terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Com reta final de jogo superior, Uniceub Brasília na ASCEB vence Caxias do Sul no NBB

Foto: Brito Júnior/Uniceub




Há momentos na própria temporada que as vezes vale mais a vitória do que a atuação em si. Assim foi a noite do Uniceub Brasília onde o que conforta são que os próprios jogadores e o próprio Bruno Savignani sabem que podem render muito mais, por mais que os resultados venham.
Os últimos 4 minutos de jogo foram decisivos ao 90 a 78 final contra Caxias do Sul na ASCEB e tirando as pérolas vindas de lá(onde me dá saudade do tempo que gastava meu ingresso com muito orgulho e amor pra estar lá e até fazer os melhores relatos por aqui sem nenhuma distorção e em cima do lance) assim a partida se desenhou.
Só que antes de falar do jogo: Quando me irrito, quando corneto sobre a falta de análise abalizada e perguntas nas quais como diria o Gérson Canhotinha de Ouro "É brincadeira"....não é a toa, não posso me furtar sobre isso: O Gustavinho Lima fala que a culpa não é da quadra, que botar culpa no pano que iria cobrir as goteiras seria de oportunismo geral e o mesmo repórter falar para o Bruno Savignani que o Caxias estava reclamando sendo que o mesmo perguntava ao jogador caxiense sobre isso do pano na quadra que não atrapalhou e o que não se podia fazer era tomar 29 pontos num quarto.......O que vou dizer perante essa distorção que até é notável? E sem contar na história do "os desfalques" e só se bater na tecla deles em todo o santo o jogo(estava sem Fúlvio e sem Arthur) independente do desfalque ocorrido e quando se perde chega a esse fator como se não tivesse nada além disso(é que nem outro dia quando a equipe estava atrás do placar e a culpa era do nervoso segundo alguns entendidos).......mas o Igor é que é um chato de galocha e que só atrapalha. Outro dia quando contesto, quando digo que falta certas coisas na minha querida cidade....é que bato na tecla porque quero ver o bem da cidade e não um esporte que no final se vê 1 ou poucos entendendo e indo pra essa superficialidade que irrita. Eu sei que podem mais, mas não se ajudam....depois quando criticamos e até mostramos tudo, acham ruim e querem até censurar e olhar feio. Eu to realmente errado? E sem contar que as imagens que o clube tirou da partida em seu perfil oficial tiraram o relato de público quase lotado ou bom(tínhamos vazios a mais do que o jogo de sábado e isso não podia ser chamado de público perto de lotação ou bom apesar de gente chegando no meio do jogo)
E o Jogo, Igor? E o jogo, caro blogueiro? O Uniceub Brasília começa fraco a partida, enquanto o basquete simples dos comandados do Rodrigo Barbosa fazem o time ficar na frente do placar ainda mais com Betinho, Vinícius Gobor e Gustavinho Lima jogando bola. Esse desempenho faz com que, o Caxias ficasse na frente por 24 a 19.
No segundo quarto, o Uniceub Brasília melhora no jogo e até empata o jogo com o André Luiz Coimbra fazendo um ótimo jogo(uma das melhores atuações do ex francano com a camiseta do Uniceub Brasília) mas os erros voltaram, a falta de defesa voltou a acontecer(erros como violação de saída de quadra do Vitor Pureza que não veio bem do banco) e com isso o Caxias do Sul abriu vantagem com jogo de Diego e 3 bolas de 3 encaixadas na hora certa(Tobias, Gustavinho Lima e Guto) para desenhar um bom primeiro tempo da equipe de Caxias enquanto o Uniceub Brasília não estava bem em algo bem parecido com sábado e com isso, 42 a 36 para equipe Gaúcha.
Na volta de intervalo, o Uniceub Brasília meio que repetiu a reação que originou a virada contra o Minas. Só que nesta virada, veio comandada por Deryk e veio com Coimbra na atuação no garrafão mas o Caxias simplesmente continuou equilibrando as ações e não deixando que a vantagem se distanciasse de jeito algum. E o quarto, foi terminar numa última posse do Uniceub Brasília e uma bola de 3 do Guilherme Giovannoni para um 65 a 63 antes dos 10 minutos finais em favor dos comandados de Bruno Savignani.
No último e derradeiro quarto, alternância de placar.....tudo cheirava e cheirou que aos instantes finais tudo seria resolvido. Caxias dava trabalho, fez uma ótima partida, mas na reta final.....se separou a qualidade e nos últimos 4 minutos onde foi aparecer Deryk com bolas de fora e assistência servindo Giovannoni e todo o elenco brasiliense para a vitória num 90 a 77 graças aos 4 minutos finais onde foram superiores.
Quinta(DIA 14 É QUINTA, PRA QUEM NÃO SABE) tem mais ASCEB(torcedor do Uniceub Brasília, seu lugar é lá como sempre) para o Uniceub Brasília, 8 da noite contra o Pinheiros e Caxias do Sul enfrentará no mesmo dia a equipe de Minas em Belo Horizonte as 7 e meia.
Cestinhas? Tivemos Uniceub Brasília com 26 pontos do Guilherme Giovannoni, 22 do Deryk, 13 do Jéfferson Campos e 10 do Ronald. Já Caxias do Sul teve 16 pontos do Diego, 16 do Betinho, 12 do Rafael Stábile e 10 do Marcão.
Nas outras do dia, tivemos a vitória joseense sobre o Vitória por 87 a 81(http://igoresportes.blogspot.com.br/2016/01/no-nbb-e-na-prorrogacao-sao-jose-vence.html) e o Pinheiros vencendo o Minas por 83 a 70 na oscilação de sempre(http://ultrasdaarena.blogspot.com.br/2016/01/nbb-8-nova-queda-arena.html).
E quase que iria me esquecendo: Que serviço PORCO a recuperação do TETO da ASCEB, pra botar pano na quadra pra impedir que goteiras não prejudicam só comprova um SERVIÇO que foi mais feito pela a correria do que qualquer coisa. UM SERVIÇO PORCO no qual, até punição teria. E eu que estava preocupado com isso quando aconteceu o ocorrido e falava aqui até ano passado sobre, quem segue sabe. Um Serviço que foi feito na gambiarra, mal feito e o pano dentro da quadra pra impedir que a goteira caia, comprova tudo isso....mas, o Igor que é chato né!

No NBB e na prorrogação: São José vence Vitória

Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com




Um 87 a 81, que foi do site da Liga e que foi vitória em favor dos comandados de Cristiano Ahmed. Falo claro do jogo entre a Águia e o Rubro-negro baiano onde toda a situação de jogo me fez lembrar um São José x Caxias do Sul que foi da quase mesma maneira, a diferença foi o resultado final.
Falando do jogo sem firulas, tivemos um primeiro quarto onde houve equilíbrio até dizer chega. O que um errava, o outro errava, o que um acertava de um lado o outro dava o troco e tudo seguia nessa mesma situação até um 16 a 16 iguais no fim do primeiro quarto onde premiava esse equilíbrio inicial após os 10 minutos iniciais.
No segundo quarto, principalmente com jogadores que conhecem bem o Lineu de Moura como Álvaro Calvo e o jogo interno usado com o Renan.....o Vitória do Marreli abriu vantagem, que era pequena porém se abriu vantagem. Mas na reta final do quarto, com Pedro, com Renato Carbonari mesmo não jogando lá um grande basquete se conseguiu reagir e virar o marcador para um 30 a 27 no fim do segundo quarto para São José na Vermelinha.
Volta do intervalo, com Álvaro Calvo e nas infiltrações do Kojo Mensah(que finalmente foi jogar um basquete que estava devendo, basquete que já vimos jogar direito no Flamengo e em Joinville pra puxar bem mais atrás na análise e estava devendo no Vitória), a equipe rubro-negra volta melhor do intervalo até com sequência de 11 a 2 pra passar a frente. Mas durou pouco a vida baiana, porque a equipe joseense reagiu com Cauê Verzola, Jamaal Smith e virou o marcador apesar do equilíbrio e faltando 25 segundos uma bola de 3 do César pra manter a vantagem para os comandados do Cristiano Ahmed e um 47 a 46 antes dos últimos 10 minutos.
O último quarto de jogo teve simplesmente de tudo. O Vitória domina praticamente o quarto inteiro, abre quase 10 de frente, tem tudo pra liquidar a fatura mas aí no famoso abafa liderado por Renato Carbonari, Pedro, Jamaal Smith a equipe de São José buscou a partida e buscou de tal forma que me fez lembrar um jogo de Liga das Américas contra o Fuerza Regia que se buscou jogo mais no coração do que em qualquer coisa chamada atuação de basquete.
São José chegou a passar a frente, teve quase a bola do jogo mas o Jamaal Smith quis infiltrar e precipitou-se de forma que quase que custa caro. O Vitória abriu 3 de frente na bola do Rafinha numa bandeja que foi feita por Renan(aqui a imagem: https://twitter.com/NBB_Oficial/status/687057155493511169) mas a quase última posse era joseense. Posse que Renato Carbonari puxa pra trás, chuta pra 3 e deixa tudo igual pra ser o lance que iria pra prorrogação mesmo que o Vitória tivesse última posse que não conseguiu nada, empatados em 69 nesse lance: https://twitter.com/NBB_Oficial/status/687057785767346176
Na prorrogação, resolução de jogo nos instantes finais onde foi um jogo de "faz falta pra parar o tempo e forçar a ir pro lance livre" ainda mais quando São José abriu uma pequena vantagem graças a Jamaal Smith se redimindo da besteira feita no tempo normal que quase custou o jogo e nessa de lance livre pra lá e pra cá, São José resolveu a vida e venceu o jogo no Lineu de Moura.
Vitória só jogará dia 26 contra a Liga Sorocabana em Cajazeiras, já São José tem quinta o Basquete Cearense em casa onde ou joga basquete ou pode não ganhar a partida dentro do solo joseense.
Cestinhas do jogo? Lado Joseense teve 26 pontos do Pedro, 12 do César e 12 do Jamaal. Já o lado Rubro Negro Baiano teve além do vacilo dado teve também 22 pontos do Kojo Mensah, 15 pontos do Rafinha, 14 do Álvaro Calvo, 12 do Edu e 12 do Renan.