quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Editorial Blog do Igor: #graciasgeneraciondorada!!!!


Fonte: ESPN Argentina!!





Quarta-feira, dia 17 de Agosto de 2016.....um marco daqueles para quem gosta de basquete e para quem tem o conceito de basquete a Geração Dourada(Generación Dorada). Desde o fim do jogo entre Croatas e Lituanos onde deu o resultado que fez a Argentina chegar lá a encarar os Estados Unidos após horas atrás da segunda-feira de classificação perdeu um jogo que seria normal perder para a Espanha(e nem tem o porque amolecerem como alguns brasileiros repetem de forma tonta isso por aqui, pois o escapar dos americanos é o que todos querem num torneio desses) estava preparado para essa despedida que via Argentinos que sigo nas redes sociais ou acreditando no milagre ou insultando os lituanos pela a forma que jogaram e depois até mandariam o famoso "chupa" para os Lituanos porque caíram horas atrás da mesma quarta para a arrumadíssima seleção australiana que merece uma medalha. Me preparei pra esse momento, não pensava que isso aconteceria. Talvez você do outro lado mal entende porque vou atrás de outros esportes e o lado argentino dentre eles na parte do basquete.
Não fazem a ideia o quanto peguei tempo para acompanhar cada exibição deles desde o começo, lá em Indianápolis em 2002(embora tudo começou em Neuquén naquele torneio onde a Argentina atropelaria todo mundo, o comandante era o Magnano e o Brasil era o time que perdia no final lá em 2001) e em demais amistosos que via(quando eram transmitidos por aqui, e até queria que tivesse tido a tecla sap pra acompanhar o Alejandro Pérez narrar, pois ele é a marca desta geração em suas narrações) mesmo se não tinha tanta intimidade com a internet na época....desde aí, a paixão pegou e quando a paixão por algo pega....não dá pra segurar e minha noção de basquete vem da Geração Dourada, a minha cabeça é toda por ela. Tentava dividir com alguém o que se passava e sempre ia escrevendo ao "a ver lo que se ocurre"(a ver o que acontece) e eis que chegava a hora do jogo, pegava meu link para acessar a Directv Sports e prestigiar o trio Carlos Altamirano, Pablo Viola e Pepe Sánchez e com o intuito de desfrutar todo o momento de uma seleção com jogadores que marcaram e que darão espaço para uma outra geração que ao contrário do que muitos pensam com o tempo.....podem marcar história e longe de tontas comparações com o passado e com o presente.
O jogo começa, simultâneo a demais eventos dos Jogos Olímpicos......a única coisa que reclamaria é que em jogos desses queria estar in loco(e aí invejo quem esteve em algum jogo deles seja ele no Brasil, no outro lado do Mundo, em Córdoba, Buenos Aires OU em qualquer lugar) e não em casa assistindo tudo. A Argentina aguenta um quarto, 2 bolas de 3 e os EUA já abrem vantagem e o quarto inicial já terminava a favor dos americanos, não dava pra reclamar de lances e nem de jogadas porque se sabia que era complicado(Oveja tinha que ter o famoso "time" certo para mexer na equipe que as vezes não se repõe com a mesma qualidade inicial em algumas posições e nem tinha muito o que fazer), e os americanos abrem vantagem embora via um final de segundo quarto onde tinha roubada de bola e toco do Garino(que fez muito bem Jogos Olímpicos e que ao lado de peças vão fazer parte da próxima geração Argentina que dá alegrias a todo mundo e a mim também que sou um declarado torcedor, embora vai haver elogios, críticas e sugestões quando necessário) embora a vantagem era americana que só aumentava após o intervalo.....o jogo já estava resolvido, só que no intervalo......a internet que só fez voltar nesta quinta me deixou na mão e tive de forma irritante buscar o "menos mal" de transmissões aqui no Brasil pra acompanhar a reta final de partida. Era gente sem pronunciar direito o Laprovittola, era gente falando besteira de Argentina ter perdido pra Espanha na forma brasileira de expor sua raiva aos Argentinos(Flamengo-Guaros teve isso na Liga das Américas e muitos se calaram, mas como é a Argentina.....) e sem falar em babações na turma Americana e até locutor querendo forçar a barra dizendo que o comentarista do lado dele estava emocionado(sendo que no facial via que não estava).....era nesse show de asneiras que tinha que acompanhar e tentar extrair tudo.
Faltando 5 minutos, os brasileiros enquanto tentavam cantar aquelas chatices todas de "mil gols" e o escambau a quatro.....os Argentinos se juntavam, na criatividade fazer aquele canto que arrepia pra desmontar tudo aquilo, aquele canto que o Igor aqui gosta e sem precisar chamar de "pecho frio" a ninguém, sem fazer força e deu sua bola de 3 para arrepiar, para emocionar qualquer pessoa por mais que o resultado e até tempo pra enterrada de 360 graus do Derozan acontecesse. A garotada saia(Brussino, Deck, Garino) e dava espaço para o último momento dos permanecentes da Geração Dourada estarem ali, falo de Manu Ginóbili, falo de Chapu Nocioni, falo de Scola(que depois disse que seguirá jogando ao contrário de Ginóbili e outros que foram de despedida mesmo nas coletivas) e de Carlos Delfino(que não o curto, mas não reconhecer a sua importância seria até absurdo e injusto da minha parte não só como "hincha" ou como analisador de jogo) e aí não tinha como não se emocionasse com tudo e desfrutar desse momento lindo "ceja y ceja".
Jogo terminado, Ginóbili se emociona e antes dos vestiários vai falar ao Sportv, Scola também vai pra lá....e enquanto isso os argentinos faziam toda aquela festa que não se esquece jamais. Um ciclo que se termina para alguns, é pra se orgulhar de tudo aquilo. Não me arrependo de ter mudado de lado de forma alguma, uma geração que até bateu o pé para os mandos e falcatruas de Germán Vaccaro e sempre quis uma liga Argentina melhor e não só pensar neles mesmo e isso passou Hernandez, Lamas, Magnano.....e mudou foi jogadores, mas sempre estiveram lá, firme e forte pra manter um projeto, um projeto feliz e inesquecível onde alguns agora só veremos e revivemos no youtube, ou nas fitas ou em algum lugar pra marcar.
Tem Argentino que não vai acreditar no meu relato, isso não importa, terá brasileiro que vai ficar irritado, mas não to aqui pra agradar a ninguém e sim dormir de consciência tranquila ao que sinto e penso. E meu coração, meu conceito de basquete está neles......o dia triste não está pela a eliminação e sim por uma Geração que só todos tem o que agradecer por ela.
Rádio, link, TV(quando passava)....não perdi chances de me atualizar e ver essa galera em quadra e torcer como se tivesse nascido lá(as vezes queria ter nascido lá), #ElalmaArgentina dá orgulho, argentino e argentina, sinta-se feliz, agradeça, se emocione, fique feliz.......como eu, não desista da próxima geração que venha por ai, "aliente siempre" e tenha sempre orgulho.
É sensacional o que se passou ontem, e nem olho pra eliminação, quero olhar para o momento.....não teve internet fora do ar embora tivesse o preço de tentar extrair asneiras vindas daqui para curtir, desfrutar o momento como se fosse um bloco de rua que tanto curto ou alguma balada ou algo que você gosta de verdade e não abre mão.
Só posso dizer uma coisa a esta seleção Argentina, como em muitos esportes tenho o meu lado Argentino nisso(embora tem gente que não acredita nisso, e aí nada posso fazer): GRACIAS GENERACIÓN DORADA!!!!



PS1:Esse áudio do Juan Pablo Varsky falando no dia de quarta-feira a seu programa na Rádio Metro 95,1 de Buenos Aires é sensacional: http://radiocut.fm/audiocut/juan-pablo-varsky-y-la-generacion-dorada/
PS2: E quero destacar esse texto da Fiore Caruso lá de Mar Del Plata falando sobre o jogo, sensacional: http://www.elequipo-deportea.com/juegos-olimpicos/4752/poder-decir-adios-es-crecer.html
E de coração, é com a alma que digo: Deck, Brussino, Vaulet, Campazzo, Laprovittola e demais outros......é a vez de vocês.
Gracias Generación Dorada, OBRIGADO!!!! e o vídeo do Ginóbili a turma da ESPN Argentina no começo do post....é algo bem significativo que só quem acompanha e quem torce, sabe demais sobre isso. E isso, nenhuma seleção brasileira foi capaz de despertar, me desculpe a franqueza absoluta que preciso ter nesse momento. Vamos Argentina!!!!

Nenhum comentário: