sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Destrinchando um texto.....

Gente que se liga no Blog do Igor e sabe da contundência que existe nesse espaço e com direito a você acompanhando, podendo opinar e tudo mais....nesse post eu gostaria de destrinchar um texto no qual vi ontem. O Assunto é o NBB, o post está no blog do Renatinho(que virou comentarista do canal que é detentor dos direitos de transmissão além de arbitragem na própria Sportv) que é esse: http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-do-renatinho/post/6-anos-de-nbb-da-criacao-ao-sucesso.html
Digo que não fiquei surpreso até por ser escrito no canal onde a sua lina editorial não é criticar o evento, concordo com algumas coisas e outras achei muita chapa branca e muita demagogia onde poucos vão dizer sobre isso! Bora destrinchar pelo menos parágrafo por parágrafo pra dar aquela desmascarada toda, um texto infeliz do seu Renatinho que a cada 5 minutos muda de opinião conforme suas conivências ou até as conivências de quem lhe paga que é a Sportv!



"Em 2008 foi fundada a Liga Nacional de Basquete que criou o NBB – Novo Basquete Brasil, organizado e administrado pelos Clubes fundadores e participantes. Com uma gestão inovadora e uma tendência mundial, copiando os moldes da NBA, a maior liga do mundo, os clubes brasileiros tiveram a ousadia de tentar, e deram uma assistência sensacional para os dirigentes que marcaram uma cesta de três pontos, pois deixaram de pensar somente no seu clube e passaram a pensar no basquete como um grande produto": Até aí nada demais, até porque o verdadeiro intuito de quem manda no NBB atualmente é bem esse, embora ainda não 100% está sendo cumprido isso.

"Fazendo um balanço de 2008 até agora, a evolução é gradativa e fundamental para o ressurgimento da modalidade no País. Muitas ações da LNB foram criadas e executadas com muita competência e com uma visão abrangente da modalidade, buscando resultados no presente e no futuro": Sobre esse parágrafo, to de acordo com relação a muitas ações feitas pela a LNB eu concordo e não deixo de discordar em hipótese alguma. Tem ações feitas que são pra realmente concordar e isso se evoluiu bastante e outras que precisam com uma extrema urgência evoluir.



"O campeonato NBB conta na edição 6 com 17 equipes, mas desde a primeira edição em 2008, um total 26 clubes já participaram de algumas das edições do NBB. Mais de 1.300 jogos já foram realizados, e se pensarmos que a NBA foi criada em 1946, (há 68 anos atrás) e transformou-se depois de muitos anos na maior liga do mundo, o NBB têm muito a crescer e atingir um nível profissional e comercial de muito sucesso. Um exemplo muito recente que mostra como o NBB é importante e está evoluindo, é o caso do Leandrinho no Pinheiros. Voltando de contusão, jogou algumas partidas pelo Pinheiros, e já voltou para a NBA. O NBB foi vitrine do jogador para a maior liga do mundo, e tenho certeza que será o caminho de outros jogadores também....Origem: NBB.....Destino: NBA": Disso eu concordo, até deu uma enxugada porque era necessário de fato e o nível técnico não se permitia as vezes ter tantos clubes desse fato. Falam que a chegada do Leandrinho no Pinheiros foi significância de crescimento, não é bem isso. Leandrinho que usou a nossa liga como palanque de volta ao que ele sempre sonhou e quis que foi a NBA. Foi assim até na época de Flamengo também. Não sabia que nossa liga se algum jogador usá-la como palanque pra poder voltar a jogar e sonhar com algo que sempre esteve na cabeça significa crescimento de algo. Agora se você diz que gringos, argentinos, uruguaios tem procurado nossa Liga pra jogar e isso significa evolução...aí concordo sem discussões.



"Muitas ações foram criadas: Jogo das Estrelas, Interligas, Acesso e Descenso, Clínicas, Torneio Intercontinental.... mas gostaria de destacar a LDB e a Divisão de Acesso como as mais importantes e que vão colaborar para o surgimento de novos talentos e ídolos e o surgimento de novas franquias, respeitando etapas para se chegar ao NBB. A LDB  Liga de Desenvolvimento de Basquete têm sido a ferramenta mais importante na viabilização de jovens jogadores terem a possibilidade de jogaram muitas partidas em um nível técnico competitivo e de boa qualidade, e uma vitrine para as equipes do NBB, e para as seleções de base do Brasil. E dando sequência a esse projeto a LNB deve criar em 2014 a Copa América Sub-22 com 8 equipes (4 da LDB, 2 da ABASU e 2 da Fiba Américas) o que é fantástico, pois possibilita o intercâmbio e experiência internacional aos jovens jogadores.": Peraí, Interligas na época que foi criada foi junção entre a LNB daqui com a LNB da Argentina para ser dito a verdade. Fica parecendo que só o Brasil fez isso, aliás foi algo que durou pouquíssimo tempo e deixou de existir pelas próprias ligas do Brasil e da Argentina, não é verdade essa forma de descrever como se fosse invenção nossa(foi algo conjunto com a Liga Argentina). A LDB foi algo espetacular, a sua criação é algo que fui a favor desde o começo. Pessoal agora criou o Acesso e o Descenso a algumas temporadas, só que ainda precisa acabar com algo que ninguém fala que são os tais convites para times disputarem o NBB sem precisar de jogar a Segunda Divisão(que foi criada por 4 times e nem sei se será realizada do jeito que pouco falam) e esses convites por exemplo atrapalham bastante e não duvido que esse ciclo vicioso e malígno continue na nossa Liga e aí nem adianta falar com orgulho do Acesso e Descenso que se fala de fato. O Torneio Intercontinental criado, não foi bem coisa nossa....a FIBA foi que deu a mãozinha pra isso juntando o campeão da Euroliga com o da Liga das Américas, algo que pode rolar em qualquer país.


"A LNB com o apoio do Ministério do Esporte, viabilizou para as franquias pisos, tabelas e placares eletrônicos exclusivos para basquete, que auxilia na padronização dos ginásios e na adaptação aos jogadores que passam a ter o mesmo material em todos os jogos, dentro e fora de casa, o que possibilita um aumento de desempenho técnico." : Só que....do que adianta dar pisos, tabelas e placares eletrônicos(que são muito legais os placares eletrônicos) se tem ginásios/locais que as vezes nem usam o material ou simplesmente NÃO SABEM USAR O MATERIAL? Aí é dinheiro jogado fora! Já vi placar no Pinheiros sem funcionar, já vi no Paulistano isso, já vi até em outros lugares essa pequena situação e até alguns outros que nem tudo foi usado ou pela a falta de estrutura do próprio ginásio ou algo do tipo. Aí do que adianta dar as coisas se as vezes nem se usa ou se usa mal e parcamente?



"O apoio do Ministério do Esporte e da CBB está sendo muito importante e fundamental para o desenvolvimento da LNB e suas ações, e através deste convênio possibilitará um aporte importante para a realização do NBB7, LDB 4,5 e 6, e outras importantes ações, indicando que a LNB faz um trabalho sério, e que o Ministério do Esporte entende como fundamental para o desenvolvimento da modalidade no País e que vai gerar resultados internacionais. E claro a chancela imprescindível da CBB, que acredita no trabalho da LNB, dos clubes e seus dirigentes. Lembrando também que o SporTV sempre acreditou no NBB e o amante do basquete não perde nenhum lance na tela do Canal Campeão.": Aí é que vem a tal da demagogia e o parecer que está tudo bonito e maravilhoso. É mentira daquelas do Sportv acreditar no basquete brasileiro. Sportv que já deixou de passar jogo que prometeu, mudou o horário em cima da hora, passou jogo brasileiro em VT quando jogava a Liga Sul Americana e sem contar o velho papo de que por semana o canal que tem os direitos apenas passam 1 jogo e no horário que eles mandam(seja 16h, 17h, 19 e 15 ou 20h ou em outro horário por aí). Sem contar que a TV se preocupa com o trabalho de quem realmente propaga o basquete que são as rádios de cada lugar não deixando trabalhar quando tem jogo televisivo de forma que a liberdade de imprensa tanto defende, se preocupa com picuinhas e faz um deserviço a quem se liga no basquete e até no quesito passar jogo ou passa pra fazer média no famoso "aí não passamos só tal time" ou algo desproporcional no quesito critério de jogo bom na escala(por exemplo tem na rodada um Bauru x São José ou São José x Franca e ao invés disso passam Universo Goiânia x Macaé só pra citar um exemplo aqui). Enquanto isso....na Argentina não está tendo só a Tyc Sports passando jogo não, terá a Directv Sports passando 1 jogo por semana da liga de lá nas sextas feiras e além do site oficial da Liga divulgar de forma respeituosa as rádios que transmitem jogo sem precisar da gente fazer e correr atrás de rádios pra falar "ó tem rádio transmitindo o jogo". Além do fato dos clubes mesmo, a cada reunião feita sobre isso....esquecem que existem as rádios e parecem aquelas pessoas que quando vêêm uma mulher bonitona te seduzindo e ficam hipnotizados. Acabam vendendo a alma por uma mísera grana da TV.



"O balanço da LNB de 2008 até hoje, é muito, mas muito positivo e animador para o futuro. Têm defeitos, claro que sim, e trabalha para eliminá-los. Mas têm um trabalho sério e incansável dos seus cestinhas, Kouros, Cássio, Rossi, Calixto e Sérgio e dos demais dirigentes da LNB que estão no banco de reservas preparados e quando entram também são cestinhas, mostrando para todos que o basquete é um esporte coletivo e que pode ser administrado pela coletividade, e que todos são importantes nesse processo.": Separemos o famoso joio do trigo. Chamar alguns dirigentes de cestinhas naquela chapa branca danada e puxa-saquismo daqueles...é cegueira para os olhos de cada um. Claro que tem gente séria por lá, mas tem alguns também que simplesmente estão ali como cabide de emprego ou simplesmente pensando nos seus próprios interesses. As punições brandas para alguns times ou em alguns episódios....dizem absolutamente aquele ditado do "a corda quebra pro lado mais fraco" com times protegidos e muito mais e se utilizam as vezes do duplo cargo as vezes de "diretor de clube/ e parte do Corpo Diretivo da Liga" para obter interesses próprios. Para esse balanço ser positivo, é necessário ser deixado isso de interesses ao próprio time de lado e na base da coragem pra resolver problemas principalmente antigos onde as vezes muda o nome do nosso campeonato de basquete só que continuam os mesmos como arbitragens ruins, nível técnico de partidas ruins e até na hora de punir clube as vezes por um mesmo ato não ter 2 pesos e 2 medidas olhando por camisa e sim na seriedade e pulso firme da própria competição, se puniram time assim...que a punição num mesmo caso seja igual e não olhando a sua tremenda conveniência.
Mas, se dependermos de alguns.....isso tá longe de acontecer e quem acompanha sabe quem é sério e quem só tá lá pra atrapalhar como papagaio de pirata.



"Os dois melhores resultados do basquete brasileiro nos últimos 5 anos, foi a volta da nossa seleção para os Jogos Olímpicos, foi quinto em Londres, e a criação da LNB/NBB. Temos muito ainda a conquistar e crescer,  mas o mais importante é que estamos no caminho certo.": Mais demagogia a vista. O que tem a ver o resultado dos jogos Olímpicos em Londres com a criação da atual Liga de Basquete que substituiu apenas o velho campeonato Brasileiro de Basquete que JAMAIS pode ser esquecido no quesito títulos que cada um conquistou?(Franca tem tradição no basquete por muitos dos títulos assim por exemplo). Lembrando que esse resultado só aconteceu porque chegou Rubén Magnano que deu padrão de jogo a seleção e isso NÃO TEM NADA A VER COM A CRIAÇÃO DA LIGA, Separamos mais uma vez joio do Trigo.
Caminho Certo? Se for por algumas atitudes corretas eu concordo, agora se for no quesito dificuldade em achar patrocinadores, não resolver problemas como nível técnico da competição, nível baixo na arbitragem e só se falar que é tudo bonito e maravilhoso......nada sai do lugar ou como diria uma outra música: "alguma coisa está fora da ordem..." Tem MUUUUUUITOOOO, MUUUUITOOO MESMO QUE MELHORAR e tem que se possuir mais atitudes e se livrar de quem quer ser papagaio de pirata e até a propagação ser de qualidade e ser bem melhorada com respeito a quem cobre a competição muito mais que a TV que são as rádios e até demais TVS que querem passar a competição e são proibidas por um contrato que todos assinam vendendo a alma pra plim-plim que está nem aí para a evolução do basquete.
E resultado de seleção não tem nada a ver, se fosse assim...tinha time da Ásia e da África que tem campeonatos que ou ainda estão evoluindo ou não são de nenhuma qualidade seriam a nova potência do basquete. A Argentina está na nossa frente com muitas coisas pra se ter uma idéia, embora lá também se exista defeitos.
Muito tem que melhorar, senão não vai passar de uma demagogia vinda de um texto que nada surpreende via Carlos Renato do Santos, o Renatinho que está sendo uma decepção após um começo que foi digno de elogios hein?

 




É ou não é, como diria Jovassi Correia Dias da Rádio Franca do Imperador? É ou não é?

Nenhum comentário: