domingo, 1 de outubro de 2017

Na LUB, Olímpia liquida o jogo e vence Malvín

Foto: Doble y Falta(@dobleyfalta no twitter)




Senhoras e Senhores, trago boas novas como diria uma música do Cazuza. A partir de ontem/hoje o Blog do Igor irá trazer nem que seja 1 jogo por rodada(nisso varia com o decorrer, claro) no caber da grade esportiva daqui as emoções da Liga Uruguaia de Basquete na postagem também. Na mesma situação da Liga Argentina em que antigamente tinha a história de 1 televisionado e o resto era na base do rádio ou em algum link descoberto, assim funcionará a vida para acompanhamentos, já que na Liga Uruguaia funciona que a TV(no caso a VTV que pertence ao Grupo que tem os direitos de tudo por lá que é a Tenfield) costuma fazer 1 televisionado por rodada e o resto como é uma liga totalmente com equipes de Montevidéu acaba o rádio tendo que expor fronteiras além das rádios partidárias como existe por exemplo no Aguada e no Malvín por exemplo. Que você do outro lado possa gostar da novidade que enquanto o Blog existir, será assim.
Casa cheia no ginásio do Malvín, alias lá se depara com uma falta de um ginásio grande, já que o El Cilindro não existe mais faz anos devido a um incêndio que destruiu o ginásio, nisso fazendo que o Palacio Peñarol seja o palco das decisões e até de realização do basquete uruguaio quando jogam alguma sede da Liga Sul-Americana ou da Liga das Américas. A estrutura fica faltando, enquanto aqui se constroem ginásios que no final são pouco utilizados(só agora que estão querendo botar jogos do Flamengo na Arena Carioca que foi usada em finais do NBB e nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio) lá essa falta de estrutura com ginásios acanhados que cabem 1000 pessoas no máximo acaba pegando um pouco e até não fazendo crescer, pois as equipes uruguaias tem torcida em ao menos sua maioria.
Nada melhor do que começar com o duelo de ontem com a vitória do Olímpia por 68 a 60 sobre o Malvín(adversário do Universo Vitória, do Estudiantes de Concordia no grupo da morte que é o grupo C daqui a uns dias na Liga Sul-Americana em Cajazeiras), claro que em algumas postagens fomos introduzindo jogos e ditos(como por exemplo numa mais recente cheguei a comentar que me liguei no Welcome-Bohemios de quinta-feira), mas agora ao menos vamos trazendo essa novidade no couber da grade esportiva.
Falamos do jogo de ontem, que era para sair a postagem ainda ontem nem que invadisse a madrugada mas não deu, tivemos um jogo completamente equilibrado em toda a sua essência, tivemos um jogo intenso e com as duas defesas fazendo a sua parte, não é só de placares altos que significam se um jogo foi bom ou não, e a nível do basquete uruguaio que não é o mesmo que um basquete argentino, venezuelano, brasileiro com as suas diferenças.....é nível de bom jogo sim.
No primeiro quarto, o Olímpia tomou conta do quarto e com direito a Waddell no principal ato da equipe dirigida por Camiña, já o Malvín só apareceu com o conjunto no fim do quarto para passar a frente e terminar com 18 a 16 após os 10 primeiros minutos de partida. No segundo quarto, como num jogo equilibrado desses dá para apontar crescimento de um e de outro? O jogo continuava extremamente equilibrado, e outra coisa que não entendo nas rádios uruguaias é como cobrar de um Hátila Passos mais qualidade do que ele não tem? E podemos falar isso pelo o quanto que jogava por aqui, que era nada quando passou por Uberlândia, só o Byra Bello do Sportv que morria de amores por ele quando passava jogo do NBB.
32 a 31, o "Playero" na frente, ou seja, Malvín na frente do placar na ida do intervalo em um jogo que pouco mudou.
Na volta do intervalo, praticamente a mesma coisa, ou seja, aquela alternância de placar que originava equilíbrio. Silvarrey de um lado(hoje no Olímpia um ex Malvín) e do outro a aparição do garoto Serrés com alguns minutinhos de quadra na rotação do Malvín para retomar a dianteira e fechar na frente antes do último quarto, 48 a 46 para os comandados do Pablo López(sim, ele continua treinador da equipe).
No último quarto, tudo foi se decidir ao menos na reta final de jogo e nisso que aparece a história dos números que não ignorados, as vezes um jogador que pontua pouco na partida inteira pode fazer uma jogada decisiva, um passe, uma defesa que acaba valendo de importância no jogo inteiro, e não enxergar esse lado é cair na velha análise rasa que existe no basquete como em outros esportes também. Ontem foi assim, e a reta final foi toda a favor do Olímpia somando com a defesa feita.
Torcedor de Brasília, do Uniceub Brasília que está com saudade do time, quando o time existia deve lembrar de Ivan Loriente, lembram dele? Pois bem, o ex jogador do Atenas(naquela oportunidade acabou com o jogo e fez a única derrota na campanha do título da Sul-Americana) do Uruguai simplesmente apareceu em quadra, está já a algumas temporadas no Olímpia e ele ontem com bola importante de 3 e juntando com ele o pivô Paul Harrison foram cruciais nos instantes finais para que o Olímpia abrisse 6 de frente e só segurasse o placar perante ao desespero "playero" de reverter o placar. Vitória justíssima do Olímpia sobre um Malvín que contam como título sempre lá, mas o elenco é de passar apertos igual na temporada passada, até a meu ver perderam demais quando trocaram Bavosi por Cabot só para citar um exemplo e a aposta gringa não é tanto confiável assim.
Nisso, digo os Cestinhas(Maximos Puntuadores): Olímpia teve 19 pontos do Waddell e 13 do Silvarrey(notem que os jogadores decisivos passaram de longe de ser os principais cestinhas, para ver que basquete também tem disso em jogo equilibrado assim). Já o Malvín teve 11 pontos do Marcel Souberbielle e mais nada, os outros com 1 dígito na pontuação.
O Basquet Caliente(um dos sites uruguaios no basquete) trouxe muito bem a relação de elencos dos times que disputam a LUB 2017-2018, só lembrando que os uruguaios tem o costume de emprestar jogadores a compor elencos de representantes que jogam a Sul-Americana(caso do Aguada que terá Hernando Cáceres, do Hebraica y Macabi que terá Osimani, Marotta e Newsome que estão em outras equipes de lá): http://www.basquetcaliente.com/lub-2017-18/(vale dar uma olhadinha).
Já nos outros jogos da rodada que começou na quinta, tivemos assim: Welcome 75 x 82 Bohemios(jogo que cheguei a falar em outro post no meio dele), Defensor Sporting 86 x 82 Trouville, Biguá 84 x 75 Nacional(o recém subinte e que é o do oriundo do futebol), Aguada 86 x 61 Urunday Universitário, Goes 79 x 73 Larre Borges(jogo que teve prorrogação). Na próxima rodada que já começa segunda-feira teremos Aguada-Larre Borges, Nacional-Defensor Sporting(que até será o televisionado na terça), Olímpia-Biguá e Urunday-Malvín. Ainda estão vendo as datas para Trouville-Welcome(que será jogo sem torcida visitante) e Bohemios-Hebraica y Macabi já que tem time envolvido na disputa da Liga Sul-Americana como será o Hebraica y Macabi e de equipe que emprestou jogadores a equipe do Hebraica(no caso o Trouville com Newsome). Aqui tem que ser didático para quem não está familiarizado.
É isso!

Nenhum comentário: