terça-feira, 29 de julho de 2014

Venezuela bate Argentina e é campeã do Sul-Americano de Basquete


Tabu quebrado e história feita, desde 91 que a Venezuela não conquistava uma competição como a do Sul-Americano de basquete e hoje/ontem a festa foi feita de forma que o ginásio veio abaixo e a vitória também. E sem contar na comemoração do Nestor "Che" García que fez esse time ser enjoado de enfrentar e bater de frente com qualquer na competição, a Venezuela tá em festa num título desse tamanho e até vendo a transmissão venezuelana e o final dela pareciam que os comentaristas e narradores iriam se emocionar, o narrador que não me recordo o nome também esteve narrando a conquista de 1991 em Valência na Venezuela e tá nessa segunda conquista venezuelana narrando e se notava a quase emoção de todos da TVES(tinha que se conter porque estava no ar, aí por mais que se precisa passar emoção as vezes o profissionalismo tem que ir a tona, embora confesso que para a Venezuela deveria extravasar e se emocionar como vi Pablo Giralt na Directv Sports não se conter e se emocionar por 2 vezes na Copa do Mundo no jogo da Argentina) e sem contar o tal lado de lembrar dos políticos do país(até do Chávez se lembrou).
Um título no qual, mostra o quanto Nestor "Che" García botou esse time pra jogar, o quanto que esse time contagiou em atuações e a correria em alguns momentos era pura cadência e com velocidade quando necessário.
E o Greivis Vásquez hein? MVP da competição de forma merecida, sobrou no torneio e ainda mais nesses últimos jogos e ainda mais na final quando nos lances livres, nas bolas de fora e com direito a meia dancinha....estar on fire e decidir o jogo. É jogador de NBA, é jogador experimentado e quase não esteve na competição só decidindo na última hora jogar ela, e pra competição foi um prato cheio. Grande Grevis Vázquez, joga muita bola!
Há que destacar o final de jogo que a Argentina acabou se rendendo, Casalánguida nem sabia o que fazer, bolas precipitadas, envolvimento na defesa onde não conseguiram parar Grevis Vázquez e o pessoal ficou cobrando do Laprovíttola no final de jogo(alguns tweets argentinos), só que o Lapro nem sempre será decisivo e disso é fato. Aliás falando em Nicolás Laprovittola, ele que começou bem ao lado da Argentina com movimentações e bolas de 3 quando o placar se abriu 11 a 8 e até com a bola do Marcos Mata foi 14 a 8 no começo todo a favor da Argentina. Só que a Venezuela mandou ver ainda mais no famoso cara a cara e era nítido que no garrafão com Colmenares, Bethelmy e demais....uma vantagem abaixada pra 2 pontos e 16 a 14 para os comandados de Casalánguida.
E se não é as perdidas de bola, a Argentina podia ter se distanciado muito mais e transformado o jogo em tranquilidade igual fez contra o Uruguai. Muita besteira feita, muitos erros argentinos e a Argentina não se distanciou nadinha e com isso a Venezuela foi encostando e chegando com rotações certas, jogadores jogando basquete e por aí vai e embora a Argentina estava na frente por 31 a 29 até com Delía e Bortolín juntos e indo muito bem, o perigo já estava nítido.
Na volta do intervalo, 7 pontos seguidos e na batuta de Grevis Vásquez e um 38 a 31 já de cara(7 a 0 de início)pra Venezuela. Durante o quarto a Venezuela tomou conta do placar e com direito a vantagem aberta até de 10 pontos. Se tentou Safar, se tentou Espinoza, mas na bola de José Vargas a Venezuela pra celar um quarto perfeito fez 53 a 46.
Último quarto, aí veio a queda de produção de nomes como Marcos Mata, Laprovittola(embora só no final acordou), Richotti, Espinoza, Leiva e sem contar que cada ataque argentino as vezes era um sofrimento e o Casalánguida não sabia nem o que fazer. Ficou simples pra Venezuela que definiu tudo, até com o pessoal vindo do banco e o Greivis Vásquez simplesmente definindo o jogo com bola de 3, bola de 2 e lance livre e fazendo chover em Isla Margarita e título merecido pra Venezuela e a Argentina....terá nomes chamados para o Lamas fazer a tal pré-lista e depois lá dia 11 de Agosto em Bahía Blanca decidir quem vai ao Mundial. Se vai chamar 7 jogadores e até acho que alguns deles já estão lá, e dizem que a dúvida ficará entre Leiva e Espinoza(iria de Espinoza, embora o Lamas gosta de chamar o Leiva, e foi assim em Londres com Leiva de última hora).
Título Venezuelano em ótimo grau, parabéns a Venezuela pelo o título, e a comemoração tem que vir mesmo. E cestinhas do jogo? Venezuela teve Greivis Vásquez com 24 pontos e 13 do Colmenares.
Já na Argentina teve Selem Safar com 16 pontos.
Agora pra não esquecer aqui, na Argentina também teve o circo pegando fogo também. Gente renunciando na CABB como o Zanni e sem contar que tinha horas que parecia que tinha renunciado e outras que não, um desrespeito que estão os dirigentes fazendo com o pessoal da "Generación Dorada" e com impasses e novelas que estão longe de acabar. E sem contar a não oficial informação de que o San Antônio Spurs não autorizou o Manu ir pra o Mundial porque tá incompleto os exames pra ver se ele está em condições de jogar.....teve de tudo no dia Argentino e olha que no aniversário do Manu Ginóbili ter uma notícia desagradável é sofrido, tá sendo o famoso "Hay que sufrir" em todos os momentos pra ver se um joga, pra ver se a CABB resolva e aí os dirigentes emperram tudo, há disse me disse de cada lado e aí pouco se chega e aí pinta essa informação não oficial onde pode ser que o Manu fique fora por culpa do San Antônio Spurs....o circo tá pegando fogo de fato e lamentável os dirigentes quererem dar uma de árbitro do nosso país quando o jogo está na TV pra querer aparecer mais que o espetáculo, no caso lá é aparecer mais do que o futuro do basquete no país e do pessoal da Generación Dorada e estão nem aí para o resto....lamentável tudo!
E deu Venezuela no Sul-Americano!

Nenhum comentário: