domingo, 28 de maio de 2017

Está é a liga que cresce, só que não


Dia 27 de Maio de 2017, NBB, playoffs, jogo 1 da final, Paulistano 82 x 78 Gocil Bauru Basquete.....ginásio Antônio Prado Júnior.
Enquanto eu esperava pra ser autorizado a entrar pra comentar o jogo ontem pela Gol & Rock(por isso que até não teve post do Blog e nem cobertura in loco) já ficava sabendo pelo o Boris da Sud FM que as Web Rádios estão todas no chão.....lá de fora já via a várzea que pintava.
Autorizada a entrada, até recebi o pedido de desculpas pela turma da organização(ou assessor de imprensa podemos dizer assim, o único a conseguir fazer o meio do campo ali) e vou ao lugar disponível para a narração de jogo. Vejo o Rafael Antônio e a Cris do Jornada Sportiva(Rádio Auri-Verde de Bauru) no canto e em cima da caixa de som(algo que o Jovassi já teve essa experiência num jogo francano) e o Rafa falando pra eu fazer o famoso registro da desorganização e era óbvio desde lá de fora que iria fazer o registro e que não iria deixar escapar nada sobre isso.
Não estou aqui pra falar de um jogo que o Paulistano abriu 21 pontos de frente, que quase negligenciou o jogo porque Bauru reagiu no jogo, mas tardiamente e sim perante tudo isso.
Se a turma do Jornada estava ali em cima(sem contar no repórter da Globo, que se eu não me engano é o gaúcho Andrei Kampff torrando a paciência do Lucas Rocha que estava no canto dele e no trabalho dele ali na ponta da quadra), a turma das web rádios estavam de outro lado. A Poliesportiva passava sufoco lá na outra extremidade da quadra, a Sud FM e a Gol & Rock montando tudo na famosa gambiarra, no famoso improviso e era o de menos em narrar encostado na arquibancada.....no final claro, deu tudo certo pra todo mundo.
E fico me perguntando: Será que sou chato em falar que esta liga vai afundar o basquete brasileiro pela a incompetência dos próprios? Será que sou amargo como um Enéas Lima me chamou outro dia por criticar tudo da Liga ao invés de fazer como ele e como tantos outros sobre o fazer média até no twitter de presidente de Liga? Este foi o ocorrido de ontem.....esqueçam que a Liga fará algo pra dar atenção as rádios, porque ela NUNCA SE IMPORTOU COM ELAS que acompanham a temporada inteira e se acham que estou mentindo posso mostrar até uma relação de rádios que faço dela aqui no Blog na temporada e que só quem hoje mora no céu fazia a famosa importância com elas a ponto até de fazer reportagem com elas, pois o atualmente está simplesmente pouco se lixando para tal.
E só lembrando que a várzea oriunda de Liga Nacional e de Paulistano, começou assim conforme postagem anterior sobre o quesito venda de ingressos: http://igoresportes.blogspot.com.br/2017/05/olha-o-paulistano-inventando-moda-ai.html
Está é a Liga que Cresce, só que não. Quem acompanha a temporada inteira, na hora decisiva se dá mal e quem é puxa saco, quem é fazedor de média, quem é incompetente acaba ganhando os louros de tudo isso. E não pense que será a primeira vez que isso acontecerá não, as rádios continuarão sendo mal tratadas, os outros serão feitos de idiota seja por Liga ou pelos os clubes que também abrem o famoso tapete vermelho. Só que o nosso papel, é o papel de não passar a mão na cabecinha de ninguém, o nosso papel é informar, é falar e esse papel não é só de jornalista não, tem muito torcedor que acompanha a temporada e que ajuda também a fazer os relatos que as vezes são desvalorizados, assim como vários órgãos são desvalorizados por quem tinha que valorizar.
É criticar, é elogiar, é sugerir, é trabalhar com o cérebro ligado. Só que enquanto tiver mentes nefastas, mentes retrógradas e que acham que tudo está bem no nosso NBB......esse tipo de situação acontecerá.
E ao menos denunciaram Bauru, Pinheiros e Paulistano pelos ocorridos de semifinais que todos sabem o que se passou.....se vão punir ou não, quem conhece o poder punitivo da Liga sabe que nada dará.
Está é a Liga que bate no peito e diz que tá tudo ótimo, mas tá tudo ótimo a quem puxa o saco, a quem faz média, porque a mesma não aceita críticas, não aceita perguntas pertinentes e até vindas de dirigente que já fez intimidação quando era dirigente de clube. Vou esperar mais o que de uma Liga dessas? Claro que existem coisas elogiáveis, mas grande parte delas é dignas de críticas, questionamentos e de vergonha na cara para mudar essa situação e não bater no peito igual político dizendo que fez isso e fará aquilo, promete até vender a alma aos outros mas no final não se vê nada feito.
Torcedor mal tratado, rádios mal tratadas, o que ninguém falará em outros cantos.....esta é a Liga que Cresce, a Liga que tem carinho por um órgão de imprensa e por alguns convidados, mas o resto que ajuda a divulgar um campeonato desses fica sendo tratado igual homem feio com mulher bonita, a mulher bonita não dá nenhuma trela ao homem feio, esta é a Liga, está é a trupe de João Fernando Rossi, Buso, Bassul e cia e sem falar nos clubes que dizem amém a tudo quanto é coisa....alias é certo que gente de clubes exerçam função na Liga ou deveria ser algo independente até pra não levantarem a suspeita de conflito de interesses? Eis uma outra questão que me veio a cabeça.
É isso! Anotem bem, 27 de Maio de 2017, sábado, final 1 do NBB e uma mostra que NÃO TÁ TUDO BEM, QUE O QUE ESTÁ CRESCENDO É OUTRAS COISAS, MENOS O BASQUETE.
Como diria Osvaldo Pascoal: Estou falando alguma groselha?