sexta-feira, 19 de maio de 2017

Botafogo 1 x 0 Atl. Nacional: Cobertura in loco, Libertadores 2017 no blog

Como começar uma postagem de cobertura in loco como foi desta quinta feira no Nilton Santos em pleno Engenho de Dentro, em pleno Rio de Janeiro? Confesso que não dá pra pensar no tema, mas o seu meio é simples e o final também.
Não sei até que ponto ao certo o Botafogo chegará na Libertadores, só sei que esse time tá fazendo história, capaz de trazer uma galera que fez a sua e não saiu de mãos abanando, e tampouco quem viajou de outro estado para cá simplesmente pra trazer a vitória, poderá chegar ao seu estado que vive e com a alma lavada no famoso: Trouxe Vitória e presenciei ela!
O Alberto César que agora faz projeto de Web Rádio em Campinas(a Web Rádio Alberto César), costuma falar uma frase já que gosto de botar o rádio no meio, alias duas frases dele que se encaixam num jogo dramático daqueles: Uma delas é o famoso "poooode acabar que acabou" e a outra é o famoso "eu não vim aqui nem pra perder, nem pra empatar, eu vim aqui pra ganhar". Ele claro usa no futebol de lá, mas porque essas frases não podem ser usadas no jogo e na dramasticidade que o Botafogo sempre passa?
Até queria fazer uma confissão: Tive um sonho dias atrás, que o Atlético Nacional iria botar bola na trave e que no final o final feliz era botafoguense. Dias atrás, estava brincando de narrar futebol, uns instantes finais como se tivesse gravando vídeo in loco e um dos lances que narrava era uma possível bola do Ibarguen na trave que não aconteceu, mas o final feliz aconteceu conforme a minha brincadeirazinha inocente.
Não tivemos bola na trave no final, mas tensão, sofrimento, angústia, agonia....isso teve. Quem é que vai demorar a baixar a famosa adrenalina de jogo? Quem é que consegue dormir com uma dessas? Botafogo classificado na próxima fase, e nem vou olhar o lado de futebol carioca porque sabemos que por lá é 1 por si, você não verá Botafoguense torcendo pra flamenguista e vice-versa. E num jogo que até se sabia disso.....não adiantava a turma que estava no estádio achar que era jogo pra partir pra cima ou que era pra Roger ficar correndo atrás feito um doido. Era jogo para a racionalidade, não pra empolgação porque tinha um adversário, um projeto do outro lado como o do Atlético Nacional, era o ataque contra defesa que tinha que haver a famosa eficiência, esta eficiência que fez vencer em Medellín e é dela que precisava sair o gol.
Enquanto via os principais comentaristas do rádio carioca no zapeamento no intervalo dizendo que o Botafogo precisava atacar, na minha cabeça via que o jogo era mais ou menos por ali no quesito não propor jogo que não é a dele, afinal, Libertadores é feijão com Arroz, é o simples a ser feito. Até pode ser um exagero meu que a primeira etapa do Botafogo não foi tão ruim assim....claro que o começo foi avassalador, com direito a bola na trave do Camilo, disso sem sombra de dúvidas, agora o jogo de hoje assim como em alguns do Brasileiro com equipes que são técnicas....acabará cobrando esse tipo de inteligência ainda mais em rapidez e é o típico jogo que o Botafogo mais gosta por falta de elenco e falta de algumas outras coisas.
Se a primeira etapa começou na pressão do Botafogo, com direito a bola na trave.....o Atlético Nacional já impôs o seu ritmo e nisso que a zaga alvinegra foi tirar rigorosamente todas(e achei que o Igor Rabello não corresponderia, hein! Ele por sua ruindade dá calafrios). Nas chances que tiveram, sem pontaria e sem sustos a Gatito Fernandez. A segunda etapa, foi o famoso diferente da história.
O Diferente da história é a bola metida pra Rodrigo Pimpão e ele toca na saída do goleiro Armani para fazer o gol do jogo......e depois disso? Jair Ventura recua o time, tome bola na área, tome de Gilson e Dudu Cearense e tome de várias bolas na área que o Atlético Nacional fez no desespero.....e isso foi o tempo todo, até o final, mesmo com o Botafogo tendo chances de liquidar a fatura.
A verdade no final, é que se tem muita Libertadores para desfrutar, com jogo cascudo atrás do outro, com a não invenção de treinador que tem a eterna cabeça de interino e o Botafoguense dormiu com alma lavada e sem falar em alívio no fim que vira alegria com a classificação. Até o fim de jogo foi o famoso momento arrepiante quando se sai do estádio.
Assim se começa um novo dia, Botafogo classificado e nesse sufoco que já era esperado até pelo o Atlético Nacional ser o que é. Agora se pensa no Brasileiro, time reserva em La Plata porque se classificou e vida que segue ao Alvinegro todo Glorioso.
Agora, longe de ser chato: Como podia mais o Nilton Santos ontem? Só 31 mil(embora tinha um pouco mais que isso) no público pagante(30 mil e alguma coisa).....se podia muito mais, era pra estar lotado sim e desta vez nem desculpa tem, porque o ingresso foi abaixado também. A sensação não tem outra além dessa.
E a zaga que era a preocupação? Desta vez tirando alguns momentos que o Botafoguense arrepiou até na espinha, conseguiu não tomar gol, além das finalizações do time "Verdolaga"(como é conhecido o Atlético Nacional) não existirem tanto assim porque finalizavam mal demais.
Algo mais? Botafogo classificado, é Fogão na próxima fase da Libertadores, Libertadores que vai ganhando o famoso casco durante tantos jogos assim, e desde o mata-mata. E uma noite que quem esteve por lá, não esqueceu, esse é o Botafogo despertando alegrias no torcedor. E acham que vou perder meu tempo falando de Sassá com tanta coisa pra dizer? Sassá, se ele quis embora, que vá e vida que segue, é isso.







GALERIA DE FOTOS
A galeria de fotos, aquela que te bota na cara do gol, te bota em cima do lance. No In loco do Nilton Santos, as fotos são desse que vos fala......mostrei o movimento tranquilo que estava quando pude chegar no momento(até há que destacar a organização sobre quem comprou na internet, quem comprou na bilheteria e pra quem é sócio....disso é um fato a ser elogiável), o posicionamento do Blog por lá, imagens do público que esteve lá presente e que fez festa(com direito a parte que se poderia ver as cabines de rádio), até a turma do Atlético Nacional esteve presente e no começo do começo teve até ouvi do lado que estava misto de aplausos e vaias quando o time entrou pra aquecer, ouvi até aplausos quando teve o "vamos receber bem a torcida do Atlético Nacional, por tudo que fez"(pra não deixar escapar o registro), sem falar nas imagens de jogo, do time no meio de campo agradecendo a galera que demorou a arredar o pé dali e até o lado de fora foi assim também registrado. E sem falar no prêmio de melhor do jogo dado pela a competição ao Pimpão e no mosaico existente.
No mais é ficar com as fotos, com o post. Se você não segue o Blog seja no twitter(que é o @blogdoigor05) ou Facebook(No Facebook.com/blogdoigor05), aí estão as opções que o Blog existe.
Fique com o post e logo com mais, nem que seja na madrugada!