quarta-feira, 27 de março de 2013

O que penso sobre esta do Engenhão?

Resolvi acompanhar por cima todo este fato, aliás quero elogiar o blog/site Fim de Jogo da Cris Dissat e toda a equipe que tem feito uma cobertura e apurado tudo do caso desta interdição do Engenhão que é algo que muitos deveriam seguir, enquanto isso vimos tanta gente oportunista que aproveita do momento pra serem infelizes e até mostrar que o diploma de jornalismo deveria ser rasgado e não deveriam fazer parte da profissão.
Todos sabem que ontem o Engenhão foi interditado e sem aviso para a volta dele embora já li que em 30 dias dizem que o caso seria resolvido.
Vi/li/escutei muitas opiniões sobre o caso e vi até soluções de onde os times deveriam jogar seus jogos e de uma forma justa, vou lançar minha opinião na qual todos podem discordar e concordar com a maior educação possível.
Esta situação do Engenhão, pra quem a 6 anos atrás dizia que tinha condições e que o torcedor teria conforto(né Eduardo Paes?) agora ver defeitos e aceitar perícia em defeitos nos quais poderiam ter sido fechados antes...me parece oportuno demais e bem politiqueiro. E o pior é que tem viaduto no Rio com viga exposta(Viaduto do Joá um dos principais acessos a Barra da Tijuca pra quem vem de São Conrado, quem conhece o Rio sabe) que o mesmo prefeito não aceitou nem a Perícia do local e qualquer trânsito que acontecer por ali o risco é enorme, qualquer fluxo de carro também, porque não o mesmo tratamento que estão fazendo ao Engenhão?
Lembrei da fala dura do Sérgio Landau com relação ao campeonato, será que não tem alguma represália da Federação junto a prefeitura? Algo me diz que isso tem algo a ver, longe de qualquer conspiração que não acredito que tenha.
Se o estádio estava ruim, porque lançou ele e porque botaram ele em andamento e depois de 6 anos foram falar alguma coisa e detectar erros hein?E o prejuízo será de quem toma conta do estádio, no caso o Botafogo que até vai acionar a justiça devido a toda esta situação de interdição.
Se tinha defeitos, porque o Maurício Assumpção não tomou alguma providência até pra passar pela a Perícia do estádio? Se omitiu como sempre e abaixou as orelhas como sempre!
Sobre as soluções já que o Engenhão tá interditado e não adianta reclamar o leite derramado e agora só precisa arrumar ele pra ficar pronto o mais rápido possível: Estão falando em clássicos em São Januário e jogos pequenos em Volta Redonda, Macaé, Moça Bonita e outros. Só quem não entende de futebol acha que São Januário tem condições de sediar clássico, aliás a última vez que sediaram clássico lá resultou em confusão e justamente num Vasco x Flamengo e sem contar que o acesso aos jogos lá na Colina pra quem reclama do acesso do Engenhão...é um acesso horrível também.
Pior que quem foi declarar isso foi o Renê Simões, vir dele este papo de que São Januário tem condições, me assusta bastante.
Sobre Botafogo jogar em Caio Martins e um Fluminense jogar nas Laranjeiras em partidas contra os pequenos: Uma ótima, belíssima idéia, aliás para o Fluminense daria público e sem contar que Laranjeiras e Caio Martins faria o torcedor reviver as épocas dos anos 90 aonde tinha jogos nesses lugares e não tinhamos problemas e era alçapão puro. A idéia é extremamente válida e olha que é pra lotação máxima nos dois lugares(embora ouvi falar que Caio Martins anda abandonadíssimo). Seria uma ótima idéia, e o Carioca ganharia alguma graça no meio de tanta confusão e tanta zona.
Sobre clássicos e uma sugestão deles serem fora do Rio em principalmente praças aonde só dá torcida de times do Rio tipo Brasília e Juiz de Fora: Porque não fazer isso? claro que tem um custo enorme que a Federação não queimará de jeito algum, mas a idéia é válida demais...iria gostar bastante de um clássico Carioca ser jogado em Juiz de Fora que é bem reduto carioca por ser encostado ao Rio ou Brasília aonde tem muita torcida inclusive Botafoguense ou até um Nordeste poderia chegar nesta situação porque não.
Soluções não faltam, o que falta é bom senso de Federação e até de Prefeitura que olha mais uma vez e como sempre para o lado político da história.
É o que penso!



EM TEMPO: Acabei de saber que mudaram os clássicos pra Volta Redonda, finalmente algo pra amenizar viu! Lugar de clássicos é lá mesmo!

Perguntas que devem ser respondidas....

A postagem não é crítica de forma alguma, só me faz refletir certas coisas que claro quem é do Mundo sabe que algumas tem resposta.
Falo de que agorinha a pouco saiu a decisão da FIBA Américas para o Final Four e a dúvida estava entre Brasília(Nilson Nelson) ou a cidade de Arecibo em Porto Rico(e olha que podia ter Lanús e SP entrando nesse meio sim porque não) e no final a FIBA Américas em decisão que já me pareceu atrasada decidiu escolher a cidade de Arecibo. Arecibo que da última vez tinha sido sede, foi na época que Joinville quando o treinador era José Neto e era o primeiro ano que a Fox Sports passava a competição aqui no Brasil, ou seja tinha um tempão que a cidade portoriquenha de ginásio no qual não cabe discussões no quesito estrutura não sediava uma fase qualquer de torneio Fiba Américas.
De que a Fiba Américas faz lambança em suas competições isso é fato, de que a Fiba Américas é bem política nas suas decisões, isso nem vou nem perguntar porque aí estaria chamando o leitor de burro, algo que sei que não são. Seria duvidar da inteligência de quem acompanha o nosso blog e isso não pretendo e não quero fazer.
Só que as reflexões que acabam cabendo nesta altura do campeonato...são nas quais acabam valendo.
As tais perguntas são: O que falta pra Brasília em uma fase cascuda de torneio da FIBA ou da ABASU sediar uma fase ou ter mais que uma fase sediada igual um ano que o Pioneros conseguiu fazer isso na Liga das Américas em que ele foi campeão? Será que os dirigentes em forma interna do Uniceub Brasília não conseguem ter um pingo de moral perante as instituições como FIBA e ABASU pra trazer mais fases ou pelo menos 1 para Brasília?O que está faltando pra isso? Sorte, não pode ser, não me venham com papo de loteria ou de sorte no caso.
Porque o Pioneros consegue ter moral pra isso de sediar 2 fases? Porque os outros conseguem e o Uniceub Brasília só consegue pegar quando há um monte não querendo hein? Será que não tem a ver com quem encaixa melhor as câmeras de TV? To falando alguma besteira? Onde e em que, se estou?
Perguntas que devem ser respondidas e reflexivas ao momento no qual o Uniceub Brasília tem tentado levar toda vez alguma fase e até na vez que sediou a Liga Sul Americana na ASCEB quase que não conseguia....é algo que tem me intrigado muito e até parto do princípio de que tem algo interno aonde a moral e o carisma com as instituições que fazem Liga Sul Americana e Liga das Américas consigam ser zero, posso estar equivocadíssimo, só que é algo que tenho pensado a muito tempo. E olha que desta vez pra Brasília ter perdido....tem alguma coisa aí que tá me intrigando.
Por isso as perguntas não podem ser caladas e sim respondidas, ter uma resposta na qual convence a todos e se tem algum erro, é começar a se posicionar pra conseguir levar mais eventos e mais jogos do Uniceub Brasília seja na ASCEB ou no Nilson Nelson de competições assim, seria o Upgrade que a cidade precisa e o time também precisa embora algumas pessoas lá na hora que acabem lendo isso podem até surtar.
São perguntas que não querem calar, estou intrigadíssimo!

Olaria 0 x 0 Vasco: Estaduais no blog

No show de jogos ruins, adiamentos(Vasco x Botafogo foi cancelado pra uma quarta feira e Botafogo x Friburguense mais pra frente também, só pra citar) e demais mudanças no confuso Campeonato Carioca 2013...com a foto pegada no Terra e com os outros jogos de hoje analisados mais tarde junto com os outros estaduais...teve o 0 a 0 entre Olaria x Vasco na estreia de Paulo Autuori. Aliás se tem algo que os vascaínos não podem reclamar é de que não tem treinador, só que o time vai acabar entregando o treinador e suas várias intenções de botar um elenco ruim, um amontoado em campo pra jogar futebol.
Claro que o torcedor vascaíno tem saudade da época em que o Vasco chegava na Sul Americana e em demais competições, tipo 2010, 2011 da vida aonde o time tinha a tremenda confiança do torcedor e hoje a ruindade impera. Ao meu ver eu acabo indo contra a maré, pois desde a época do elenco montado por Ricardo Gomes e Cristóvão eu já achava um futebol medíocre que o Vascão tinha feito e isso tenho dito muitas vezes e até com gente querendo me pegar pelo o braço e jogar pela a janela.
Hoje, 2013 e as coisas não mudam no Vasco e cada vez mais pioram com um Dinamite acabando com o clube e afundando o time na sua forma administrativa e com poucos acertos, um elenco muito ruim e que sofreu perda de vários jogadores, depende de um Carlos Alberto que entra ano e sai ano e não muda seu futebol, de jogadores ruins e de outros nos quais já tiveram sua bola jogada e hoje é um tremendo marasmo como seu Éder Luis(que aliás nunca vi e nunca achei tudo isso dele) que até gol incrível perdeu.
Autuori queria que o time tocasse a bola, só que não adianta tocar a bola e ficar sem objetividade alguma, embora sei as ótimas intenções que ele tem e quer ter com um time ruim desse.
Aí você me pergunta, e os reforços? SERÁ que o Vasco tem grana pra chamar jogadores de ponta? Algo que está estampado na cara que a resposta é NÃO.
O Olaria até teve chance de gol e não fez tanto esforço para conquistar um tremendo empate dentro de Moça Bonita e olha que o Olaria é fraquinho também...nem honra suas tradições.
Na primeira etapa, só via o time tocar a bola de um lado pra outro, errar passes e nada a fazer. Na segunda etapa o Vasco tentava algo, mas muito pouco...teve a chance do Éder Luis e mais nada.
2013 será longo ao time Vascaíno e a sua torcida que quer ver seu time de volta(e nem um título de Carioca até de turno pode tapar tais e tantos problemas) e pior que sem muito o que fazer....é aí que fico pensando: E a garotada do clube, aonde está? Não tá proibido tentar eles já que falta a maldita grana para contratar jogadores de ponta. Porque não pensam nessa solução e pior que ano passado na época do Brasileirão fui pensar nisso, e lembro do 2 a 1 Vascaíno no Couto Pereira aonde a garotada ganhou o jogo do Coritiba.
Autuori é o que menos tem a ver com a situação vascaína e isso é fato, queria que ele fizesse esse time jogar futebol...mas se você olhar cada peça que tem dentro de campo....até desanimaria.
É isso!