terça-feira, 1 de setembro de 2015

Show de Luifa Scola, Argentina ganha do Canadá no Pré-Olímpico de Basquete

Senhoras e senhores, enquanto alguns especialistas daqui do nosso país e transmissões vão falando asneira no ar.....argentinos e quem curte o basquete bem jogado que são uma maioria simplesmente viram uma exibição que pode não significar nada por um lado no quesito competição, mas por um outro se nota o crescimento de uma equipe onde a incógnita é grande, porém tem camisa, tem Scola, tem jogador que em momentos desse tamanho pouco importa se do outro lado tem a maioria dos selecionados jogando na NBA como o Canadá tem.
Os adjetivos para se definir Luis "Luifa" Scola....acabam se esgotando ou até viram repetitivos ao que esse jogador joga em quadra. Acabou com o jogo e domou a garotada canadense como se fosse um churrasqueiro fazendo carne de ancho ou parrilla.
Só que se vocês pensam que a Argentina só foi Luis Scola, aí é que realmente se enganam. Se o Scola dispensa comentários.....o que falar de Facundo Campazzo que nota que uma partida como ele fez hoje apesar de na estreia ter não estado 100%, simplesmente que o cara se recuperou da lesão que o preocupava dias atrás. E Laprovíttola, o Lapro que vocês viram atuar hoje não foi aquele que a galera rubro-negra ou brasileira esteve acostumado a ver no NBB até seguindo treinador no quesito "chuta mais", infiltrou lembrando épocas de Lanús, épocas granates que valeram ouro e haja baile no famoso tango para uma vitória descomunal. São nessas que os argentinos tem que ter orgulho do que tem, é um sentimento onde nem quem é argentino fica babando e fica querendo ter.
Até vou revelar que conversava com a Noelia Ortmann ontem, falava pra ela e ela concordava comigo sobre o confronto de hoje ser complicadíssimo, só que há que acreditar. E tinha que acreditar em quanto essa equipe poderia produzir após preocupantes amistosos e apatias, até Pablo Prigioni vendo o jogo de casa twittou.
E de novo digo, a Argentina não foi só esses jogadores hoje não. Foi coração, foi estratégia, foi inteligência sobre una garotada canadense que agora precisa ver se sai nas cordas ou não....meninos que não só na NBA que terão que ter responsabilidade não, nos torneios FIBA também a responsabilidade em jogos agudos é tamanha.
O Começo de jogo(já falando da partida) pareceu um quase replay do jogo contra Porto Rico, e o Canadá num aproveitamento onde até marcado conseguiam meter as bolas. 9 a 4 na abertura e a Argentina de novo melhorando durante o quarto e a vantagem que chegou longe, foi baixada para apenas 3 pontos, Canadá na frente por 24 a 21.
No segundo quarto, aí que aparece as peças argentinas. Scola, Laprovíttola infiltrando, Campazzo não deixando a peteca cair, Nocioni e inclusive jogadores como Gabriel Deck e Garino que vão estar em futuras seleções(é só o começo para os dois). Partida equilibrada, só que se notava que tudo tinha mudado e a garotada canadense não tinha a mesma efetividade do primeiro quarto e tudo simplesmente foi resolvido numa boa defesa e lance livres do Selem Safar onde se abriu o placar 46 a 42 na ida para o intervalo em favor dos comandados de Sérgio Hernandez.
Na volta do intervalo, se há algum terceiro quarto no quesito atuação de algum jogador a mais do que Luís Scola, que se diga agora ou cale para sempre. Acabou com o jogo e após um começo onde a Argentina não foi nada bem, o Scola dos 25 pontos da equipe no quarto simplesmente fez 18.....vou falar mais o que depois disso? E domando os canadenses de forma sensacional. A atuação argentina antes dos 10 minutos finais, foi completada com uma bola de 3 do Laprovíttola que fez o 71 a 66 antes do último quarto.
No último quarto, senti o Canadá cambaleante e cansado após uma partida que exibiu mais do que se poderia exibir para os próprios canadenses, mas a Argentina botou a vantagem para 10 pontos e só parecia administrar. Até que dois erros e o Canadá faltando 40 segundos botou a vantagem apenas para 4 pontos(ainda tinha jogo), mas nada além disso, nada que pudesse sair do controle. Campazzo e Nocioni resolveram o jogo e a Argentina pra ficar de folga amanhã foi um bom momento pra vitória vir. É pra ficar feliz mesmo!
Cestinhas/Maximos puntuadores? Argentina teve além dos 35 pontos do Luís Scola, 20 do Laprovíttola, 15 pontos do Nocioni e 10 do Campazzo.
E o Canadá? Teve Wiggins e Bennett com 13 pontos cada e 11 pontos cada do Heslip e do Olynyk.



PS: E o Uruguai? Faz uma partidaça contra o Brasil e tá lá fazendo o mais difícil que foi perder por 79 a 71 para o Panamá, aí é complicado de falar algo hein!

Nenhum comentário: