sexta-feira, 26 de junho de 2015

Juan Pablo Vaulet na NBA? Sim senhor!

Foto: Basquet Plus


O que houve de mais interessante no Draft da NBA ontem?
Essa é a pergunta a se fazer, cada um destaca como quiser e da maneira que quiser. Alguns vão olhando os mais badalados(até alguns que outros nunca viram jogar como se tivessem visto de fato) e demais outros....só que este que vos fala onde sempre tenho pegado o lado argentino da coisa e essa era a expectativa até de vários jornalistas argentinos especializados em basquete de que 1 nome poderia migrar na escolha do Draft da NBA e foi na segunda rodada do Draft em que ele foi escolhido, estou falando de Juan Pablo Vaulet que inicialmente foi escolhido/draftado pelo Charlotte Hornets e minutos depois se mudou para o Brooklyn Nets nas famosas regras do próprio draft sobre escolhas e trocas. Desde 2003, um argentino não migrava pra NBA via draft após a escolha do Carlos Delfino na época para o Toronto Raptors e foi um momento histórico.
Agora assim como no Brasil e em qualquer lugar, se nota que na Argentina querem dar um jeito de tirar o mérito próprio mais que notado virando um mérito de quem nem se importava tanto e agora se importa como se fosse uma jóia rara. Lembrei da vinda do Bruno Caboclo na NBA e vi muita gente dizendo que os méritos eram da Liga ou até se brincasse de jornalista, sendo que o mérito era puro de quem o cuidou desde o começo que era o Esporte Clube Pinheiros. O Caso do Vaulet, é bem isso com as devidas proporções ou até com igualdade de ações....muita gente dizendo que a escolha dele teve mérito de Fabián Borro ou na famosa hashtag twitteira de #LALIGAILUSIONA como se o pessoal tivesse criado e cuidado dele desde antes.....só que quem merece o famoso ato de merecimento e justiça e totais parabéns é o Weber Bahía Estudiantes ou pra alguns Bahía Basket que cuidou, que criou e que fez o talentoso jogador não ser só MVP da Liga de Desenvolvimento como um jogador importante até na última temporada da equipe de Bahía Blanca, os méritos são de quem se importou com ele e seja no Brasil ou na Argentina ou no raio que o parta......precisamos parar com essa transferência de merecimento e dar o nome aos bois sempre verdadeiramente a quem realmente merece e não a quem quer ir de paraquedas a qualquer ato notável vindo principalmente de clubes(e isso nem vale só para o basquete, mas para qualquer esporte coletivo que tenha essa de clubes, dirigentes, ligas e por aí vai).
E quem se ligou ou segue o Blog do Igor a um tempão, já viu este que vos fala elogiar Juan Pablo Vaulet e embora via que não era grande momento pra ele ir, ele pode usar agora esse momento pra evoluir bastante e sem contar que não é mal chegar na NBA que vai ser consagrado igual grandes feras do basquete mundial, existe um caminho a ser conquistado, existe um caminho a ser trilhado dentro da própria NBA, caminho que vários jogadores trilharam....alguns se deram bem e outros não. Não é chegar na NBA que se resolve todos os problemas, agora vem a etapa do aprendizado, vem a etapa da consolidação e da paciência. E sabe como Vaulet chamou a atenção? Teve jogo do Weber Bahía Estudiantes no Osvaldo Casanova e representantes/olheiros da franquia da NBA que ficaram atraídos pela a forma dele jogar.
Falei de Delfino em 2003 a última escolha antes de Vaulet na NBA né? Tivemos algumas outras com os argentinos no meio. Marcelo Nicola em 1993 na segunda rodada, Kammerichs em 2002 também na segunda rodada do draft, Scola em 2002 na segunda rodada, o Manu Ginóbili também foi escolhido no Draft(aliás o caminho do Manu cai bem no que falo sobre o caminho a ser conquistado e com muitos aprendizados para se consolidar ali) dentre outros argentinos.
Agora é restar aguardar os acontecimentos e no mais é bem isso! E vamos parar de botar merecimento em mãos equivocadas ainda mais em atitudes onde claramente quem principalmente lucra e tem merecimento justo é o clube. E uma grande notícia, buena Vaulet!!!

Nenhum comentário: