domingo, 13 de julho de 2014

Um detalhe chamado Gotze, Argentina deixa escapar e Alemanha é tetra da Copa!

Foto: Celso Pupo/Fim de Jogo



Você que está lendo essa publicação, a postagem é longa e já aviso desde já de forma emblemática. Se algum argentino(a) estiver lendo ou algum alemão, é bom botar no tradutor e vem com o blog do Igor.
Lembra do detalhe vencedor que fez a Argentina passar pra final eliminando a Holanda nos pênaltis? Foi o mesmo detalhe que fez a Alemanha de forma merecida e em boas mãos ganhar na prorrogação contra a Argentina. Um detalhe chamado Mário Gotze/Goetze que tinha entrado no final do tempo normal no lugar de um Klose que tinha sido anulado pela a defesa Argentina e foi nele que o gol acabou acontecendo em um momento onde não se podia tomar gol e tinha que segurar tudo aos pênaltis(eram 9 do segundo tempo da prorrogação quando o gol alemão aconteceu) fez a Alemanha ir para um Tetra-campeonato de Copa do Mundo que só premia e merecia premiar um projeto que desde 2006 já estava aí com direito a semifinais de Copa e de Eurocopa, uma realidade completamente diferente da do Brasil no quesito Governo se meter no meio do futebol e intervir(conforme até num post que falei outro dia que o Juan Pablo Varsky explicou isso) pois aqui os bens acabam sendo historicamente diferentes do que a própria cultura alemã nesse quesito e finalmente ser premiada com um título de Copa do Mundo depois de tanto bater na trave.
Argentinos e Argentinas, não vamos lamentar possível pênalti onde assim se pode omitir o que esse time fez na Copa do Mundo. Não vamos crucificar o Sabella que não ficará na seleção e até se disse isso(agora é ver se isso será realidade) e crucifica-lo de forma que, até é espantosa embora sabemos que o Sabella errou em muita coisa nessa Copa do Mundo só que também acabou queimando a língua de muitos e arrumando os erros(Argentina não esteve jogando tanta coisa nessa Copa do Mundo e disso todos sabem e até quem acompanha aqui viu isso muito bem eu criticando muitas coisas) e até um deles é fazer a defesa Argentina sempre contestada por jogadores que não vão deixar de ser fracos por uma atuação aqui e ali mas não se pode desmerecer atuação e sem contar em demais fatos. Não vamos crucificar Lionel Messi que fez em jogos contra Irã, Bósnia e até em outros onde pode não ter jogado futebol digno de merecer o prêmio da FIFA de melhor jogador da Copa com tanta gente que foi melhor que ele, sendo que gols e passes dele na hora mais aguda de jogo(aquela que se precisa do craque) fizeram a Argentina se salvar e chegar mais longe do que se poderia imaginar.
Agora, queria saber onde é que está o Robben que foi falar que a Argentina não tinha chances e no final se viu a Alemanha penando pra conseguir ganhar o jogo apenas na prorrogação? Falador passa mal né?
Sobre a partida, o detalhe que se chama Gotze foi consagrado e destacado nesse meio ainda mais porque se teve chances nas quais a defesa alemã deu a entregada que seria famosa e ainda viu Higuaín perdeu gol, Messi chutando pra fora e demais fatos que numa partida desse tamanho onde o detalhe acaba sendo o mais importante.....não se perdoa ainda mais com uma equipe melhor que a sua, com mais qualidade que a sua e isso os Argentinos já sabiam. O que se lamenta não é a forma da Argentina lutar e sim a forma que perde um título de Copa do Mundo ainda mais com Brasileiro na sua maioria secando igual(só lembrando que cada um fez a escolha que fosse e deixa os outros em paz e que se respeite isso) condenado ao invés de cuidar do seu próprio rabo e de um 7 a 1 que deixa sequelas nas quais não serão mudadas jamais e isso independente se Dilma, Aécio, Eduardo Campos ou algum partido comunista entra no poder e ganha as eleições(até vi exageros de o Brasil ser o pior mandante, e a África do Sul? E o México? E os mandantes em outras Copas do Mundo? Um exagero que aliás vale ressaltar sobre a notícia do pior mandante ser o Brasil nessa reportagem que vi no R7, portal da Rede Record), a forma que se perde a Copa ou que se perde jogo que é o famoso detalhe....dói e independente de que fosse a pátria jogada ali ainda mais numa final de Copa do Mundo.
Estão analisando também as alterações do Sabella, onde se você parar pra pensar foram as mesmas praticamente do jogo de Itaquera na semifinal contra a Holanda. Lá prestou elogios e agora se prestou criticas faltando uma coerência danada de alguns, aqui se eu elogiei as alterações, agora não teria como criticar. Estaria sendo incoerente!
Detalhes, detalhes e puros detalhes fizeram mais uma Copa do Mundo ser definida e ir em boas mãos, nas mãos de quem jogou o melhor futebol e isso se sabia desde o começo contra Portugal embora a Alemanha teve que penar contra Gana e EUA por exemplo. Venceu quem tinha melhor futebol, venceu o projeto que não deixaria de ser bom se acontecesse de não ganhar a Copa do Mundo, até seria uma análise bem rasa falar que tudo é um projeto longo da forma que foi os alemães irem por água abaixo porque não conquistou título, assim como é raso por exemplo você falar que o Messi joga nada porque não conquistou título....seria raso demais, e na coerência até de alguns o Eusébio nada seria por exemplo. E o Messi tem que cuidar desse negócio dele vomitar em campo, mais uma vez registraram isso e é coisa séria.
A FIFA não mostra esse tipo de coisa, só que teve gente pelada invadindo o gramado e até ouvi o Germán Sosa relatando isso. Ahhh o rádio, sinônimo de coisa boa seja no Brasil, na Argentina ou em qualquer lugar pra relatar sempre o melhor para o ouvinte.... Teve isso na final no Maraca.
E não é só a organização que se destaca ou o exemplo que independente do resultado de hoje faz a Alemanha vencedora não, não podemos deixar de citar o agrado feito com direito a dinheiro pra reformar escolas na Bahia, patrocinar e até dar um pouco de felicidade a região em várias atitudes que nem governo aqui acaba fazendo além das simpatias com o povo brasileiro que isso é de estar de parabéns e de dar orgulho e exemplo.
Agora volta a ser emblemático o choro do Mascherano, as falas do Messi e do Sabella na coletiva de imprensa. Sobre o futuro Argentino, sabemos que se vai precisar de reformulação e investimento na base, reciclagem nos clubes Argentinos e muito mais, só que sabemos que a AFA tá composta dos ladrões assim como foi Ricardo Teixeira e Marin, Del Nero e por aí vai....falo dos Grondonas que não fazem o futebol de lá andar independente do resultado da seleção Argentina e isso tem que saber mesmo. A Argentina foi valente, e me parece que o programa Duro De Domar da Argentina teve razão quando foi falar no sentido de não criticar ainda mais numa situação como foi todos(jogadores, treinador e por aí vai). E aí vou com a fala/tweet do grande Alejandro Pérez: https://twitter.com/AleRPerez/status/488444047108087808
E impressionante como os alemães até se viraram sem o Khedira que foi desfalque de última hora hein? E existe alguém mais feliz que Gerd Wenzel e os alemães em toda a Alemanha(Gerd Wenzel que comenta na ESPN Brasil)? A Festa é germânica e com toda a justiça possível! É TEEEEEEEETRAAA como diria um dos insufladores de rivalidade chamado Galvão Bueno!
Sobre o bicho pegando até entre jornalistas de Brasil e Argentina, acho que não precisava disso. Violência pra que? Embora se sabia que poderia acontecer independente do resultado entre torcedores, agora entre jornalistas....o pau quebrou também.
Sobre os jornais de um lado e de outro(não boto minha mão no fogo pelo o Olé e muito menos pelo o Lance)....cada um pode "hacer broma" com o outro, isso é válido e é do esporte e tem que se aturar, fazer o que né? Agora quem é o Esporte Interativo, canal onde só salva o Vitor Sérgio Rodrigues e alguns BEM POUQUINHOS que até saíram de lá pra fazer ótimos trabalhos em outros lugares e que são competentes profissionais(como Rafael Oliveira e Rafael Araldi) pra ficar fazendo algo? ME DIZ!
E só lembrando que tem gente babaca e imbecil independente da nacionalidade, logo isso resume cada exagero de redes sociais feito por ambos os lados(Brasil e Argentina) e muitos feitos até in loco com direito a prisões e violência e incidentes. Hay gente hijo de puta sea la nacionalidad que sea! E isso temos que separar, sem papo de generalização.
Obrigado Copa do Mundo, em algumas coisas confesso que queimei minha língua com relação a ela e a outras tava já previsto, e uma competição na qual ficará na história!! Vou sentir saudades dessa Copa do Mundo em especial!
Parabéns MERECIDO a Alemanha e bola pra frente pra Argentina(confesso que até tá difícil escrever uma publicação dessa, não posso ser hipócrita, só que tenho que botar verdades aqui, até vou demorar a dormir hoje pelo o visto e o argentino em si também estará nessa situação).
A Copa acabou, mas o Blog do Igor segue em frente nesse 2014 que ainda tá longe de acabar!! E Parabéns a Alemanha e Argentina, bola pra frente, vamos!
E OEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAAAAA para todos!! Ê Copa que já estou com saudade!

Nenhum comentário: