quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Tranquilo e Favorável, Uniceub Brasília vence Caxias na estreia do NBB

Foto: Raul Martins Dias
PS: Quem me dera se a foto fosse deste que vos fala em cobertura in loco não é? Só que não é o caso.




Só Fab Melo sendo desfalque, todo mundo jogando e vitória por 91 a 82 sobre Caxias do Sul que voltou a ter o dilema da queda de rendimento no último quarto igual aconteceu em Belo Horizonte. A estreia da estreia apesar do placar, sempre se faltou um algo a mais ou um rompimento de abismo entre os dois elencos para que Caxias se sonhasse com o placar ou até prorrogação na ASCEB. Mas o Uniceub Brasília tratou de fazer o famoso simples pra conseguir vencer o jogo e estrear com pé direito no NBB.
Há coisas a serem ditas e até o pós-jogo me fez ligar assim, uma delas é o Bruno Savignani mesmo assim não tão contente com a parte defensiva da equipe e até sendo jogado na parede em uma das perguntas da coletiva(feito até pelo o Gustavo Schuabb da Rádio BSB Sports que jogou duro, algo que jornalista tem que fazer mesmo, sem aliviar) embora o Savignani deu o seu ponto de vista sobre a defesa em que ele não ficou satisfeito. Outra coisa a ser relatada é que o público esteve sendo o de sempre, bom público até pra uma estreia e assim no 8 da noite na ASCEB desde outros tempos é bem desta forma.
Sobre Food trucks, Cheeleaders e demais entretenimentos: A ASCEB acaba dando um upgrade através do próprio Uniceub Brasília, tinha que ser por ai mesmo, embora a famosa pipoca, a famosa venda de camisetas do clube ainda existem. As famosas opções pra atrair o torcedor que estão a seu critério e a "pié firme"(como dizia Altamirano) predestinadas e roladas por lá.
E o jogo? Falaremos dele. Primeiro quarto na ASCEB em que o jogo até chegou a ficar equilibrado, mas chama a atenção Lucas Mariano, o ex Franca e Mogi puxou a responsabilidade e fez o Uniceub Brasília abrir a vantagem no fim do quarto por 20 a 15.
No segundo quarto, o Uniceub Brasília até de novo com a ajuda do banco igual aconteceu contra o Guaros de Lara por exemplo, chegou a abrir 10 pontos de frente, chegou a dominar as ações. Só que Caxias reagiu principalmente na reta final de quarto com algumas bolas de Guto e Marcão e sem falar numa das peças principais dos comandados de Rodrigo Barbosa que é o Carioca. O Ex Minas e Bauru, foi o famoso destaque e nas mãos e passes dele fez o Caxias ainda permanecer no jogo apesar dos 9 pontos de frente na ida para o intervalo, 40 a 31 e Uniceub Brasília na frente.
Na volta de intervalo, o Uniceub Brasília foi começar a tentar administrar a vantagem. Houve o famoso momento de troca de cestas, mas com Carioca e com Arthur(o ex São José e que já jogou por lá) a equipe caxiense aproximou-se do placar e antes dos 10 minutos finais, tínhamos 64 a 56 para os comandados de Bruno Savignani, Uniceub Brasília na frente.
Antes de falar do último quarto, vamos destacar o quanto foi importante em defesa e no ataque o Pilar hein. O "Horse"(em tempos de Bauru ele era chamado assim) esteve em boa atuação na noite e com presença no ataque também. Último quarto que o Caxias caiu de produção igualmente ao jogo de estreia em BH, e o Uniceub Brasília aproveitou pra liquidar o jogo ainda mais na batuta sempre dele, Guilherme Giovannoni e com bolas de fora do jeito que ele gosta.....quase 13 pontos de frente, garotada jogando e vitória tranquila e favorável para o Uniceub Brasília.
Próximos jogos dos dois? Uniceub Brasília tem jogo duro sábado contra o Vasco, o jogo da BAND(e das rádios lá em Brasília) e Caxias só jogará dia 17 contra Mogi, sendo a sua estreia no Ginásio Vasco da Gama em Caxias do Sul.
Cestinhas do jogo? Uniceub Brasília além dos 30 pontos do Guilherme Giovannoni teve também 16 do Lucas Mariano, 12 pontos do Jéfferson Campos, 11 do Deryk. Já Caxias teve 22 pontos do Arthur, 19 do Carioca, 18 do Rafael Stábile e 10 do Marcão.
E teve gafes? Até que não teve muitas, embora sabemos do quanto critico algumas transmissões por aí né? Só acho que antes do jogo, se estuda quem é quem de cada lado não é? O repórter foi fazer entrevista ao Rodrigo Barbosa e não sabia o nome do cara.....que faaase.




E OS OUTROS JOGOS DO DIA?
Franca chegou a ter dificuldades no jogo contra Macaé, quase que perde o jogo, só que reagiu no último quarto e venceu por 86 a 79 no Pedrocão. Já o Vasco, chegou a abrir 10 pontos de frente, mas viu o Minas reagir e quase ganhar o jogo no tempo normal, mas na prorrogação conseguiu vencer o jogo por 85 a 83 em Belo Horizonte em jogo eletrizante.
Sábado o NBB continua.

NA FINAL: Mogi vence Hebraica Y Macabi de forma dominante e está lá na Sul-Americana de Basquete

Há as vezes que o Blog abriu exceção pra certas coisas e momentos ainda mais em dias quando se encontra com uma cobertura In loco a fazer e enquanto esse Blog existir se este que vos fala dá na telha, faz isso quando dá. Entre Liga Nacional Argentina e jogo da Sul-Americana, tinha que escolher e no final me resultou em fazer a vida mogiana contra a vida "Macabea" no jogo em que quem vence chega a final da Liga Sul-Americana de Basquete.
TV no mudo, ouvido na turma da Rádio Sport 890 com a narração do Diego Jokas, comentários da dupla Juan Pablo Tamborini e Santiago Rodriguez(gosto quando ele narra) e fomos em frente com relação ao jogo. Enquanto o Sportv falava asneira e metia um Roby Porto, este que vos fala acaba tentando ser diferenciado no quesito.
Para se ganhar um jogo em adversários onde do outro lado existe um Leandro García Morales que sempre lá mete seus 20 pontos ao menos em cada jogo, a marcação tinha que existir em cima dele, tirar ao máximo o poder de fogo de um craque de bola. Um massacre, um passeio, um domínio avassalador.....todos os adjetivos bons encaixam a pra mim em disparado a melhor partida mogiana na temporada até barrando o vareio sobre Bauru que também foi destacado nesse meio. Só que a partida desta quarta/Quinta foi pra ficar de pé, bater palma e não cansar de elogiar. Atualmente esse começo de temporada é todo mogiano, no quesito atuação e ao que parecia por enquanto que Fernando Calvi não iria ajudar, tem ajudado até de forma que não pensava que ajudaria e se encaixaria tanto assim até pelas suas deficiências sabidas como jogador e até dizia isso quando ele foi se apresentar em solo mogiano pelo o conhecimento de Liga Argentina que este que vos fala acompanha. A atuação foi tão convincente que o único perigo durante o jogo foi no começo do último quarto com umas 2 bolas do Leandro García Morales que até baixaram a vantagem pra 10, mas depois a água no chopp alheio foi jogado e a partida totalmente liquidada.
Do começo ao fim de jogo, Mogi superior dentro de quadra. Primeiro quarto com um quarto em alta porcentagem de bolas e com Jimmy fazendo aquela marcação que não deixou Leandro García Morales jogar e com isso tiveram que apelar pra os outros e sem contar na apatia de outros jogadores que se podia esperar mais no lado do Hebraica Y Macabi. Defesa, ataque, e muito poderio nesse lado.
26 a 15 no primeiro quarto, depois no segundo quarto esse domínio continuou com um sonoro 43 a 29.
Volto a dizer, o único momento completamente "Macabeo" foi no começo do último quarto até com 2 bolas do Leandro García Morales que botaram em jogo a equipe, mas o Guerrinha parou, pediu tempo, deu o famoso "Fio Terra do Guerra" até falando em "Aqui não tem moleque, aqui tem experiente" e Mogi já jogou o famoso galão de água em barril de chopp para liquidar a fatura.
Larry Taylor, Shamell, Jimmy, Tyrone, Caio Torres, Calvi.......Mogi em todos os quesitos de defesa, ataque e mobilidade de jogo, simplesmente passeou em Maldonado para uma vitória de ponta a ponta. Hebraica Y Macabi ficou naquela de fazer um jogo perfeito, um jogo onde não se permitia erros e se permitia a participação do Leandro García Morales, do Lloreda(que estava cansado), do Parodi(que chegou a não estar 100% de sua forma física como contava a turma uruguaia) e quando vai se apostar em banco onde não corresponde a mesma qualidade dos titulares, fica bem difícil e com isso Hebraica Y Macabi só vai naquela de ter ganhado de Gimnasia e de Paulistano(alias entre essas 3 equipes poderia dar nisso mesmo) e no final dá a lógica no grupo em Maldonado, deu Mogi com basquete em alto e bom som, sobrando em quadra, não tinha muito que o Leo Zylberstein fizesse ali.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Lado Mogiano teve 21 pontos do Larry Taylor, 20 do Shamell e 13 do Caio Torres. Já o lado "Macabeo"(lado uruguaio, como é conhecido o Hebraica Y Macabi) teve 15 pontos do Leandro García Morales(mesmo sendo anulado em grande parte de jogo), 14 do Michael Hicks, 11 do Salvador Zanotta e 10 do Jeremis Smith.






AGORA É A FINAL
Eis as datas e finais com relação as finais entre Mogianos e "Bahienses". 2 primeiros jogos em Mogi das Cruzes(falta o pessoal corrigir isso, a não ser que tenha alguma estipulação que mandem ir pra São Paulo num Ibirapuera), os 2 em Bahía Blanca e o jogo 5 em solo mogiano.
Os ginásios Hugo Ramos e Osvaldo Casanova serão os palcos para a final, a não ser que alguma coisa mude no percurso, mas no fato serão dois palcos lotados certamente para as finais onde tem cara de 5 jogos a vista. O Weber Bahía(Bahía Blanca que nada, viu dona Globo/Sportv, pode falar Bahía Basket que vai lá, mas Bahía Blanca é brincar com a inteligência do torcedor que não é trouxa) com Sepo Ginóbili treinando a equipe, com Redivo, Vaulet, Fjellerup e demais na mescla entre Garotada+Estrangeiros como Levy e Anthony Johnson+ experiência como Hernán "Pancho" Jasen, este é o @bahiabasket(conta do twitter) ou seja é o Weber Bahía, enquanto Mogi terá que usar da sua atuação e da paciência pra passar  da defesa bahiense, duelo interessante demais nestes próximos dias e com os dois lugares lotados.





ENQUANTO ISSO NO MUNDO DO ESPORTE.....
Quarta bem atípica no quesito esporte, sem muitos detalhes e nem com rodada do Brasileirão tivemos. A novidade foi virar Wellington Nem ser contratado pelo o São Paulo(o que é uma boa contratação do tricolor do Morumbi).
Já no basquete, na disputa de terceiro lugar deu Paulistano que venceu o Gimnasia por 77 a 75, o Gimnasia até teve a chance de ao menos empatar, tentou bola de 3 e nada feito, agora o papo das duas equipes são as suas ligas locais(Gimnasia fará oferta ao Pitu Rivero e se o Rivero aceitar ele fica e enquanto isso o Paulistano terá Mogi de novo e terá mais derrota a vista, vamos combinar que quando nessa temporada o confronto rolar entre os dois, a superioridade de elenco fará Mogi vencer). Na Liga Argentina tivemos o Instituto vencendo 96 a 87 o Regatas Corrientes(http://basquetplus.com/articulo/instituto-se-despert%C3%B3-tiempo-y-venci%C3%B3-regatas-96-87), tivemos o San Martín de Corrientes vencendo em pleno Vicente Rosales o Olímpico por 73 a 67(http://basquetplus.com/articulo/san-mart%C3%ADn-sigue-creciendo-73-67-ol%C3%ADmpico-en-la-banda), tivemos o Obras vencendo por 95 a 85 o Peñarol(http://losmartinesweb.com/2016/11/otro-cachetazo-en-nunez/)e o Estudiantes de Concordia venceu o Libertad por 77 a 64(http://unocontraunoweb.com/estudiantes-sigue-de-racha-como-local/)
Finalizo a parte esportiva, já que as outras não tem muito o que falar......com o vôlei e o televisionado da Superliga Feminina de Vôlei onde o Brasília Vôlei não jogou rigorosamente nada e ainda tomou de 3 sets a 0 de Rio do Sul que estava mais solta do que o normal.
Eis o post da exceção feita!

Na cobertura in loco do NBB, na base do detalhe Pinheiros vence Basquete Cearense

Cobertura in loco, daquele jeito e ainda agradecendo ao Wi-Fi do Clube Hebraica que funciona muito bem......muito equilíbrio e partida resolvida no detalhe em favor de quem foi mais competente no fim de jogo. Assim Pinheiros x Basquete Cearense no jogo que foi o jogo da Web(e aí que critico a nossa querida Liga mais uma vez, apostar em um live de Facebook, sendo que nem todo mundo tem conta no facebook, ao invés de botar um youtube onde todo mundo pode conectar mais facilmente e mais aberto pra todo mundo sem burocracias, e até se viu gente travando com relação a transmissão) foi determinado e o Blog do Igor marcou presença de novo no in loco da cobertura por lá. Alias, o clube Hebraica lá que me faz lembrar o Ginásio Héctor Etchart que é o ginásio do Ferro na LNB Argentina, em muita coisa são parecidos.
E outro detalhe que quando pude chegar lá, pude entender direitinho porque o site da Liga quer chamar de Campo Cívico, tinha num canto lá algo escrito com relação a nomenclatura que inventaram para o ginásio do clube sendo que pra mim o Campo Cívico verdadeiro é em Americana e não o daqui que sempre foi falado em "Ginásio do Hebraica" até em postagens antigas.....
A verdade é que depois de anos atrás onde estive por lá num Pinheiros x Uniceub Brasília onde deu Pinheiros e ainda pude me revoltar com torcedor e com Darrington Hobson na época de Uniceub Brasília, pude estar de volta e na maior tranquilidade com direito as arquibancadas de todos os lados abertas e sem nada de problemas.
Arbitragem é ruim? Sim, não conto nenhuma novidade sobre isso. Teve marcação ruim e compensação de arbitragem? Sim, só que a forma que tudo foi resolvido hoje nem dá pra justificar a arbitragem como a culpada de tudo, se em uma posse bem fechada para trocar com calma a bola, o Audrei se precipita e bota a bola de 3 forçada que nada deu e por ai mesmo que os detalhes do jogo aconteceram, precipitadas assim que não fizeram o Basquete Cearense de Alberto Bial conquistar a vitória. Só lembrando que se a arbitragem tivesse decidido lance em jogada duvidosa, sou o primeiro a dizer algo, antes que alguma pessoa venha insinuar de omissão dos fatos.
O primeiro quarto, já falando da partida que resultou em vitória pinheirense sobre a equipe cearense, tivemos o Pinheiros até abrindo vantagem, mas depois o Basquete Cearense até encostou no jogo, manteve o placar equilibrado, só que o Pinheiros fechou em 21 a 18.
No segundo quarto, tivemos um jogo amarrado, um jogo com defesas iguais, defeitos em rebotes iguais, tudo praticamente igual, até nos ataques também. Ninguém se sobressaia no Hebraica, até que ocorre o problema de um das tabelas apitando sem parar e tiveram que desligar, trocar até o placar atrás de uma das tabelas e com isso o jogo deu uma demorada de fato. Quando voltou ao jogo, com Holloway e com Neto o Pinheiros abre 10 de frente, mas de outro lado veio o troco e quando Sualisson correu atrás da segunda bola e fez a bandeja.....descontou a vantagem pra 3 pontos, Pinheiros estava na frente por 38 a 35 conforme a foto abaixo:
Na volta do intervalo, assim como em TODO O JOGO, o equilíbrio se manteve. Quando um jogo fica nesse período com poucas mudanças, com tudo praticamente igual, aparecem os detalhes.
No terceiro quarto, esse quarto se chamou detalhe quando Holloway puxou o carro da equipe pinheirense sobre o carcará cearense. Enquanto o Basquete Cearense chegava no placar, parava além no Holloway nos erros onde custavam caro tudo, o Pinheiros seguia na eficiência em um quarto onde alternavam a liderança e no final um 60 a 57 para os comandados do César Guidetti.
No último quarto....defesas iguais, os dois garrafões perdendo segundas bolas, ofensivamente estavam iguais e nessa brincadeira toda, o quarto foi ser decidido nos últimos 1 minuto e pouco de jogo. No lance livre, o Basquete Cearense virou para 74 a 72, mas no ataque quase seguinte faltando 1 minuto e 11, bola de 3 do Gemerson, vira vira no placar, 75 a 74 e Alberto Bial pedindo tempo.
Na armação da jogada após o tempo pedido, precipitação, algo que custa caro num jogo tão rico de detalhes. A precipitação do Audrei, deu espaço para que o Pinheiros liquidasse tudo.....através dos lances livres, com Ansaloni, com Bennett para a vitória do Pinheiros na base do detalhe sobre o Basquete Cearense, não acho que era pra precipitar uma jogada, o Pinheiros foi mais competente e conseguiu vencer.
Próximos jogos das duas equipes? Pinheiros enfrenta Macaé fora e o Basquete Cearense enfrenta na sua casa(seja no novo ginásio ou no Paulo Sarasate) o Minas na estreia em casa(jogo que dá pra vencer).
Cestinhas do jogo? Lado Pinheirense teve 28 pontos do Holloway, 17 do Ansaloni, 13 do Gemerson e 13 do Neto. Já o lado Cearense teve 15 pontos de Davi Rossetto, 13 do Gruber e 10 do Duda.
Alias, motivo do jogo ter sido no Hebraica(que fica do lado do ginásio do Pinheiros) foi ter um evento dentro do próprio Henrique Villaboim. Agora tá explicado.




NESTA QUINTA, O NBB CONTINUA COM 3 JOGOS:
Minas-Vasco(Jogo do Scout, sem rádio e sem TV)
Uniceub Brasília-Caxias(jogo de tudo menos TV, as rádios são a BSB Sports e a Esportes Brasília)
Franca x Macaé(além da transmissão da Web, teremos as rádios Portal Cidade, Hertz e Difusora ambas de Franca)





GALERIA DE FOTOS
Imagens do jogo, aquecimento das equipes, imagens do clube e do seu entorno além do próprio ginásio para que cada um conheça como é o ginásio(embora foi a casa do Pinheiros nesta quarta), imagens dos bancos, sem contar na Giovanna Terezzino que é a repórter das transmissões entrevistando o Neto, o Davi Rossetto, o César Guidetti(treinador pinheirense) e o Audrei.
Assim a galeria de fotos do dia, fiquem com ela e daqui a pouco a postagem extra do Blog do Igor conforme prometido, e espero que curtam o post claro.