quinta-feira, 28 de novembro de 2013

NBB nesta quinta

Fazia tempo em que eu não fazia essa postagem, até porque toda rodada do NBB tinha pelo menos 1 jogo pra acompanhar in loco ou até pela a correria diária também. Só que hoje, essa raridade acontece. Antes de falar dos jogos, pra quem não sabe...temos a relação de rádios que é a utilidade pública para quem quer acompanhar os jogos principalmente quando não tem a TV passando, aqui a lista: http://igoresportes.blogspot.com.br/2013/11/relacoes-de-radios-no-nbb-temporada.html

 

As fotos são: JB Anthero/Divulgação e Gullit Pacielle

 
 


Winner Limeira 83 x 53 Cetaf/Espírito Santo
Flamengo 95 x 72 Liga Sorocabana
Mogi das Cruzes/Helbor 80 x 88 Sky Pinheiros
Sky Basquete Cearense 70 x 69 Palmeiras/Meltex
Unitri Uberlândia 93 x 97 Universo Goiânia
Macaé Basquete 67 x 78 Paulistano

 

Vou começar falando do time que por enquanto é líder(é um dos jogos das fotos), mas é mais líder do que nunca nessa temporada do NBB e que venceu de forma muito fácil o seu jogo, falo da Winner Limeira que bateu o Cetaf/Espírito Santo por apenas 40 pontos de vantagem, até historicamente é o placar mais dilatado entre as duas equipes conforme levantou bem o Edmar Ferreira na sua transmissão lá na Educadora de Limeira. Desde o começo, só deu Winner Limeira no jogo....a facilidade daquelas onde até tivemos Teichmann enterrando, até o Renan botou bola de 3 pra ver as facilidades contra um time capixaba que pode meter medo dentro de casa mas fora de casa talvez seja desta forma ou até pra um pouco melhor. O Time no comando do João Batista ficou devendo demais no jogo inteiro. Até Ronald Ramon voltou e jogou alguns minutos de jogo, o Dema pode botar todo mundo praticamente para jogar e dar descanso para os titulares em muitos momentos do jogo. Destaco David Jackson, Teichmann, Matheus Dalla, Ronald Ramon, até os pivôs estiveram bem hoje...uma atuação contundente, verdadeiro show e a liderança do NBB que por mais que esteja cedo pra se cravar alguma coisa é o fato da vez.
Já o time capixaba, não vai muito além disso....agora em Limeira to vendo uma empolgação só que os mesmos esquecem de uma tabela agora na qual ainda não se percebe como esse time vai se comportar embora o time limeirense tinha ido bem contra Palmeiras e Paulistano aqui na Capital, mas muita calma nessa hora. Esse time, tem que saber se comportar contra Uniceub Brasília, Bauru, Flamengo e alguns outros.
No intervalo já estava 44 a 24 e depois do intervalo tudo continuou o mesmo e nessa facilidade que foi a vitória da Winner os cestinhas foram Deryk e David Jackson com 17 pontos, Teichmann com 13 pontos. Já do lado capixaba teve o Gaspar com 14 pontos e mais nada, até jogadores como Rashaun, Collins e Muojeke estiveram devendo hoje.
Outro jogo onde a foto foi válida e para mim foi um dos melhores jogos dessa rodada de quinta feira foi a vitória do Universo Goiânia em cima da Unitri Uberlândia dentro do Sabiazinho, mas antes de falar do jogo....um relato dado pela a Rádio Vitoriosa que é o papo de pouca iluminação e um ginásio desgastado por tanto evento usado da cidade lá no ginásio, vale o relato.
Gruber e Leonardo voltam semana que vem de acordo com o que eles falaram com o Luiz Humberto Lara na Vitoriosa lá de Uberlândia.
Não adianta culpar desfalques, culpar ginásio e nem nada....a Unitri foi mal na defesa e ainda viu um show de Taboada e Fernando Penna dentro do Sabiazinho de forma que a vitória veio num placar no estilo NBA(NBA é que tem esses placares altos) e de forma em que a superação goiana veio pois estava treinando em condições complicadas e acabou engrenando com uma vitória dessa que foi um tropeço sem desculpas a favor da Unitri.
E até em um dos tempos, vazou o Helinho no tempo do jogo em que ele erra 2 lances livres e ele fica irritadíssimo em um dos tempos, quem ouviu sabe do que estou dizendo viu? Aliás errar lance livre em momento decisivo de jogo, custa caro demais.
Sobre o jogo, muito equilíbrio desde seu começo embora o Universo Goiânia começou na frente e aos poucos teve que o time do Hélio Rubens entrar no jogo principalmente com Audrei e Valtinho tendo que se desdobrar bastante na frente já que a defesa atrás além do vareio de bola levado seja nas bolas de fora ou lá dentro era imenso. Até no segundo quarto a Unitri abriu vantagem no final de quarto embora o Rafinha faltando 1 minuto e 8 para o intervalo acertou uma bola de 3 e fez a vantagem cair pra 1 pontinho apenas, mas numa partida que esteve equilibrada a todo o instante veio Valtinho pra decidir com bola de 3 e depois numa jogadaça que foi praticamente a última do primeiro tempo e 48 a 42 na vantagem lá no Sabiazinho a favor da Unitri Uberlândia.
Na volta do intervalo, por todo o terceiro quarto a Unitri manteve a vantagem embora pequena e até abriu um 65 a 58 e depois disso surgiu Taboada acabando com o jogo, Fernando Penna também e o time do Universo Goiânia simplesmente chegando e virando o marcador e a Unitri estacionando no maior apagão que me fez lembrar o Uniceub Brasília contra Mogi na ASCEB e quando acordou já estava atrás do marcador e só houve a recuperação na metade do quarto com o Audrei chutando bola de 3 e deixando tudo igual. Aí dos 4 minutos finais de jogo viraram eletrizantes e com as equipes se alternando na vantagem e o final de jogo foi decidido através do ex francano Fernando Penna e seu chute de 3 onde originou a vantagem goiana e ainda contando com os lances livres perdidos por Robert Day e por Helinho que custaram caro e a vitória na base da superação foi a favor do Universo Goiânia. Cestinhas do jogo no triângulo Mineiro, do lado goiano teve 25 pontos do uruguaio Emílio Taboada, 24 do Fernando Penna, 17 do Fernando Mineiro(ex Winner Limeira) e 10 do Diego(o ex Uniceub Brasília e ex Winner Limeira). Já do lado Uberlandense teve Robert Day com 28 pontos, 23 do Cipolini, 17 do Audrei  e 12 do Helinho.
Agora o jogo da vez, é o Palmeiras jogando na UNIFOR que esteve vazia contra o Basquete Cearense e o  time do Alberto Bial arrancou a vitória numa decisão no final. Os palmeirenses reclamam da péssima arbitragem que não marcou falta no Neto e deu uma falta inexistente que não houve do Átila dos Santos, já o lado cearense alega a demora na decisão final da jogada em que faz o Palmeiras perder a chance da vitória na UNIFOR. Aliás, é uma verdadeira porcaria quando a arbitragem decide o jogo, sabe?
Falando da partida, primeiro quarto o Palmeiras começou na frente embora depois os cearenses com o ex Paulistano Felipe e o Devon Hardin e as duas enterradas deles fizeram o Basquete Cearense empatar o jogo, mas o Neto na sua bola de 3 fez o time palmeirense ficar na frente no 16 a 15 no final do quarto. No segundo quarto, com direito até a vantagem aberta e com direito a Tyrone Curnell e a chute de fora do Guto onde quando ele sai do banco e resolve sair bem ele acaba acertando suas bolas de 3 como sempre e o Palmeiras com o jogo só dele e enquanto isso o time do Alberto Bial mal se acertava em jogo e só tinha o Davi Rossetto salvando a pátria cearense no jogo e evitando o pior. Com isso 39 a 33 no intervalo a favor do Palmeiras.
Volta do intervalo, e o Basquete Cearense reagiu no jogo até empatar o jogo e forçar o Ênio Vecchi a pedir tempo. Por 2 vezes no quarto, o Palmeiras chegou a ficar na frente e a empatar o jogo como por exemplo o Wiggins faltando 3 minutos e pouco e o Tiagão mais na frente empatando o jogo. Mas o Bial botou um quinteto que era o mesmo da época dos playoffs(Davi Rossetto, André Góes, Felipe, Drudi e Jimmy) e a vantagem foi aberta e 59 a 53 no final do quarto a favor do Basquete Cearense.
Último quarto e as emoções rolaram, a vantagem tinha ido embora com direito a Wiggins, Neto e a Tiagão virando jogo faltando 3 minutos e 15 pro fim. Erros de ambos os lados, Tiagão tendo a chance de matar o jogo e tudo resolvido nos lances livres com o Davi Rossetto fazendo 70 a 69. Última posse Palmeirense nas mãos do Thyago Aleo e ele acabou errando e vitória do Basquete Cearense pra vibração da galera na UNIFOR lá em Fortaleza.
Cestinhas do jogo emocionante: Basquete Cearense teve Davi Rossetto com 16 pontos e 13 do Devon Hardin. Já o Palmeiras teve Wiggins com 16 pontos, 13 do Neto e 12 do Tiagão.
Falando do jogo em que tivemos uma senhora confusão no final de jogo e deu Sky Pinheiros em cima de Mogi dentro de Mogi das Cruzes lá no Hugo Ramos. Jogadores pinheirenses saindo escoltado de quadra conforme o Rossi, diretor do Pinheiros e a confusão se deu pelo o fato de que e aí até vou abrir aspas para o post do jogo no site de Mogi das Cruzes: “No minuto final, depois de uma falta técnica e uma falta antidesportiva a favor de Mogi, o time da casa encostou no placar deixando o placar em dois pontos de diferença. Uma confusão tomou conta da quadra e o time mogiano acabou sendo punido com faltas técnicas e perdeu a chance de buscar o resultado.”
Essa confusão e até o Wagner Lorijola, torcedor principal do time mogiano acabou observando um objeto arremessado do banco pelo o filho do Cláudio Mortari que é o Bruno Mortari onde causou esse sururu formado lá no Hugo Ramos onde até vão querer ver as imagens e apurar o que realmente rolou. Me cheira a essa confusão, o que outra vez aconteceu em Limeira onde o Gustavo de Conti jogou água na quadra e apontou pra torcida e o árbitro caiu nessa de forma vergonhosa.
Sobre outro fato da partida onde teve gente achando ruim e querendo pautar torcedor sobre o que deve ser cornetado e xingado durante o jogo, a torcida mogiana pegou no pé demais do Leandrinho até soltando um “Leandrinho Cuzão, fugiu da seleção”...vou contar algo que nem queria contar mas acabo contando: Num Palmeiras x Bauru aqui em SP, teve torcedor mexendo com o Larry Taylor chamando de arregão da seleção Brasileira e que ferrou com a seleção. Vale mexer assim e torcedor está no seu papel, tem jornalista que quer pautar torcedor e quer que todo mundo fique puxando saco para um jogador que não é tudo isso que falam também. Querem porque querem blindar o Leandrinho, aliás o que temos de baba ovo dele no nosso país...vou te contar também.
Torcedor tá na dele, ninguém fez xingamento racista e nem nada demais. E isso é do jogo, a torcida tem que pilhar e pilhar claro com responsabilidade. Não vi nada demais nisso, embora teve gente que ficou pilhado com os cânticos mogianos para ele. Claro que se ele estivesse com a camiseta mogiana, o apoio seria imenso, ou estou errado também? No jogo, se pega no pé mesmo. Já vi gente pegando no pé do Alex, Nezinho, Giovannoni mas no final tá lá no autógrafo e elogiando e falando que jogam demais ora...só pra exemplificar.
Tivemos muito equilíbrio durante o jogo, onde sabe o que fez realmente a diferença principalmente nos 3 primeiros quartos? A bola de 3 pinheirense que na hora certa fez uma vantagem daquelas a favor dos comandados de Cláudio Mortari e no segundo quarto a mesma coisa até com um Shamell inspirado lembrando o jogo 5 aqui na Capital onde ele fez isso também e 45 a 39 no placar de intervalo.
Voltou de intervalo e o time mogiano lutou pra caramba no jogo, mas veio os erros juntos e o time pinheirense controlava o jogo imensamente até abrindo 10 pontos de vantagem e até com Tavernari vindo bem do banco com tocos e bolas de fora e um 68 a 60 para o último quarto que pegou fogo e os minutos passavam e o time mogiano cada vez mais entrando no jogo de ponto em ponto até que no final de jogo faltando 1 minuto de jogo e uma técnica além de anti desportiva fez Mogi empatar o jogo. Mas a confusão conforme relatei já de cara mais acima no texto fez com que o time Pinheirense ganhasse o jogo e 88 a 80.
Cestinhas de jogo: Lado Pinheirense teve Shamell com 20 pontos, Leandrinho com 19 pontos, Joe Smith com 16 pontos e Rafael Mineiro com 15 pontos. Já o lado Mogiano teve Daniel Alemão com 17 pontos, 15 pontos do Marcus Vinícius Toledo e 14 do Guilherme Filipin e do Gustavinho.
Agora falando do jogo lá no ginásio Juquinha, onde o Paulistano venceu em Macaé sobre o time da casa. E sabe como essa vitória do Paulistano veio lá em Macaé? Jogo me lembrou demais o Uniceub Brasília x Boca onde um time começou bem e no final ficou somente controlando a vantagem, foi o que aconteceu com o Paulistano em si...onde viu um aproveitamento daqueles acontecendo no começo de jogo e só cedendo 9 pontos do time de Macaé além do Gemerson ter feito um quarto que era só dele.
No segundo quarto até que Macaé melhorou, só que não o suficiente e ainda viu o Holloway por exemplo descendo bolas de 3 e mantendo a vantagem que ficou no intervalo por 44 a 29. Na volta do intervalo, tudo se manteve basicamente o mesmo...sem até muito o que relatar em si, com o jogo basicamente no controle embora Macaé pareceu que iria baixar a vantagem nos 4 minutos finais, só que não o suficiente para nem encostar e aí quando se viu o Duso e o resto do banco sendo usado pelo o Gustavo de Conti...significou uma vitória muito tranquila dentro de Macaé onde não será nada fácil ganhar por lá. Cestinhas do jogo, lado do Paulistano teve Holloway com 24 pontos, 20 do Dawkins e 10 do Renato Carbonari. Já do lado Macaense teve Jamaal com 18 pontos, 12 do Juan Manuel Torres e 10 do Pablo Espinoza.
Pra fechar os relatos aqui, falo da fácil vitória rubro negra em cima da Liga Sorocabana sem Ricks e num jogo com domínio do começo ao fim a favor do time rubro negro. Imagino se o Flamengo tivesse jogado completo, a LSB levaria de 100 pontos para cima. Como diria Rafael Antônio, o “time peladeiro do Rinaldo” só teve que contar apenas com a tal da luta faltando aquela qualidade para chegar junto no placar. E o Rinaldo Rodrigues que outro dia disse que iria melhorar, foi expulso de quadra após discutir com a arbitragem....ele continua o mesmo.
Lamentável a Bradesco Esportes carioca não passar o jogo, e ainda preferiu o Nossa Área pra falar só de Flamengo, enquanto o basquete rolava e sem atrapalhar a grade da própria rádio...absurdo.
Desde o começo, com Meyinsse jogando bem(finalmente aquele que atuava no Regatas Corrientes começa a aparecer), Gegê melhor e Laprovittola sendo pontuador máximo. Sem dificuldade alguma, até com Shilton jogando bem e com Leo Medeiros sendo utilizado e fazer primeiros pontos no NBB a favor dele. Fácil vitória, onde até mostro o link do Garrafão Rubro Negro que estava lá relatando sobre:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/garrafao-rubro-negro/post/nico-e-meyinsse-sao-os-jogadores-mais-eficientes-na-vitoria-do-fla-contra-lsb-no-nbb-6.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=ge_basquete e o Rinaldo outro dia falando de falta de torcida no Gualberto Moreira em Sorocaba, essa torcida do Botafogo até no basquete que não aparece pra jogo hein?(claro que isso é uma brincadeira que Botafoguenses fazem quando a reclamação vem pra torcida, aí de forma irônica se fala sempre assim, só pra descontrair). A LSB só vai comemorar a vitória no último quarto e mais nada, e até eles sabem que não é o adversário de briga e não tem time pra fazer força contra o Flamengo.
Cestinhas do jogo, lado rubro negro teve(a Ressaca da Copa do Brasil fez não ter tanta gente estar na Gávea, a ponto de lotar o Hélio Maurício)Laprovittola com 21 pontos, 18 do Meyinsse, 15 do Olivinha, 12 do Shilton e 10 do garoto Léo Medeiros. Já a Liga Sorocabana teve Smith com 14 pontos, 13 do Schneider, 11 do Cox e 10 do Ricardo de Bem. Lembrando que Márcio Cipriano ainda não estreou e não sei que fim levou com Eric Tatu.
Só pra fechar o post, Sportv mudou o jogo da TV e vai mostrar Winner Limeira x Minas, sendo que ela tem 3 canais e poderia ter mostrado os dois jogos das 4 ou feito rodada dupla do basquete também. Enfim, mudaram o jogo do sábado que antes era Sky Basquete Cearense x Sky Pinheiros para Winner Limeira x Minas.
E pode comentar a vontade como sempre!

Nenhum comentário: