só porque jogou lá fora tem que ser babado o ovo, sendo que aqui neste espaço não tenho obrigação de babar o ovo de ninguém, se tiver bom e se tiver ruim, tem que falar e é um espanto jogadores outros raposa velha de playoff perderem a cabeça como perderam) e numa temporada não muito boa do José Neto, a zona só acontece e está todo mundo vendo literalmente e em momentos do jogo...o Flamengo estava lembrando outras épocas onde a bola tinha que ser jogada em um jogador pra que a cesta de 3 fosse valer mais do que isso pra tentar tirar a vantagem.
Vivi para o Flamengo reclamar de arbitragem, vivi pra ver algumas coisas como no dia de hoje e ainda devo viver pra ver mais coisas dentro desta mesma série e de ambos os lados.
O primeiro quarto, começou com Mogi roubando bolas, com fome de jogo enquanto o Flamengo estava literalmente acuado. A sorte foi que se acertou as coisas para simplesmente chegar a igualdade no placar. Na infiltração do Jimmy, Mogi terminou na frente o quarto por 20 a 18.
Já no segundo quarto, Mogi chega a abrir 5 pontos de frente, e enquanto o Flamengo se descontrolava ao invés de ser raposa velha nos playoffs e não se esquentar com isso.....Mogi com toco do Larry no Marquinhos inteiramente na bola e ponte aérea com Tyrone Curnell rolando e a equipe mogiana na frente abrindo 12 pontos de frente, mas no final essa vantagem diminuiu pra apenas 5 quando teve a bandejinha do Marquinhos. 39 a 34 em favor dos comandados de Danilo Padovani.
Na volta do intervalo, enquanto um lado seguia optando pela a zona tática e pelo o descontrole....o outro lado seguia dominando e controlando o jogo com direito a abertura de 16 pontos, com direito a Shamell jogando sem estar 100% e a contundência resulta em abertura de ponto e um 66 a 51 sonoros antes do último quarto.
No último quarto de jogo, Mogi parecia liquidar a partida....até que resulta o lance do Marquinhos e sua lesão que faz ele não voltar para o jogo e que não possa ter acontecido nada demais, é isso que a torcida rubro-negra espera, já que tinha perdido o Olivinha de última hora e o gozado é que nesses instantes aquele papo de "Flamengo ter rotação pra suprir isso" foi pro saco também, perceberam?
Flamengo na tática "joga no Marcelinho pra tirar vantagem"....até se chega a tirar, mas nos lances livres Mogi resolve o jogo e define o placar.
Só foi apenas o primeiro round, muita coisa pra rolar, muita coisa pra acontecer.....sexta-feira tem mais no Tijuca que deve lotar e que até por internet estão vendendo ingressos. E imagino que muitas coisas devem mudar e precisam mudar em lados, enquanto outros precisam manter a pegada.
Cestinhas deste jogo 1? Lado Mogiano tivemos 24 pontos do Tyrone Curnell, 17 do Shamell, 13 do Larry Taylor e 12 do Lucas Mariano. Já o lado Rubro-Negro teve 21 pontos do Marquinhos, 14 do Marcelinho, 12 do Robinson e 12 do JP Batista.

Joinville 2 x 1 ACBF Carlos Barbosa: LNF aqui no blog!

Foto: Fabrizio Motta/Divulgação




Desde já, uma confissão: Além do jogo da Copagril Marechal Rondon contra o Magnus Futsal de Sorocaba, o jogo do Cau Hansen foi o outro jogo que até o presente momento me liguei na Liga Nacional de Futsal neste 2016 que tem acontecido. Não posso nem avaliar quem está fraco ou bem, apesar do nível estar bem igual entre algumas equipes. Talvez mais pra frente comece a dizer algo, ainda mais se a correria permitir que se acompanhe mais jogos nem que eles sejam do rádio.
E também lembrando desde já o fato que estou de olho nas rádios, pois logo logo quero fazer a relação de rádios da competição, onde já vi que tem mudanças daquelas.
Partida que iniciou esta terceira rodada que continua com os jogos segunda-feira(1 televisionado e os outros do rádio apenas, embora o televisionado também tem rádio transmitindo) e a vitória do Joinville levando pra ponta do campeonato empatando com o Atlântico de Erechim que ainda irá jogar e uma vitória em jogo onde o sufoco aconteceu com direito a bola tirada em cima da linha faltando uns 4 segundos para o fim.
Este 2 a 1 do Joinville que agora leva as mesmas cores do tricolor do futebol e não mais antes quando era a Krona Joinville sem vínculo com o futebol, foi assim.......primeiro tempo em que o JEC esteve melhor no começo, só que o jogo nem tinha tantas oportunidades, parecia um jogo bem morno de fato apesar do domínio do Joinville sobre a boa equipe da ACBF. E o placar foi aberta em lance onde a equipe gaúcha tem tomado gols neste começo a vontade, lateral batido, ensaiado e o Eka no desvio do chute completa para o gol marcando o 1 a 0 para o JEC com Cau Hansen em ótimo público. O Empate dos comandados de Marquinhos Xavier não demorou muito, o Rafa disputou uma bola com o goleiro, levou vantagem e quase perdeu ela, deu tempo de ganhar a disputa e tocar pra rede evitando a saída de bola e marcando o empate da ACBF de Carlos Barbosa. 1 a 1 em solo joinvilense.
Na reta final do primeiro tempo, quase em último lance veio a virada dos joinvilenses quando Felipe Mello(estava em Sorocaba e agora é do JEC) chuta de primeira num quase mesmo lance do primeiro gol, a bola bate na trave e nas costas do goleiro Alê Falcone para o 2 a 1 de virada em favor do Joinville.
Volta do intervalo, segundo tempo onde o equilíbrio se manteve o tempo todo. Chance da ACBF empatar e a chance do JEC ampliar existiram de tudo quanto maneira e tudo foi para os instantes finais quando William foi destaque pra fechar o gol do Joinville e a bola tirada em cima da linha faltando 4 segundos segurou a vitória importante.
E os próximos adversários das equipes? Joinville pega a ALAF de Lajeado na sexta-feira(outro televisionado no Sportv) e a ACBF joga em casa contra o Marreco Futsal, novato na Liga esse ano.

Na LNB Argentina, Quimsa vence Sionista

Foto: LNB Contenidos





75 a 71, a conta é bem simples para os comandados de Sílvio Santander: Domingo vencendo o Olímpico no clássico de Santiago Del Estero e conta com a derrota da La Unión de Formosa sobre o Instituto(algo que não penso que acontecerá) o Quimsa vai para as semifinais de sua Conferência no famoso "playoff a menos" para jogar. Caso não ocorrendo isso, terá que ao menos jogar um playoff a mais.
A partida não foi tão técnica, o que me espanta é que o resumo do próprio clube que até o Basquet Plus priorizou quando foi noticiar do jogo, eles falando em perdeu mas melhorou e muito....onde que o Sionista melhorou em alguma coisa nesta temporada? Não é a toa que vão jogar playoff para brigar pra não cair, o famoso playoff de permanência onde estão merecendo cair desde um tempo por tanto flertarem com esta posição. E a qualidade de rádio e transmissão no Streaming lá é algo duríssimo também, falo de áudio mesmo e não de imagem e agora vem essa de dentro do clube em simplesmente esconder os problemas. Só lembrando que este jogo era pra ter sido realizado bem antes, mas a umidade da quadra não deixou que acontecesse o jogo, até adiou pra o dia seguinte mas o jogo mudou de data e finalmente foi realizado.
O placar baixo de 13 a 10 para o Quimsa no primeiro quarto, só reflete o nível baixo de jogo onde não foi só um jogo de defesas mas de muitos erros fáceis de ambos os lados.
No segundo quarto, jogo cheio de bolas de 3 onde um fazia de um lado e o outro respondia na mesma moeda. Eis que surge Robert Battle, dominando o garrafão, sendo incisivo como sempre e fazendo o Quimsa na última hora conseguir uma vantagem suficiente pra ficar no 32 a 29 a seu favor na chegada do intervalo.
Na volta do intervalo, "La Fusión"(como é conhecido o Quimsa) com Battle...abre 13 pontos de frente e parecendo que iria manter a vantagem. Até que Juan Jasen(não é aquele que já foi da seleção que é Hernán Jasen)e a defesa do Sionista começa a melhorar e o empate em 59 aconteceu além de terminar na frente o quarto por 63 a 61 em favor dos comandados do ex treinador da Unitri Uberlândia aqui no Brasil, Miguel Volcan.
O último quarto, teve o replay no quesito equilíbrio igual o post anterior entre Estudiantes-Atenas. Só que com um final todo favorável para o Quimsa onde para mim a bola que liquidou o jogo como selou uma atuação magistral que tem estado devendo nesta temporada na LNB Argentina é David Jackson. O ex jogador do Flamengo e da Winner Limeira, não está fazendo uma grande temporada no Quimsa, só que hoje e ainda mais na hora que tinha que aparecer, apareceu....fez jogada pra dentro e até girando em cima do marcador para fazer 2 pontos e abrir ali uns 5 de frente que pra mim foi a bola do jogo, apesar dos lances livres do Gabriel Deck selarem a vitória do Quimsa sobre o Sionista.
Cestinhas/Maximos Puntuadores(em duas línguas sempre escrevo nesta parte): Quimsa teve 17 pontos do David Jackson, 15 do Gabriel Deck, 12 do Tintorelli, 11 do Lucas Pérez e 11 do Diego García. Já o Sionista teve 16 pontos do Massie, 13 do Jasen, 12 do Johnson e 10 do Ariel Pau(Ariel Pau, me faz lembrar aquela vez que com a camiseta da La Unión de Formosa dirigida na época por Gabriel Picatto anulou o Nezinho e passeou em cima dele naquele final four da Liga das Américas).

Na LNB Argentina, Estudiantes vence e espera por vaga no playoff domingo, Atenas sem chances

Foto: LNB Contenidos




A explicação é simples e direta: Atenas eliminado de qualquer chance de playoffs enquanto o Estudiantes vence o jogo e só depende da vitória contra o Libertad domingo pra se classificar e as chances de vitória aumentam ainda mais não se sabendo como vem a equipe de Sunchales que já está classificada a um tempão e oscila demais inclusive fora de casa.
Algo que se decidiu neste 91 a 84 foi o fato do garrafão da equipe de Concordia ser muito bem usado e nos instantes finais o Atenas simplesmente sucumbiu nos seus próprios erros de toda a temporada que não adiantava tirar o tal atraso justo agora. E me espantei com o público que estava fraquíssimo em Concordia, se não me engano um dos piores públicos da temporada....nem televisionado e nem outros jogos tiveram um público tão ruim como hoje e se eu tiver errado por favor que possam me corrigir imediatamente seja em espanhol ou em Português. E bom pra Renato Carbonari que mal chegou nesta reta final após não ir pra playoff com São José no NBB, podendo ir pra playoff com o Estudiantes de Concordia.
E como foi o jogo? Primeiro quarto onde com Marín e o cubano Justiz Ferrer....se abriu 14 a 9 o Estudiantes de Concordia mas o Atenas chega a empatar o jogo, embora na reta final...2 bolas de 3 voltaram a fazer os comandados de Hernán Laginestra simplesmente a terminar na frente com 23 a 19 no fim do quarto em favor do Estudiantes de Concordia.
No segundo quarto, foi o quarto de Bruno Lábaque, na batuta dele o Atenas virou o marcador e estava bem melhor no jogo com direito a muito abuso no famoso Pick And Roll onde ele ficava livre pra arremessar quando não completava a jogada. Eis que faltando uns 5 minutos para o fim do quarto, sequência de 7 a 0, Carlos Romano pede tempo mas não adianta e o Estudiantes reage no jogo de vez para virar o marcador e fechar com um 44 a 41 na ida para o intervalo.
Pra quem não sabe e disso volto a falar: Jogadores que já estiveram aqui no Novo Basquete Brasil e que estão nas equipes, são Luciano González(Chuzito González que foi do Minas e está no Atenas)e Matías Nocedal (Que jogou na Liga Sorocabana do Rinaldo Rodrigues). Além claro do Carlos "Negro" Romano que treina a equipe do Atenas e fez uma senhora reação na temporada quase beirando a playoffs e morrendo nas chances na partida desta sexta em Concordia.
Na volta do intervalo, eis que começa a aparecer o jogo interno inclusive e principalmente com Justiz Ferrer domando o garrafão seja com Mickeal, Mikulas ou Lo Grippo para chegar a abrir 7 de vantagem. Lábaque volta a quadra e ele faz o Atenas reagir no jogo, ele carrega a equipe de Córdoba para o placar próximo e finaliza na frente com 64 a 62, onde tudo estaria definido para o último quarto. Atenas na frente.
No último quarto, que esteve equilibrado o tempo todo. Os últimos 3, 2 minutos de jogo foram os decisivos para saber quem venceria ou se teríamos prorrogação(onde cheirava a ela também). Foi nisso que o Atenas começou a perder jogadores por terem atingido a quinta falta, foi o Justiz Ferrer aparecendo nos rebotes e na pontuação para decidir o jogo e nisso que o Estudiantes se aproveitou para conseguiu a vitória final e estar a um passo onde a conta é simples: Ganhou do Libertad domingo, tá no playoff sem depender de ninguém. Se perder, terá que depender inclusive do clássico em Corrientes e do Regatas perder por exemplo pra chegar aos playoffs.
E nesta temporada, sem playoff na cidade de Córdoba. Instituto e Atenas se safaram do rebaixamento, mas não estarão no playoff e ao que se deve esta pífia campanha dos dois? O Atenas mais uma vez para naquela situação de desorganização, jogador saindo quando mal ficou e por ai vai.....a turma dos Lábaques(Felipe Lábaque que o diga) mais uma vez dá show de desorganização e o Atenas não aguenta mais ficar sempre na rabeira de tudo, se o Romano começa mal a outra temporada vão querer fazer o mesmo replay de agora. Desde quando Sebastian González treinou o Atenas....a sequência de treinadores e de planejamento foi para o espaço....passou muitos como Pablo D´Angelo, Marcelo Arrigoni, Gustavo "Zurdo" Miravet e outros. Ou o Atenas se organiza ou essa flertada com as últimas colocações vão ocorrer e seu torcedor não aguenta mais, sabe que o Atenas é grande e a briga dele é no topo.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Estudiantes de Concordia teve 28 pontos do Tucker, 18 do Justiz Ferrer(que foi mais decisivo ao meu ver), 17 do Mariano Garcia e 14 do Marín(Renato Carbonari ficou zerado e jogo 9 minutos). Já o Atenas teve 24 pontos do Bruno Lábaque, 14 do Mikulas, 14 do Mickeal e 12 do Lo Grippo.

Na LNB Argentina, Regatas vence fácil Instituto e define vaga para playoff no domingo

Foto: Gonzalo Contreras/ La Red/ Continental Corrientes






A primeira parte já foi feita, que era vencer, agora falta domingo e a vitória no clássico de Corrientes contra o San Martín além de secar o Estudiantes de Concordia para ir para os playoffs....vida que não anda fácil em favor do Regatas Corrientes.
O que impressiona também é que neste giro por Corrientes, o Instituto teve a mesma atuação ruim, a mesma situação como se tivesse tirado o pé e quando chegava lá por conta do terceiro quarto já se via o jogo em diferença de 20, 25 pontos onde em sã consciência não tiraria de jeito nenhum. É do 95 a 71 em favor dos comandados do Casalánguida que falo no destaque do Blog na LNB Argentina e em jogo onde por exemplo no primeiro quarto de jogo teve um sonoro 28 a 8 em favor do Regatas onde ao menos parte dos pontos foram feitos em bolas do Paolo Quinteros que estava intratável nesta noite, já tinha 12 pontos dele só nesse começo e com bolas de fora e abrindo espaço no garrafão enquanto a forma de jogar do Instituto estava meio peladeira sem defesa e sem rigorosamente nada, nem parecia a equipe que Ariel Rearte fez reagir durante a competição.
No segundo quarto, o Regatas não foi só Quinteros não. Foi Saiz e Arengo saindo bem do banco para o nível não cair e chegar a abrir um 40 a 14 bem sonoros no meio do quarto. Foi daí que até o Instituto tirou um pouco a vantagem e foi o único momento talvez de lucidez da equipe de Córdoba ainda mais com Pablo Bruna e Ale Zilli aparecendo bastante. Apesar disso, um 53 a 30 no fim do primeiro tempo em favor do Regatas Corrientes.
Na volta do intervalo, esta facilidade só aumentou, o controle de jogo aumentou e o último quarto de jogo foi um verdadeiro protocolo porque tudo já estava resolvido e domingo a vida do Regatas se dá desta forma se quiser chegar aos playoffs: Vencer o San Martín no clássico(que televisionado teremos na Tyc Sports domingo) e secar o Estudiantes contra o Libertad(que não sabemos como vem), será um olho no clássico e um olho no jogo do Estudiantes.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Regatas teve 20 pontos de Paolo Quinteros(12 só no primeiro quarto), 13 do Aguiar, 13 do Arengo, 11 do Nenonen. Já o Instituto de Córdoba teve 21 pontos do Alejandro Zilli, 19 do Cowan e 12 do Justin Giddens.