segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Barcelona 5 x 0 Chapecoense: Uma Joan Gamper com história.....

Foto: Associação Chapecoense de Futebol/Divulgação





Uma Joan Gamper com história, com direito a 3 rádios e a TV no mudo(Oeste Capital, Super Condá e Marca as rádios de audiência declarada nesse jogo) para o Blog através deste que vos fala se ligar de forma especial. E a Joan Gamper que sempre tem convidados do Barcelona para os jogos festivos....teve nesse ano de forma especial a Chapecoense por tudo que aconteceu e que não precisamos ficar repetindo, porque todos sabem bem o triste acontecimento.
Era o Rafael Henzel falando no intervalo a turma da Rádio Marca em Barcelona, era o Neto, Follmann e Alan Ruschel recebendo homenagens e sem falar até em gente na própria Chapecó ligada no jogo em um momento especial da vida. Acho que o torcedor da Chapecoense nunca ficou tão feliz por tomar uma goleada, conseguiu fazer papel honroso apesar do 5 a 0 e não se trata de malabarismo para algo, conseguiu ir melhor por exemplo que o Santos que fez jogo lá para justificar a transferência do Neymar a catalunha. Nunca uma goleada fez o torcedor ficar com orgulho, por mais que exista o momento atual de muita cobrança e de muito futebol a se jogar na série A pra se manter nela em 2018, o momento era de curtição, a mesma curtição que as pessoas tem quando vão pra balada, pra festa, pra estádio de futebol quando o seu time vence, era o que o momento pedia assim como irá pedir o amistoso em setembro contra a Roma, até fazendo parte da propagação do nome mundo afora após um triste ocorrido como aconteceu ano passado.
Também foi o momento de enaltecer a vida, enaltecer o quanto é importante, o quanto é milagre divino jogadores sobreviverem além do Rafael Henzel narrar diretamente de lá. A vida vale mais que tudo, vale mais do que qualquer resultado esportivo, do que qualquer coisa que possamos fazer dentro dela, sobreviver a ocorridos como aconteceu é um recomeço de vida danada, além da construção de um clube que não há dúvidas que se está reerguendo.
O que podemos falar além de Wellington Paulista desarmando Messi e driblando um antes de uma falta recebida, de um Apodi metendo 2 chapéus no Jordi Alba(Jordi Alba, não foi no lateral do campeonato catarinense, tipo de um Camboriú ou de um Almirante Barroso da vida, foi no Jordi Alba) e sem falar no Elias fazendo milagres de forma monstruosa(e isso porque seja no tempo do Mancini, como no de agora....o Elias vira terceiro goleiro, e a Chape o mal aproveita, botando até ruim goleiro como opção melhor após o Jandrei) e em Arthur Moraes defendendo penalidade do Paco Alcácer para se consagrar? Tudo isso, será contado, além do 5 a 0 de costume e normal em que mistura-se as análises de "O Barça tirou o pé" com aquela de "Chape foi honrosa em sua atuação".
A verdade foi que o Barça fez o seu treino, a Chape foi lá curtir o seu momento e até que isso seja usado para a volta dia 15 na Série A os jogadores sintam-se vontade de correr, jogar futebol e até marcar a sua história como alguns querem fazer, por mais que a qualidade não deixe e como em alguns momentos da própria temporada já demonstraram mesmo.
Tirando os momentos da Chapecoense a esse modo......os gols do Barcelona foram com 3 a 0 no primeiro tempo, gol do Deulofeu aos 5 minutos e em 15 minutos já estava 2 a 0 no golaço do Sérgio Busquets no chutaço de fora da área que nem Buffon, nem Neuer pegaria.
O 3 a 0 veio, e tinha que vir com ele: Lionel Messi, até quem nunca o viu jogar assim, babou o ovo mesmo e ele fez o dele. E não posso esquecer do Alan Ruschel ovacionado na substituição com 35 minutos conforme o prometido que jogaria e foi um outro grande momento do dia no Camp Nou, Ruschel que trocou a camiseta com Lionel Messi, Messi é Messi, gente, não adianta!
Na segunda etapa, tirando as alterações pra tudo quanto lado....veio o 4 a 0 na tabela Messi-Luisito Suárez, o uruguaio solta aquela porretada na bola e o quarto apareceu. O 5 a 0 veio com Denis Suárez começando a jogada, passa pra Messi que vê a visão do próprio camiseta 6 catalão tocar na saída do Elias(Elias, ganhou elogios nos relatos da Rádio Marca, informei). E foi bem isso no Camp Nou, a festa terminou dessa maneira e com um dia memorável pra todo mundo, uma Joan Gamper com história. Deu Barça e deu o mundo do futebol, pouco importando o resultado e aí fecho a análise com um dito do Cáscio Cardoso da Rádio Sociedade da Bahia: "Jogo acabando. Placar é secundário. Barcelona gigante pelo convite, Chape gigante pela reconstrução. Uma homenagem ao futebol e à vida."
E amanhã tem o jogo-treino contra o Lyon, mais pra frente tem também a Copa Suruga contra o Urawa Red Diamonds do Japão.






PS1: As 5 rádios que cobrem a temporada em Chapecó fizeram o jogo(Oeste Capital,Vang, Super Condá, Chapecó e Web Rádio Chape), das 5 delas.....só 2 tinha gente in loco de Barcelona e elas são a Super Condá(Ivan Carlos) e a Oeste Capital(com o Rafael Henzel por lá), o resto.....tubão completo.
PS2: Teve rádio na Espanha que não fez o jogo. Cope, Cadena Ser que o digam. Mas a Marca só fez para Barcelona, no FM da Marca em Barcelona. Sem falar nas rádios da Catalunha e nas Web Rádios Brasil afora.
PS3: Não é que a CBN Diário com Paulo Branchi narrando e o Faraco comentando fez o jogo também? Quem estava na Capital catarinense, pode ouvir o jogo também tendo essa opção. Claro que foi um tubão completo também.

Nenhum comentário: