quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Enfim, saiu os grupos da Liga Sul-Americana de Basquete

Até que enfim, a fumacinha branca saiu ontem com a turma da FIBA Américas. A Liga Sul-Americana que começa em Outubro de forma oficial está lançada e com direito a definições de grupos e sedes de cada um dos grupos.
Antes de mais nada, é necessário explicar: Dias atrás, saiu a lista de grupos e até vi todos lançarem os grupos da competição ainda mais depois que se descobriu que tinha erro de digitação. Só que esse erro de digitação foi com relação a posição dos times uruguaios nos grupos B e C que antes tinha o Aguada no grupo C e o Malvín no grupo B, só que devido a conquista do Aguada pela sede, a FIBA fez essa pequena troca nos grupos, se tem outros sites especializados sejam eles brasileiros, Argentinos, Uruguaios, espanhóis que não fazem essa observação, o Blog ao menos deixa quem nos acompanha a par da situação.
E o quesito regras? Teve mudanças. Sabia que além dos 2 primeiros que passam nos grupos A,B e C agora existe o melhor terceiro colocado que pode se classificar a próxima fase entre esses 3 grupos. Mas e o grupo D? O Grupo D só passará o campeão dele para a segunda fase(que alguns chamam de Fase semifinal). No resto, a mesma coisa...segunda fase dividida em 2 grupos e o campeão de cada faz a grande final em melhor de 5 jogos.
Me estranha essas mudanças todas da FIBA em que San Lorenzo que foi campeão de um torneio na Argentina que dava vaga a Liga Sul-Americana e que Mogi que é o atual campeão não fazer parte deste circuito.....não seriam merecedores de vaga? San Lorenzo que ganhou o Super 8 da Argentina que dava vaga a Sul-Americana, já Mogi é o atual campeão da competição.
Vamos a análise dos grupos? Um por um, naquele jeito clássico que o Blog costuma fazer e com embasamento? Vamos aos grupos!






Grupo A(Chocó, Colômbia, de 3 a 5 de Outubro)
Chimarrones(COL)
Hebraica y Macabi(URU)
Flamengo(BRA)
San Martín de Corrientes(ARG)

Grupo A na Colômbia, assim a vida rubro-negra na estreia da Liga Sul-Americana. O Flamengo que nas andanças de contratações e renovações e não permanências para quem ainda não sabe terá o armador Cubillán, além do dominicano Jh Rhett e de Arthur Pecos(ex Paulistano) como reforços da temporada além da base de sempre que permanece com Ronald Ramón, Marcelinho, Olivinha, Marquinhos, JP Batista e demais outros. Serei honesto em falar que não consigo confiar de cara no Flamengo, precisa até encaixar como várias equipes precisam desse encaixe para ser feliz e sem falar que quando existe opções, o José Neto as vezes se enrola todo e poucos falam disso, e aí daquele que fala quando necessário sobre isso.....
Já o time colombiano, talvez deva fazer alguma forcinha, mas não a ponto de chegar a uma classificação mesmo sendo sede. E o Hebraica y Macabi? O time "Macabeo" que tem feito amistosos e até no mais recente não conseguiu dinheiro para viajar para o Peru no torneio em que Flamengo e Weber Bahía. O Time uruguaio que perdeu Parodi, mas que irá permanecer com o Leandro García Morales e sem falar em Jimmy Boston e Lloreda que estarão na equipe, além de Hicks.
E o San Martín? Como vem? O lado "Rojinegro" Correntino vem fazendo amistosos antes do começo de Liga Nacional Argentina que virá primeiro ao menos em alguns jogos. Até agora venceu todos os amistosos como forma de preparação, o lado comandado por Sebastián González renovou com grande parte do elenco, contratou Treise e uma delas que chamará atenção e será interessante ver nessa temporada: Keenan ex Pioneros do México, ele jogando em alguns momentos do jogo junto com Jeremiah Wood(e até Mainoldi também), pode dar uma combinação ótima e nisso que faz a equipe argentina ser a mais organizada e candidata a título.
Vejo que o San Martín passa em primeiro, e acredito que Flamengo e Hebraica y Macabi brigam por uma segunda vaga, embora não duvide que o melhor terceiro colocado ou saia desse grupo ou do grupo C que falarei dele mais embaixo.





Grupo B(Em Montevidéu, Uruguai. De 10 a 12 de Outubro)
Aguada(URU)
Pinheiros(BRA)
Osorno Basquetbol(CHI)
Quilmes de Mar Del Plata(ARG)


Grupo B, em plena simultaneidade a última rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia e até tendo as informações que o Aguada pediu mudança de data mas a FIBA recusou. Palacio Peñarol será o palco(tentaram até jogar em seu ginásio próprio que é mais acanhado, mas no final...tudo será no Palacio Peñarol) para um grupo pauleira para o Pinheiros de César Guidetti. Pinheiros que permaneceu com alguns jogadores, permaneceu com a sua principal espinha dorsal como Bennett e Holloway, contratou Arthur Bernardi ex Caxias, contratou o americano Ware que vem para ajudar na rotação e não como titular, só agora que o Pinheiros tem jogado com a formação completa, apesar desse começo de Paulista que a utilização da garotada também, não é tão parâmetro assim.
O Osorno Basquetbol, embora aparentemente será a força fraca do grupo, cheguei a ver informações sobre a equipe chilena e como ocorre em algumas equipes, que é apostar em 3 americanos(Summers, Jordan Johnson e Terrell Taylor). Até a Liga chilena começará primeiro, terão ritmo de jogo, mas irão parar na falta de qualidade mesmo.
E o Aguada? Tem feito amistosos(dentre eles o mais recente no Chile que perdeu a final para o Hispano Americano o torneio amistoso da Fraternidade e até fará parte de quadrangular com Biguá, Peñarol e Atenas) e se preparando para a temporada. As apostas do time "Aguatero" são as tradicionais possíveis: Bavosi, Dwayne Curtis, Jeremis Smith(que já estiveram no último vice-campeonato do Aguada em 2013). E sem falar na permanência praticamente de grande parte do elenco, como Diego García, Démian Álvarez, além de contar com a torcida Aguatera que é sempre forte em Montevidéu.
E o Quilmes de Mar Del Plata? Não pode manter Luca Vildoza conforme quem acompanha o Blog do Igor sabe bem disso, só que manteve Eric Flor que já tinha contrato e de longe é um dos principais jogadores da equipe e que podem impulsionar a equipe após o patamar conquistado de ser um baita pontuar na Liga Argentina passada. Manteve Iván Basualdo, Enzo Ruiz, Maxi Maciel, contratou até bem com o Nico Ferreyra(armador), Emiliano Basabe(ex Argentino de Junín, ala), mas também contratou o Ricky Sánchez e o Omar Cantón que só sabe girar equipes e basquete emplacado que é bom nada.
Acredito que o Pinheiros fica com uma das 2 vagas, deixando a briga da outra vaga para Aguada e Quilmes além de uma vaga como melhor terceiro colocado.





Grupo C(Em Salvador, Brasil. De 15 a 17 de Outubro)
Universo Vitória(BRA)
Malvín(URU)
Estudiantes de Concordia(ARG)
Guaros de Lara(VEN)


Grupo da morte em Cajazeiras, é o português bem claro em meio ao grupo que será jogado em Cajazeiras. Ginásio bom, mas para os estrangeiros que vão chegar lá e não foi só 1 pessoa que já me disse isso....será um parto para chegar. Muitos acham que o Ginásio fica perto da praia, mas não é bem assim.
O Vitória pode ter no fator casa, a maneira de se classificar de forma histórica para uma próxima fase, o que já seria uma campanha daquelas. Até fico sabendo que o Vitória ENFIM fará amistosos preparatórios, já que o campeonato baiano não é parâmetro para nada, algo que demoraram demais(dizem até em amistosos contra Vasco, Flamengo e Botafogo no Rio), ao menos nisso para testar variações e preparações, enquanto outros clubes tem se preparado mais. O Rubro-Negro baiano que nesta temporada se reforçou bem melhor, contratou Murilo(ex Vasco, Franca, Bauru e tantos outros clubes do pivô que agora é Vitória), contratou o Matthew Shaw(ex Gimnasia de Comodoro da Argentina) que joga bola, manteve Dawkins, Arthur, Renato Scholz, Marreli seguirá sendo o treinador e assim caminha tudo no lado rubro-negro.
O Malvín seguindo a ordem.....vem se preparando com amistosos, até um deles acompanhei ontem, ouvi o jogo(Malvín venceu por 88 a 79 o Nacional, e jogaram até 1 quarto a mais para rodar a garotada) e até percebo que o time "Playero" tem apostado na sua rotação na garotada, embora dizem que querem contar com outro estrangeiro para jogar a Liga Sul-Americana. Perdeu Bavosi, mas contratou Cabot(embora acho que nisso a equipe uruguaia perde bastante, Bavosi para mim é melhor que Cabot), manteve o Nicolás Mazzarino que é um dos principais jogadores do atual momento da equipe uruguaia, terá Souberbielle que é da seleção uruguaia, terá Hátila Passos(sim, aquele pivô ex Unitri Uberlândia e que até tenta se naturalizar uruguaio). O "Playero" tentará milagre em meio a um grupo assim.
O Guaros de Lara, atual bi-campeão da Liga das Américas é quem tem feito investimento e aquela preparação toda. No basquete venezuelano, embora possui o problema político da ditadura do Maduro, no lado do basquete o que não falta é grana, parecem que tem o famoso poste de petróleo. Será dirigido por Guillermo Vecchio, que levou ao título local, sem contar nos anos e anos que Vecchio está tentando ter mercado. No dia 24 jogará a final da Copa Intercontinental contra o Tenerife(já que o conflito entre Fiba e Euroliga continuam latentes, competição que era pra ser o campeão da Liga das Américas contra o campeão da Euroliga, mas no final ficou dessa maneira contra o campeão da FIBACUP)e sem contar em demais amistosos que tem sido feitos durante esse caminho todo, até um deles é hoje contra a Unicaja Málaga no tour pela Espanha. No quesito elenco, os mesmos jogadores da seleção Venezuelana como Bethelmy, Colmenares, Heisler Guillent, Echenique. Também possuem jogadores como Graham, a volta de José "El Grillo" Vargas após a temporada na La Unión de Formosa na Argentina e sem falar na aposta num ex NBA, trata-se de Nate Robinson. Time venezuelano chegando com as credenciais de sempre, embora costuma ser uma equipe que é uma quando joga em Barquisimeto e outra fora de casa(da última vez que não foi sede, foi eliminado na primeira fase em grupo da Liga Sul-Americana passada quando estava em Santiago Del Estero, grupo que tinha Olímpico, Uniceub Brasília e U. de Concepción, já em casa, costuma ser imbatível, embora já chegou a perder 2 vezes para o Uniceub Brasília em uma das conquistas e no final foi campeão).
E o Estudiantes de Concordia? "El Verde" teve o seu elenco COMPLETAMENTE desmontado, só o armador Orresta ficou, até o treinador saiu da equipe(Hernán Laginestra). Estão tendo que remotar um elenco que fez uma ótima campanha na última temporada e que beira a preocupação nesta temporada. Mateo Bolívar(ex San Martín e ex Argentino de Junín), Rigoberto Mendoza, Anthony Smith, David Doblas(o espanhol), Sebastian Uranga(que estava no Echague). Sem falar na aposta na garotada....assim vive o remontado Estudiantes de Concordia para a temporada e sabe quem será o comandante de tudo isso? A aposta se dá no ex armador da seleção Argentina, que fez parte dos primórdios da Geração Dourada Argentina, e agora é treinador....falo de Lucas Victoriano que terá uma experiência inédita treinando a equipe.
Imagino que a briga deve ser daquelas pra sair faísca em Cajazeiras, se o Vitória não ficar entre os 2 primeiros, talvez passe como melhor terceiro colocado. Acho que Vitória e Guaros ficam com uma das vagas e talvez entrando como melhor terceiro a briga entre Estudiantes de Concordia e Malvín. Grupo daqueles que pode dar qualquer coisa!




Grupo D(Em Potosí, Bolívia. De 24 a 26 de Outubro)
Campeão Boliviano
Olímpia(PAR)
EC Portoviejo(EQU)
Regatas de Lima(PER)


Porque a sede será em Potosí? Dias atrás fiquei sabendo de um comunicado da FIBA para a federação Boliviana informando a aprovação do ginásio em Potosí para a realização da sede seja o campeão boliviano que for. Alias nesta sexta-feira saberemos quem jogará o grupo da Liga Sul-Americana, já que a série é melhor de 5 e está empatada em 2 a 2, ou seja, jogo decisivo a vista e os times? É o Calero x Pichincha(http://www.late.com.bo/pichincha-iguala-nuevamente-la-serie/#sthash.scO0R1H7.dpbs aí a notícia, para ninguém achar que estou inventando moda). Só que neste grupo em que só passa o campeão, tudo indica que deve dar Olímpia do Paraguai que vem fazendo amistosos até contra equipes como o San Martín de Corrientes e possui Javier Martínez na armação da equipe paraguaia(anos e anos de Liga Argentina, com o destaque para a camiseta do Regatas Corrientes), é o time superior da chave.
Já o Portoviejo, o Regatas de Lima, devem fazer aquela famosa figuração, ao lado do campeão boliviano. Qualquer coisa que fica longe do Olímpia passar de fase, é mera surpresa.
Alias, muitos ficaram se perguntando porque 3 grupos em alto nível e um outro para abraçar outros pólos basqueteiros? Esqueceram que a FIBA gosta de ir para o lado político? E essa invenção de um dos grupos mais fracos já vistos no basquete do Mundo, passa pelo o lado da FIBA Américas ser política. Até a mesma sabe que se colocar qualquer 1 desses times em outros grupos, seriam ou saco de pancadas ou nem passariam de fase, o que dirá ser campeão.





É isso, e logo tem mais! Concorda? Discorda? É isso da Liga Sul-Americana de Basquete em que Outubro tudo começa, com a Directv Sports sendo a detentora e passando os jogos, no Brasil tudo indica que o Sportv fará os jogos(daquele jeito de não passar todos os jogos, alguns em VT e outros ao vivo....algo que infelizmente acontece) e sem falar em rádios argentinas, uruguaias, brasileiras que podem surgir nesse meio, até de outros pólos também, e quase ia me esquecendo dos clássicos links por internet que quando existem, não se escapa nada.

Nenhum comentário: