domingo, 13 de agosto de 2017

É Mundial: Argentina vence de forma dramática Porto Rico e está no Mundial de Basquete Feminino

Foto: Federico Toral





Porque não começar com esse final: https://twitter.com/DeportesAR/status/896550422143545344
Um 48 a 44 que será marcante, um ar-ball que no final finalizaria tudo e com um ginásio indo ao delírio, além da vaga ao Mundial de Basquete, Alô Espanha.....a Argentina está lá.
Vi o ao vivo, vi o VT na Deportv(com o Juan Martinich narrando) pois estavam com a final do Hockey sobre grama que atrasou por causa do mal tempo nos Estados Unidos e derrubou a grade, e se fosse preciso veria cada vez mais. A Argentina com um planejamento desde os amistosos na Polônia, para agora e claro que não se jogaria o mesmo nível que jogou na fase, só que há jogos grandes que as meninas tinham que passar e continuarão passando, batendo e encarando de frente sem medo de ser feliz.
A personalidade Argentina acaba tendo o preço da vitória, acaba tendo a vaga ao Mundial e pode ter o título por mais que seja difícil a seleção canadense na final pois tem que manter uma certa regularidade durante todo o jogo ao menos e não só 20 minutos como ocorreu no recente amistoso que até você pode ler a postagem dele no Blog dias atrás.
Enquanto isso, Porto Rico e Brasil(perdeu para o Canadá por 84 a 45) vão duelar amanhã por uma última vaga que promete ser dramática e nervosa assim como foi esse 48 a 44 argentino. Vai dizer que o filme argentino não passou na cabeça quando teve um choque em pleno jogo físico das porto riquenhas  com a Burani e a Burani vai pro banco lesionada o medo de perder uma outra jogadora como aconteceu com a Aispurúa? Passou mesmo, até a mim que estava vendo o jogo. Só que não foi o caso, Burani voltou e fez o jogo que fez.
Placar baixo do jogo simplesmente no tempo todo, nem dá pra exigir muito, até porque o basquete feminino é completamente diferente do masculino e placares assim no feminino costumam acontecer assim quando existe um placar em 60 pontos no lado masculino.
De 13 pontos, 9 da Agostina Burani na noite que seria dela e a Argentina além do ataque via a defesa ser perfeita no primeiro quarto, só levando os primeiros pontos quando restava 2 minutos e pouco....é muita coisa, é muito nível alto. E no final um 13 a 4 após o primeiro quarto.
No segundo quarto, começa a aparecer Meléndez no lado portorriquenho e com isso Porto Rico entrou no jogo de vez, além do jogo físico com a Jones(que as vezes até ia desleal em lances, arbitragem fazendo aquela vista grossa, embora ela acaba sendo o famoso armário), também teve a Gibson aparecendo bastante e metendo bolas impossíveis também. Mas no final de tudo isso, a Argentina manteve a liderança no placar e o fim do primeiro tempo foi em 22 a 18 para as comandadas do Cristian Santander.
Burani voltou, intervalo voltou e a Argentina chegou até a abrir 10 pontos de frente e com Agostina Burani acabando com o jogo, sendo o desafogo danado que tanto se necessitava e nisso a Argentina sempre ficou a frente do placar embora Porto Rico também chegou ao jogo. 35 a 27, tudo decidido no último quarto e sim, nos últimos lances do jogo, na popular reta final.
A Argentina na reta final estava com um 45 a 41 de frente, numa diferença de ao menos 2 posses de bola, em meio a tantos erros de ambos os lados. A Gretter chegou a errar dois lances livres, a Argentina chegou a bater lance livre pra ficar no 46 a 41 e tudo parecia estar em definitivo, até que......a bola de 3 de Porto Rico caiu faltando 14 segundos para o fim, tempo do Cristian Santander em que ele solta a frase "Depende de Nosotros"(Depende de Nós) e a reposição de bola faz com que Porto Rico demore a fazer a falta e a Argentina conduza a bola, até a Débora González sofrer a falta e converter os dois lances livres.
Só que ainda tinha o lado de Porto Rico, e a festa após o ar-ball ocorrido.....aconteceu. É Mundial de Espanha, a Argentina está lá junto com o Canadá e pra festa de todo mundo na Avenida Libertador onde fica o Ginásio do Obras(Templo Del Rock para o povo "Tachero"). Histórico, justo e merecido e emocionante. Tinha comentado no twitter que estava dando de gosto de ver essa turma jogar basquete, e agora então mais ainda....a evolução que sempre é válida, até jogadoras que não tem tanta técnica as vezes se supera. Enfim, Argentina no Mundial de Basquete Feminino na Espanha e sem medidas e sem nada.
Amanhã a final é 9 e meia da noite e o terceiro lugar é bem antes(a vida brasileira está definida aí).....Cestinhas/Maximas Puntuadoras? Vamos lá: Argentina teve a Agostina Burani com seus 26 pontos e só, as outras jogadoras no somatório tiveram 22 pontos, só pra ver como tudo foi Burani na noite deste sábado.
Já Porto Rico teve 10 da Gibson e mais nada.

Nenhum comentário: