segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

NBB nessa segunda

Vamos a mais uma rodada do NBB, aliás faz tempo que não fazia uma dessas com opiniões, relatos e tudo mais no destaque aqui. E a relação de Rádios no Blog: http://igoresportes.blogspot.com.br/2013/11/relacoes-de-radios-no-nbb-temporada.html

PS: Fotos que são do Danilo Sardinha(no jogo joseense) e no jogo entre Bauruenses e Francanos a foto é do Caio Casagrande/Bauru Basket

 


 
 

 


Paschoalotto Bauru 87 x 72 Vivo Franca
Winner Limeira 69 x 81 Unitri/Uberlândia
São José/Unimed 82 x 75 Universo/Goiânia
Flamengo 72 x 69 Sky/Basquete Cearense
Macaé Basquete 79 x 75 Mogi das Cruzes/Helbor
Cetaf/Espírito Santo 50 x 97 Sky/Pinheiros
Icatu/Minas 85 x 75 Palmeiras/Meltex

 

 


Começamos com os dois jogos que valeram foto, o primeiro deles é a vitória joseense que simplesmente não convenceu de fato.
Antes de falar da partida, gostaria de analisar a explanação do Edvar Simões no final de jogo onde falou tudo e quem tava ouvindo a Rádio Cidade percebeu isso.
Só lembrando que as críticas não são pra pessoa dele e muito menos pra história dele que todos estão carecas de saber que isso não se discute, até to tomando cuidado pra não ser contundente por aqui, só que as atitudes do próprio Edvar...fazem a gente perder esse controle e não deixar de ser contundente. No quesito explicação técnica sobre porque não botar o Caio Torres é até plausível porque o Goree é um cara que chuta de fora e as vezes não atua lá dentro e a rapidez de Giovannoni e Goree é algo que até concordo nessa parte técnica com a explicação do Edvar, só que ele acaba se perdendo no que ele diz...com relação a qualificar o lado de quem apoia ele e o lado de quem simplesmente o que critica. Até falou que “não sei se falo pra esse povo assistir mais basquete” ou até o famoso “estão futebolizando o basquete, trazendo hábitos do futebol para cá” ou até numa encarada estranha durante 2 vezes no jogo e até uma delas gesticulando pra torcedor que perdeu a paciência com ele sendo que ele poderia dar as costas na maior experiência que ele tem, pegou pilha demais e aí toda a explanação com alguns termos ridículos e patéticos que depois ele não entende o porque das vaias e a famosa guerra que separa torcida que apoia, torcida que é contra e muito mais segue a tona com a paz só encontrada fora de São José dos Campos. E alguém ainda não percebeu que as críticas não só são pelas as atitudes do Edvar que o entregam mas também por toda a questão da política da cidade ou de outras situações que fazem o time estar dessa forma além do time inoperante dentro de quadra que está todo mundo vendo e quando tinha outro comando esse time tirava leite de pedra? Será que não se percebe outras coisas ou a análise é uma só como sempre fingindo não poder ter outras reflexões?
Aí eu lembro do Edvar falando pra que a torcida o esquecesse, só que ele não esquece dela com atitudes conforme as que relatei aí até de acordo com o relato do rádio pra depois ninguém ficar enchendo meu saco aqui.
E Edvar, queria que alguém me apontasse alguma vez que ele foi assumir algum erro e depois pediu desculpa no dia seguinte ou pra jogador ou pra torcedor...ME APONTE 1 ÚNICA VEZ e COM PROVAS TESTEMUNHAIS, aí morre o assunto, tá combinado?
Sobre o jogo, o equilíbrio esteve a tona o tempo todo lá na Vermelinha com São José de cara abrindo vantagem mas depois o Universo Goiânia jogando e fazendo jogo duro o tempo todo e com direito a equilíbrio o tempo todo e isso seja no segundo e terceiro quarto principalmente. Aí o detalhe é o mais importante em jogos assim, falta além de uma técnica e 4 pontos consecutivos a favor do time joseense e 42 a 39 no intervalo para o time de Edvar Simões.
Volta do Intervalo, era lá e cá mais uma vez, as duas equipes alternando no placar e aí não tem nem como detalhar tanto assim e além dos detalhes e das encaradas no banco Joseense, o placar relatava 60 a 58 e um último quarto que prometia emoção.
Último quarto chegou e o detalhe junto dele também, e com isso surgiu Caio Torres, surgiu Quezada e o time Joseense se manteve e o que realmente decidiu o jogo e fez a vaca deitar embora também vamos combinar que Goiânia fez uma partidaça que me lembrou aqui a reação contra o Paulistano. O lance se chamou “cesta e falta no Jéfferson” e a vantagem foi pra 5 pontos de fato e foi só segurar e vencer.
Cestinhas do jogo: Lado joseense teve 17 pontos do Manny Quezada, 16 do Alex, 14 do Jéfferson e 11 do Caio Torres. Já o lado goiano teve Taboada com 18 pontos(o uruguaio fazendo uma baita temporada e sobrando por aqui no quesito pontuação), 17 para Fernando Penna e 12 para o Diego.
No outro jogo válido de foto, a recuperação Bauruense e que seja a recuperação dela. Agora o único problema é que os jogadores acharam que não falando e não dando entrevista ao Jornada Sportiva foi a solução que deu certo para vencer o jogo hoje. Sendo que a verdadeira solução e situação, é jogar bola e saber o que realmente se quer e se realmente querem uma recuperação no campeonato. Claro que a turma do Jornada vai dormir tranquila do trabalho que fez e do quando ela leva a cobertura do esporte bauruense por lá e nem deveria se preocupar com isso. Só que tem jogador que tem que saber o que quer, e saber que não se pode aparecer apenas quando tudo está bem e quando está mal o tratamento e tudo mudar de forma que “vocês só servem pra apoiar e não pode criticar”. O que me dizer do Alienígena Larry Taylor fazer uma atuação espetacular e fez o time bauruense ganhar esse jogo hein? O Larry mesmo sabe que se atuar o que sabe consegue fazer o time bauruense chegar lá além de outros jogadores que com qualidade que alguns tem podem chegar lá e tirar o time bauruense dessa situação toda.
Começo de jogo e um equilíbrio daqueles embora o time francano esteve bem ainda mais com Lucas Mariano dominando todas no garrafão e 22 a 21 de jogo bem equilibrado. No segundo quarto, a mesma coisa só que aí entrou Paulão Prestes(e queiram ou não, Jovassi fica bem tranquilo na Imperador quando o Paulão entra, lembrou este que vos fala na temporada passada quando teve a contratação dele no Uniceub Brasília e o alívio acontecendo para um time que na época faltava o tal plano B e só jogava de uma forma) e com isso o time francano esteve na frente por 42 a 37 no final da primeira etapa.
Volta do intervalo e junto disso a recuperação bauruense que chegou a ficar 10 pontos atrás até com um domínio francano beirando a vantagem daquelas e aí surge o Alienígena Larry Taylor, surge até Fernando Fischer e surge Murilo além do Ricardo Fischer e o time bauruense reverte a vantagem e fica na frente por 2 pontos e 66 a 62.
Ai time como o time francano sucumbir como sucumbiu no último quarto ainda vendo o time bauruense abrir 17 a 3 no quarto....aí a vaca acabaria deitando mais cedo mesmo. Foi um quarto patético do time francano e junto dele o Larry Taylor sobrando e decidindo jogo por mais que não se diga que ele seja decisivo. Vitória que pode ser a da recuperação bauruense e do “vamos decidir o que querem no campeonato?” a favor de Bauru e Franca perdeu um jogo onde a bronca do último quarto é totalmente nítida e tremenda. Cestinhas do jogo? Lado Bauruense teve: Larry Taylor com 28 pontos, Ricardo Fischer com 17 pontos, Tischer com 11 pontos e 10 do Murilo.
Já o lado Francano teve Paulão Prestes com 17 pontos, Figueroa com 16 pontos, 12 do Lucas Mariano e 11 do Leo Meindl.
Agora o jogo da vez é a vitória da Unitri sobre agora a vice-lider Winner Limeira que nada jogou e ainda viu o time uberlandense deitar e rolar principalmente no terceiro quarto e historicamente o jogo limeirense não encaixa contra a Unitri também. Até que quando a vantagem se abriu no 15 a 5 inicial mesmo sem Bruno Fiorotto parecia que a situação mudaria, até que a Unitri melhorou embora esteve atrás nos 2 primeiros quartos de jogo e empatar o jogo faltando 7 minutos e pouco com o Cipolini no lance livre e sem contar o aproveitamento do Mccants que foi excepcional, no famoso 8/8, 100% de aproveitamento e o time da Unitri abrindo vantagem lá em solo limeirense e no final do quarto já tava 45 a 39 em favor da Unitri Uberlândia.
Volta do intervalo e aí junto dele o passeio uberlandense onde a Winner não sabia muito o que fazer e aí se viu Leo/Leonardo jogando muito, Valtinho, Helinho e Cipolini mantendo o nível do jogo. Embora no começo da etapa a Winner Limeira chegou a empatar até com bola de 3 do Ronald Ramon, o domínio uberlandense se manteve e no último quarto....o time do Dema sem força alguma pra reagir e a Unitri administrava o jogo e administrou e venceu o jogo sem menores problemas.
Cestinhas do jogo? Lado uberlandense teve Cipolini com 18 pontos, Valtinho e Helinho com 13 pontos cada, McCants com 12 pontos, Audrei com 11 pontos. Lado limeirense teve Ronald Ramon e David Jackson com 18 pontos cada, Renan com 16 e 11 pontos do Hélio.
Outro jogo que vamos destacar aqui, foi o que o Palmeiras tentou reagir até com torcida presente(pelas fotos nem tanto também) mas acabou perdendo do Minas comandado por Carlos “negro” Romano.
Começo de jogo foi avassalador a favor do time minas-tenista,  e com direito a quarto que prevaleceu os 2 novos reforços do time mineiro. Falo de George e de Laing que fizeram o time mineiro mudar a forma de jogar e até em algumas vezes embora acho o time fraquíssimo sim. E um 20 a 9 no final de quarto que o Palmeiras só melhorou aí. No segundo quarto já tudo começou a mudar com o Palmeiras botando a vantagem pra ficar apenas em 9 pontos, só que o jogo estava bem controlado e tudo ficou assim até o intervalo com 41 a 29 a favor do Minas.
Volta do intervalo, e o Palmeiras completamente no jogo e muito melhor graças a Wiggins, Tiagão e Caleb Brown fazendo o time empatar o jogo e até virar e terminando o quarto apenas 3 pontinhos na frente. Uma reação digna de merecer a vitória, só que mais um jogo perdido em detalhes parecidos...e uma queda no último quarto onde o Minas já abre 8 a 0 no quarto e a vantagem fica ampliada graças a Betinho, graças a Laing e graças a George pegando rebotes em momentos importantíssimos do jogo. O Palmeiras teve que ficar tirando a vantagem e de fato não conseguiu e a vitória é Minas-Tenista nessa noite e só digo uma coisa: Palmeiras x São José na quinta...promete!
Cestinhas do jogo: Lado Mineiro teve Laing com 19 pontos, 16 pontos de Betinho e de Douglas Nunes cada e 11 do George. Já o lado Palmeirense teve 18 pontos do Caleb Brown, 16 do Thyago Aleo, 15 do Átila dos Santos, 12 do Wiggins e 10 do Neto.
Agora falo do jogo da TV onde quase que o Basquete Cearense forçou prorrogação, só que se precipitou no Jimmy pisando claramente na linha em hora indevida e em arremesso todo chutado apressadamente com tempo e o Flamengo vencer o jogo sem convencer nadinha e graças a Deus pessoal da Bradesco Esportes aprendeu a falar o nome do Laprovittola.
Só lembrando que no intervalo o Washam(baita reforço e adora jogar bem contra o Uniceub Brasília) foi apresentado pra galera que esteve lá no Tijuca Tênis Clube.
Sobre a partida, Devon Hardin e as jogadas simples do Basquete Cearense faziam do time do Alberto Bial tomar conta do quarto e o Fla só melhorar no final do quarto. Aliás é bem característica a jogada em que a ponte aérea procura o 22 do time cearense e quem não tinha visto isso comece a se acostumar e digo isso porque no Paulistano x Basquete Cearense foi da mesma forma. Só que no começo do segundo quarto o motivo da virada rubro negra além dos chutes de 3 do Marcelinho que todos sabem que ele sabe fazer isso teve o Shilton fazendo trabalho sujo e pegando rebote e dominando garrafão e anulando Devon Hardin e 15 a 0 até aberto no quarto a favor do time rubro negro com uma bola de 3 do Lapro.
Só que depois disso, a partida se manteve equilibrada com o time cearense(aí aparece Felipe, aparece André Góes e principalmente Brandon Brown) até chega a ficar na frente mas o Fla termina o quarto com 35 a 34 na frente. Volta do intervalo e junto dele o equilíbrio que se manteve até uma parte do quarto quando o Flamengo abriu 10 pontos de vantagem e parecia que finalmente abriria vantagem principalmente com Marcelinho fazendo o que ele sabe, a cesta de fora que a Globo tanto gosta e com o Cristiano Felício entrando bem do banco também. Eis que chega o último quarto, cheio de erros e da recuperação cearense com Brandon Brown infiltrando e até forçando o Neto a pedir tempo porque a vantagem caiu pra 2 pontos. Decisão foi para o final de jogo e ainda mais com o Jimmy empatando o jogo e aí o detalhe foi mais importante com Olivinha pegando rebote e lance livre do Meyinsse convertido e ainda juntou com 2 ataques tortos do Basquete Cearense sendo que em um deles foi a pisada burra do Jimmy na linha e nos lances livres o Flamengo vence e é líder da competição.
Cestinhas no Tijuca? Mengão teve Marcelinho com 19 pontos, Laprovittola com 13 pontos e 12 do Cristiano Felício e do Meyinsse.
Já o lado Cearense teve Brandon Brown com 18 pontos, Devon Hardin com 17 pontos e 10 do Felipe e do André Góes cada.
Pra fechar, 2 jogos que prefiro simplesmente falar só assim: Sky Pinheiros de ponta a ponta ganhou e a diferença técnica é imensa e Márcio Dorneles e Duda decidindo jogo contra o Mogi ainda mais em instantes nos quais precisava disso e o time mogiano perdeu o tal controle do jogo....algo que o Paco García deve ter ficado irritado. Os dois links dos jogos:
http://globoesporte.globo.com/es/noticia/2014/01/pinheiros-domina-jogo-abre-quase-50-pontos-e-vence-es-basquete-no-nbb.html e http://mogidascruzesbasquete.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2485:em-jogo-quente-mogi-das-cruzeshelbor-perde-para-o-macae&catid=38:noticias&Itemid=60
Cestinhas do jogo do Espírito Santo:  Lado pinheirense teve 17 pontos do Shamell, Morro e Tavernari com 12 pontos, 11 do Bruno Caboclo e 10 do Toyloy. Já o lado Capixaba teve Arnaldinho com 9 pontos e só isso.
Já os cestinhas em Macaé: Macaé teve Espinoza com 23 pontos e Duda com 22 pontos. Já do lado Mogiano teve Jason Smith com 17 pontos, Patekoski com 14 pontos, Thomas com 13 pontos, Jeff Agba e Marcus Vinícius Toledo com 10 pontos.




É isso do NBB.

Nenhum comentário: