domingo, 17 de setembro de 2017

Argentina perde para Cazaquistão e cai para o zonal americano na Copa Davis



Uma ladeira abaixo para quem esteve 15 anos dentro da elite e que não passou perigo nem da vez que chegou a jogar repescagem. Nem vou responsabilizar quem não pode estar nesse meio desta eliminatória(Del Potro não será sempre que irá jogar, nem Delbonis e nem Leo Mayer só pra citar), até seria absurdo de minha parte fazer isso.
Por mais que me assustei com a formação que não causava a enorme segurança ainda mais nas duplas com Molteni e Máximo González, não quero jogar culpa a Orsanic. Imagino que essa queda Argentina a jogar um Zonal Americano com realidades expostas(Chile, Venezuela, Brasil, Rep. Dominicana e sem falar em Canadá e Colômbia se não se classificarem), porém é a nova realidade argentina antes de voltar a uma repescagem e uma volta ao grupo mundial. É muita tristeza, é um baque daqueles após um título tão conquistado, tão batido na trave e que "se quebró el malefício"(como diria Gonzalo Bonadeo no inesquecível relato do título argentino na Croácia) e ainda mais numa série na qual apesar de jogar na quadra rápida existia a superioridade. Mas confesso que sentia preocupação com a formação e segurança não sentia de jeito algum.
Vale destacar o quanto Kukushkin fez uma estupenda série, jogou como se não houvesse amanhã e fez a sua. O Placar final de hoje contra o Schwartzman foi digno de placar mentiroso do tênis, se é um outro jogador de mais ranking poderia ter vencido de forma clara.
Só para citar o que quero dizer na linha anterior: Primeiro set começou com um 4 a 0 para o jogador cazaque e com 16 pontos ganhados contra apenas 2 do Schwartzman. Só depois que até o Diego chegou a encostar no 5 a 4, mas aí era tarde e o Kukushkin sacou para o set e fechou o set em 6/4(podendo ser uns 6/1, 6/2 sem nenhuma surpresa).
No segundo set, quebra de cara, quase o mesmo panorama do primeiro set e com 4 a 0 de novo aberto para Kukushkin. E teve que o argentino lutar de novo para ao menos encostar no marcador, e era tardio de novo a ponto de termos mais um 6/4.
No terceiro set, lá no 2 a 2, houve a quebra do Cazaque que levaria a placar mais tranquilo. Mas o Schwartzman teve que empatar, arriscar mais já que a bola dele estava bem curtinha e o domínio era total de Kukushkin. Quebrou de volta e fez o jogo se arrastar até o tie break. No Tie break, mini break de cara para Kukushkin e Schwartzman não pode correr atrás. 7/6(7 a 2) e Cazaquistão no Grupo Mundial enquanto a realidade Argentina será o Zonal Americano com adversários que nesses últimos 15 anos no máximo que encontrariam era o playoff.
Dia triste para o tênis argentino, embora exista safra, exista momento para ficar com menos tempo possível do Zonal Americano(e penso que ficará pouco tempo). O problema é o quanto uma queda dessa pode até complicar o investimento bem mais embaixo com relação a base tenística que é algo sempre forte na Argentina, muito mais que no Brasil em que isso não existe.
É triste!






GIRO PELA COPA DAVIS....(ATÉ O MOMENTO DO POST)
Se o Tufão faz Brasil x Japão continuar na madrugada pra gente de domingo para segunda, se o Clezar foi punido de forma justa por seu ato desrespeitoso(penso assim, ao contrário de certos sites que não sabe nem o que é racismo e vive de desrespeitar leitores), o giro da Copa Davis nas semifinais do Grupo Mundial e da Repescagem continuam.
Grupo Mundial que teve o Tsonga vencendo o Lajovic, botando a França agora com Yannick Noah de capitão(acho que é a terceira passagem dele, uma delas até como campeão). Bélgica x Austrália está com o ponto 4 em andamento(Kyrgios x Goffin). Já na repescagem, a Alemanha está no grupo Mundial após vencer e fechar a série contra Portugal, Canadá venceu jogo de duplas e está 2 a 1 sobre a Índia, Colômbia-Croácia está em andamento com Giraldo x Cilic, Suíça-Belarus está com o jogo 5 decisivo(mesma coisa de Holanda-Rep.Tcheca). Já Hungria-Rússia só agora tem o jogo 4 em andamento com o Khachanov jogando.

Nenhum comentário: