quinta-feira, 25 de agosto de 2011

E não é que tem federação querendo censurar protesto?acreditem ou não!

Todos,ou seja a maioria e até quem tem redes sociais tipo twitter,sabe dos protestos a Fora Ricardo Teixeira feitos em SP e no Rio e em Porto Alegre,sabem também as tags que o twitter aceitou que foram #caiforaricardoteixeira e os que não aceitaram que foi o #foraricardoteixeira e até queiram ou não independente da tag,o protesto saiu e no twitter apareceu eles.
Só que nem todos sabiam que a partir deste Final de semana repleto de clássicos locais na última rodada do turno do Brasileiro da série A,tivemos 27 ou 28 times que aceitaram e através das organizadas de sua equipe protestar fervorosamente contra Ricardo Teixeira,levando placas e muito mais e até com o fato de que uma delas provavelmente apareceram a placa na câmera da TV.
Só que há federação que claramente está seguindo um fato impressionante que é o tal de censurar o protesto que digamos é pacífico.E isso justamente e adivinhem de onde isso vem?Da Federação Catarinense de Futebol,a mesma aonde tem o filho do presidente que outra vez agrediu covardemente o Locutor de Brusque Rodrigo Santos(e que até agora nada fizeram com ele)e aonde seu presidente chama a imprensa de SC de tudo quanto é nome(falo de Delfim pai e Delfim Filho)e adivinha qual é a nova deles?Pois é,eles fizeram uma nota que blogs como o de Rodrigo Santos,Mauro Cézar Pereira da ESPN e outros saem espalhando por aí.E a nota mostra repúdio e apoio a Ricardo Teixeira e até fala que ele veio apoiando o futebol de SC,algo que sabemos que não é verdade.E a nota da federação dentre outras coisas usa o Estatuto do Torcedor até em um artigo ambíguo demais e até artigo da Constituição,sendo que esqueceram de ler artigos atrás que mostram sobre uma coisa chamada liberdade de expressão.
A Nota completa da FCF,é esta daqui:
"A Federação Catarinense de Futebol vem a publico manifestar seu repudio contra qualquer manifestação ofensiva, realizada em jogos no território de Santa Catarina, direcionada ao Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Dr. Ricardo Terra Teixeira, bem como à própria CBF.

Especialmente com relação a informações veiculadas na imprensa referentes ao clássico entre Figueirense e Avaí, válido pela Série “A” do Campeonato Brasileiro, que será realizado no próximo domingo, 28 de agosto, no estádio Orlando Scarpelli, as presidências das duas equipes também se mostraram absolutamente contrárias a este tipo de atitude por parte de seus torcedores.

A FCF ressalta que este tipo de manifestação se configura como uma infração ao Estatuto do Torcedor, cujo artigo 13-A, inciso IV, dispõe: “São condições de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo sem prejuízo de outras condições previstas em lei”- IV - “não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenofóbico”.
O parágrafo único deste artigo estabelece que “o não cumprimento das condições estabelecidas neste artigo implicará a impossibilidade de ingresso do torcedor ao recinto esportivo, ou, se for o caso, o seu afastamento imediato do recinto, sem prejuízo de outras sansões administrativas, civis ou penais eventualmente cabíveis”.
A Diretoria e o Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, reiteram sua parceria e seu apoio à Confederação Brasileira de Futebol e seu Presidente, Dr. Ricardo Teixeira, que sempre foi um amigo e deu suporte ao futebol catarinense. Lembramos ainda que “ninguém será considerado culpado até o transito em julgado ter sentença penal condenatória”, conforme trata nossa Constituição Federal, no inciso LVII do Artigo 5º.
A Federação Catarinense de Futebol deseja ainda que os jogos realizados no estado sejam momentos de confraternização e lazer para os torcedores, e que prevaleça o espírito esportivo, com paz entre as torcidas e destas com relação a todos os envolvidos no meio esportivo, sejam clubes, órgãos de imprensa ou entidades administradoras do desporto
."

Aí pego isso e me deparo com o comentário do comentarista da RBS SC e CBN Diário de Floripa(emissora na qual defende a federação,é oficialista ao extremo sobre os interesses do futebol em SC,falo do comentário do Renato Semensati em seu twitter pessoal aonde ele diz assim:"Os presidentes de federações na maioria dos estados brasileiros deveriam consultar o significado da palavra democracia".
E também me deparei com um áudio antigo do comentarista a um trabalho de faculdade de jornalismo ao Objehtos que é um blog até bacana: http://objethos.wordpress.com/2011/05/03/ponto-de-vista-renato-semensati/
Sem contar que há o detalhe que como a partida será pra todo o Brasil na Sportv,eles podem Avaí e Figueira se unirem no Scarpelli contra isso.
Eis os fatos mostrados.


O QUE O IGOR PENSA DE TUDO ISSO?
Primeiramente,a nota cada vez mostra que a Federação Catarinense como algumas outras de nosso país estão do lado do errado,do lado do obscuro e preferem tapar isso de forma extrema fazendo algo que se faz na ditadura que é o tal da repressão,a violência e até a prisões por protesto e liberdade de expressão.É TERRÍVEL E ABSURDO,MEU REPUDIO A ESSA NOTA É TOTAL,a cada vírgula e a cada linha,cada vez que leio é um repúdio total a essa nota nefasta feita por gente que compactua com palhaçada e aceita roubalheira.
E seria maravilhoso as duas torcidas do estado se juntando contra isso.Claro que infelizmente não verei e apenas saberei de apenas os fatos,até porque estarei de olho no Botafogo x Fluminense e até o que pode rolar no clássico carioca dos clássicos e in loco do Engenhão.Mas farei de tudo pra saber o que rolou na tarde de domingo as 6 da tarde do Scarpelli sobre isso.
E espero que a torcida ganha e tenha esse direito,mesmo com a federação ditatorial de Santa Catarina fazendo algo desta maneira,algo que é retógrado demais,é contrário a muita coisa.Lembrando que no Campeonato Catarinense,a própria federação proibiu protesto contra a RBS que tem os direitos da competição após ter ganhado uma confusa briga com a Ric Record.
E essa mesmo federação aonde tem presidente criticando imprensa,filho de presidente batendo em narrador,mas que ainda tem seus comentaristas vaselinas que não batem de frente.
Sobre o que o Semensati falou sobre no link e em seu twitter.Dei até razão pra ele,só que do que adianta eles lerem algo sobre democracia se no final eles nem em prática põem e até usam a democracia para quando convêm.
O que o Semensati disse nas duas foi certo,só que dentro da CBN Diário,é ele falar isso e ser demitido ou puxado a bronca.Claro que a postura do comentarista me fez lembrar o Milton Leite que em seu blog e isso outro dia você viu aqui no Blog( http://igoresportes.blogspot.com/2011/07/mandou-bem-hein-milton-leitefinalmente.html) aonde no qual após muitos pedirem a postura ele foi e resolveu falar e até ter gente que foi chamar da postura dele até lembrando tempos autos de ESPN Brasil.
Claro que se você pedir para alguns profissionais se manifestarem contra isso,claro que alguns não vão falar ou porque tem medo de perder o emprego ou algo do tipo.Só que nesta do Semensati embora ele não deixou claro que estava batendo de frente com o Delfim,acendeu alguma coisa.Há quem discorde disso.Até acho que tem comentarista ali que se sai do grupo RBS catarinense,até mude de postura.Não creio que é o caso de Renato Semensati.
Mas enfim,no fundo no fundo,há quem concorde e quem discorde das palavras dele,embora ele esteja trabalhando no grupo que compactua com tudo isso em SC.
Sobre o protesto,não pode parar e não se pode deixar abalar devido a um pedido de censura de Delfim e cia limitada.E não duvide se chegar uma Federação Paulista ou de outras praças a fazer esta mesma censura e ter gente compactuando com isso hein?
Mas acredite,a censura ainda existe e ainda existe gente a fazer isso.
E o blog apoia a campanha #foraricardoteixeira nos estádios e por todo o lugar,mesmo que a TV tente omitir o máximo que nem o "devuelvan a los nietos" que virou hit nos canais do Grupo Clarín na Argentina e demais acontecimentos que mostram censura ou omissão de algo.
É isso,e vocês,o que vocês acham de tudo isso?Comente aí,comente a full!

Nenhum comentário: