quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Independiente vence Flamengo e sai na frente nas finais da Copa Sul-Americana

Foto: Fox Sports Argentina



Final da Sul-Americana e o "Rojo" sai na frente ao Mengão na ida lá em Avellaneda. Até fiz questão de olhar a transmissão da Fox Sports Argentina que foi para todo o continente com relação, tudo pra fugir de mesmice ou fugir de algo latente.
E o que se pode relatar de algo vindo do lado argentino? Ainda bem que entendo espanhol e falo com a prática aprendida com o tempo. O Rueda na entrevista ao Renato Della Paolera(que cobre a anos o Independiente) disse que o Guerrero fez falta na exclusiva ao Fox Sports da Argentina, teve ditos do Diego Latorre que comentava o jogo falando de Flamengo sentindo falta de gente como Paolo Guerrero(enquanto tem nossos dizendo que ele não faz falta ao Vizeu), teve a visão de jogo em que todos concordaram que o Independiente foi superior com a parte do tempo e cansou na reta final de jogo. Enfim, foi bem isso que se teve o clássico relato oriundo da transmissão Argentina composta por Sebastián "Pollo" Vignolo, Diego Latorre, Renato Della Paolera, Chiquito García e Marcelo Benedetto.
Agora vem o lado espantoso da desinformação, quando a desinformação aparece....é algo penoso, danoso e ruim para todos os lados. E vou detalhar de ambos os lados. Primeiro o lado brasileiro em que via o twitter na sua clássica TL nos seus 99% pedindo no seu time que contratassem Meza, Gigliotti, Barco e até o Benítez entrou nesse meio, muitos até deslumbrados porque devem ver pela primeira vez esses jogadores na sua televisão aparecendo. Só que esses mal sabem que o Meza e o Benítez fazem parte dessa essência de jogo do Independiente até em outros jogos(e não adianta o nosso Fox Sports tupiniquim mostrar o jogo de domingo que justamente deve poupar os reservas, assim como fizeram com o Lanús que tomou de 3 a 0 do Defensa y Justicia e metendo reservas na Superliga Argentina), mal sabem que o Barco(que joga muita bola mesmo, e disso sei de tantos jogos da Superliga Argentina) já tem proposta até da MLS para deixar Avellaneda, e o principal de tudo.....mal sabem que Emmanuel Gigliotti é um fraquíssimo atacante e disso sei pois ele pra quem não sabe girou em vários clubes da Argentina(inclusive o Boca) e em todas as suas passagens mostrou ser um jogador fraquíssimo. Que tal se essa turma que tem o tesão em ver outras coisas, não fosse correr atrás de outras ligas como faz com o lado europeu? Talvez teriam mais cultura no quesito ver equipes assim. A sorte que faz um tempo que vejo o Independiente jogar este futebol vistoso na batuta de seu treinador Ariel Rolan, até teve jogo que saiu aplaudido por tanto que jogou, criou chances e por ai vai(o 1 a 1 contra o Patronato em Avellaneda na Superliga Argentina), é a essência desse time, essência que o River perdeu nessa reta final de ano.
Só que também no lado argentino tem o lado da desinformação, via um tweet de alguém que faz bem o seu trabalho num site falando bem assim em resumo: "No pouco que Vinícius(Vinícius Jr) toca na bola, dá pra ver que ele tem categoria". Mal sabe ele que é a opção sempre número 1 do Rueda e mal sabe que ele não é tudo isso que o dinheiro aponta. A desinformação aparece em ambos os lados e sobre alguns determinados assuntos. E é impressionante como cultivam a desinformação.....
Vi algumas análises de rubro-negros por aí falando em Rueda isso, Rueda aquilo, que o Flamengo  demorou a entender o jogo e por ai vai. Só que esse povo não consegue dar o braço a torcer com relação a quem estava do outro lado jogando o melhor futebol que o Flamengo. O Flamengo escapou do pior em Avellaneda, viu um time jogar futebol, e futebol mesmo, não é algo que vejo comentaristas ficarem quietinhos sobre times objetivos. Esse Independiente tem dado gosto de ver, de parar pra assistir atualmente....é um time que não fica tocando a bola de um lado pra outro sem objetividade, cai em algo que as vezes em uma postagem vadia falo sobre você atacar, ter movimentação, e essa movimentação gerar espaços para chutes a gol e sempre agredindo, pra frente e se está ruim que possa inverter o jogo. Porque não vejo comentaristas alguns elogiarem esse tipo de jogo e chamar equipes compactas de grandes maravilhas sendo que elas ficam apenas com a alegria de ter tantos por cento de posse de bola sem fazer nada e sem chutar a gol? O Independiente atual tem sido movimentação, tem sido criação de espaços, tem sido chute a gol, tem sido objetividade que o torcedor e que o futebol tanto pede e nisso vira um conjunto vistoso até botando quem é jogador fraco para ter uma boa fase. Se o Rueda errou? Sim, errou em algo, mas ali não poderia fazer muita coisa em meio a um jogo que se atira a ele....os espaços poderiam fazer o Independiente abrir 3, 4 a 1 de frente e tudo complicar. Lembrando que na final da Sul-Americana é o mesmo esquema da final da Libertadores, ou seja, sem gol fora de casa valendo dobro e qualquer vitória dá prorrogação para o Flamengo reverter e a vantagem do empate vai para os comandados de Ariel Rolan.
O Jogo desta quarta começou com o gol do Réver aos 8 minutos em bola aérea que era problema do Independiente na semifinal contra o Libertad e o 1 a 0 para o Flamengo aconteceu. Depois disso, só deu Independiente e na sua forma de jogar em que o gol era questão de tempo e a questão de tempo foi aos 28 minutos do primeiro tempo em que a bola é passada a Gigliotti que na saída do César marcou o gol(e na área estavam 3 do Rojo contra uns 2 do Mengão) para deixar tudo igual e o Libertadores de América explodir de alegria. E assim terminou a primeira etapa, com mais chances ao Independiente e domínio próprio, por mais que se sabia que não seria assim o tempo todo.
Na segunda etapa, o baile seguia o mesmo. Objetividade, oportunismo e a virada para quem jogava mais aconteceu. Maximiliano Meza na hora certa, na posição certa, no momento certo para aproveitar um cruzamento e pegar de primeira, um golaço que o próprio Meza disse no final do jogo que quando ver o lance ele irá desfrutar, curtir mais ainda. 2 a 1 e poderia ter sido muito mais naquele instante, só que na reta final de espetáculo, após as mudanças do Rueda(Éverton Ribeiro mal no jogo, mas o Paquetá é quem sai, explica essa, colombiano querido?) o Independiente começa a cansar como ocorreu em outros jogos e nisso o Flamengo tenta algo, mas para na zaga travando chutes e um deles sendo do Trauco e foi assim até o final, mas sem muito a demonstrar. Deu Independiente e quarta que vem com o Maraca lotado certamente(mesmo com o preço caro, com desordem, com muito mais que a diretoria do Flamengo tem que se explicar direitinho) tudo será definido e quero ver como será esta situação de Flamengo tendo que sair para o jogo e o Independiente tendo contra-ataques em mano a mano do jeito que esse time é rápido assim? Vai me fazer lembrar a segunda etapa de outro dia na Superliga Argentina no clássico no El Cilindro entre Racing x Independiente onde o Independiente tinha o contra-ataque e o Racing apertava naquele dia e quase com o Independiente tendo chance de ampliar o jogo que venceria por 1 a 0. Quarta-feira que vem está tudo indefinido, o Flamengo precisa tirar esse lado e não será nadinha fácil.
E o Daniel Arcucci tem razão sobre a história do VAR, como o pessoal detesta o VAR e quando usam, é pra usar mal feito, impressionante: https://twitter.com/daniarcucci/status/938581657497604097
O Independiente sai na frente sobre o Flamengo e semana que vem tem mais.

Nenhum comentário: