sexta-feira, 26 de agosto de 2016

E saiu os grupos da Liga Sul-Americana de Basquete 2016.....


Foto: FIBA Américas






Setembro é que tudo começa.....falo da Liga Sul-Americana de Basquete onde tudo começa e claro que aqui no Blog do Igor tem a verdadeira análise até de certas praças que acompanhamos também.
Nesta temporada, mudará algo no quesito tabela? Só na finalíssima. Se ano passado a final da Sul-Americana foi uma melhor de 3 na final que resultou em título para o Uniceub Brasília(com Deryk decidindo jogo na ASCEB e no Fortín Rojinegro em Corrientes), voltará ao esquema antigo no quesito final com melhor de 5. Na primeira fase, passam 2 de cada grupo e na segunda fase só o campeão de cada grupo que será dividido por 4 em sorteio claro para fazer a finalíssima com a melhor de 5 onde quem estiver com a melhor campanha pode decidir um possível jogo 5 em casa, por isso que cada vitória é importante.
Dado esse início, vamos aos grupos e suas datas importantes além da análise claro......



Grupo A- 20 a 22 de Setembro em Comodoro Rivadavia, Argentina(no ginásio Sócios Fundadores, casa do Gimnasia de Comodoro)
Gimnasia Esgrima de Comodoro (ARG)
Mogi Das Cruzes (BRA)
Defensor Sporting (URU)
Regatas Lima (PER)



Devido ao problema com o patrocinador que era o Grupo Indalo, o Gimnasia de Comodoro não será mais chamado de Gimnasia Indalo(pequena alteração igual acontece aqui com a Paschoalotto quando chamávamos de Paschoalotto Bauru o time de Bauru que agora é Bauru Basket) e será sede nesta fase de Liga Sul-Americana que devemos ter como saco de pancada o Regatas de Lima, no mais é 3 times brigando por 2 vagas.
O Gimnasia perdeu muitas peças, segue com Gonzalo García como treinador(o ex Flamengo) mas não está tão forte como na temporada passada e isso até teve a ver com a crise e até com quase ameaça de não participar da LNB Argentina, mas jogando no Sócios Fundadores é sempre jogo pesado e enjoado. Já o Defensor Sporting que deve vir com a base uruguaia(que tem Martín Osimani no meio) reforçou com o Maurício "Pica" Aguiar e deve dar trabalho.
É nessas condições que Mogi das Cruzes agora comandado por Guerrinha será testado, além da viagem longa até Comodoro Rivadavia, já que no Paulista mesmo com uma bolinha e com oscilações atuais que não convencem ainda, é bom jogar basquete e jogando basquete pode passar sem problemas um grupo que é o mais difícil da primeira fase da Liga Sul-Americana, e Mogi até pode sair na frente no quesito jogos e ritmo, pois os campeonatos uruguaios e Argentinos vão demorar a começar e ficarão só em amistosos também.





Grupo B- 27 a 29 de Setembro em Valdivia, Chile.
Deportivo de Valdivia (CHI)
Weber Bahía Estudiantes (ARG)
Hebraica Macabi (URU)
Universidad de San Simon (BOL)


O grupo mais fraco da competição de forma disparada. O Universidad de San Simon a exemplo de demais times bolivianos deverão vir com 3 estrangeiros segurando a equipe porque o resto é fraco, deve ser o saco de pancada. O Deportivo de Valdívia(algo me diz que a FIBA por mandar torneio recente lá das categorias de base, deve ter aproveitado isso pra mandar sede lá) apesar de jogar em casa, não deve ser adversário.
Tudo indica que o Weber Bahía Estudiantes com a sua garotada comandada pelo o treinador Sepo Ginóbili, deve passear em seu grupo, só uma catástrofe para não ver o Hebraica(de Parodi) e o Weber Bahía não passando de fase. É bom grupo para os dois, embora talvez não seja o teste que já esperavam de cara.
Salvo catástrofe, Weber Bahía e Hebraica Macabi passam de fase e isso porque o Hebraica chegou a cogitar ser sede como vi o Alen Banewur da Rádio Sport 890 de Montevidéu falar, não conseguiram e vão jogar em Valdívia que já anos atrás foi sede de Sul-Americano de seleções.




Grupo C – 4 a 6 de Outubro em Barquisimeto, Venezuela(O Domo Bolivariano, como é o nome do ginásio lá)
Guaros de Lara (VEN)
Paulistano (BRA)
Trouville (URU)
Bucaros de Bucaramanga (COL)


Não sei como vem o Bucaros, uma das incógnitas que confesso que queria ver, agora mais uma vez temos um grupo em torneios FIBA disputado em Barquisimeto, na casa do Guaros onde o Guaros tem ganhado tudo e inclusive Liga das Américas onde vai jogar o Intercontinental contra a equipe campeã da FIBA Eurocup(Jogo que será na Alemanha e que em outra postagem eu falei) já que a crise entre FIBA e Euroliga segue sem cessar. Será que ninguém tem o culhão, será que ninguém tem a coragem de ver porque o Guaros joga tudo quanto é sede em casa e que tudo vai a favor da equipe venezuelana? Só escancara as vezes a forma que são escolhidas as sedes, quem tem grana consegue elas ou nem sempre.
Só sei que eles devem conquistar uma das vagas, enquanto o Paulistano que não vem com tudo isso embora segue o comando do Gustavo de Conti deve chegar a próxima vaga, embora quero ficar atento no Trouville que vai ter nesta temporada Reque Newsome no garrafão e até recentemente contratou estrangeiro, equipe comandada pelo o Álvaro Tito mas não acredito que dará trabalho, deve o Paulistano passar de fase mesmo com uma equipe que está mais fraca esse ano.




Grupo D – 11 a 13 de Outubro em Santiago del Estero, Argentina(No Vicente Rosales, ginásio casa do Olímpico de La Banda)
Olímpico de La Banda (ARG)
UniCEUB Brasília (BRA)
Gigantes de Guayana (VEN)
Universidad de Concepción (CHI)


Vicente Rosales, palco do grupo D, ginásio do Olímpico onde é parada dura. Só que não é pra se preocupar tanto assim, o Uniceub Brasília caiu num grupo bom e que não dá pra se preocupar neste quesito, embora montou time que vai brigar pra título mais uma vez e que estará nas cabeças, dá pra passar ainda mais se não tropeçar nas equipes venezuelanas e chilenas onde tem mais basquete pra jogar e passar.
O Olímpico tem pegado um monte de quadrangulares para se preparar para a temporada, até jogará fora da Argentina quadrangulares amistosos sobre esse quesito. No quesito time, lá joga Maxi Stanic que renovou contrato, lá tem Fernando Duró como treinador(já foi assistente do Magnano na seleção brasileira e até já treinou várias equipes da Argentina e o Marinos da Venezuela), lá tem Van Lacke que renovou também, lá terá Boccia que é uma das recentes contratações "del Negro de Santiago Del Estero", lá tem Williams que foi um dos melhores defensores da última temporada na LNB Argentina e que dá toco sem parar, deve garantir uma das vagas além do Uniceub Brasília. Não vejo o Gigantes de Guayana e tampouco o Universidad de Concepción causar dificuldades aos dois.







E O QUESITO TELEVISIONAMENTO?
Directv Sports sem dúvida pra quem está na América do Sul, já em quesito Brasil devemos ter Sportv embora não vi nada confirmado sobre isso. Já as rádios.....quando tiver perto, posso até passar mas tem cidades que devemos ter isso, como Comodoro Rivadavia que tem 3 rádios(uma delas a Rádio Del Mar do Ricardo Scazzino), como Barquisimeto que tem 1, e sem contar demais outras que estiverem no meio e os preciosos links que devem aparecer também.
Setembro tudo começa na Liga Sul-Americana de Basquete, onde o campeão vai pra Liga das Américas.

Nenhum comentário: