quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Weber Bahía faz história, supera Olímpico e está na final da Liga Sul-Americana de Basquete

Existem palavras perante ao que vimos nessa noite/madrugada no ginásio Vicente Rosales em Santiago Del Estero? Vamos tentar descrever.
A festa é da tradicional Bahía Blanca que passa por um grande momento histórico, saiu a situação do Estudiantes de Bahía, o Olimpo de Bahía Blanca se encontra na TNA(segunda divisão argentina) e com o Weber Bahía Basket ou Weber Bahía ou Bahía Basket(a nomenclatura pode ser a que você quiser) faz história e com uma permanência de elenco desde a temporada passada em que com a final de conferência Sul na LNB Argentina conquistou o direito da vaga, bate o Olímpico que tinha mais equipe e muito mais peças e faz a rodada de amanhã ser um mero cumprimento de tabela, um mero protocolo só esperando o finalista semana que vem em Maldonado, Uruguai.
A festa não é só "Bahiense", é de Puma Montecchia, é de Sepo Ginóbili, é de Pepe Sánchez que esteve vendo tudo em solo "Santiagueño" e quando no basquete existe algo chamado sistema de jogo, quando existe uma coletividade.....tudo acaba fluindo de fato. O Weber Bahía foi vítima também da intoxicação que falava na postagem anterior da vitória do Uniceub Brasília, Fjellerup e Vaulet de fora e na última instância o pivô Anthony Johnson fora. Sepo Ginóbili tinha que girar 8 na sua rotação, contra um Olímpico completíssimo em quadra.
80 a 72, com festa da garotada e com direito a pressão aguentada praticamente o tempo todo, não sabia até que ponto aguentariam a pressão após estar na frente o tempo todo, só que suportaram bem um Olímpico que foi notavelmente anulado. E vamos parar com a história que foi surpresa o fato da equipe só sofrer 58 pontos do Uniceub Brasília ou de vencer os comandados do Bruno Savignani, quem acompanha o Blog do Igor já tinha aberto o olho para a organização que tem esse time do Weber Bahía e que não seria surpresa se vencesse o Uniceub Brasília se caso a equipe brasiliense desse uma cochilada ou jogasse mal, não podemos aqui ir como se não soubéssemos de rigorosamente nada ou fingir que não é com a gente, viu.
E o jogo? Primeiro quarto com um Olímpico completamente perdido em quadra, já o Weber Bahía nas mãos de Lucio Redivo(que encara uma fase daquelas sensacionais até na própria LNB Argentina) e com o Fernández tomando a famosa ação em plena Santiago Del Estero e com isso um 24 a 12 de um quarto simplesmente perfeito e até tirando o Fernando Duró do sério. Quando o quarto terminou, Fernando Duró deu uma senhora bronca nos seus comandados e nem isso resolveu.
No segundo quarto, o Olímpico seguia frio, seguia a defesa do Weber Bahía superiora demais e uma vantagem de 19 de frente. Mas a reta final do segundo quarto, tinha reação "Del Negro de La Banda" e com direito a Van Lacke, Stanic e alguns tocos do Williams como sempre. E a vantagem baixou pra apenas 11 pontos, com direito até a bola no estouro do cronômetro válida na bola do Mauro Cosolito. 44 a 33 e Weber Bahía na frente.
Na volta de intervalo, o Weber Bahía tentou manter a vantagem. Mas eis que o Duró começou a usar mais o banco e começou a chegar mais na partida, o Olímpico com Massarelli, com Guaita, com Nenonen, com Stanic e a vantagem que chegou a estar grande no final ficou em apenas 3, apesar de bola de fora que botou o final do quarto na vantagem por 6 pontos, tinha jogo no Vicente Rosales.
No último quarto, o Olímpico apertou, pressionou, até veio as péssimas marcações da arbitragem que teve ao menos umas 3 ou 4 que por um momento vi que também existe arbitragem ruim em torneios FIBA. Quando o Olímpico estava no jogo, eis que surge a experiência, a experiência que de forma letal além da defesa, da famosa coletividade dada pela a equipe de Bahía Blanca acabou surgindo. É o Hernán "Pancho" Jasen que estamos falando, é dele que na hora que o caldo engrossou, que o jogo apertou....sempre tinha uma bola dele cirúrgica pra resolver o jogo e inclusive a da posse que o Redivo o viu sozinho e naquele instante eram 6 de diferença pra praticamente resolver a partida além dos lances livres do Redivo no final e um 78 a 70 pra além desta quinta termos simples amistosos pra cada lado, levar o Weber Bahía a uma final que honestamente falando, tem altas chances de fazer história, algo que esses garotos, somados a estrangeiros e a jogador experiente como é o Jasen fazer um título inédito de forma internacional. Se em outros esportes existem equipes a fazer história, o Weber Bahía no basquete tem feito isso num curto espaço de tempo. A vitória a um Olímpico que é superior em peças, pela a forma que foi, pelo o jogo bem jogado......é de elogiar de forma extrema Enquanto cravamos palpites com Olímpico ou Uniceub Brasília passando, veio o Weber Bahía com sua garotada, na simplicidade do trabalho de Sepo Ginóbili e uma vinda para a final que muda tudo na Sul-Americana de Basquete 2017.
Só repetindo: Quinta-feira terá jogos, terá Weber Bahía x Guaros e Olímpico x Uniceub Brasília, só que no famoso cumprimento de tabela, já que o Weber Bahía chegou a 2 vitórias contra 1 e 1 de Olímpico e Uniceub Brasília levando vantagem no confronto direto....e a história ficou resolvida por isso. Weber Bahía de forma merecida, com trabalho fora do comum e mostrando basquete bem jogado.....está na final da Sul-Americana de Basquete.
Cestinhas/Maximos Puntuadores: Weber Bahía teve 28 pontos de Lucio Redivo, 15 de Martín Fernández e 13 de Hernán "Pancho" Jasen. Já o Olímpico teve 12 pontos do Adrián Boccia, 12 do Massarelli e 11 do Williams.
E que noite na Liga Sul-Americana de Basquete.....alguém esperava isso? Embora, este que vos fala ficou bem atento no que poderia acontecer com a garotada bahiense, não é tão surpresa assim pra quem acompanha a coisa.

Nenhum comentário: