sábado, 10 de dezembro de 2016

Chapecoense em destaque

Foto: @chapecoensereal(conta do twitter)




Um dia cheio na Chapecoense nesta sexta-feira, resumo do resumo, e até algumas coisas que valem ser constadas nesse meio da postagem. A busca pela a reestruturação continua em Chapecó, e vamos aos destaques? Sim senhor!!





ESCUDO DIFERENTE?
Sim, escudo diferente. Um F sutil no meio do escudo pra homenagear os mortos do trágico acidente e sem contar na estrela no alto que detalha o título desse ano da Sul-Americana.
Sensacional, fantástico!!!



E FOI APRESENTADO DIRIGENTES E NOVO TREINADOR.....
Coletiva por volta das 4 da tarde.....tirando a rispidez que eu diria que desnecessária do presidente do conselho deliberativo da Chape ao repórter da Rádio Super Condá Daniel Fasolin(ao meu ver não precisava embora quero crer que ainda estão tomados pela a comoção), o restante teve as devidas apresentações.
E ex goleiro Nivaldo vai tomar conta da gerência do departamento do Futebol, já João Carlos Maringá será o Diretor de Futebol. Teremos também o Marquinhos de volta a Chapecoense como fisioterapeuta(ele que trabalhou como Fisiologia na sua última passagem por Chapecó), teremos também o ex dirigente Gremista e agora será da Chapecoense Rui Costa como o novo Diretor executivo de futebol(vai dividir a parte do planejamento do time junto com o Maringá, pra explicar bem a situação na Chapecoense e como funciona, embora o Maringá e o Nivaldo vão cuidar da parte de vestiário). E como treinador? Vagner Mancini.
As escolhas de Nivaldo e do Maringá são ótimas escolhas, afinal na reserva que desde o começo destacava que a Chapecoense tinha, ela tinha que se agarrar na essência, se agarrar em profissionais que conhecem a casa para não deixar cair, não adianta botar desconhecidos que mal sabem uma realidade de uma cidade para guiar tudo, além da boa escolha do Marquinhos(Marcos Cézar) que volta como fisioterapeuta.
Já a questão do Rui Costa.....quando falamos de um passado não tão distante onde a torcida gremista ficou com o pé atrás sobre ele e ele não foi bem na equipe, assim como a questão do Vágner Mancini e seus trabalhos péssimos nos clubes últimos que treinou, não é ser negativo ou ser secador de algo não. É opinar sobre detalhes mesmo. É lógico, É ÓBVIO que o torcedor estará torcendo, apoiando e querendo o melhor sempre, até também porque na própria Chapecoense quando a coisa parecia não dar certo.....vinha a famosa volta por cima e até profissionais que não foram bem em ambas as camisas quando chegaram no ar de Chapecó tudo se transformou de fato. Eu não curti nadinha a escolha do Vágner Mancini por tudo que ele fez em outros trabalhos que até botaram a carreira dele na lona, só que depois que vi certos nomes sendo cogitados e o que se viu do Levir Culpi em só querer treinar a equipe no Catarinense.....acabou virando até o menos mal dos nomes cogitados como o próprio presidente do conselho Deliberativo disse na coletiva. Até pude entender com calma a escolha, por mais que eu tenha o devido direito a não gostar. É esperar pra ver.
Assim como Rui Costa e sua péssima imagem que tenho da época de Grêmio, onde o gremista viu o quanto foi mal na dirigência gremista.....também não curti, embora atualmente a gente vê falta de opções no mercado de treinadores e de gestores. Não será fácil a reestruturação, e disso todos precisam saber bem disso.




CHAPECOENSE ACEITANDO JOGAR A JOAN GAMPERT CONTRA O BARÇA? SIM SENHOR!
Até o Ivan Tozzo, presidente da equipe confirmou em rádio espanhola, confirmou na coletiva e confirmou em demais lugares o convite que o Barcelona fez(algo que só o Santos teve que jogar lá até pela transferência do Neymar) para que jogue o torneio Joan Gampert que seria um amistoso contra o Barcelona no Camp Nou em Agosto.
Convite foi aceito, no quesito nome, no quesito divulgação é indiscutível que a Chapecoense só tem a ganhar pois só aumenta o conhecimento ao Verdão do Oeste ainda mais lá para a Espanha. Agora não sei a que ponto isso será bom num ano onde a Chapecoense tem um extremo calendário, senão o maior calendário da vida de 40 e tantos anos de existência de clube e isso porque anos atrás a Chape só tinha em calendário um Campeonato Catarinense pra se dedicar. É isso que questiono, calendário e as várias competições onde se monta até um time.....pode chegar em algumas das competições e até ser um ótimo ano depois da tempestade atual e sem sair da essência, e digo isso de calendário porque a Chape pode até escolher com o elenco montado, que competição pode chegar direitinho, até uma passagem de fase de grupos na Libertadores a turma em Chapecó já fica satisfeita sem precisar muito com o resto vindo ao natural certamente, só pra citar um exemplo.




PRESIDENTE DA CHAPECOENSE PENSANDO EM PROCESSAR A LAMIA?
Foi o que li durante o dia, o Ivan Tozzo pensando em processar a empresa do ocorrido, por não cumprir o que estava no contrato......o Tozzo tem o direito de processar, queira ou não a Chapecoense se sentiu lesada claramente nesse episódio. Quando não se cumpre contrato.....tem que entrar mesmo. Nessa o Ivan Tozzo acertou direitinho, longe de qualquer comoção.





E AS NOTÍCIAS SOBRE OS 4 SOBREVIVENTES DO VOO?
Só notícias ótimas, só evoluções onde daqui a alguns dias veremos se Deus quiser todos bem, todos recuperados de fato.
Alan Ruschel evoluiu, até está sentando, está de bruços e quem está com ele até está tendo que brecar pra ir com calma nessa evolução. Tá tudo bem com ele, uma grande notícia!
Já outra boa notícia é o Rafael Henzel que já está twittando, que está bem com ele e assim como Alan Ruschel daqui a alguns dias vão ser transferidos para Chapecó para se cuidarem e tratarem da fase final de recuperação. Grandes notícias.
Outra boa notícia é o Neto saindo do coma, embora ainda tem muito o que recuperar no zagueirão da Chapecoense. Já o Follmann será transferido pra São Paulo, se cuidará no Einstein onde fará cirurgia também.
Todas ótimas notícias de fato!!!!!! E que se continue assim, as rezas, as vibrações e demais positividades não podem parar aos 4 sobreviventes.






E PRA FINALIZAR, PENSEI NAS RÁDIOS E NA REESTRUTURAÇÃO DAS RÁDIOS DE CHAPECÓ.....
E como andei pensando, claro que os equipamentos são os de menos. O que se buscará são profissionais para irem nas vagas de quem faleceu, não trato nem como substituição pois não seria a palavra adequada a quem fez bem e o seu sempre lá em Chapecó.
A parte de jornalismo em Chapecó não é um grande mercado, assim como cidades que tem um mercado maior e oportunidades maiores a quem quer um lugar ao sol no mercado, até onde sei. Se isso pode ter mudado, até pra alguns lá se puderem me ajudar nessa agradeceria de fato. Ou seja, se já não é fácil pra Chapecoense buscar nomes e reestruturação, imagina para as 4 rádios que fazem a cobertura da Chapecoense em Chapecó?(Falo claramente das rádios Super Condá, Chapecó, Oeste Capital e Vang FM).
Ao menos ouvi de Tadeu Costa que a diretoria da Vang FM dá o respaldo pra eles e que vão buscar novos nomes a preencherem a equipe, ainda mais na parte de um novo locutor já que houve o falecimento do Jotha Biavatti. Já na Super Condá, estão tentando buscar ao menos um segundo narrador, algo que não será fácil para o Ivan Carlos e toda a equipe(já que o chefão da equipe é o Ivan Carlos), na parte de setorista já botaram o Daniel Fasolin para cobrir a Chapecoense, algo que é ao certo o que tem para o momento e bem na mosca.
Já na Chapecó, até ouvi o Mário Tomasi no Debate Esportivo nesta sexta falando da reestruturação da rádio e da nada vida fácil para buscar nomes inclusive nas vagas de setorista e de narrador esportivo após 11 anos de titularidade de Fernando Doesse. Claro que na parte de narrador, a Rádio ainda tem o Herter Antunes e não sei até se seria um nome a ser pensado fosse o nome de Gladir Azambuja que agora tem a sua empresa em Chapecó e já narrou muito futebol na Rádio Caxias, até cairia como uma luva na rádio e até talvez na realidade dela, agora tudo depende do mesmo querer voltar a trabalhar com o futebol e em demais condições.
Já na Oeste Capital, devem achar um repórter para o lugar do Renan Agnolin que também faleceu nesse detalhe e enquanto o Rafael Henzel não voltar a tempo, há que se arrumar um narrador ao menos nos primeiros jogos da temporada.
Todas as 4 rádios, em busca da reestruturação e dos nomes para manter o padrão de cobertura na Chapecoense. Não sei até se no meio do caminho, oportunidades a jornalistas recém formados ou outros que já tem o diploma podem ser alcançadas aí, em meio a realidade que fez todo mundo buscar soluções no famoso tempo.
Agora algo que gostaria que continuasse a ter, o carinho das rádios em cobrir ao menos jogos no in loco.....embora sabemos que no começo não será fácil prosseguir a vida e vai ter um certo temor no quesito "cobrir jogos fora de casa inclusive se forem internacionais esses jogos", que não largassem esse essência que vimos São Paulo e Rio largarem a muito tempo por falta disso ou daquilo, que a realidade das rádios ainda permita tudo isso, o "in loco" que sempre se prioriza.







Força Chape!!! Força Chapecó!!!! E aqui funciona desta forma, com opinião, com sugestão, com elogios, com críticas, sempre quando necessário........que a cidade e o time consigam dar a volta por cima, capacidade a turma lá tem e de sobra.

Nenhum comentário: