quinta-feira, 6 de agosto de 2015

River Plate Campeão da Libertadores!!!

Foto: Daniel Jayo/La Nación



E pensar que a equipe estava na Nacional B devido a Passarella, Aguilar e cia anos atrás para dar a volta por cima e chegar a conquista da Libertadores para disputar o Mundial(apesar que mesmo com o vice, disputaria o Mundial)....é pra ver que o futebol existe voltas por cima seja do caminho inverso ou não.
A noite com chuva em Buenos Aires, foi riverplatense, 3 a 0 contra o Tigres e título na mão. Só que pensam que foi tudo fácil conforme o placar pareceu ser? Que nada. Jogo duro, complicado e cheirando prorrogação.
Claro que a pergunta que se faz é sobre o Panadero(torcedor que fez aquela do Boca cair fora e o rival estar nessa), onde anda ele? Xeneizes estão com raiva dele e o pessoal Riverplatense até fala "gracias". Aliás, Panadero que se você pesquisar no twitter.....você verá todos os xingamentos a esse cara de pau que mudou a vida de todos na Libertadores.
Só que tirando esse fato, as fases da Libertadores foram distintas para o River igual ocorreu com o San Lorenzo na passada. O San Lorenzo teve que se classificar na última fase ganhando do Botafogo por 3 a 0 e ainda contando com um 5 a 4 no outro jogo para passar de fase e no mata-mata sair eliminando todo mundo para o título. Já o River Plate contou com a mesma coisa, fez a sua parte ganhando de 3 a 0 e viu o Tigres fazer 5 a 4 sobre o Juan Aurich para a classificação ao mata-mata onde todos nós conhecemos o final de tudo. Plataformas parecidas ainda mais pra comprovar que tudo muda na fase da Libertadores.
Que o Tigres tem uma boa equipe que só melhorou com o Gignac, ficou completamente devendo nesta noite do Monumental de Nuñez.
Sobre o jogo, a primeira etapa foi bem chata, cheia de faltas duras e jogo bem desanimador. Claro que por outro lado isso não seria novidade numa final onde qualquer erro poderia ser fatal, só que estava mais do que o ocorrido. O River estava jogando mal, não se achava em campo e não criava uma jogada sequer e o Tigres teve a melhor chance quando o Gignac acabou furando a finalização após o passe do Aquino que poderia no corte("Amague") poderia ter chutado a gol, quis ser bonzinho servindo outro e naquela do "bonzinho só se ferra", deu nisso. Quando tudo parecia ficar no 0 a 0 da primeira etapa, surgiu o detalhe chamado "Vangioni-Alario". Vangioni fazendo uma baita jogada para servir na cabeça do Lucas Alario que desviou sozinho para o gol abrindo o placar e a festa do Monumental de Nuñez explodir de vez, igual ocorreu durante todo o jogo.
Agora chuta quem deu o espaço para o Alario concluir? Desde Botafogo ele sempre fez isso....falo do Juninho! Os argentinos diriam: "Juninho le dió el espacio!"
Na segunda etapa, o Tigres tentou voltar melhor do intervalo só que até o Ferretti se perdeu na hora de mexer na equipe. Tinha Guerrón, tinha Esqueda e no final foi trocar volante por outro.....quanto medo. E nada mudava o panorama da partida que não foi nada boa apesar do placar favorecer a equipe do Marcelo Gallardo.
Até que surge a penalidade que pra mim foi clara, Sánchez bateu firme e conferiu o 2 a 0, logo na sequência o 3 a 0 que como diria o outro: A Vaca deitou! 3 a 0 vindo num escanteio cobrado onde todo mundo marcava todo mundo, e Funes Mori sozinho sacramentou o título merecido em favor do River Plate.
E volto a dizer uma coisinha sobre Arévalo Rios: Arévalo Ríos, me lembro desse péssimo jogador na época de Botafogo, não marcava só cercava....com ele se jogava com 1 a menos.
E o Marcelo Gantman foi feliz no tweet: https://twitter.com/marcelogantman/status/629125034850820096 River Campeão da Libertadores, aposentadoria do Cavenaghi confirmada após o jogo e se mostra um grande exemplo de time grande que pode dar a volta por cima. 3 anos atrás na Nacional B, até sendo apelidado de Riber(como os rivais até hoje apelidam na Argentina) e dando a volta por cima no campo para conquistar a Argentina e agora a Libertadores. É time grande!!! Parabéns ao River pelo o título da Libertadores, felicito aos riverplatenses pelo o título.





OBS1: Desnecessário tal cordão de isolamento sobre os jogadores, isso achei ridículo. Pra que isso?
OBS2: Aqui os 3 gols do título riverplatense na voz do Germán Sosa na ESPN FM/ESPN FC: http://www.espn.com.ar/espndeportesradio/play?id=2440396

Nenhum comentário: