quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Olha a Sul-Americana de Basquete e seus grupos de segunda fase.....

Foto: FIBA Américas



Longe de ter alguma moral com algo, o Blog até foi correr atrás de tudo isso. Falava que na terça-feira a FIBA iria decidir as sedes e que as informações que pude obter com Ricardo Scazzino que estava em Santiago Del Estero colhida por gente da própria FIBA indicando que 3 cidades tinham sido escolhidas para esse meio que são Mogi, Punta Del Este e Santiago Del Estero estavam no meio delas a escolha para as sedes. Fico sabendo dias atrás do Alen Banewur da Rádio Sport 890 de Montevidéu que uma sede seria ou Argentina ou Uruguai e a outra seria Brasil(consecutivamente seria ou Brasília, Mogi das Cruzes ou São Paulo) e a grande verdade é que a FIBA acaba sendo um grande mistério, além do presidente do Guaros ter declarado que desistiu de sediar alguma sede, o único fato era que a FIBA enrolou pra anunciar as sedes e os grupos e que hoje a horas atrás ela anunciou os grupos e as sedes já que era sabido as datas.
Sempre lembrando que nesta fase que é a hora da verdade na competição, passa o campeão de cada grupo e a final será na melhor de 5 onde quem faz melhor campanha corre risco de decidir em casa e até o jogo 5 ser na sua casa. Vamos aos grupos, a análise sem rabo preso e as sedes......



GRUPO A(SEMIFINAL 1, De 1 a 3 DE NOVEMBRO NO GINÁSIO VICENTE ROSALES, SANTIAGO DEL ESTERO, ARGENTINA)
Olímpico de La Banda(Argentina)
Weber Bahía(Argentina)
Uniceub Brasília(Brasil)
Guaros de Lara(Venezuela)


Olha o azar, olhem a pedreira que o Uniceub Brasília pegou para ir a final. Pegará um Olímpico que é superior e que briga pra título, pegará um Weber Bahía que está redondinho jogando basquete e não é a toa que ainda não perdeu na Liga Argentina além de um elenco mantido em seu 100% e com sistema de jogo mais organizado que o do Uniceub Brasília e ainda tem o Guaros que desta vez penso que não será aquele leão todo a ser demonstrado como ocorre nos jogos em Barquisimeto.
O Uniceub Brasília terá que estudar(até material não faltará, tem jogo pra caramba deles na Liga Nacional Argentina e até o mais presente deles), terá que fazer feijão com arroz, terá que saber jogar sem correria porque não se joga com correria contra o basquete Argentino, se jogar com correria é suicídio total. É assim para reverter a história, enquanto o torcedor do Uniceub Brasília terá que torcer muito, a parada é duríssima e indigesta na Argentina no começo de Novembro, e se perder pro Guaros.....esqueça qualquer chance de final.
E os lados Argentinos e Venezuelanos da moeda? O Guaros perdeu algumas peças, se classificou, mas como em segundo até com direito a perder para o Paulistano que na sinceridade prevista era bem mais fraco. Já o Olímpico, a maneira de jogar, a filosofia de Fernando Duró além de jogadores como Stanic, Williams e seus tocos, Nenonen, Boccia e entre outros fazem o qualificado time chegar como o clube a ser batido na série.
E o Weber Bahía? A Garotada comandada pelo o Sepo Ginóbili dará muito trabalho. Redivo, Fjellerup, Vaulet, Whelan e outros tem feito ótimas partidas e é uma equipe organizadinha em quadra onde pode dar trabalho.
Ou o Uniceub Brasília joga bola, ou terá o Olímpico sem surpresas a passar pra grande final da competição. A tendência, se for pra lado de palpite é Olímpico na final e nem conto a história de porque joga no Vicente Rosales que é sempre complicado, falo em relação a elenco e a formação de jogo.





GRUPO B(SEMIFINAL 2, De 8 a 10 de NOVEMBRO, EM MALDONADO, URUGUAI)
Hebraica y Macabi(Uruguai)
Mogi das Cruzes(Brasil)
Paulistano(Brasil)
Gimnasia(Argentina)



Talvez o grupo que quem briga pra título agradece a seu santo de sua crença para ter e passar para a grande final. Assim o lado Mogiano inteiramente agradece por cair num grupo desses, os comandados do Guerrinha já tiveram a experiência com o Gimnasia onde venceram em pleno Sócios Fundadores em Comodoro Rivadavia, tiveram experiência em bater o Paulistano até mais recentemente onde que bola por bola tem muito mais a equipe mogiana, e se Mogi jogar basquete ainda vence o Hebraica y Macabi mesmo a equipe uruguaia ter se reforçado de jogador recentemente, que até jogará também a Liga Uruguaia.
Se nenhuma catástrofe acontecer, se nenhuma falta de basquete ser jogada embora Mogi já mostrou vencer jogo sem nenhum pingo de convencimento, deve fazer a final e até em questão de palpite, é o que pode acontecer cravando 5 jogos emocionantes entre Olímpico x Mogi numa possível final.
E o Paulistano? Que Paulistano viria para os confrontos em solo uruguaio? O que perde jogo pra equipes iguais e sofre pra vencer jogo ou aquele que já bateu o Guaros e que endureceu jogo por ai pra equipes até superiores? O Paulistano que virá com Paulão Prestes como a única novidade do elenco do bairro paulista dos Jardins, o resto segue praticamente o mesmo com peças como Lucas Dias, Georginho, Renato Carbonari(que esse até é conhecido de muitos argentinos, porque recentemente estava no Estudiantes de Concordia) e a famosa incógnita de como virá para esta fase, embora continuo e continuarei achando que a equipe vem bem mais fraca que a temporada passada.
Já o Lado da equipe que será sede, até achava que iria render essa história de Hebraica jogando em Punta Del Este ou até em Montevidéu(Palacio Peñarol que vira casa para todo mundo em competições assim) mas no final foram de Maldonado(não sei porque não foram para o reformado ginásio em Tacuarembó, nem eu entendi essa). A equipe "Macabeo" que se reforçou com o portorriquenho Jorge Brian Díaz de 2 metros e 11 e que joga na seleção de Porto Rico vindo no lugar do Gibson que não rendeu rigorosamente nada. É a equipe de Luciano Parodi, é a equipe dele, falo de Leandro García Morales que é sempre um perigo embora a equipe não tenha uma grande rotação, tem o Leandro García Morales e seus aos menos 30 pontos a cada jogo que bota o Hebraica em muitas partidas, é o famoso trunfo da equipe uruguaia.
E o Gimnasia? Quem acompanha o blog, até já viu postagens sobre o presente da equipe que está tentando se encaixar inclusive com relação aos 3 estrangeiros da equipe que a mim não tem causado confiança, embora não foram mal ontem na vitória contra o Hispano Americano na LNB Argentina, falo de Shaw, McCollough e Lottana Nwogbo. A equipe do Gonzalo García terá que jogar basquete se quiser passar por tudo isso e chegar a uma final que seria mais um dos feitos da equipe do Gimnasia e feito que seria inesperado por tudo que se gira para "EL VERDE DE LA PATAGÔNIA".

Nenhum comentário: