domingo, 30 de agosto de 2015

Série A 2015 neste domingo

Jogo das 11, jogo das 16(popular 4 da tarde), jogos das 18 e 30(popular 6 e meia) tudo na mesma postagem e olha que haja coisa pra relatar.
Vamos ao post!
Fotos do post na ordem dos jogos claro: Laion Espíndula, Edu Andrade / Estadão Conteúdo, Charles Guerra / Agencia RBS, André Durão/GloboEsporte.com, César Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação, Marco Oliveira/Site Oficial Atlético PR e Daniel Teobaldo/Futura Press



CHAPECOENSE 1 X 3 CORINTHIANS
Palavras que não são minhas e sim de Sérgio Badá Badalotti dentro da jornada esportiva da Rádio Chapecó: “Não se pode errar contra o líder do campeonato, a Chapecoense pagou pelos seus erros”.
Badá disse tudo, fiquei imaginando um jogão mas no final resultou em permanência de vantagem aberta em favor do Corinthians. E digo mais, quem me segue até em contas pessoais estava justamente preocupado porque era aquele jogo típico de resultado corintiano com a arbitragem favorecendo em algum erro cometido, só que....me enganei e também cometemos equívocos e torci pra que este próprio que vos fala fosse errar, que tudo fosse resolvido na bola.
E foi o que aconteceu, simplesmente tudo na bola.....algo pra me deixar feliz de fato e ver que ainda se existe jogos resolvidos na bola.
O Vareio de bola corintiano foi o que literalmente aconteceu dentro da Arena Condá, nunca um visitante se sentiu tão a vontade como o Corinthians se sentiu na primeira etapa. Com isso, a zaga da Chape foi uma mãe e também ajudou além de não segurar a linha de passe rápido da equipe corintiana.
2 a 0 aberto primeiro com Renato Augusto que aproveitou um presentão do Elicarlos e passou na medida para o Elias que veio de trás e fez o primeiro e na jogada rápida a bola sobrou pra Vágner Love marcar e abrir o placar. Só 1 time jogava e o outro assistia sem fazer nada.
E até que teve um gol importante saindo, a Chape descontou no gol 50 com a camisa da equipe, falo do Bruno Rangel que fez um gol que mudou as coisas no segundo tempo.
No segundo tempo, voltou o Corinthians a ficar lá atrás e viu a Chapecoense pressionar(não sei porque Camilo no banco, e aí o Eutrópio tem culpa também no cartório) com direito a Cássio defender uma bola e a um chute do Apodi que passou perto ao gol de Cássio(Apodi que fora de casa nada joga, mas na Arena Condá vira um leão....lembrei dessa fala de Fernando Doesse durante a semana no Debate Esportivo da Rádio Chapecó).
Só que no final de jogo.....3 a 1 numa penalidade que é outro presentão que a galera corintiana agradece e o Jádson bate sem problemas a penalidade ao gol de Danilo.






GRÊMIO 0 X 0 CORITIBA
É sempre bom quando um estádio tem ótimo público e disso ninguém discute. 40 mil na manhã porto-alegrense e em pleno dia onde o Grêmio 20 anos atrás era Bi-campeão da América, ou seja, a América era azul com o Grêmio campeão da Libertadores contra o Atlético Nacional lá na Colômbia(até se fez homenagem antes do jogo com isso, ótima diga-se de passagem).
Justiça seja feita, este que vos fala nos confrontos entre os dois pensaria que o Coxa levaria tombo total, só que o que se viu foi Grêmio penando e não jogando bem nenhum dos duelos(2 da Copa do Brasil e esse do Brasileirão). Só que também a gente se equivoca e se queima a língua, e o Coxa nos 3 confrontos contra uma das equipes onde se tece muitos elogios(e faço parte dessa galera) e se vê coisa boa para jogar nas mãos do Roger acabou queimando a língua do Igor aqui e até hoje naquela bola do Lúcio Flávio no final de jogo......a chance de uma vitória que não seria nada surpresa pra quem dominou as ações e vendeu caro.
Se o Grêmio teve domínio? Se o Grêmio teve oportunidades? Teve sim, disso é inegável só que se via uma partida bem embaçada e sem desculpas a favor do tricolor gaúcho. A primeira etapa foi chata e se beirou a isso. Já na segunda etapa, o Grêmio até foi atacar só que nos instantes finais o gás acabou e se tem mais alguns minutos a vitória era alviverde na Arena do Grêmio.
Aqui quando se elogia e se crítica sempre que necessário. No caso do Coxa embora todos sabem que o elenco e treinador são péssimos, fracos agora que a equipe jogou, isso foi fato enquanto o Grêmio não foi nadinha bem(e isso até nas vitórias da Copa do Brasil sobre o mesmo adversário também não foi bem).
No mais? Que alguém tenha gravado ou que a própria Rádio Guaíba de Porto Alegre possa botar de forma monumental no seu site para quem perdeu ou quem quer reviver ouvir a transmissão da época em 95 com direito a pré e pós-jogo. Uma grande utilidade a Rádio Guaíba acabou fazendo e com o áudio original(que tinha Haroldo de Souza narrando, Luis Carlos Reche e Ricardo Vidarte nas reportagens e o comentário do Edegar Schmitt). É arquivo grande do rádio, igual a vez que a Rádio Globo fez na íntegra o áudio do título do Flamengo contra o Liverpool em Tóquio e tinha Jorge Cury e Waldir Amaral na transmissão.
Não foi só a Guaíba que fez isso não, a Rádio Gaúcha(recentemente o Jornal Zero Hora fez até uma conta no twitter sobre a conquista) fez um CD na época relatando a conquista gremista na competição, youtube é sensacional: https://www.youtube.com/watch?v=qwF4YIrjQZU
Tem também a narração da Rádio Gaúcha nos gols na época do Armindo Antônio Ranzolin: https://www.youtube.com/watch?v=OHtHdrxMFiw
E sem contar nesse vídeo que achei sobre o resumo da campanha de 1995 que deu o título tricolor: https://www.youtube.com/watch?v=H0jBuRbh_WU êê Youtube....monstro sagrado da modernidade para todos.





AVAÍ 3 X 0 INTER
Muita coisa pra falar sobre a partida da Ressacada, até digo sobre um assunto que também se bota pra repercutir sobre os jogos as 11 da manhã que é o calor, algo que até acho que quando teve essa ideia das 11 da manhã se sabia que aconteceria e que rolaria tamanhas reclamações aqui e acolá.
Sem papas na língua quero começar com essa do calor onde se via gente passando mal e por aí vai. Se jogador na sua devida maioria fosse sincera, não político no discurso e não achando que ser sacana é legal.....estaríamos acreditando nos relatos dos jogadores com relação a jogar partida 11 da manhã no calor senegalês de algumas cidades, só que sabemos que não é e se vê jogadores usando isso como a famosa  cama de gato ou parede ou no bom português da DESCULPA ESFARRAPADA para mascarar uma péssima atuação e por aí vai.
Outra coisa, este que vos fala aqui já jogou futebol numa escolinha em pleno calor senegalês(e todos sabem como é Brasília) e o horário dela varava das 8 da manhã até umas 10 e pouco da manhã....e tome de água pra hidratar, sem contar que a vontade minha de jogar futebol ia a mais do que tomar café da manhã(até digo, não façam o que sempre fiz, não recomendo) e não tinha NENHUMA FRESCURA ou nenhum salário alto como esses jogadores tem para ficar reclamando disso. Se jogador fosse sério e não político na fala que é sempre a mesma....até iriamos no argumento do lado fisiológico(que aí é bem de cada um mesmo), só que honestamente é aquela do “NÃO ACREDITO” e se não me engano tenho o direito de não acreditar, até onde sei. Eu, um montão de gente que joga final de semana e não tem um pingo de preparo físico aguenta o tranco do calor em horário assim merecíamos honestamente o dinheiro que jogador de futebol na sua maioria mama de forma tranquila como se fosse imunidade parlamentar pra dizer o que quiser sobre. Podem me julgar, não aguento mais essas reclamações daqui e acolá embora sabia que essa corda estaria prestes a quebrar logo logo. Futebol está numa frescura sem vergonha, onde eles que estão preparados fisicamente, tem profissionais pra aguentar as adversas situações de tempo e horário....se tem isso e já quem não joga ou joga de vez enquanto aguenta legal o calor quando bate aquela pelada e a preparação não tem. É MUITA FRESCURA PARA MUITA GRANA VIU, até fico irritado.
Outra coisa que se irrita no futebol, foi a vergonha que aconteceu com relação a arbitragem e não adianta depois a gente ficar naquela de “7 a 1 foi pouco porque só discutimos a arbitragem”, os caras são ruins e o melhor é ficar calado e não falar NADA? Reflita comigo.
O Bassols não deu uma penalidade vergonhosa a favor do Inter onde se ele apita um clássico carioca apitaria e daria sem dúvida, algo igual ao que rolou ao Dudu ontem no jogo do Figueirense no Maraca....aliás Bassols que saiu de jogo não por causa do calor e sim por lesão onde ele estava mancando muito antes e quem entra? O Jeanpierre(vulgo Vin Diesel) pra apitar o jogo.....o cara estava indo bem até que consegue achar uma penalidade cara de pau a favor do Avaí(Avaí favorecido como em outras rodadas e o gozado é eles falarem que são prejudicados, peraí né? Pega a balança dos dois lados e tire as conclusões). O Inter prejudicadíssimo nessa, não é porque foi o 3 a 0 ou foi a zona da zaga colorada que não dá pra se indignar sobre isso até pra quem pensa, em outra vez deixaria passar, só que por tudo que foi a partida......não tem jeito, tá feito.
Sobre a partida em si, Inter melhor nos primeiros minutos além da penalidade não marcada e garfada. Depois disso que a equipe avaiana fez alguma oportunidade a gol principalmente com Léo Gamalho, além de outra bola com o Nestor Camacho.
Na segunda etapa, o jogo seguia equilibrado mais para o Inter do Argel do que qualquer coisa até que surgiu a penalidade onde já falei linhas atrás sobre o que penso. Léo Gamalho bateu e fez e esse gol desmontou de vez o colorado onde depois pouco fez de fato e viu a sua zaga ser uma mãe igual outras épocas. Resta a dupla avaiana das últimas contratações da equipe fazer efeito, falo de Nestor Camacho e Léo Gamalho, a dobradinha deu certo e o Léo Gamalho tocou na saída do goleiro onde aí o Inter jogou a toalha de vez.
Ainda deu tempo do Nestor Camacho fazer um golaço e a dobradinha avaiana do momento tá comprovando o porque neste 2015 bagunçado avaiano foram as melhores contratações, parecem que se entendem a muito tempo.
Vitória avaiana e há quem se diga que o Kleina lá é problema para o Avaí, sendo que não se pode fazer muito numa equipe com elenco limitado assim e o Inter? Assim foi tudo.
E Avaí, você não é Flamengo, nem Corinthians pra ficar sendo favorecido em jogos assim, não necessita-se disso, e os próprios avaianos sabem disso.




FLUMINENSE 1 X 2 ATLÉTICO MG
Posso dizer que eu esperava mais desse jogo do Maracanã? O jogo não foi legal, e sem contar que estava duro para ver e diferenciar na imagem da TV as cores das duas equipes devido aos uniformes, os caras não facilitam de fato.
O primeiro tempo foi equilibrado, sem grandes oportunidades embora querem insistir que teve domínio tricolor no jogo. Não vi tudo isso e ainda por cima andei vendo Ronaldinho Gaúcho sendo vaiado e o torcedor perdendo a paciência com ele.
E o Cruzamento atleticano para o gol saiu depois de insistência em demasiado. Cruzamento na medida para Giovanni Augusto marcar e abrir o placar para o Galão da Massa, 1 a 0.
Vamos pular pra segunda etapa? Assim falo sobre a segunda etapa que teve o Fluzão reagindo no jogo e num lançamento(diga-se de passagem, baita lançamento) do Gum que acho que nem o Gum iria fazer isso, acabou fazendo e o Wellington Paulista sozinho para fazer o empate no maraca e até foi abraçar o Mário Bittencourt(vice-presidente do clube) como as câmeras na TV flagraram.
E pensa que o jogo ruim iria mudar de figura? Que nada....tudo na mesma. E mesmo sem convencer e com Patric entrando no segundo tempo virou o placar além de depois a equipe do Levir segurar a vitória até o final.
Tem horas que a vitória precisa vir mais do que a atuação, é a verdade para o Galão da Massa se quiser alcançar o Corinthians.






SPORT 0 X 1 FLAMENGO
PS: Infelizmente sem foto decente.
O Sport falou, falou, falou, se fez a torcida presente na Arena Pernambuco, se fez um espetáculo bonito por lá mas no final se ficou mais preocupado em jogar um futebol onde não está se acostumado a acompanhar no Leão da Ilha e no final perder para o Flamengo.
E além de não jogar futebol, viu seus jogadores apelarem e serem violentos em alguns lances principalmente quando estiveram atrás do marcador. Vide a entrada pesada e expulsão justa do Samuel Xavier do rubro-negro pernambucano, vide o Diego Souza preocupado em discutir com o pessoal.
Na primeira etapa o Flamengo já podia ter liquidado o jogo. Pará fez um raro cruzamento na cabeça do Éverton para fazer o gol do jogo para o Flamengo e ainda viu o Renê salvando bola em cima da linha tirando a bola como se fosse tirar um doce de uma criança para o Kayke que estreava no ataque(ex ABC)do Mengão.
Na segunda etapa, o Sport foi pra cima só que não jogou rigorosamente nada e pouco se fez para tentar ao menos empatar o jogo e ainda quase que toma o segundo quando Kayke perdeu a chance.
Deu Flamengo numa baita vitória, o Sport foi decepcionante, falou mais do que agiu realmente e quem fala demais dá bom dia a cavalo.






PALMEIRAS 3 X 2 JOINVILLE
E tudo segue na mesma. O Palmeiras dá aquela impressão que vai passear, que vai trucidar e de repente se encolhe, ou quando não se encolhe vê a sua zaga cometer falhas e dar presentes ou sei lá o que realmente acontece para TANTAS OSCILAÇÕES que uma hora custam caro(só não custou ainda por muito pouco), e a vitória que poderia ter sido mais fácil....vira vitória de sufoco contra o JEC que aproveitou as chances que tinha para vender caro o jogo.
E fico pensando....maldito ingresso caro que está lá em cima, esse jogo era de cobertura boa para se fazer com direito a show de gols.
Falando do jogo, já com 1 minuto o Mário Sérgio dorme na zaga tricolor e o Gabriel Jesus aparece para abrir o marcador na Allianz Parque e essa pressão ainda continuou e o 2 a 0 com 23 quando Zé Roberto soltou uma bomba que Agenor deu rebote e Dudu completou para o gol. Só dava Verdão, tudo indicava jogo pra liquidar ainda na primeira etapa e ainda cabia mais devido a zaga do JEC que o torcedor lá não aguenta.
Até que, a zaga palmeirense dá o seu presente.....os 2 gols foram falhas supervenientes daí, Marcelinho Paraíba livre faz o desconto e ainda na jogada seguinte o empate rolou com o mesmo Marcelinho Paraíba onde a bola sobrou pra ele após um corte péssimo da zaga do Verdão e tome dilema na Allianz Parque e resultado onde o Joinville pode sonhar com até mais do que o empate ali, não estava tão complicado assim, e o Joinville ainda tomou bola na trave do Lucas Barrios.
Na segunda etapa, era Joinville jogando por uma bola e o Palmeiras encontrando sérias dificuldades pra fazer algo além de complicar um jogo que estava fácil. Alecsandro e Rafael Marques entraram no decorrer da etapa enquanto o JEC se segurava como pode e nem podia fazer muito, até teve uma oportunidade de virar o marcador. Mas aos 23 minutos veio a virada palmeirense quando Dudu serve ele que vive uma grande fase, talento indiscutível e que tem resolvido ultimamente os jogos....falo do Gabriel Jesus que desde a Copinha se notava tudo isso e o poder de decisão que ele tem. Virada Palmeirense e o Tricolor joinvilense foi tentar o possível empate até apelando pra Kempes(vi torcedor do JEC pirando com essa) tentar ir atrás do empate, até os últimos minutos de jogo tiveram um pouco de drama e o Palmeiras conseguiu segurar a vitória que podia ter sido bem mais tranquila se não oscilasse tanto e o JEC......sabe de uma coisa? Como a equipe mudou, sabe, a gente ainda vê que tem reação e embora derrotas eram normais contra Grêmio e Palmeiras, a equipe vendeu caro.






ATLÉTICO PR 3 X 0 GOIÁS
Tava na hora da vitória surgir em Curitiba né? E o momento era o jogo contra o Goiás, os comandados de Milton Mendes fizeram a sua e venceram pra se reabilitar no Campeonato Brasileiro enquanto o Goiás tá lá voltando pra zona de rebaixamento.
Sobre o jogo sem firulas, só sei que.....continuo viúvo de rádio(saudades do Futebol da Rádio 98 FM Curitiba) e de opções boas em Curitiba, tá parecendo eleição de presidente, governador onde tem se escolhido o menos mal(apesar que as rádios lá nem estão pra essa atualmente) e depois de se saber que as opções dos votos nulos e brancos não solucionam em nada.
Primeira etapa foi bem fraca, foi bem chata e sem tantas emoções assim.....só o lance onde Walter serviu o Marcos Guilherme e o Renan foi fazer defesa salvando o Goiás, aí foi que o gol acabou chegando através do ótimo passe do Nikão nos pés do Walter e aí não tem como não segurar o homem....1 a 0 Furacão na Arena da Baixada.
Na segunda etapa, já tudo começou com 1 chance pra cada lado(Zé Love no lado goiano e o Hernani perdendo gol do lado rubro-negro) e falando no Hernani, ele sofreria o pênalti que o Walter encheu o pé pra fazer o 2 a 0, e fiquei lembrando de Renato Gaúcho bancando ele na época de Flu até chamando de Waltinho.
Jogo aí ficou resolvido e até o Milton Mendes deu oportunidade ao ex jogador da base do São Paulo, entrava até aos poucos no tricolor e agora tá em Curitiba. Falo do atacante Ewandro, que entrou bem no jogo e o Atlético perderia mais uns gols antes de marcar o terceiro lá no final quando Dellatorre chuta, Renan espalma e na sobra o Ewandro solta a bomba pra fuzilar o goleiro e tome mais 3 pontos para quem dominou e foi superior no jogo.






CRUZEIRO 0 X 1 SANTOS
E pra finalizar....enquanto tem jornalista demitido porque a diretoria cruzeirense teria pedido cabeça de jornalista porque ele criticava a diretoria(Denúncia que o Sindicato dos Jornalistas em Minas fez e até o presente momento o Cruzeiro não respondeu e não deu a sua versão), Tinoco falou besteira dias atrás ou se permanece com o “Pojeto”....o Cruzeiro vai dando escalas de nenhuma reação e está na cartilha certa para a sua primeira queda na sua história, pois faz parte das equipes que nunca caíram pra série B e enquanto isso o Peixe vai só afirmando seu crescimento notório.
Primeira etapa foi chata demais, com poucas chances e a graça vinda só no chute que foi um golaço de Ricardo Oliveira(vai ter gente apontando falha do Fábio, só que aí me lembro do golaço do Lucas Lima no Maracanã contra o Flamengo, a coerência precisa ser a mesma, golaço e não falha de goleiro....mérito total do Lucas Lima no Maraca e do Ricardo Oliveira no Mineirão) e simplesmente mais nada(gol anulado em impedimento ao Cruzeiro e pouco a ser citado).
Na segunda etapa, o Cruzeiro tentava até com as alterações mas se via que só parava em gols perdidos, se parava em Vanderlei que ao menos fez umas 2, 3 defesas importantes e o tempo passava e a impaciência cruzeirense também dentro de campo, isso resultou em um Fabrício onde sabemos o seu histórico.....no final entrar duro, apelar na falta e ser merecidamente expulso onde se fosse ele, nem reclamava com o árbitro em nada, descontroladíssimo ele estava.
Se 11 contra 11 não tava difícil de segurar pressão, com 1 a mais aí que facilitou tudo. Vitória do Peixe, vaias a full do Cruzeiro e tudo segue na mesma com relação aos dois e se o Cruzeiro nada fizer com uma diretoria que começou bem mas tá se mostrando pior demais.

Nenhum comentário: