quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nos playoffs da LNB Argentina, La Unión elimina Regatas Corrientes

Foto: Gonzalo Contreras/ La Red y Continental Corrientes(La Doble Potencia)





Olha, muito o que falar neste momento. As vezes me perguntam porque curto acompanhar as coisas do basquete argentino e juro que não me arrependo, quando comecei a acompanhar tudo....não se existia streaming, até pude aprender a entender mais espanhol além da prática só apenas iria na base do rádio argentino onde aderia a transmissão do meu gosto e ficava a vontade para postar, relatar tudo sobre a LNB Argentina e não me arrependo da escolha.
Histórias bonitas nesta noite de terça foram produzidas apesar de um ficar pelo o caminho e o outro continuar a história. Primeiro falando de quem perdeu, falo do Regatas Corrientes que pode salvar a sua temporada rigorosamente falando nesta arrancada de playoffs, até a primeira parte da temporada onde se tornou repleta de lesões(uma hora era o Paolo Quinteros, a outra era o Martínez, e sem contar na lesão do Leiva e demais outras que vieram pelo o caminho) e de falta de rotação no banco onde tinha jogos que jogadores como Arengo, Saiz e outros tinham que ajudar o Casalánguida a menos ter peças para que se terminem uma partida e eis que as mesmas vitórias que na reta final do campeonato fizeram a equipe Correntina se safar do rebaixamento, a incrível classificação para o playoff depois de uma temporada que não foi nada boa surgiu com direito a monitor ligado no que se passava em Concordia e o Libertad eliminando o Estudiantes com a vitória enquanto o Regatas já tinha feito a parte dele de ter ganhado o clássico contra o San Martín. Vaga para os playoffs, só que tinha o Quimsa pela a frente onde os prognósticos só indicavam que a equipe de Santiago Del Estero que tinha muito mais equipe poderia atropelar e eliminar, mas o Regatas numa reação daquelas ainda por cima varreu o Quimsa e foi para as semifinais onde quase forçou quinto jogo(o que não era surpresa) e parou no caminho. Apesar de novidades nos estrangeiros(Nenonen, quanta ruindade nele, sem mais!) o Regatas parou por ai e até teve o Lang sem condições como se notava.
Já a La Unión que tinha batido na trave com relação as competições internacionais, e agora ao menos pode ir para a Sul-Americana, algo que fazia tempo que não ocorria em Formosa. Está na final de conferência e de forma merecida, alias lá no começo da temporada já tinha me impressionado com a La Unión que até aquele momento apresentava basquete agradável, só que surgiu o momento do campeonato onde todos achavam que ela iria cair quando teve que perder estrangeiros, começou a ter uma sequência alta de derrotas e os comandados de Guillermo Narvarte tiveram que se reestruturar no meio da competição, o que não era nada fácil e no final ainda de quebra conseguiram ficar em segundo na sua conferência para jogar um playoff a menos e chegar até esta terça-feira no quesito classificação para a final de Conferência, é outra história bonita na noite de Corrientes.
Quer outra história que se encerrou com o término dos playoffs para o Regatas? Sabem que Javier Martínez tinha declarado que se não viesse a classificação no clássico de Corrientes contra o San Martín que ele encerraria a carreira, não é mesmo? Pois bem, a sua última partida foi nesta terça, despedida, microfone na mão agradecendo todo mundo(e até imagino que deva ter ocorrido uma coletiva disso) e até volta olímpica onde as duas torcidas o aplaudiram. Javier Martínez que está na história do Regatas Corrientes e isso não será apagado, torcedor do "Fantasma" o agradece de coração pelos serviços prestados.
E uma outra, antes de falar da partida.....o que Alejandro Konzstadt andou jogando nestes playoffs, ainda mais neste jogo 4.....eu lembrei dele organizando os ataques do Obras Sanitarias e do Peñarol, foi bem neste parâmetro a atuação dele em Corrientes.
Agora falando deste 79 a 71 onde deu La Unión de Formosa nas finais da Conferência Norte, tivemos um primeiro quarto em que enquanto o pivô Lang estava em quadra, a jogada interna do Regatas Corrientes levando vantagem no garrafão era fato total sem contar nas bolas de fora de Paolo Quinteros que davam aquele suporte para o Regatas, embora o primeiro quarto se manteve bastante equilibrado, com isso 23 a 19 para a equipe de Nicolás Casalánguida, apesar da vantagem pequena o jogo não tinha ninguém se sobressaindo.
No segundo quarto, o Regatas chega a abrir 8 pontos de frente, mas o jogo virou todo a favor da La Unión de Formosa no momento que Facundo Piñero começa a aparecer e quando Torin Francis domina o garrafão para a equipe "Formoseña" e as vindas do Gamboa também, a La Unión virou o placar e fechou na frente com 41 a 38 com direito a Elsener marcando a bola de 2 na última posse do primeiro tempo, La Unión de Formosa na frente.
Na volta do intervalo, sempre havia uma bola de segurança, sempre havia uma bola de 3 em que fazia a La Unión de Formosa manter uma certa vantagem e jogar ducha de água fria na reação do Regatas. Pareceu gato e rato essa perseguição, chegou a estar 10 pontos para a equipe de Formosa na vantagem, mas a reação do Regatas até sempre permaneceu assim....e no último quarto praticamente nada mudou com relação a isso. Um lance feio que ocorreu foi a lesão do Calderón onde no choque que foi feio ele caiu e teve que sair de jogo. Faltando 2 minutos de jogo, enfim o Regatas depois de tanto insistir e ficar atrás do marcador conseguiu deixar tudo igual quando Scala meteu uma bola de 3 e o ginásio veio abaixo, tudo se resolvendo nos instantes finais.
Era erro de um lado, de outro....e surge a atuação de Konzstadt-Piñero para ao menos manter o placar em favor da La Unión de Formosa. O Regatas teve chances de empatar o jogo ao menos, não conseguiu e ainda viu a La Unión de Formosa liquidar a classificação nos lances livres pra fechar a série 3 a 1 no 79 a 71 finais onde a festa até foi da torcida da La Unión que tinha gente presente do lado visitante em Corrientes.
Nesta quarta, temos mais definições de séries semifinais de conferência que andam rolando como Peñarol x Weber Bahía(série empatada em 1 a 1) e Libertad x Olímpico(Olímpico com 2 a 0 na série).
Cestinhas/Maximos Puntuadores? La Unión teve 23 pontos do Facu Piñero e 15 do Konzstadt. Já o Regatas teve 15 pontos do Paolo Quinteros, 15 do Nenonen e 14 do Pablo Espinoza.

Nenhum comentário: