sexta-feira, 17 de julho de 2015

Pan-Americano Toronto 2015 nesta quinta

E olha que o dia foi repleto nesta quinta-feira de destaques e até se pode com mais calma acompanhar as coisas, concentrando na competição. Vamos aos destaques!!!


FUTEBOL...
Já começo na base do futebol masculino e o 4 a 0 sobre o Peru que visivelmente se notou na segunda etapa que o Brasil baixou demais a bola em jogo que do jeito que se colocava ritmo, poderíamos ter tido uma goleada bem histórica. Segunda, Brasil vai encarar o Panamá só que já classificado.
Clayton do Figueirense jogando muita bola, quem não costuma ver o cara jogar, tá vendo no Pan-Americano e tá tirando a sua conclusão já que vejo gente que tá nem aí pra outras praças futebolísticas.
Andrey, Andrey....lembro de você desde o tempo do Botafogo, hoje você está no Botafogo de Ribeirão e dá pra ver como anda mal das pernas e não evoluiu nadinha. O Brasil construiu a goleada na primeira etapa e com quase as jogadas vindo todas do Clayton, Cleitinho estava jogando muita bola. Na segunda etapa, com o 4 a 0 já tinha tirado o pé ao invés de caminhar uma goleada histórica.



HANDEBOL...
Queria ter acompanhado a estreia feminina da Argentina que até a Tyc Sports prometeu mostrar, só que acabei perdendo a hora. A Argentina ganhou por 20 a 15 do Uruguai, já o Brasil superou sem problemas Porto Rico por 38 a 21 e Cuba teve dificuldades pra bater o Chile por 20 a 17.


SOFTBALL E BEISEBOL...
Os esportes são os mesmos, muda-se que o Beisebol é a parte masculina e o Softball é a parte feminina.
Sou cavalheiro, então começo com as mulheres onde a Argentina estreou sem problemas e bateu 7 a 0 a Rep. Dominicana, teve Canadá superando 4 a 1 a Venezuela e os Estados Unidos ganhando por 2 a 1 do México.
Já no Beisebol, a Rep. Dominicana superou os Estados Unidos(beira até a surpresa) por 6 a 4, Cuba ganhando de 11 a 6 da Nicarágua e Canadá ganhando por 11 a 4 sobre Porto Rico.


TÊNIS...
Mais medalha pra Argentina, só que antes queria falar da entrevista que fizeram com Facundo Bagnis e com o capitão da delegação Martín Vassalo Arguello ao Gonzalo Bonadeo na Tyc Sports, uma ótima entrevista que vale a pena ir atrás procurar.
As Brasileiras(dupla da Bia Haddad) abandonaram por lesão e com isso a disputa da duplas originou em medalha de bronze para a Maria Irigoyen e a Ormaechea.
Na chave feminina, uma lógica na final onde deu Mariana Duque Marino da Colômbia ganhando a medalha de ouro e superando por 2 sets a 0 a Victória Rodriguez. E no bronze, um duelo que já aconteceu até em torneio da WTA, a Monica Puig ganhou por 2 sets a 1 da Lauren Davis lá na mesma quadra da WTA de Toronto e ATP Masters 1000 de Toronto e trouxe o bronze para Porto Rico.


NATAÇÃO....
Teve muita coisa pra falar na natação. Até pódio que não houve enquanto não julgarem o recurso entrado, e foram 2 como a canadense Overholt e a do Thiago Pereira. A da canadense, aconteceu  nos 400 metros medley feminino onde viram uma irregularidade e tiraram a medalha dela com isso fazendo a Joanna Maranhão herdar a medalha de bronze por ter na prova rolando chegado em quarto.
Já a do Thiago Pereira que até levou a medalha de ouro e iria fazer dobradinha com o Brandonn Almeida(que foi bem demais, diga-se de passagem) na prova dos 400 metros Medley, demoraram pra achar a irregularidade e teria sido em uma das trocas onde ele não teria tocado os braços juntos na borda e só tocado de forma que 1 braço tocou e o outro foi rápido. O Gozado é que vendo os comentários no Sportv, o Alex Pussieldi que é comentarista da modalidade a muito tempo, muitos curtem o cara ele informar que os dois braços teriam que tocar ao mesmo tempo, ele explicar claramente pra quem não é especialista sobre o que se passava e perguntado depois se ele concordava ou não com a punição após ver 500 mil vezes o replay depois de uma explicação nitidamente que convenceu com relação ao Thiago Pereira ter sido justamente punido e tirado a medalha, ele me fica em cima do muro sem ter o que dizer. Qual é o medo de dizer que teve um possível erro do brasileiro? Porque o tal corporativismo? Se tocou, tocou, se não tocou não tocou, é que nem o impedimento no futebol não existe um “não foi meio impedimento”, ou é ou não é. Não entendi essa direito, após terem visto 500 mil vezes a situação, só sei que não houve pódio por justamente isso e ainda vai dar pano pra manga, e vendo o lance e entendo a explicação CLARA do Pussieldi.....o Thiago Pereira errou e vai perder a medalha por isso, não tenho corporativismo em dizer que é isso ou aquilo por mais que eu entenda sobre. Se a explicação de um especialista na modalidade fez esclarecer muita coisa, ele pode ficar em cima do muro(não tenho nada a ver com isso) só que não posso ficar em cima do muro depois dessa. E aí vão dizer: “aii mas a 15 anos que ele não faz isso, nunca vi ele cometer erros”, as vezes comete e aí não dá pra fazer média. Cada um tem a sua opinião e saiu o resultado onde tudo se manteve, então era Thiago Pereira e a Overholt sendo desqualificados e tudo do jeito que tá, com Joanna Maranhão no bronze e o Brandonn com medalha de ouro.
Nos 100 metros borboleta masculino....tivemos prova de alta qualidade e definida na reta final onde no famoso Sprint deu Greg Smith e com Santiago Grassi metendo a prata para a Argentina e fazendo uma grande prova e o Arthur Mendes só foi na sétima colocação(até ele assumiu que estava nervoso e que não foi bem). Já na mesma prova no feminino, até que a Daynara de Paula virou a primeira parte na segunda colocação mas no Sprint final não foi bem e só terminou em quinto na prova que deu a favorita segundo os especialistas da modalidade Kelsi Worrell.
Outra prova de destaque, são os revezamentos masculinos e femininos. No Masculino teve medalha de ouro batendo até os Estados Unidos, foi espetacular o que fizeram e no Feminino, quase que as brasileiras tiram a vantagem grande composta desde a quarta raia. Mas as americanas finalizaram bem e foram de ouro, com prata para o Brasil.



HÓQUEI SOBRE GRAMA
Conferi o jogo da Argentina contra os Estados Unidos e “Los Leones” seguem bem até na competição. 6 a 0 sobre os americanos em jogo onde demoraram a emplacar, mas depois emplacaram. E o Brasil? Apertado 1 a 0 contra o México.


VÔLEI DE PRAIA....
Brasil teve dificuldades hoje nas duplas femininas. Lili e Carol superando 2 sets a 1 a dupla costarriquenha em jogo onde era para o Brasil ter liquidado em 2 sets, só que começou a bobiar e deixou as costarriquenhas acreditarem que poderiam arrancar um set e conseguiu.

VÔLEI
Na quadra, teve a estreia feminina. Amanhã tem a parte masculina.
Pra quem não sabe, o Brasil composto de alguns nomes por lá e até o Zé Roberto Guimarães já foi pra lá também e a estreia foi contra Porto Rico que teve uma Enright inspiradíssima e um sufoco desnecessário pra fechar com 15 a 10 no último set. Foi bom pra Jaque ganhar ritmo, foi bom para jogadoras atuarem bastante e até Macris e Ana Tiemi ter oportunidades no quesito levantadora(embora não acho que dará elas em Olimpíadas ou em fase final de Grand Prix) e o jogo foi duríssimo com direito a Porto Rico forçando o tie break, mas no quinto set o Brasil foi melhor desde o começo e simplesmente fechou a partida que não precisava de determinado sufoco.
Também tivemos no destaque do Vôlei, a Argentina que tem evoluído bastante e isso até tenho me ligado superando Cuba por 3 sets a 0 e jogando muita bola. E teve as americanas sem nenhum problema batendo o Peru(que já foi potência na modalidade anos atrás) por 3 sets a 0, EUA jogando com a equipe B também sem nenhuma novidade.


BASQUETE FEMININO....
Argentina e Brasil pegaram paradas duríssimas na estreia, agora o que vejo é alguns simplesmente tratar o atual momento das duas seleções como se fosse as melhores do mundo, só que não é bem assim.
A Argentina tinha parada dura como Cuba e ainda terá dureza como o Canadá, não sendo feliz no sorteio e a Argentina do Cristian Santander(parente do treinador do Quimsa Sílvio Santander) perdeu por 68 a 55, sendo que Cuba chegou a abrir vantagem de 16 pontos no jogo e viu as Argentinas encostarem no placar com a mudança de rotação, só que não muito longe disso e de assustar as cubanas. Amargo com 17 pontos e 10 da Oquendo, foram os destaques cubanos do jogo e do lado argentino tivemos Débora González com 15 pontos.
Já o Brasil do Zanon, jogou contra a equipe B dos Estados Unidos que já tem um grande nome pra ficar de olho que é a Breanna Stewart, é boa jogadora e ela aprontou das suas contra o Brasil que até esteve bem, mas deixou as americanas se distanciarem e pegarem ritmo....aí ficou duro tirar, apesar das brasileiras ter até chegado no placar mas no último quarto os Estados Unidos aproveitaram muitos vacilos das brasileiras e com isso o 75 a 69 aconteceu. O Brasil nesta sexta, terá que ganhar de Porto Rico se quiser seguir em frente e acho que pode vencer sim.
26 pontos da Breanna Stewart e 21 da Moriah Jefferson foram os destaques da equipe americana, já 18 pontos da Patty(A Patrícia de São José dos Campos) e 10 da sempre experiente Kelly foram os destaques da equipe de Zanon.



QUADRO DE MEDALHAS E MUITO MAIS
Em tempo, não dá pra não destacar a Joice Souza ganhando na Luta Olímpica(Greco-Romana) por 7 a 6 da Cubana em luta muito boa e eletrizante, e o Brasil conquistando mais um ouro.
Vamos primeiro a um lance do Squash? Então olha o link aí: http://www.tycsports.com/noticias/Juegos-Panamericanos-El-gran-punto-del-dia-en-Squash-20150716-0035.html
E Pintou medalha no Ciclismo: https://twitter.com/romanoolimpico/status/621812302770237440
E a Agenda do Pan nesta sexta? Aqui está: http://www.surtoolimpico.com.br/2015/07/agenda-do-pan-2015-17-de-julho.html?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+com%2FyJez+%28Surto+Olimpico%29
E o restante dos resultados do dia? Aqui ó: http://results.toronto2015.org/IRS/en/general/daily-schedule-date=2015-07-16.htm
E sempre lembrando do texto do Alberto Murray Neto sobre ufanismos e exageros sobre o Pan, é texto que vale e recontravale: https://albertomurray.wordpress.com/2015/07/07/cuidado-com-ufanismos-e-patriotadas-nos-jogos-panamericanos/
E pra finalizar, só lembrando que Sportv, Record News tem feito cobertura de verdade dos eventos, a Record passa raros eventos e sem falar nas dicas de contas de twitter que acompanham tudo e o famoso link na Tyc Sports que tem coberto tudo. Claro que devem existir mais links e demais fatores, só que nessa forma se consegue acompanhar o máximo que se pode desse Pan-Americano de Toronto que tá dureza. E quase ia me esquecendo do quadro de medalhas:  http://results.toronto2015.org/IRS/en/general/medal-count.htm com Brasil em terceiro.


É isso!

Nenhum comentário: