segunda-feira, 1 de julho de 2013

Brasil Tetracampeão da Copa das Confederações

Este que vos fala esperou a poeira abaixar e até a calma vier na minha cabeça para fazer uma postagem sobre a seleção, as vezes tem coisas que no calor do jogo você pode se precipitar de fato e de direito até.
Já digo que tenho muita coisa para relatar e a primeira delas é ver uma verdade que a muito tempo não coubesse em mim, quando vi Juca Kfouri e PVC falando na ESPN sobre a história do clima que estava a torcida no Maracanã com relação a tudo, senti uma verdade vista e uma emoção que a muito tempo não sentia e olha que sou uma das pessoas nas quais chega num Argentina x Brasil virou/sou argentino desde pequeno(e isso tenho feito desde 1998,1999..por aí) e não me arrependo JAMAIS DISSO e até hoje tenho a Argentina no meu coração bem dessa maneira, só faltando eu ter nascido lá em outra encarnação) só faltando na carteirinha de documento eu ter nascido em Buenos Aires e não em Brasília(cidade em que eu nascí)...tive que me conter pra não ir as lágrimas também. Só isso significa que o torcedor esteve junto com a seleção e nesta final mais ainda e isso independentemente se torce contra ou a favor. O Hino nacional pude escutar e acompanhar o áudio da galera cantando....SENSACIONAL como a muito tempo não sei via.
Sobre o 3 a 0 que o Brasil fez, uma atuação impecável, atuação em que quem faz críticas construtivas embora Felipão ache que esteja torcendo contra...sabe que são nessas críticas e aí me lembro das críticas que fazia nesse espaço aqui com as péssimas atuações do Uniceub Brasília e ainda tinha gente de imprensa e assessoria que lia o espaço aqui e achava ruim querendo blindar igual o Felipão acabou fazendo até insinuando que as críticas eram como se torcessem contra. São críticas nas quais, só se sabe que o Brasil pode jogar mais..assim como eu fazia as críticas necessárias quando eu achava que o Uniceub Brasília jogava mal e que não estava bem.
Ninguém discute a atuação da seleção e ninguém nem desmerecerá a forma que jogaram contra a seleção espanhola. Só que tem que haver muita calma nessa hora e qualquer análise seja para o bem e para o mal tem que ter bastante calma, paciência e coerência também para não se falar asneira.
Até imagino os programas de esporte enaltecendo a seleção como se na Copa do Mundo fosse atropelar todo mundo, sendo que até uns dias atrás a seleção por alguns foram vistas como porcaria ou algo do tipo.
Faço parte daqueles que via e continuo vendo que a seleção está em crescimento, seja com alguns jogadores que o Felipão banca, com um esquema que pra alguns é arcaico e sei que será crescimento da seleção para uma Copa do Mundo que está por vir e que pode rolar muita coisa. E seguirei nessa linha de pensamento. O Tweet que fiz questão de tirar foto do Leonardo Bertozzi(que disse tudo) e ser a foto demonstrativa da postagem Brasil 3 x 0 Espanha...faz total sentido...pois teremos análises definitivas e prematuras que depois tenho quase certeza que os mesmos mudaram de ideia e pode espinafrar ou não mais na frente principalmente se o Brasil não fizer uma boa campanha na Copa do Mundo. E se o Felipão resumidamente nas entrelinhas quis dizer que a vitória de hoje(ontem porque já estamos na segunda feira já)melhora o ambiente mas sabe que tem muito a crescer...QUEM SOU EU PRA CONTESTAR ALGUMA COISA né? Não posso ir ao contrário dele e começar a enaltecer como se agora ninguém pudesse bater a seleção. É momento pra analisar friamente as coisas e não sair disparando precipitadas análises.
Gostei muito do que vi hoje(ontem) do jogo, nem sei quando teremos essa mesma atuação outra vez ou que se voltará ao que era antes(algo que não se surpreendam se acontecer claro e irá acontecer) por isso todo o elogio é cabido, só ressaltando que esse time tem muito que melhorar. O Brasil não virou um Barcelona, nem Bayern de Munique e nenhum time imbatível que o valha embora o motivo de eu escapar de muitos programas esportivos amanhã é justamente essas análises precipitadas que irão sem dúvida nenhuma acontecer...tenho que usar o poder seletivo do controle remoto, antes que eu seja traido por ele e creio que se alguém tiver lendo poderia ter essa mesma idéia também de selecionar o que quer ver para não cair em influências e análises equivocadas e precipitadas como se o Brasil não pudesse perder de ninguém ou que a Espanha não valesse nada.
Impressionante como o Brasil jogou e alternou momentos de apertar e adiantar a marcação...enquanto tinha adversário que só queria marcar a Espanha do meio pra frente. A Espanha tomou um sufoco tático justamente nisso, e eu que não sou tão leigo assim de tática acaba enxergando isso. O Fred fez o 1 a 0 que foi importante e fez a Espanha sair da tal zona de conforto que sempre tinha nos jogos.
Só que também vamos falar que a Espanha fez tudo praticamente errado nesta final, a primeira das coisas foi achar que trocando Arbeloa por Azpilicueta iria conseguir parar a rapidez da seleção...o gol do Fred na segunda etapa que matou o jogo foi em cima dele também e as jogadas caiam em cima dos Arbeloa e do Azpilicueta.
E o David Luiz salvando uma bola que era pra empate ali hein? Puxando para o lado clubista da coisa, se fosse o zagueiro do seu time iria salvar a bola e dava chutão puxando contrataque hein!
Tivemos uma penalidade onde a bola toca na mão do zagueiro e não marcada, tivemos Sérgio Ramos batendo pênalti e perdendo já com 3 a 0 no marcador(Porque Sérgio Ramos bater pênalti com um tantão de gente que bateria pênalti tão bem hein?), outro erro espanhol e aí até posso dizer que a Espanha jogou a toalha para o jogo foi trocar um atacante pelo o outro, não estava entendendo mais nada ali.
Já o lado brasileiro além dos gols do Fred e da baita atuação, teve Neymar jogando bem, teve Hulk aparecendo muito bem(não dá pra cornetá-lo desta vez), teve Luis Gustavo conseguindo parar o Iniesta(algo que se você acha que é fácil, então vai lá marcá-lo vai!) e um 3 a 0 avassalador.
E impressionante como Brasileiro adora comparar situações hein, teve um Tironi falando besteira e querendo comparar com a França em 98 que tinha começado a ganhar a final cantando a Marselhesa, outros comparam com a época da Copa América e o 3 a 0 em cima da Argentina....GENTE SÃO SITUAÇÕES DIFERENTES. Tomamos vergonha na cara e paramos com essa mania estúpida de comparar coisas com coisas...todos os jogos citados para trás se forem comparados com hoje...são épocas diferentes e não dá pra ser assim.
O Brasil não ganhou tudo a partir de agora, tudo tem que ser mantido a calma. E a Espanha não é a fraqueza que alguns começarão a defecar por aí e se tivesse jogo da volta no estilo mata mata ela poderia fazer 3 a 0 trocando totalmente os papéis e isso muitos precisam saber. Muito trabalho tem que ser feito, 8 amistosos e com alguns deles que deveriam ser aqui no Brasil pra puxar o torcedor junto...e muito ainda o que rolar. Lembro que o Brasil toda vez que ganha a Copa das Confederações na Copa acabava indo mal, por isso muita calma nessa hora. A atuação foi espetacular, tivemos mais pontos positivos hoje do que negativos do lado brasileiro e um dia nada inspirador que não sei se acontecerá de novo do lado Espanhol(no 3 a 0 achei que eles jogaram a toalha), muita calma nessa hora! Um time não virou maravilha e o outro não virou uma porcaria de uma hora pra outra, tudo segue na mesma.
Parabéns ao Brasil campeão da Copa das Confederações e volto a repetir e isso eu diria até se o resultado fosse adverso ou ao contrário: MUITA CALMA NESSA HORA!







PS: Já na decisão de terceiro lugar, o Uruguai não soube bater pênalti, todo mundo crucificando o Forlán(sendo que as cobranças do Cáceres por exemplo foi péssima), Cavani resolvendo e até botando este blogueiro que vos fala sem opinião nenhuma sobre Edinson Cavani que até outro dia eu achava uma porcaria de jogador, a Itália com Buffon se consagrando de forma monumental, Uruguai prejudicado no tempo normal, Tabárez não querendo ganhar jogo, a Itália se virando na forma física de forma incrível e isso tem que dar os parabéns. Com tudo isso, 2 a 2 no tempo normal e sem gols na prorrogação e nos pênaltis a Itália de Cesare Prandelli que só teve dificuldades(o Uruguai também teve muitas dificuldades por aqui) e quase eliminou a Espanha ficou com o terceiro lugar e com um Buffon que é um baita goleiro e não é de hoje.
E só uma outra pra terminar, veja o que o Arbeloa disse sobre o Maracanã, talvez alguém acredite pois se fosse um Brasileiro falando sobre a perda de magia do Maraca estariam chamando de chato, coxinha ou tudo quanto é coisa: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/lateral-espanhol-lamenta-moderniza%C3%A7%C3%A3o-do-maracan%C3%A3---n%C3%A3o-parece-um-est%C3%A1dio-m%C3%ADtico--000245120.html TIREM SUAS CONCLUSÕES!