terça-feira, 1 de agosto de 2017

Figueira e uma parceria pra ficar atento.....

OBS: Kadu Reis, José Henrique Koltermann e a turma do Meu Figueira, parabéns pela a ótima cobertura que fizeram na conta de twitter sobre a conversa de ontem. Acompanhei tudo desta forma ontem, além da efervescência do twitter sobre isso.





Ontem, nos lados do bairro do Estreito em Florianópolis nesses últimos anos nunca se teve algo tão decisivo visando o futuro do clube ontem.
Trata-se da reunião do Conselho Deliberativo do Clube que visava uma parceria que tomasse conta do futebol do clube até pelos próximos 20 anos de clube(até no meio da conversa tinha gente que queria só 15), ou seja, o Figueirense viraria clube-empresa se tudo fosse acertado ontem.
A verdade é que a confusão esteve estabelecida no final, teve conselheiro dizendo que tinha acertado tudo passando para o conselho fiscal do clube, teve o presidente que ancorou esta sessão que disse que não era bem assim, tinha conselheiro em twitter dizendo o mesmo do presidente que ancorou a sessão de ontem.
As promessas vindas da parceira para os conselheiros do clube eram de dívidas pagas(Figueirense hoje se encontra com 70 milhões de dívida), clube conquistando títulos e vagas pra Libertadores e Sul-Americana, e até a construção de uma nova Arena(o que seria desnecessário a meu ver e essa fala é antiga em Floripa). Dentro dessas promessas, o poder de decisão do clube seria tirado das mãos do presidente Wilfredo Brillinger que ficaria até o fim do mandato.
Power Point jogado, lados ouvidos e duas coisas chamaram a atenção ontem no meio de tudo isso:
1-A pressa na qual o Advogado dessa parceria queria que fosse assinado o projeto, sendo que um clube não pode ter o seu futuro decidido sem ler nada e em apenas poucas horas.
2-Os fundos de Investimentos, quem vai investir nos próximos 20 anos. A condição que impuseram foi que teria que ser aceito pelos conselheiros ao menos a intenção do projeto, para que fosse falado os fundos de investimentos. É tudo feito na calada e no mistério mesmo?

O CEO dessa parceria caso aceita, estaria nas mãos do francês Alexandre Bourgeois que no final não esteve por lá e até tem se metido em cobrar dívida do São Paulo como no portal Terra tinha noticiado outra vez(https://www.terra.com.br/esportes/lance/ex-ceo-pretende-cobrar-r-13-milhao-do-sao-paulo-na-justica,d7090fd2f1b184fae12ddecb0ffd96917tfs5h0v.html). No final das contas, tirando a ala que queria que fosse aprovada logo tudo sem nenhum tipo de análise, o conselho foi decidir pela a espera e o prazo de análise para o projeto. E esse prazo pra definir tudo, é 10 de Agosto.
Essas duas coisas que chamaram a atenção, beira a estranheza pura e fizeram o certo em manter a cautela, a análise, a discussão, pois a vida do clube está em jogo. O Torcedor obviamente que quer o melhor, só que se preocupa, não se omite e até tem que cobrar e fiscalizar também para que não vai para o fundo do poço de vez.
Chama a atenção como 1 lado diz uma coisa, o outro diz outra e ninguém caminha junto.....onde está a transparência, a verdade e a responsabilidade dos fatos? No Brasil, não temos a cultura do clube-empresa e nem quando tem alguém por trás sendo responsável pelo o dinheiro e temos exemplos bons e ruins de clubes-empresa de sucesso. Agora a cautela, a responsabilidade, a discussão....precisa ter, é necessário que se tenha, com transparência e verdade longe de qualquer "porém" ou senão ou imposição como foi posta ontem para que fosse tudo aprovado como se fosse vida ou morte, não é bem assim e futebol é também coisa séria ainda mais em decisões que não afetam meses não, afeta até anos de gestão e de clube. Qualquer falha agora, pode num futuro desencadear em coisa ruim.
O Torcedor fica preocupado com razão, e tem que ficar mesmo, apesar que o Conselho decidiu com a cabeça sobre analisar o projeto e discutir antes de assinar ou não(e foram bem nessa). Confesso que a pressa dada, a confusão dos lados da moeda em que um fala A o outro fala B e fica por isso mesmo, esse mistério para falar quem estará na frente desse trabalho de fundos de investimento cheira a algo bem duvidoso de fato.
Resta todo mundo ficar de olho, ligado, atento, se posicionar seja a favor ou contra e discutir mesmo.
2 coisas últimas que restam falar aqui:
1-Ótimo texto do Fábio Machado sobre o assunto: https://ndonline.com.br/florianopolis/coluna/fabio-machado/figueirense-e-a-parceria-muitas-perguntas-e-respostas-algumas-nem-tao-respondidas
2-Torcedor vai lá protestar, acaba dando a cara e no final não queriam foto do ocorrido? Ahhhh peraí, né!