segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O que o Blog do Igor acompanhou nesse domingo?

O principal, tudo numa mesma postagem. Teve Tênis, futebol, basquete, e até outras praças também, vamos ao escolhido do Blog e durante a semana com mais.
Fotos do post: Copa Davis(@copadavis no twitter), Raul Zamora/Photosport, Jamira Furlani/Avaí FC, Reprodução/Twitter, Alexandre Loureiro, Agência Estado, Infobae, Sportscenter ESPN Argentina, Rosario Central/Reprodução/Twitter, FIBA e Diego Jokas/Sport 890.




TÊNIS, COPA DAVIS
A foto meio que diz tudo. 16 anos depois e mais um título para a França e com direito a capitania de Yannick Noah assim como o fez em 1991 por exemplo. E olha que a série estava 2 a 1 entrando num último dia que poderia passar o que passou, por exemplo no jogo 4 da série Goffin praticar seu melhor tênis e vencer o Tsonga por 3 sets a 0 num domínio em que teve dificuldade nos primeiros sets mas depois deu o que deu para forçar o quinto jogo.
Gasquet ou Pouille? Eu achava que daria a lógica de jogar com Gasquet e ele vencer o jogo 5 para a França, mas Noah apostou tudo no Pouille contra o Darcis e foi o que poderia dar em qualquer coisa no final. Só que ninguém esperava um Pouille tão solto, tão a vontade e massacrando o Darcis de fato. 6/3, 6/1 e 6/0, 3 sets a 0 para vencer o jogo e a França ser campeão da Davis com direito a muita emoção.
França em título merecido! Pude acompanhar tudo, por mais que as vezes queríamos mais equilíbrio, no final deu França no jogo 5 que estava com cara de acontecer e aconteceu para decidir o título desse ano.





TÊNIS, CHALLENGER DO RIO DE JANEIRO
E sim, tivemos Challenger no Rio de Janeiro. Depois de outros dias chegar a acompanhar finais em Montevidéu e em Santiago, agora é a vez do Rio e no Rio teve título para Carlos Berlocq com a desistência no terceiro set do espanhol Jaume Munar. Primeiro set em favor do Berlocq, o argentino dominou as ações por mais que o espanhol reagiu no 4 a 1 atrás, mas um 6/4 no fim em favor do argentino que tinha até mais físico que o espanhol e era nítido com o alongar do jogo.
No segundo set, o espanhol reagiu e fez 6/2 no set que foi só dele antes do abandono no terceiro set. Deu Berlocq no Rio e até com o jogo sendo televisionado na TV aberta pela TV Brasil que deveria voltar a transmitir eventos assim.





HANDEBOL, ROMÊNIA 24 X 23 BRASIL NO TORNEIO AMISTOSO
E o Brasil perde no finalzinho com direito a chance do empate que parou na goleira e na trave no último lance do jogo. Assim o Brasil finalizando sua participação no torneio amistoso na Romênia com a vitória sobre a Macedônia, a atuação que não foi boa ontem contra a Polônia resultando em derrota e hoje esse jogo disputado com derrota para as romenas.
No primeiro tempo de jogo, a Romênia sempre manteve 2 gols de vantagem, sempre esteve melhor acertada na quadra, até que no meio do primeiro tempo além de uma defesa feita da Mayssa, o Brasil empatou no 7 metros. Até que o jogo encaixou na reta final e no intervalo estava 15 a 13 para o Brasil.
No segundo tempo, a Romênia reagiu mesmo com 1 jogadora a menos e empatou o jogo. Desde então muito equilíbrio, por mais que o Brasil chegasse a abrir 2 gols de vantagem que foram tirados rapidamente. Até que a reta final de jogo foi eletrizante, com as romenas no último minuto fazendo 24 a 23, e o Brasil na posse final teve a chance de garantir o empate mas a bola parou na defesa da goleira romena e na trave. Deu Romênia no jogo.



EVERTON 2 X 3 COLO COLO, TORNEIO TRANSIÇÃO CHILE
Torneio Transição chileno entrando na sua reta final e se ontem a Universidad do Chile tomou um vareio em casa do Audax Italiano por 3 a 0 que podia ter sido muito mais, se a Universidad Católica que anda mal das pernas perdeu fora para o O´Higgins....o Colo Colo vence jogo crucial na briga para o título da competição e ao que pouco acompanho, só um milagre tira o Colo Colo do título por mais que tenha toda a disputa nesse momento. E o Everton merece jogar uma competição, tem dado sempre trabalho e nesse 2017 fez muito isso, merece algum prêmio nesse quesito, até digo que se tivesse que eleger alguma revelação foi o Éverton seja em Viña Del Mar ou não, jogaram futebol que merecia algo a mais.
Lembram de Lucas Mugni? O Ex Flamengo está jogando no Everton, está jogando em Viña Del Mar no campeonato chileno. Aos 4 minutos de jogo, ele chuta a bola que Orión dá rebote e Patrício Rubio marca o 1 a 0 para o Everton.
Mas a reação Colocolina veio. Balão dado por Baeza que Zaldívia desvia e Julio Barroso finaliza para o gol, 1 a 1 e com um jogo movimentado vendo as duas equipes querendo jogar.
Já na segunda etapa, o Everton ia no contra-ataque e o Colo Colo é quem buscava o jogo e isso fez com que aos 21 minutos do segundo tempo o "Pajarito" Valdéz em algo que falta no jogador hoje em dia que é a objetividade de ver um espaço e aproveitar para arriscar, para chutar de fora da área, ser o diferente no caso e o camisa 20 da equipe de Pablo Guede chuta de fora da área, embora o goleiro do Everton aceitou, virada Colocolina em Viña Del Mar. Mas minutos depois, veio o empate do Everton quando Becerra tocou de cabeça e deixou tudo igual, alias o jogo que me fez lembrar bastante a vitória do torneio anterior no finalzinho em jogo que até o Guede foi ao chão pra comemorar o terceiro gol nos acréscimos. Foi um bom jogo.
E quando tudo parecia ficar no empate que complicaria o Colo Colo......44 do segundo tempo, Orellana ajeita para que Octávio Rivero pegue a bola de primeira, voleio no golaço e 3 pontos segurados após os acréscimos.





AVAÍ 1 X 0 ATLÉTICO PR, SÉRIE A 2017, FUTEBOL
Enquanto há vida, vai o Avaí tentando algo. E assim após o 1 a 0 que não poderia tomar gol no fim aconteceu e com uma Ressacada lotada e cheia de filas que fica-se horas no trânsito(alias é algo que a turma que pretende conhecer o estádio ainda mais assim, precisa se planejar quando for a Floripa, e me incluo nesse meio algum dia). O Furacão não terá mais nada o que fazer no campeonato e a vitória avaiana foi no clássico sufoco e drama que o jogo permitia.
Gol que saiu aos 15, após a pressão inicial avaiana e o Maicon recebeu de Pedro Castro para aparece na área e finalizar como elemento surpresa no 1 a 0 avaiano na Ressacada, enquanto tinha rádios querendo porque querendo cavar alguma penalidade ou encontrar alguma, o Avaí fazia o seu placar, jogando bem e sendo superior. Depois desse começo, a partida caiu de produção e ficou desse jeito no primeiro tempo.
Já no segundo tempo, o sufoco teve a tona. Só 1 time jogou e o outro segurou. O Atlético teve penalidade que Fabrício isolou no estilo Roberto Baggio a chance de afundar o Avaí, e assim foi até o fim de jogo, pressão rubro-negra para ao menos empatar e o Avaí tendo que ir a exaustão para segurar o placar e conseguiu o seu intento, em que na última rodada contra o Santos na Vila Belmiro terá que fazer "côsa" se quiser se salvar e secar os outros. Já ao Furacão, tabela a ser cumprida de fato.




PONTE PRETA 2 X 3 VITÓRIA, SÉRIE A 2017, FUTEBOL
O jogo que não terminou, o jogo do rebaixamento para a Ponte Preta e o jogo da sobrevida deixando na melhor situação possível o Vitória que só depende dele no Barradão contra o Flamengo na última rodada embora o Flamengo estará brigando pra algo dependendo dos resultados.
Alô Mancini, está mais fácil alguma mulher bonita dar em cima de mim, está mais fácil o senhor pedir perdão para a turma de Chapecó pelas asneiras e cuspidas no prato dadas que alguém citar o jogo e falar só de futebol e da virada épica do Vitória em Campinas. Não sejamos burros, hipócritas, viu! Ponte x Vitória na grande imprensa não será dito sobre futebol, será dito mais sobre o bicho pegando depois.
Alias, em tanta clareza de imagens.....podemos pegar quem invadiu o gramado, podemos pegar quem não fez o seu direito como aquele policial que ficou intimidando o pai de família que falou tranquilamente com ele quando teve que sair do estádio, as imagens fazem pegar tantas coisas que podemos punir quem está atrapalha. Mas esqueço que estamos num país que não é sério como o Brasil e as preocupações são inversas, falhas de cada lado e a incompetência beirou. E a Ponte Preta mereceu cair, fez de tudo pra isso e quem procurou, achou, além da situação feia política, de ocorridos que nada resolvem e além da crises até de dinheiro existentes nos lados do Moisés Lucarelli. Sejamos honestos. Agora até na decisão boa e coerente, o Ricardo Marques Ribeiro faz da situação um aparecer mais do que o espetáculo, a reunião podia ter rolado nos vestiários para depois chegar e decidir que o jogo não rolaria, mas preferiu juntar até a beira do gramado para conversar e aparecer mais que o espetáculo. Até quando Ricardo Marques Ribeiro no mundo da arbitragem do futebol?
No quesito futebol, no quesito jogo. 1 etapa para cada lado. A primeira foi toda ponte-pretana com o Lucca marcando aos 6 minutos em chute que desviou no Géferson e matou o Fernando Miguel no lance e minutinhos depois a penalidade clara que Danilo Barcelos bate e faz. 2 a 0 e que se não é Fernando Miguel, podia a Ponte ter liquidado o jogo e nada disso teria acontecido. O Vitória só atacou em 2 lances(num deles um rebote que Aranha deu rebote e Tréllez bateu fraco) e assim foi o primeiro tempo.
Na segunda etapa, jogo que aconteceu até os 38 do segundo tempo só deu Rubro-negro baiano com história para contar ao torcedor do Vitória que esteve por lá. E as coisas só conspiraram a favor quando Rodrigo deu a famosa dedada(o famoso "pega esse dedo e enfia ele no....") igual o Gonzalo Jara com o Uruguaio na Copa América(o mesmo lance) e foi expulso. Com 1 a mais, só facilitou o Vitória que chegou a virada com primeiro quando em escanteio André Lima desvia para rede(André Lima que se lesionou na confusão quando foi descer as escadas) e logo após o empate quando Tréllez bateu para o gol e o desvio no meio do caminho enganou o Aranha e minutos bem depois a virada acontecendo com bola rolada para Tréllez de novo.
Depois disso, o contado anteriormente e com o jogo terminado desta forma, deu Vitória. E o Ivã renunciou, o presidente do Vitória fez até uma carta que todos os lugares publicaram e a aventura do Ivã de Almeida na presidência do Vitória acabou, ele que foi eleito e nada fez além de seguir com a bagunça que o clube fez.




FLAMENGO 1 X 2 SANTOS, SÉRIE A 2017, FUTEBOL
Quando a fase não é boa, e isso até você leva porque é aprendizado da vida.....você não pode inventar quando você está com inferno astral. Por mais que Alex Muralha dê a cara para bater, não era momento para ele querer sair driblando, e falhar assim e isso porque o torcedor chegou a dar uma chance para ele. Nisso o Santos venceu, vai cumprir tabela na última rodada e está em mais uma Libertadores aos trancos e barrancos e mesmo numa preguiça digna de estar fora do G4 do Campeonato.
O Flamengo já estava melhor e começou melhor no jogo, até que o gol não tardou a sair. Escanteio cobrado e toque de cabeça do Rafael Vaz lá no alto, a bola deu desvio no meio do caminho e Lucas Paquetá marca o 1 a 0 rubro-negro na Ilha do Governador, lá no Luso-Brasileiro.
E o Muralha? Surgiu o momento dele fazer o que não sabe, tentou driblar e não conseguiu, com o Ricardo Oliveira só rolando para o Bruno Henrique e o Santos achar o gol no Rio, 1 a 1. Teve penalidade sobre o Ricardo Oliveira, teve Vanderlei quase falhando, teve Flamengo na pressão e esta pressão continuou no segundo tempo em que só deu Flamengo. Mas a eficiência/ Falha do Muralha voltou a ser decisiva, Arthur Gomes na bola recebida chuta e o Muralha aceita.....deu Santos de forma complicada no Rio, mas válida para cumprir tabela na última rodada, algo que o Avaí agradeceu.




BAHIA 0 X 1 CHAPECOENSE, SÉRIE A 2017, FUTEBOL
Num domingo como este que passou, a Chape faria com aquele elenco o último jogo antes do fatídico acontecimento que completará 1 ano justamente na quarta-feira(E em Chapecó farão missa na principal Igreja da cidade), e num dia como esse anos atrás o lado triste para o Bahia foi a tragédia da Fonte Nova com muita gente morta. Em meio a todos esses momentos, estas lembranças tristes para cada lado, mais de 30 mil estiveram na Fonte Nova para assistir Bahia x Chapecoense e a vitória para a Chape acontecer de fato.
A Chape que jogou por uma bola praticamente, enquanto o Bahia impôs jogo. Me lembrei de Palmeiras x Chapecoense que foi desta maneira, o Bahia pouco assustou no primeiro tempo e a Chapecoense teve chances de marcar e o gol saiu no fim do primeiro tempo quando Canteros tocou para Wellington Paulista marcar, alias o que Canteros tem sido importante neste restante de ano para a Chape....e olha que ele só passou pelo Flamengo, porque jogar bola que é bom nada.
Na segunda etapa, ataque contra defesa. Só deu tricolor baiano com direito a penalidade em que Edigar Junio carimba a trave, sem falar nas várias bolas na área que a Chape teve que se segurar para a vitória.




ESTUDIANTES LP 1 X 0 ATLÉTICO TUCUMÁN, SUPERLIGA ARGENTINA 2017-18
Um jogo sem emoções, mas com a vitória na mão de forma trabalhada em favor do Estudiantes LP sobre o Atlético Tucumán. Foi tão sem emoções o jogo, que acompanhei a partida e estava complicado para buscar até chances do jogo em si. Muita disputa, muita correria e nada assim feito, foi uma famosa pelada em que o 1 a 0 com gol do Cejas em bola que sobrou pra ele, foi o melhor lance do jogo. E assim ganhou o Estudiantes.




RIVER PLATE 1 X 3 NEWELL´S, SUPERLIGA ARGENTINA 2017-18
Parece impressionante, mas é real: O River Plate após a eliminação da Libertadores perdeu o futebol, e o que era vistoso ver o River Plate jogar com Gallardo....isso se perdeu, e olha que terão que jogar a final da Copa Argentina. Já o Newell´s fez uma vitória importante e com a noite do cara do meio da foto, falo do Portuga Luís Leal que foi um verdadeiro inferno para a defesa riverplatense, como diria os argentinos: "La Rompió el"!
Os gols saíram na segunda etapa, mas a primeira etapa foi boa, foi com as duas equipes querendo algo. O Bologna teve que salvar um lance do time de Rosário no cara a cara, já o River teve chutes rasteiros que passaram perto e um deles foi do Santos Borré.
Já na segunda etapa, o River Plate de tanto insistir, chegou ao gol aos 21 minutos quando o Pity Martínez recebeu uma bola e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. Depois disso, o Newell´s viu uma brecha a acontecer e nisso empatou com Luís Leal no toque de cabeça, virou minutos após numa penalidade que Sarmiento bateu bem(pênalti que Gonzalo Montiel o fez pra impedir o gol que o Leal faria) e fez e depois liquidou o jogo com Fértoli no contra-ataque.
Gostei da reta final do Newell´s, e o River ficou nisso, no preocupante futebol a jogar e que precisa achar algo que ficou perdido.




ROSARIO CENTRAL 1 X 0 BOCA JRS, SUPERLIGA ARGENTINA 2017-18
Rosario botando mais um resultado ruim para o Boca e ajudando a embolar o campeonato. E vencendo de forma apertada, mas válida o Boca Jrs que teve que se virar com grande parte do tempo com 1 a menos já que o Pablo Goltz sem bola fez entrada que a TV percebeu e o árbitro foi informado disso a ponto de expulsar o zagueiro xeneize. E desde parte do primeiro tempo, o Boca teve que se virar assim.
Gol do jogo? 3 do primeiro tempo, escanteio batido e no primeiro pau desvio por último de Marco Ruben.
Na segunda etapa, após uma primeira etapa brigada, disputada porém com poucas chances.....se o Boca já tomava conta da posse de bola, imagina atrás do marcador. Mas mesmo assim, o goleiro Rossi do Boca Jrs simplesmente evitou placar maior que o Rosario Central merecia(O Rosário é sem acento na Argentina, viu!) ampliar o marcador. A melhor chance xeneize veio no fim com Cardona batendo cruzado e a bola passando a direita do gol do time de Rosário.
No fim, um magro 1 a 0 mas com vitória "Canalla" sobre o Boca que não foi bem no Gigante de Arroyito.



PANAMÁ 59 X 68 ARGENTINA, BASQUETE, ELIMINATÓRIAS FIBA MUNDIAL DA CHINA 2019
Vitória importante, nada fácil contra os panamenhos.....assim a vida Argentina para fechar com as duas vitórias e obviamente seria mais complicado, até tendo que se virar sem Luís Scola que era desfalque. E se virar com um garrafão superior fisicamente, não é tão simples e a vida Argentina ainda mais no dia que Luifa se aposentar será dessa forma, e já está sendo desta forma desde antes. A vitória sobre o Panamá foi importante demais e um desafogo com direito a lance livre no fim de jogo a liquidar a partida.
Lloreda-Oglivie foram a dupla que botou o Panamá superior em grande parte do primeiro quarto, enquanto a Argentina só se achou durante ele para conseguir empatar em 15 iguais no fim do último quarto.
Já no segundo quarto, o volume de jogo imposto pela Argentina foi simplesmente graças a Eric Flor que esteve bem no jogo e sem falar no talento de Gabriel Deck para manter os comandados de Sérgio Hernández na altura e na dianteira do placar por mais que nos rebotes ofensivos o Panamá se manteve no placar, 32 a 29, Argentina na frente na ida para o intervalo.
Na volta do intervalo, tudo indicava que a Argentina chegaria a abrir frente e o jogo fluir naturalmente em terras panamenhas, mas só indicava porque na realidade o Panamá entrou no jogo com Hicks, com Lloreda, com Gaskins fazendo a sua parte, por mais que a Argentina chegaste a abrir uma diferença de 8 pontos, no fim um 52 a 48 que tudo seria definido no último quarto. Último quarto que teve o Panamá no poder de reação, por mais que o nível de jogo estava baixo, e tudo foi ser definido nos 3 minutos finais com tanto equilíbrio assim. O Panamá teve chances de passar a frente, de vencer o jogo.....mas os lances livres do Laprovíttola foram primordiais além de sua maturidade e experiência para conseguir uma importante vitória.
Alias a situação Argentina com Paraguai em Asunción e Uruguai em Montevidéu(Antel Arena podendo estrear ou Palacio Peñarol) e provavelmente com desfalques, não serão tão simples assim, embora acho que dá pra chegar nesse meio na próxima janela de Fevereiro de 2018.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Argentina teve 19 pontos do Laprovíttola e 10 do Lucio Redivo. Já o Panamá teve 15 do Bishop e 10 do Michael Hicks.





URUGUAI 67 X 49 PARAGUAI, BASQUETE, ELIMINATÓRIAS FIBA MUNDIAL DA CHINA 2019
Vitória para o gasto, assim a vida uruguaia no Palacio Peñarol na vitória sobre o Paraguai e sem jogar tão bem assim. Era sábio no Uruguai, no Paraguai, aqui no Brasil, lá na Argentina que esse duelo seria todo em favor do Uruguai, mas no quesito jogo, não foi tão bem assim.
No primeiro quarto por exemplo, Parodi carregou o Uruguai no quarto que teve vantagem por 15 a 13 do Paraguai e isso porque o Paraguai fez um quarto jogando o simples de fato. No segundo quarto, Ducasse veio do banco e ajudou demais o Uruguai mesmo o nível de jogo estando baixo das duas equipes, e isso foi ser diferencial num quarto por 29 a 26 em favor dos comandados de Marcelo Signorelli.
Na volta de intervalo, o Uruguai teve que melhorar um pouco ao nível do jogo e nisso abriu 11 de frente muito graças a surgimento de Calfani, a Esteban Batista no jogo interno e sem contar no Parodi dando passes e pontuando além da defesa que era ajudada por "Pelado" Vázquez para fechar em 46 a 40. E no último quarto, o Uruguai tratou de liquidar o jogo quando ligou a turbina e nisso fez a vitória acontecer em Montevidéu.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Uruguai teve 17 pontos do Parodi, 15 do Calfani e 13 do Esteban Batista. Já o Paraguai teve 19 pontos do Bruno Zanotti(que já um dia foi do Flamengo) e mais nada.