terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Na LNB Argentina, Instituto vence Libertad

Foto: LNB Contenidos




Registro a fazer sobre esse 79 a 70 em favor do Instituto de Córdoba. Lá no Ginásio Angel Sandrin, partida com calor e o ar condicionado ligado para ninguém morrer de calor e ver a partida tranquilamente. Aliás é algo que se questiona bastante lá, a vinda do ar condicionado enquanto no nosso país não se pensa nisso ou vai se pensar de forma atrasada, é um registro a ser feito enquanto todos estão olhando pra NBA e pra demais ligas por ai.
Instituto que estreou na rodada passada o Ariel Rearte, achei grande escolha que ajudou a equipe de Córdoba melhorar e os resultados estão chegando, a briga segue apertada lá embaixo mais até do que a liderança de cada um. E impressiona como o Libertad de Sunchales caiu de produção, a equipe de Facundo Muller caiu demais de produção, tem que buscar algo.
Sobre o jogo, começou equilibrado, amarrado....não foi uma grande partida, apenas no quesito emoção. Aí veio 3 bolas de 3 consecutivas(Byró, Mansilla e Martina) para que o Instituto se distanciasse e abrisse 19 a 11, embora o Libertad descontou e com bola em cima da hora do Noel para baixar essa vantagem e ficar apenas em 19 a 16 em favor da "La Gloria"(como é conhecido o Instituto).
O Libertad melhorou na defesa e no ataque, virou o jogo, abriu 28 a 24. Mas isso durou pouco, apesar do quarto onde tinha muitos erros de ambos os lados, ninguém abriu uma vantagem significativa e vale destacar Ale Zilli de novo botando o Instituto no jogo com direito a jogo inteiro e com isso um 35 a 31 em favor do Instituto que virou o placar.
Na volta do intervalo, o Instituto não voltou legal e o Libertad começou a mandar no jogo ainda com Juan Brussino sendo um dos poucos a se salvar enquanto um José Vildoza estava devendo. Não posso deixar de destacar Guillermo Araujo, o paraguaio que está no Tigre de Sunchales(ex Paulistano, Basquete Cearense e Pinheiros) que estava chutando de 3 e tendo aproveitamento alto, as bolas dele foram chaves para que o Libertad terminasse na frente no quarto e um 56 a 51 em favor dos comandados de Facundo Muller.
Eis que no último quarto, o Instituto passou a reagir no jogo ainda mais com Mansilla. O Jogador da equipe de Córdoba simplesmente teve o quarto só pra ele puxando a responsabilidade, embora além dele tivemos os papeis do Cowan e a equipe abriu vantagem importante quando faltou uns 4 minutos para o fim quando teve o tempo pedido pelo o Libertad. O Libertad tentou bastante, mas parou nos seus próprios erros e na falta de marcação.
Aí Pablo Bruna simplesmente liquidou a fatura nos lances livres para a vitória em favor dos comandados de Ariel Rearte enquanto o Libertad segue caindo de produção.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Instituto teve 21 pontos do Mansilla, 15 do Cowan, 10 do Pablo Bruna e 10 do Byró. Já o Libertad teve 22 pontos do Lee Roberts(que foi caçado e caçou também e a arbitragem fazendo vista grossa), 19 do Juan Brussino e 10 do Guillermo Araujo.

Na LNB Argentina, Atenas supera Weber Bahía no Carlos Cerruti

Foto: Germán Ruiz/ Prensa Atenas





A rodada dupla em Córdoba aconteceu na noite desta segunda. E claro que o Blog do Igor como em vários esportes, não dorme no ponto e se liga em tudo.
Aproveitamento nas bolas de 3, Mikulas aparecendo na hora certa além de Lo Grippo e outros que ajudaram o Atenas a pontuar e vencer o Weber Bahía Estudiantes por 76 a 66 em confronto chave para quem quer fugir da situação lá debaixo como se encontra os comandados de Carlos Romano embora necessita-se admitir que houve recuperação da equipe(Carlos Romano, ELE MESMO, ex Minas e Unitri Uberlândia e agora tá treinando a equipe "Cordobesa" no lugar de Gustavo "Zurdo" Miravet e aquela velha mania de "vamos trocar o treinador pra ver se vai, algo que a diretoria do Atenas sempre comete esse mico e ninguém tem coragem de dizer).
Sobre Juan Pablo Vaulet, todos sabem que ele tem problema no joelho, problema que faz até ele mancar em quadra. Se não estava 100%, porque foi querer jogar alguns momentos em quadra? Ainda mais ele que é garoto, é talentoso e não pode forçar uma recuperação rápida porque depois aí é que vai acabar não jogando mais por alguma lesão crítica. O Vaulet não pode queimar etapas(Alejandro Sonich twittou algo sobre isso, e estive totalmente de acordo, como diria o Chapolin Colorado: Siga-me os bons!).
Sobre o jogo, o Atenas começou com um sonoro 9 a 2 que depois os comandados de Sepo Ginóbili após o tempo pedido empataram a partida e mantiveram um jogo equilibrado até a reta final do quarto quando surgiu bola de 3 do Pitu Rivero, e no final 19 a 13 para o Atenas em Córdoba.
No segundo quarto, pareceu um quase replay do primeiro quarto. Atenas distanciando até com bola de 3 do Rivero e mais alguns outros destaques, o Weber Bahía durante uns 2,3 minutos teve o melhor momento no jogo e o suficiente até pra encostar no placar ainda mais com uma boa atuação do Lúcio Redivo, vantagem caiu pra 4 e o Atenas conseguiu manter essa vantagem ainda mais com rebotes pegados, 35 a 26 para os comandados do Carlos Romano.
Na volta de intervalo, o Humberto de Napoli dizia na Rádio Universidad de Córdoba: Partida equilibrada! Assim o teor do terceiro quarto foi desta forma, com o Atenas abrindo vantagem mas a equipe de Bahía Blanca não deixou escapar e até foi arriscar de forma irresponsável o Vaulet que estava sem condições(só o Santiago Vaulet que estava com condições, o Juan Pablo não estava legal e se notou em uma das cestas que ele pontuou), 53 a 48 antes do último quarto no Carlos Cerruti, Atenas na frente.
Na hora do último quarto, foi que o Atenas desenhou a vitória contra um Weber Bahía que não conseguiu em hora nenhuma incomodar, assustar....faltava simplesmente tudo embora parecia que a atitude mudaria após o intervalo. Gabriel Mikulas aparecendo na hora certa, Lo Grippo ajudando a pontuar e o aproveitamento nas bolas de 3 que fez uma diferença danada para um jogo que pode não ter sido aquele mas que a vitória valeu mais que qualquer coisa. O Weber Bahía parou na mesma, foi mal na noite de Córdoba.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Atenas teve 21 pontos do Lo Grippo, 16 do Mikulas, 14 do Mickeal e 11 do Bruno Lábaque. Já o Weber Bahía teve 24 pontos do Redivo, 14 para Anthony Johnson e 11 para Jamaal Levy.