sábado, 19 de abril de 2014

Cobertura in loco, jogaço e classificação joseense no playoff do NBB


Uma vez lembrei de alguma pessoa falando pra mim(não me recordo quem foi, se foi amiga minha, se foi outra pessoa) depois da vez que fui a São José dos Campos e a fala era "Igor, você precisa vir em jogo decisivo de playoff pra saber como era a Vermelinha".
Uma hora o dia chega e o dia chegou como hoje. Pude ver de tudo ali na Vermelinha, vi gente nem querendo olhar os lances livres do Caio Torres, vi gente comemorando, gente chorando e mais uma quartas de final na base do presente de Páscoa a favor da galera joseense.
E olha que tem muito algo a dizer, sobre o jogaço de lá. Vale a pena aparecer num jogo desse, se planejar pra não dar de cara com o portão fechado devido a casa cheia, o horário seduz todo mundo e até acabou me seduzindo igual mulher bonita? Vale e Recontravale...como diria Fabián Pérez da Tyc Sports.
Blog faz o que promete, e sempre faz o que promete e disso é um fato que quem acompanha sabe e nem preciso repetir. E o jogaço de hoje, fez valer a pena cada segundo que esteve lá.
Joseenses fizeram valer a pena cada segundo da partida por ali e os palmeirenses também mesmo com a eliminação(vi gente vindo de SP chegando em 1 ônibus só e até caras conhecidas de jogos lá do Palestra Itália). Claro que tem gente ali de ambos os lados que querem caçar encrenca e não saber perder...só que posso dizer que esses foram ofuscados pela a grande festa que se encontrava no Lineu de Moura ali e disso é um fato que se pode dizer.
Muita coisa o que dizer, nem sei por onde começar sobre esse 64 a 60 lá da Vermelinha. Só que tenho que começar claro pelo o começo e disso não tem nem novidade.
Hoje quero começar falando da Fila que encarei quando cheguei em São José pra entrar, pude ver o ônibus com a torcida palmeirense chegando de São Paulo, os portões estavam previstos para abrir as 3 da tarde, só que quando estava quase umas 15 pra 3 da tarde...já tava aberto, acho que não aguentaram resistir tanto tempo e com 15 minutos adiantados...já tava lá os portões abertos com o 1 kg de alimento.
Até to afim de mostrar o vídeo que gravei sobre esse momento, e olha que eu tinha mal chegado por ali, vejam ele:



Depois disso, era entrar no ginásio e fazer parte da festa....onde a casa estava cheia, gente até nas laterais das rampas e se apertando pra ver tudo. Casa cheia oeeee como diria José Carlos Araújo e como pede o próprio playoff.
Até vou dizer algo que não queria falar, só que estava ali na garganta: Não aguentava mais essa série, por tudo que rolou nos bastidores até com confusões e climas pesados e até foi sobrar pra mim no jogo 3 com o despreparo de seguranças do Palmeiras(2, 3 queimando o resto) e vou dizer uma outra coisa aqui, se tem algo que não se pode jamais reclamar ali na Vermelinha foi a falta de segurança e de policiais.  Disso não teve, teve a rua cercada de carros da polícia, teve PM a vontade no banco do Palmeiras escoltando e mandando o famoso "chispa daqui seguranças do clube" e os próprios PM´S fazendo o cordão de isolamento pra que a torcida do Palmeiras fosse torcer em paz no seu canto.
Claro que de cada lado tem sempre aqueles que queriam caçar encrenca, só que confusão no estilo 2 ali.....não teria jamais e com o aumento de PM´S ali. Ou seja, pra garantir a segurança....custa ter vontade ainda mais em jogos assim.
Claro que no final de jogo também teve um princípio de correria, e teve segurança falando pra torcedor "calma"...se fosse outros teriam feito truculência desnecessária. Só nota a situação e a diferença de algumas coisas que você pode discordar de mim, mas que se discorde na maior educação e cordialidade possível. Se teve show de segurança ali na Vermelinha!
Já que comecei falando de coisas de torcida, o que a patrocinadora nova fez com a torcida de São José hein? O que pensam que estão fazendo? Torcida como a torcida de São José que faz barulho pra caramba...NÃO PRECISA DE BATE-BATES NO ESTILO VÔLEI!!! Lá não é Pinheiros, Não é Paulistano e não é nem um outro lugar onde sabemos que torcedores fazem de seus ginásios um tremendo caldeirão e existe várias formas do Centervale que é o patrocinador(é um shopping lá) divulgar a sua marca e não surgir pra estragar a essência de uma torcida que é conhecida no Brasil por fazer do Lineu de Moura um caldeirão. E olha que já falei disso aqui outra vez...pessoal tá de brincadeira. Tem torcidas que não precisam de BATE-BATES para NADA.
Outra coisa a relatar e isso não sei se o Sportv focou: Na hora do Hino Nacional, pessoal joseense cantava o hino nacional gritando pra tentar ofuscar qualquer tipo de cântico palmeirense quando todos estavam perfilados, algo que juro que nunca tinha visto e olha que vou pra jogo no basquete, no futebol e em outros esportes assim hein!
Sobre a arbitragem: Até tava pertinho do Bassul que hoje pelo menos se ligou no jogo que nem vi ele se ligar na sexta feira na classificação francana e a arbitragem foi muito boa, o trio conseguiu queimar a língua. Claro que vai ter erros aqui e ali, e eles aconteceram. Só que hoje....quem diria que um trio formado por Maranho, Lobosco e Jacob poderiam apitar bem um jogo hein? Foram bem, e aqui a gente elogia, critica e sugere sempre quando necessário e pra arbitragem o elogio dessa vez é necessário.
E outro relato antes de falar do jogo em si, quando eu estava indo embora....quase que aconteceu de jogador palmeirense partindo pra cima de torcedor joseense ali e disso pude ver também. Não sei pra que isso? Não saber perder assim, é duro viu com todo o respeito. Não precisava disso no final de jogo, ainda bem que não passou apenas da ameaça. Aliás não sei porque tem jogadores com tanta experiência e aí vale isso pra todos os times....caírem em pilha de torcedor hein? Tem jogador que também não usa da sua experiência pra nada...só pode.
Depois de inúmeros relatos(até um "Ah é Ituano" fui escutar...ahh a velha mistura das modalidades) vamos finalmente falar da bola rolando, até peço desculpas até agora pois aqui não dá pra passar absolutamente nada e postagens de jogos envolvendo São José sempre tem novidades assim e relatos assim.
Vamos falando do jogo, em que tivemos bastante equilíbrio de começo e o Palmeiras começou bem no jogo....embora vi erros de ambos os lados onde o quarto esteve equilibrado. Sabe como tudo terminou e a vantagem joseense acabou aparecendo? Bola de 3 do Gustavo em cima da hora e 15 a 14 a favor do time de São José.
No segundo quarto, surge o banco joseense até com o ex Bauru Alex Oliveira e a vantagem já ficava em 5 pontos durante quase todo o quarto e o time palmeirense esteve com muitas indecisões e muitas perdas no rebote. Via o time palmeirense muito soberano em segundas bolas e em rebotes nos jogos 3 e 4...hoje simplesmente isso foi para o espaço e a vantagem até acabou ficando no lucro para o Palmeiras. Porque estou falando isso? O Time joseense poderia ter ampliado mais a vantagem, teve erros e mais erros...bolas quadradas e muito mais. Até teve um lance que vale destacar aqui: Contra-ataque de São José, 3 contra 1 e se perdeu a bandeja e na volta o Gustavo errou a cesta e isso porque tinha um contra-ataque 3 contra 1 e nem na segunda bola do Gustavo se ampliou o placar e ainda foi salvo pelo o gongo com falta sofrida no mesmo lance onde ele só converteu 1 dos 2 lances livres sofridos.
Depois de tanta sopa para o azar, foi aí que apareceu o banco Palmeirense e Tiagão surgindo no jogo e a virada palmeirense surgiu no jogo com 30 a 29. Depois no ataque seguinte, bandeja do Dedé e 31 a 30. Aí a última posse era palmeirense no quarto e sabe o que o Maxi Stanic me apronta com tantas opções de queimar até o final a posse? Ele manda uma bola de 3 que nem aro deu e chutou a bola na maior precipitação possível como se falasse "vamos hacer um corte y ya volvemos, dale"(Vamos para o Intervalo e já voltamos, vamos!) e assim terminou conforme a foto os 2 primeiros quartos de jogo e aí 31 a 30 a favor do time joseense.
Volta do intervalo, até demorei a voltar pra ver o jogo e aí tenho que falar a verdade pra vocês. Tava fazendo companhia pra gente que não é todo o dia que vejo e me sinto bem ali, só que do lado de fora...claro que se ouvia o que se passava lá dentro e quando ouvi a torcida joseense gritando "é Jéfferson"...já deduzia claramente que parte do terceiro quarto era dele com bolas de fora e demais lances.
E aí quero fazer citação ao texto do site da Liga falando do jogo onde diz assim: "Mas foi aí que brilhou a estrela do ala/pivô joseense Jefferson. Com incríveis quatro bolas de 3 pontos, o capitão do São José liderou a grande sequência dos donos da casa, que abriram sua maior vantagem no duelo (48 a 41).."
Dito isso, foi aí quando voltei, e vi a vantagem grande e administrada no final de quarto, onde o time palmeirense caiu seu nível e conforme o próprio placar mostrou...5 pontos de vantagem e 50 a 45 a favor dos comandados de Zanon contra os comandados de Betão.
Eis que surge o derradeiro e último quarto que fez a partida que já estava disputada, tensa, emocionante e muito mais adjetivos que valem no momento e aí foi que o time joseense parou e o time palmeirense entrou no jogo de novo e faltando 1 minuto e meio...já estava 55 a 55 com direito a Atila dos Santos empatando o jogo na sua bola e seu rebote que foi importantíssimo no momento do lado palmeirense. Quarto que teve um show de erros de ambos os lados e equilíbrio total e ai foi tudo resolvido para os instantes finais onde se viu de tudo...gente não querendo ver os lances e muito mais.
Caio Torres e seu momento de jogo, nos lances livres e nas suas bolas. A primeira delas fez o 57 a 55 no placar. Jogada seguinte e o Fabrício que já fez muita bola de 3 no Lineu de Moura...fez silenciar por alguns instantes o ginásio e 58 a 57 no placar, mas na jogada seguinte veio o troco com André Laws e 60 a 58 a favor do time joseense.
Na volta, ataque palmeirense de novo e com alguns segundos restando e após tempo pedido e aí veio o erro Palmeirense no seu ataque e rebote joseense e aí o Palmeiras teve que fazer a falta e fez a falta no Caio Torres.
Caio Torres que nem na época de Flamengo...apareceu o momento dele no jogo, nos lances livres embora ele converteu os lances livres, e tinha torcedora do meu lado que nem queria ver o lance mas vibrou com a cesta após ela cair e até em um dos lances livres ela chorou  e caiu como diria Rafael Antônio do Jornada Sportiva de Bauru.
Na volta, fizeram falta rápida no Neto do Palmeiras e o 14 palmeirense errou o primeiro lance livre e converteu o segundo. Zanon pediu tempo, e na volta dele...falta de novo no Caio Torres e ele converteu 1 dos lances livres. Betão nem tempo mais tinha, tinha que ir lá de trás....quase que Stanic se atrapalha e perde com a bola e o Tyrone Curnell chuta pra 3...mas sem êxito e rebote joseense e como diria Alberto César da Rádio Central de Campinas: POOOOOOOOOOOOOOOOODEEEE ACABAAAAR QUE ACABOOOU!!!
E aí São José segue em frente no NBB, na base do detalhe do próprio jogo e o Palmeiras é eliminado da competição. Festa Joseense e não digo tristeza palmeirense, pois o que esse time do Betão fez de tudo pra chegar até aí...não se fez ideia viu. Os Palmeirenses terão que ter orgulho desse time mesmo com a derrota como foi hoje, e perder assim, faz parte e agora é montar time melhor pra próxima temporada, isso se não tiver gente com aquela vontade de temporada passada que era acabar com o basquete.
Já São José....pode comemorar que vocês estão nas quartas de final do NBB, agora terá jogo pesado contra o Uniceub Brasília onde já saiu as datas(aliás datas de todos os playoffs que estão aqui e notem que as 4 séries terão rádio transmitindo e Sportv não transmitindo todos os jogos: http://lnb.com.br/noticias/calendario-definido-2/ ) e durante a semana até vou me atacar de dar palpites num podcast(aliás essa semana pretendo fazer 2 podcasts ao invés de só 1, abrirei uma exceção) e não se sabe quando vai acontecer punição ou se vai julgar tudo....eu não duvido de mais nada do que vem da Liga e se querem que eu faça média, aí estão procurando o blog errado. Me cansa ver gente querendo que a gente faça média com as coisas, principalmente certos diretores que com "follow" em twitter acham que tenho que ficar babando ovo pra eles....aqui não é assim. E não acredito na Liga e não dá pra se esperar nada da Liga, pode ser que resolvam isso alguma hora ou só a punição se cumpra no próximo NBB em algum jogo contra Rio Claro ou Campo Mourão da vida ou até uma Liga Sorocabana do Rinaldo....não duvidem disso.
Jogaço de bola, onde os relatos valem e aqui não dá pra passar nada. São José nas quartas com o Uniceub Brasília e um playoff que honestamente, quero que seja emocionante e sinto que será emocionante. E o Palmeiras vendeu caro essa classificação, e disso é fato!
Cestinhas do jogo? Lado Joseense teve 16 pontos do Jéfferson, 11 pontos do Caio Torres e do Alex Oliveira e 10 do André Laws.
Já o lado Palmeirense teve 12 pontos do Fabrício e do Tiagão e 11 do Tyrone Curnell.
Jogaço de bola pra quem esteve lá, pra quem esteve em casa e quem não pode acompanhar....só digo o seguinte: PERDEU UM JOGAÇO DE BASQUETE!!! E fazia tempo que Caio Torres não virava decisivo em algum jogo assim hein, aliás o 13 joseense precisava disso depois de tudo que passou na própria temporada.
Como é gostoso sair de casa pra ver jogo assim, e ficar simplesmente revigorado sabe? Isso é playoff e o que se proporciona é isso.




GALERIA DE FOTOS
Pra fechar a postagem com show de relatos e detalhes in loco como sempre: As fotos claro tiradas de forma própria com imagens do ginásio com a torcida comparecendo e isso seja Joseenses e Palmeirenses(aliás tive a impressão que tinha mais torcida do que a própria capacidade tinha...não sei quem estava lá em São José também percebeu isso), imagens do jogo, imagens da Associação Esportiva São José, da fila que entrou depois, do público chegando passando da própria revista(tinha 4, 5 policiais revistando o povo e aí vale o detalhe, parecia Pacaembu quando na porta do portão principal tem quase um cordão deles revistando a galera), jogadores indo ao vestiário, a Fabíola Andrade entrevistando os dois treinadores(aliás só ela estava lá, porque não mandaram o Odinei e o Renatinho nessa hein? Sportv tá nem aí pro basquete, trata igual gado como sempre, aliás me contem uma novidade sobre), a torcida Palmeirense chegando no ônibus, os câmeras, aquecimento das equipes, todos perfilados no hino nacional, Chagas Jr entrevistando o Jéfferson, banco das equipes e notem como o banco palmeirense estava muito bem escoltado de policiais hein, e o pós jogo em quadra também.
É disso e pretendo voltar mais vezes por lá como já falei uma vez e falo de novo já que sou um chato mesmo.
Fiquem com as fotos e amanhã tem mais cobertura do Blog, papo agora é série A do Brasileiro com SP x Botafogo no Morumbi, fechado? E se não segue ele ainda no twitter? @blogdoigor05 é a conta e breve se eu criar coragem...em outras redes sociais.