terça-feira, 22 de agosto de 2017

Mancini e uma entrevista marcante




Isso precisava de um post compartilhado e o espaço do Blog também tem que ser levado para isso.
O Vídeo do ocorrido está bem claro. Tenho minhas inúmeras e sinceras ressalvas com Vágner Mancini, ainda mais depois de sempre começar trabalhos muito bem e depois cair com o tempo(Botafogo em 2014 que o diga, até criticou a torcida como vários outros fizeram injustamente), sem contar o recente da Chapecoense que é sabido que em Chapecó deram poderes a mais pra ele e ele quis ter razão em pisar em cima de todo mundo e em declarações como se não houvesse o amanhã botou a Chapecoense num lixo que ela não merecia ser colocada. Peguei ranço demais com ele, e disso é um fato(e a grande parte de quem não acompanha a realidade do clube....queimou o filme junto, sem saber o verdadeiro motivo, sem saber o acompanhamento de fato que levou a isso).
Só que a coletiva dele nesta pergunta ao repórter da Rádio Bandeirantes SP Felipe Garrafa, ao lado da coletiva do Eduardo Baptista no Uruguai foram um dos momentos mais SENSACIONAIS do esporte na temporada, fazem a própria imprensa ao menos refletir o papel dela e longe de qualquer tipo de corporativismo. Faz até a gente a se motivar(acreditem) que o que tentamos fazer de acompanhar outras praças e ter opinião abalizada sobre....vale a pena. Vale a pena ter um hobby como o meu blog, que também se importa com outras praças esportivas. E sabemos no fundo pra onde que ela puxa, ainda mais em programas esportivos rotineiros e canais que querem as vezes "mas rating que calidad"(Mais audiência do que qualidade) e disso não sejamos hipócritas.
Era sábio que viria ataque contra defesa de sábado, o Vitória com as devidas proporções fez igual ao jogo do Flamengo, e se tivesse mais eficiência marcaria mais do que o 1 a 0 que teve alguns destaques do lado baiano e que na bipolaridade dos resultados, pode salvar lá na frente resultados como os de Itaquera ontem. O Vitória fez o que tinha que fazer e bem feito, aliás, mandou super bem....alias no quesito atuação nesse Brasileiro as top 3 nesse quesito foram aquele 3 a 1 contra a Ponte Preta, a vitória sobre o Flamengo e agora essa.
A grande parte da imprensa para evitar qualquer tipo de banalização.....aprenderá com essas duas coletivas que citei? Nada disso, vão ignorar e podemos futuramente ter mais atitudes assim vinda de jogadores, treinadores e até dirigentes e com pouco valor a quem realmente se preocupa em ir atrás de o que se passa em outras praças para não falar besteiras no ar.
Teremos daqui em diante rádios de outros centros informando sobre clubes? Não acontecerá. Nada mudará nesse quesito. Pois existe algo chamado corporativismo, como se não merecessem a tal crítica construtiva, algo que ninguém tem telhado de vidro(nem eu, nem você, nem ninguém). Vamos ir atrás de outras realidades até para se opinar de forma embasada, que tal?
Resultado de tudo isso? Gente querendo levar para o lado do desrespeito ou se jornalista tem time ou não tem time de coração(acho que todos tem times de futebol, tem times de coração, a diferença é que tem alguns que assumem e fazem um baita de um trabalho, outros que dizem torcer até pra times do interior ou simplesmente não declaram por N motivos). Não é a discussão de momento avaliar se Mancini ou se o repórter foi mal educado, ninguém também está discutindo o caráter de repórter A, B ou C(como vi jornalistas na hora de fazer a defesa corporativista estão usando o "eu conheço o repórter, ele tem baita caráter" sendo que em nenhum momento mexeu com o caráter dele), a discussão levada é sobre o papel do jornalismo em se importar com um lado e falar besteira sobre lados que as vezes não acompanham(a demissão do Mancini na Chapecoense, em que muitos nem quiseram saber os reais motivos ou buscaram isso.....expandiu esse debate muito bem antes desse embate entre Mancini x Felipe Garrafa). Ou seja, se alguns não aprenderam e nem repensaram com a entrevista do Eduardo Baptista, o que dirá nessa. E o sermão dado com a profunda razão, não é pra quem trabalha sério, é para a parcela que não trabalha direito e sim existe uma relação que está longe de ser boa entre imprensa e órgãos como treinadores, jogadores e demais e muitos de ambos os lados não aceitam os contra-pontos como se tivessem telhado de vidro, sendo que ninguém tem esse tal telhado de vidro(eu não tenho telhado de vidro, sei que posso errar também e merecer bronca sim).
Só sei que situações como essa deveriam fazer repensar, deveriam vir como verdades que nem todos querem ouvir.
Quando preciso criticar, critico, quando preciso sugerir, sugiro e quando preciso elogiar, eu elogio sem pestanejar e ao necessário. Desta vez o Mancini merece totais elogios e disse rigorosamente tudo. A pena que a Mensagem passada não foi aprendida por alguns e por outros está sendo aprendida e que fosse aprendida por muitos, será levada ao vento como foi com o Eduardo Baptista e com poucos fazendo o SÉRIO da coisa.
Buena Mancini! Está é a discussão justa de momento!!! O papel da imprensa nesse lado ainda mais quando envolvem outras praças.

Nenhum comentário: