quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

E saiu a Liga Ouro 2018

2 de Brasília, 2 de São Paulo, 2 de Santa Catarina, 1 da Paraíba, 1 do Paraná e 1 do Rio.....assim no total de 9 equipes será a Liga Ouro que começa dia 26 de Fevereiro de 2018 em que SÓ o Campeão sobe para o NBB enquanto no NBB diz cair 2 clubes.
Assim a Liga Ouro no que saiu de ontem a listagem oficial. Vamos aos destaques principais....




SEMPRE LEMBRANDO....
Para a turma que costuma dizer que gosta de falar que a "A Liga está crescendo", o anúncio foi prometido no prazo do dia 14 de Dezembro, mas saiu apenas ontem dia 19 de Dezembro.
Para uma Liga crescer....não é bom primeiro lugar o cumprimento de prazos e sem aberturas? Enfim....aí está. A segunda Divisão da nossa LNB montada e só com o campeão. Alias quando falei sobre um off podre que pude lidar sobre o famoso lobby por camisas oriundas de futebol e para que os tradicionais clubes de algumas cidades fechassem com o basquete, disseram que estava exagerando demais. Só que o que leva a crer apenas em 1 clube subindo ao invés de ser tranquilamente 2, embora sempre acontece de equipes abandonando a temporada seguinte e o vice acaba entrando também(como ocorreu nessa recente em que Joinville entrou, mas foi o vice-campeão da Liga Ouro). Dizia o outro: Da LNB tudo se espera! Menos pra quem acha que está tudo bem e lindo.




CORINTHIANS COM BRUNO SAVIGNANI?
Sim, ao menos é um fato do time confirmado, do time que farão todo o lobby possível para disputar a competição e até num futuro quererem fazer o que uma Liga Argentina faz com o San Lorenzo com relação a desnível, o que não duvido.
Bruno Savignani que teve a sua história praticamente toda em Brasília, como jogador, como carreira encerrada lá e como treinador já que ele treinava os últimos anos de Uniceub Brasília. Para ele, não será estranho treinar time de camisa, já que lidou com equipe que tinha torcida. Apesar de criticas, elogios independentes que existem por aqui....que o Bruno Savignani possa se dar bem por lá. Corinthians que chegam a falar em investimentos altos com relação ao clube que volta com a disputa do basquete no clube. Savignani que ao menos por 2 vezes, voltará a disputar jogo em Brasília, cidade que ele conhece bem.



BLUMENAU E BRUSQUE NA DISPUTA....
Assim as duas equipes Catarinenses estarão no meio. Blumenau que disputa vira e mexe competições assim e Brusque também, ano passado foram fazer parte das 6 equipes que disputaram a competição.



EQUIPES TRADICIONAIS DE VOLTA.....
Se era sabido que Macaé que teve anos e anos de NBB....que iria jogar, ainda temos mais 2 equipes nas quais não deixam de ser tradicionais, são duas praças que o Basquete é latente, é existente e tem que ser destacado. Uma delas é Londrina que teve time no NBB, que teve até em época do Brasileiro da CBB. A turma londrinense estará feliz com esse detalhe.
Já uma praça que é grande, é gigante, é apaixonada.....volta com o basquete, era até promessa de campanha que está sendo cumprida pelo o atual prefeito Felício Ramuth(alias lá em São José, em anos do mesmo partido dele....o basquete se manteve, algo que quando veio outro partido a assumir, simplesmente acabou, a história que é bem longa no solo joseense). São José de volta, algo que me deixa honestamente feliz, que deixa muitas pessoas felizes e que o Lineu de Moura voltará a ter jogos por lá, uma grande notícia.



PROJETO PREPARADO FAZ TEMPO E CONSEGUIU O SEU INTENTO....
Falo da Unifacisa de Campina Grande, que venceu a Supercopa Brasil, fez amistoso no começo do ano para inaugurar seu ginásio que é acanhadíssimo mas que tem condições de jogar Ligas ao menos menores. Projeto lá tem sido feito faz muito tempo, passo a passo e agora consegue seu intento de ser a única equipe nordestina, a equipe de Campina Grande a jogar por lá. Seja bem vinda Unifacisa.



CERRADO BASQUETE....
Cerrado Basquete que quem segue o Blog do Igor, viu claramente até uma apresentação do projeto feito pelo Dimitri Rodrigues. Alias projeto que tem sido propagado, e feito justamente não só para a Liga Ouro mas para restruturação do basquete e até atendendo pedidos que não foram realizados quando só tinha o Uniceub Brasília. Jogará na IESPLAN e conseguiu condições para jogar, e até o momento o trabalho tem sido feito por lá.




O QUE SERIA ESSE BASQUETE DF? O QUE SE SABE SOBRE ELE?
Queria muito de verdade, poder ter o contato, saber um pouco mais sobre o Basquete DF que é o oposto do que é o Cerrado Basquete.
O que se sabe sobre o Basquete DF? Até o presente momento, muito mistério, transparência não sendo forte.....só apenas que quem está por trás do trabalho da equipe é Jorge Bastos. Jorge Bastos que tem muito tempo de basquete em Brasília, fez parte da fase do Universo Brasilia junto com Wellington Salgado antes da mudança para patrocinar Uberlândia até essa andança toda que passou por Goiânia e hoje está no Vitória em Salvador.
Não significa que o motivo de Jorge Bastos chegar a este projeto, significa que a Universo esteja por trás, vejo gente, vejo pessoas na própria Brasília embora não me surpreende fazendo mal jornalismo e cravando como se fosse uma verdade, até botando foto de título antigo do Universo, algo que até se algum estrangeiro olhar lá fora acha que é verdade. Porque não esperamos ou tentamos ver se ele abre a boca para falar como que é o projeto, como que tudo funcionará, se terá Universo patrocinando ou o patrocinador é outro.....porque não esperar, porque não perguntar ao próprio do que ficar fazendo postagens cravando o que talvez não é certo? Mas esqueci que na minha querida Brasília, poucos tem seriedade com relação ao esporte local. Também é sabido que o Basquete DF será treinado por Brenno Blassioli que é justamente o ex auxiliar de Bruno Savignani nos tempos do Uniceub Brasília. Sem contar que também é sábio que o ginásio da ASCEB virá palco da equipe do Basquete DF, sim, o ginásio da ASCEB terá gente jogando lá.
No mais, é esperar, perguntar, ver se manifestam e sem contar no quesito redes sociais que todos tem, e seria bom que tivesse para determinadas transparências. E sim, 2 times de Brasília, quanto mais times....mais o fortalecimento para todos! Grande notícia, ainda mais tendo condições.




E O CENÁRIO RADIAL E DE TRANSMISSÕES?
Costumeiramente a Liga Ouro funciona assim: Rádios e TV´S locais(até transmitindo por internet) com trabalhos livres e só a Liga que faz transmissão das finais do campeonato com jogos pela internet(onde nisso elas ficam com o trabalho restrito).
O quesito rádio, pode ter todos os centros menos Macaé com transmissões de rádio. Digo Macaé, porque é difícil chegarem a transmitir algo com tudo em baixa por lá. Já Blumenau em tese pode ter 2 rádios(Nereu Ramos e Web Esportiva que costumam transmitir), já Brusque....fico sabendo que a futura Webrádio que o Rodrigo Santos está armando em Brusque irá passar. E Londrina? Não duvido se a Paiquerê repetir o que fez até anos atrás com algumas transmissões por lá.
Já Campina Grande, pode não ter rádio, mas não duvidaria se TV local passasse o jogo por internet. E São José? Em tese pode ter 2 rádios neste quesito ao menos nos jogos em casa ou até alguns fora(Não é, Arquibancada Esporte Clube e Piratininga com o Vieira Jr?). E alguma com o Corinthians? Não duvido também.
E em Brasília? Se a lógica se repetir como em outros anos, BSB Sports e Esportes Brasília dividirão palanque de mesa na ASCEB atrás da cesta e na Iesplan no espaço montado pra imprensa.
Só acho o seguinte, se tudo isso der certo em todos os lugares citados.....será uma da Liga Ouro nos últimos anos mais fáceis de acompanhar e com riqueza de relatos possível. Nessas horas até gostaria de estar em certos lugares, indo a jogos do esporte de Brasília seja o Cerrado Basquete, seja o Basquete DF.
É aguardar pra ver nesse quesito!

Um comentário:

Josué disse...

Jorge Bastos esteve como diretor do Brasilia nesse todo período de Uniceub tambem; Inclusive nessa matéria da desistência do Brasilia no site do nbb, quem dá a explicação é o Jorge Bastos. Esse novo Brasilia não seria o IVE sem algumas figuras mais publicas? Houveram brigas internas que levaram ao fim do time (que ocasionaram o fim do vínculo com Uniceub, instituição que tinha um funcionário como presidente do IVE), além das dividas milionárias que ficaram aí que ninguém assumir e pagar. O que realmente se passa nos bastidores do basquetebol candango, quais são as motivações? Tem muitas coisas que precisam ser esclarecidas.

link: http://lnb.com.br/noticias/ate-breve-2/